26/03/2010

Se virando em Dublin: Entendendo o layout da cidade

Olá pessoal! Sejam bem-vindos!

Pois é, hoje eu vou dar uma dica que parece ser meio boba, mas pode ser muito útil: Entendendo a cidade de Dublin, seu layout e os códigos postais.

Acho essa informação relevante porque você pode saber e entender como são os lugares onde você vai morar / estudar / trabalhar.

Para começar, em Dublin, como na maioria das cidades européias, existe um rio principal que corta a cidade ao meio. Aqui é o Rio Liffey e é sobre a O’Connell Bridge que fica o ponto CENTRAL da cidade.

Agora considere Dublin divida em duas partes :
* Lado norte do Rio Liffey
* Lado sul do Rio Liffey

Aqui, o código postal (ou seja, o nosso CEP) não é um monte de números, mas apenas o nome ” de um pequeno número que representa uma área na cidade, por exemplo “Dublin 1”, “Dublin 2”, “Dublin 3”, “Dublin 4”, etc…

Maaaaas, têm uma pegadinha. Por exemplo, “Dublin 3”, não é perto de “Dublin 4”. Como assim?
Vocês lembram que eu disse que a cidade era dividida em lados, Norte e Sul? Pois então:

Do lado NORTE estão todos os números ímpares.
Do lado SUL estão todos os números pares.

Aaaaaaaah, então do lado norte você encontra “Dublin 1″, Dublin 3″, Dublin 5″, Dublin 7”, etc e o lado sul você encontra “Dublin 2″,Dublin 4″,”Dublin 6″,”Dublin 8”, etc.

E pra coisa não complicar, eles organizaram os números da seguinte maneira:
Quão MENOR for o número, mais próximo ele é do centro da cidade. Ou seja, “Dublin 1” e “Dublin 2” ficam bem no centro centrinho de Dublin. Só que Dublin 1 fica de um lado do rio (do lado norte) e “Dublin 2” fica do outro lado (do lado sul). E quão MAIOR o número, mais distante ele é do centro da cidade. “Dublin 18” e “Dublin 17″ são lugares bem distantes do centro, mas um fica beeeem longe do lado sul (Dublin 18”)e o outro beeeem longe do lado norte (“Dublin 17”).

Segue um pequeno mapa, para que fique mais claro:


Sim, vocês vão dizer que “Dublin 9” fica mais perto do centro que “Dublin 5”, mas lembre-se de que as regiões mais próximas ao mar/porto eram/são mais funcionais em relação a transporte e comércio.

Dentro de cada uma dessas regiões que são numeradas, existem alguns bairros, mas eles não são muito bem distintos, pois antigamente, quando Dublin ainda não era tão grande, esses “bairros” eram pequenas vilas e os pequenos centros comerciais dentro deles ainda são chamados de “Village”.

Ah, também existe uma distinção entre quem se diz do lado norte e do lado sul. Tradicionalmente as pessoas do lado sul tem como origem as famílias burguesas e as do lado norte a classe trabalhadora. Há quem leve isso ao pé da letra, mas hoje Dublin é muito misturada e cheia de estrangeiros (Poloneses, Alemães, Chineses, Franceses, Espanhóis, Italianos, Brasileiros, Maurícios, Indianos…a lista é enorme) e isso não se aplica com tanta intesidade pois as regiões dos dois lados têm lugares que são muito bacanas e outros que não.

Espero que agora vocês possam encontrar os seus caminhos pela nossa bela cidade…vejo vocês amanhã! Continuem comentando!

P.S. Para quem não está acostumado, eu estou respondendo aos comentários dos posts no mesmo link dos comentários que vocês fizeram, então não esqueçam de dar uma olhadinha lá…

Postado por: | Comments (205)

  1. Olá Tarsila.

    Vou fazer intercambio de 1 mes na Irlanda em novembro deste ano.

    Eu e meu marido vamos ficar na St. raphaela’s residence (em Stillorgan) e estudar na Emerald.
    Vc teria alguma informação sobre esse bairro? É um bom lugar? Seguro?

    Pelo que vi, da residência ate a escola é longe para ir a pé, mas tem ponto do Luas próximo de ambos locais.

    Obrigada.

    Comentário by Bianca Facca — 28/05/2013 @ 12:22 am

  2. Olá Bianca,

    Stillorgan é considerada uma ótima área, portanto você não tem com o que se preocupar e Dublin, de modo geral, é uma cidade muito segura. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 01/08/2013 @ 3:24 pm

  3. Olá Tarsila,

    Eu vou fazer intercambio para a irlanda no próximo ano, e ficarei o ano todo.. Você poderia por gentileza me passar alguns nomes de lugares que eu “tenho que visitar”??
    Ficarei em dublin, estou adorando o seu site, e está ajudando muito, rs
    Agradeço desde já,

    Gabrielle

    Comentário by Gabrielle — 03/06/2013 @ 5:51 pm

  4. Olá Gabrielle!

    Nossa, há tantos! Mas depende muito do que você gosta de conhecer.
    A categoria “Conhecendo a Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/conhecendo-a-irlanda é recheada de opções e lugares para se conhecer. 🙂 Recomendo que você dê uma olhada por lá.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 04/08/2013 @ 8:06 pm

  5. Olá,
    Estou indo pra Dublin mês que vêm(julho/2013) e tenho muitas duvidas quanto a moradia. Tipo um lugar que seja agitado, perto do comercio, que nao seja esquisito. será que você teria alguma sugestão?

    Parabéns pelo site! Ajuda muito!

    Comentário by Rayssa — 20/06/2013 @ 1:13 am

  6. Olá Rayssa!

    Desculpe não ter respondido a tempo mas espero que você tenha encontrado uma acomodação legal. Há vários lugares assim por Dublin (que não é uma cidade tão pequena quanto pensam…). Normalmente o centro de Dublin é a área mais agitada, mas um lugar que não seja esquisito é muito relativo, pois depende de como você vai se sentir. Fique tranquila, procure bastante, visita os lugares e veja em qual você se sente melhor.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/08/2013 @ 11:59 am

  7. Olá Tarsila parabéns pelo site ganhou + um fã, conheci hoje seu canal no youtube altas dicas, pretendo fazer intercambio em breve, assim que terminar a faculdade, e também te conhecer pessoalmente é tudo que eu quero, espero que esteja em Dublin quando chegar ;D! bjos t+

    Comentário by Vagner — 05/07/2013 @ 5:02 am

  8. Olá Vagner!

    Obrigada por se tornar mais um fã do Vida Na Irlanda!
    Como estão os planos para o intercâmbio? Espero que esteja tudo indo bem!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:44 am

  9. Muito obrigada -pela ajuda, você resumiu rapidamente o que eu estava tentando entender a umas duas semanas rs.

    Comentário by Carol — 16/07/2013 @ 4:38 pm

  10. Olá Carol!

    Que bom que pude ajudar! Boa sorte na sua empreitada!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/05/2014 @ 6:59 am

  11. Ai que bom… Faltam 3 meses para chegarmos ai na ilha Esmeralda e nao vejo a hora!!

    Obrigada Tarsila!!

    Comentário by Bianca Facca — 01/08/2013 @ 11:20 pm

  12. Oi Bianca!

    Disponha! Espero que estejam curtindo a experiência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/05/2014 @ 3:15 pm

  13. Ola Tarsila,

    Meus parabéns pelo blog, tem sido de grande ajuda.

    Gostaria de um conselho em relação a moradia, pois vou estudar na Dublin Center University que fica em dublin 9 se é possível ir a pé das regiões mais proximas no caso dublin 1,3,5 e 7 ou se ja fica muito longe?

    Obrigado

    Lucas Lima

    Comentário by Lucas Lima — 11/08/2013 @ 7:03 am

  14. Olá Lucas,

    A DCU não é tão próxima do centro da cidade e as áreas de Dublin 9 e Dublin 5 seriam as mais próximas.Dublin 3 e 7 seriam a mais distante neste caso. É possível sim ir andando, mas de qualquer modo seriam grandes caminhadas e é provável que você utilizará o transporte público enquanto estiver por aqui.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/05/2014 @ 9:54 am

  15. Tarsila!!!
    Estou apaixonado pelo blog, matando todas as minhas curiosidades sobre esse pedacinho da Europa, do qual pretendo me aventurar logo logo.

    Comentário by Cristian — 23/05/2014 @ 3:58 pm

  16. Olá Cristian!

    Obrigada pelo carinho e comentário! Fique a vontade e espero que curta bastante os artigos!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/05/2014 @ 12:06 am

  17. ola voce comentou que têm lugares que são muito bacanas e outros que não que lugares são esses? Tem lugares mais perigosos/violentos do que outros? quais seriam? Andar a noite é perigoso?

    Comentário by Maristela Campbell — 26/05/2014 @ 1:06 am

  18. Olá Maristela,

    Vamos lá: É difícil eu dizer ou definir áreas não tão bacanas em toda a cidade, pois nem toda área carente é violenta e nem toda área bonita é 100% segura. De modo geral andar a noite não é perigoso, mas vale sempre ter bom senso – não sair de madrugada sozinha e ficar dando sopa por aí por exemplo.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 27/05/2014 @ 12:37 am

  19. Olá Tarsila,
    Muito foda seu blog, você esta de parabéns! Aqui tem tudo que precisamos saber, estarei indo estudar em janeiro e desde que acessei seu blog não consigo parar de ler. Muito conteúdo, tudo muito esclarecedor.
    Muito obrigado pela ajuda

    Comentário by Max Goulart — 29/05/2014 @ 8:43 pm

  20. Olá Max!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário! Espero que se acabe com todas as informações e que elas o ajudem bastante!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/06/2014 @ 9:40 am

  21. Conheci seu blog hj e estou explorando ao máximo. A família vai se transferir de Roma para Dublin. E começamos a pesquisar pelos sites aluguel de casa. Muito difícil esta procura quando não se conhece a cidade. Poderia indicar zonas ou bairros interessantes para uma família com filhos. Não vamos como estudantes. Obrigada

    Comentário by Vanessa — 21/01/2018 @ 6:31 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.