06/02/2009

Sim, a crise está forte por aqui, assim como a neve!

Estou escrevendo este post porque já recebi alguns emails me perguntando como a situação econômica está aqui na Irlanda. Acho importante que as pessoas saibam da real situação econômica daqui antes de embarcarem no avião.
Digo isso porque a maioria dos brasileiros que vêm para cá estão com o visto de estudante de língua inglesa e pretendem se manter com um salário de um possível trabalho de meio-período.
Bom, aqui vai a bomba – O primeiro ministro daqui, Brian Cowen, diz que a qualidade de vida na Irlanda irá cair de 10 a 12% nos próximos dois anos, além disso, a Irlanda está encarando a maior taxa de desemprego vista nos últimos dois anos (considerando que eles estavam crescendo até então).
No dia 4 de fevereiro (ou seja, nesta quarta-feira) foi anunciado que 327.900 pessoas estão desempregadas e o número está crescendo. A Dell computadores, que tinha sua base em Limerick, está mudando para a polônia, deixando todos seus empregados irlandeses sem trabalho; A grande rede de supermercados Marks and Spencer já fechou várias lojas na inglaterra e tem pretende fazer o mesmo na Irlanda. Ontem foi anunciado que a Ericsson, que tem empregados que trabalham lá há 10 anos, está se mudando e vai demitir 300 pessoas nos próximos 18 meses. Muitas outras empresas que estão procurando mão-de-obra mais barata em outros países e saindo daqui, resultando num aumento de 80% no desemprego do país em somente um ano.
Ou seja, os próprios irlandeses estão sem emprego e muitos imigrando para a Austrália (principalmente no setor de construção, pois aqui não existem mais trabalhos nessa área). Mas aqueles que ficam por aqui têm preferência quando estão selecionando pessoas para trabalhos, ou seja, nós somos minoria e sem muitos direitos – não vou mentir, as coisas estão difíceis sim.
Conheço brasileiros que trabalhavam período integral foram mandados embora, outros que tiveram suas horas cortadas e trabalham menos que meio-período; e outro que trabalham em lojas que vão fechar nos próximos 6 meses.
Não quero desanimar ninguém em vir, por isso aqui vai o conselho – se você vêm para estudar inglês, venha com mais dinheiro do que as agências recomendam, pois a probabilidade de você precisar será grande, além diso, encontrar emprego provavelmente não será tão fácil, mas de qualquer jeito, desejo boa sorte para aqueles que vem!
Tenham um bom fim de semana!
P.S. – Olhem a neve aqui! Quem disse que não neva(va) na Irlanda?

Postado por: | Comentários desativados em Sim, a crise está forte por aqui, assim como a neve!

No comments yet.

Sorry, the comment form is closed at this time.