20/05/2010

Imigrando: Como é o clima na Irlanda?

Vocês que querem vir pra cá sempre se perguntam como é o clima daqui.
E não adianta a gente falar, tem de sentir na pele essa emoção.

Centro de Dublin – Dezembro 2008

Primeiramente vou tecer alguns esclarecimentos; eu sou de São Paulo, então minhas referências de temperaturas brasileiras são de lá, eu não sei como são as temperaturas no extremo sul ou nordeste da nossa terrinha tropical, portanto levem isso em consideração. Outra referência que tenho aqui da Irlanda é Dublin. Dublin é a capital irlandesa e é uma cidade portuária, ou seja, fica próxima ao mar e isso influencia muito (Aliás, considere o vento, que é um dos fatores mais importantes no clima por aqui.)

Então vamos falar sobre o clima Irlandês (basicamente de Dublin e áreas ao redor).
Quando nós chegamos aqui, há um pouco mais de 3 anos o clima não nos surpreendeu.

Nota para a mãe mega-agasalhada levando a filha para passear na praia – Março de 2007.

A temperatura mais alta que tivemos em 2007 foi de 26 graus, e para os Irlandeses foi um baita dia quente, para gente…not really.

Killiney (onde fica a casa do Bono) – Maio de 2007

Em 2008 achamos que a coisa fosse mudar, mas como já tínhamos começado a nos acostumar com as temperaturas anuais mais frias, o verão foi melhor, tendo bons dias com 21, 22 e 23 graus!

Dublin – Junho de 2008

Até conseguimos fazer churrasco, mas ao entardecer sempre tínhamos de pegar uma blusinha…

Dun Laoghaire – Dezembro de 2008

Aqui vocês podem ver o mar bem no finalzinho de 2008. Vocês podem perceber que não dá pra notar variações “bruscas” de temperaturas pelas fotos, porque, a diferença básica entre inverno e verão aqui é um pouco mais ou um pouco menos de sol.

Dun Laoghaire – Julho de 2009

O verão de 2009 foi relativamente bom – as temperaturas não passaram dos 27 graus e agora essa temperatura é, de fato, mais do que ideal para a gente, que está acostumado com o clima Irlandês. Esse verão simpático foi surpreendente, mas se o verão foi bom… o que será que acontecerá no inverno?

St. Stephen’s Green Park – Centro de Dublin – Janeiro de 2010

No dia 31 de Dezembro de 2009 fomos surpreendidos por uma pequena tempestade de neve, que se estendeu por Janeiro, causando caos no país, pois a Irlanda, apesar de encarar temperaturas como -5 durante o inverno, geralmente não tem neve. Os meses mais frios têm temperaturas que variam entre -5 e 2 graus, mas se o vento bater e a garoa/chuva/granizo resolver aparecer, aí pode se agasalhar bem mais porque a sensação térmica chega a -15.

Ok, entendemos o clima irlandês! Durante o verão (Junho, Julho e Agosto) as temperaturas são mais amenas e variam entre 15 e 20 graus (às vezes chegando a 26 ou 27! por poucas horas) e durante o inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) as temperaturas ficam entre -2 e 5 graus (a sensação térmica pode variar muito de acordo com o vento e umidade).

Para quem gosta de gráficos, aqui vai uma explicação mais lógica…

As barrinhas azuis representam a precipitação (sim pessoal, chuva). A linha laranja representa a média das temperaturas mais altas durante o ano e a linha vermelha a média das menores temperaturas durante o ano. Ou seja, é claro que não existem grandes variações, ou como alguns amigos meus dizem, é um clima “nem muito”. “Nem muito quente, nem muito frio, nem muito sol…”

St. Stephen’s Green Park – Centro de Dublin – Maio de 2010

Por enquanto o verão 2010 ainda não engatou (Só as lojas que engataram com as vendas da coleção de verão – são vestidos e biquinis por todas as vitrines). A temperatura neste exato momento é de 17 graus e sem sol…

Não sabe o que os irlandeses fazem? Vamos pro pub, afinal de contas, estamos na Irlanda!

Postado por: | Comments (272)

  1. Oi, Társila

    Pretendo ir p a Dublin passear, e estou com uma dúvida cruel: em fevereiro chove muito? Os dias são sempre nublados, ou tem um solzinho? Vc recomenda ir em fevereiro? Qual a temperatura média nesse mês?

    Comentário by Cássia — 06/08/2012 @ 8:11 pm

  2. Olá Cássia,

    Obrigada pelo comentário.
    Vamos lá: fevereiro não costuma ser um mês com muitas chuvas, mas isto não quer dizer que não chova; é apenas um indicativo de que é um mês com uma média menor de precipitação durante o ano. Como é inverno há dias nublados e outros com céu bem azul, mas estes contumam ser os mais frios. As temperaturas em fevereiro ficam entre 10 e 5 graus.

    Se você só vem passear recomendo os meses de verão como Junho, Julho e Agosto, que apesar de terem mais precipitação (chuva) há mais oportuniades para se explorar a cidade com atrações turísticas, já que muitas fecham ou reduzem o horário de abertura durante o inverno.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/11/2012 @ 8:27 pm

  3. Olá, tarsila,

    Estou a pensar agendar um curso de inglês, apenas por uma semana, para reciclagem. Sou professora de português e inglês em Portugal e gostaria de saber se conheces algum escola credível e algum hostel perto dessa escola. Já procurei e recebi bastantes respostas de escolas, mas gostaria muito da tua ajuda uma vez que vives em Dublin e tens a perfeita noção do mundo aí… Podia ir para Inglaterra, mas apetece-me mesmo ir até Dublin pois tenho lido muita coisa boa sobre esta cidade. Sobre o clima é que me assusta um pouco, pois vou em meados de outubro e disseram-me que chove muito… O vento, já se sabe!;-/

    Será que podia pedir-te que me ajudasses e me desses alguns conselhos em relação a escolas e a algum hostel agradável?

    Obrigada e fico feliz por ter encontrado este blog fantástico!

    Maria

    Comentário by Maria Almeida — 07/08/2012 @ 9:04 pm

  4. Olá Maria,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Existem escolas em Dublin que fornecem cursos de reciclagem para professores, contudo eu não indicio instituições. Uma breve pesquisa na internet irá colaborar para a sua informação. A maioria das escolas com cursos de formação ficam no centro da cidade e são de fácil acesso para acomodações como hotéis e albergues. Um albergue que costuma ser bastante recomendado pelas pessoas que conheço é o Barnacles no Temple Bar, mas nunca fiquei hospedada lá.

    O clima realmente começa a ficar mais severo em Outubro e fica bem frio até fevereiro, mas como tudo aprendemos a lidar com estes contratempos.

    Espero que tudo dê certo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/11/2012 @ 1:47 pm

  5. Olá Tarsila!

    Cheguei na Irlanda em Junho e estou curtindo, estou estudando e trabalhando.

    Enfim, alguns amigos e parentes querem aproveitar que estou aqui e vir conhecer, eles pretendem vir em janeiro, é possível aproveitar essa época de inverno para fazer turismo, ou pelo clima da Irlanda isso acaba não sendo muito atraente?

    Comentário by Bruno — 08/08/2012 @ 6:06 pm

  6. Olá Bruno,

    Normalmente Janeiro não é lá dos melhores meses para se passear, até porque quem não está acostumado com o inverno irlandês sente muito muito muito frio. Há sim sempre coisas para fazer, mas em horários bem mais restritos e nem tudo fica aberto. É sempre bom passear e conhecer novos lugares então a viagem sempre vale a pena, mas normalmente as atrações são mais proveitosas durante o verão.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/11/2012 @ 2:40 pm

  7. Obrigado pelo post, bem explicativo como tudo no site. Vou para a Irlanda em janeiro. O que mais temo é não me adaptar ao clima; eu fico doente muito fácil nos dias mais frios.

    Comentário by Ricardo — 24/08/2012 @ 5:10 pm

  8. Olá Ricardo,

    Obrigada pelo comentário. Puxa, então talvez a Irlanda será difícil, pois é um país frio o tempo todo, especialmente para quem vem de Terras Tropicais. Meu conselho é: se agasalhe muito bem, no estilo camadas. A maioria dos lugares fechados tem sistema de aquecimento e o baque entre quente/frio frio/quente deixa sim algumas pessoas doentes.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 4:03 pm

  9. Olá Tarsila, parabéns pelo site!
    Estou indo pra dublin fazer intercambio em novembro e fico até março, mas tô com dúvidas em relação a ficar no alojamento da escola ou em casa de família. Fico com receio de cair em uma casa distante da escola e da família não ser muito receptiva. O que vc me aconselha?
    Obrigada!

    Comentário by Raphaela — 03/09/2012 @ 3:41 pm

  10. Olá Raphaela,

    Obrigada pelo carinho. Espero que sua chegada tenha sido boa e que a experiência aqui esteja valendo a pena. Qual acomodação você escolheu? Como foi a experiência?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 5:51 pm

  11. Olá Tarsila, tudo bem???

    Vou para Dublin no final de Março de 2013, mas desde já, estou me preparando. Gostaria que você me desse algumas referências de como é o clima neste período, frio sei que será o ano todo, rsrs, mas quantos graus aproximadamente, e o nascer e por do sol se dão por volta de que horas??? Obrigado, fica com DEUS e que ele te abençoe muito principalmente em retribuição desta ajuda que vc sempre dá pra quem esta indo pra Irlanda….

    Comentário by Márcio — 04/09/2012 @ 7:43 pm

  12. Olá Márcio,

    Resumindo: Para os padrões brasileiros Março ainda é um mês muito frio, com temperaturas entre 5 e 10 graus, embora aqui já seja primavera. Nesta época o sol nasce e se põe em horários similares ao do Brasil, por volta das 6:30 da manhã e 6:30 da tarde respectivamente, depois disso começa a nascer cada vez mais cedo e se pôr cada vez mais tarde até o solstício de verão, dia 21 de Junho, e daí o sol começa a nascer mais tarde e se pôr mais cedo até o solstício de inverno, 21 de dezembro. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 6:12 pm

  13. Olá Társila, tudo bom? Eu gostaria de saber se ir à Irlanda final de outubro é uma boa pedida. É meu sonho conhecer o país e eu quero muito apreciar as paisagens naturais, porém só dá pra eu fazer essa viagem nessa época, só que como é início do inverno, não sei se vale a pena. O que vc me aconselha?

    Comentário by Kelly — 08/09/2012 @ 3:45 pm

  14. Olá Kelly,

    Vamos lá: Depende.
    Outubro é um mês de baixa temporada, quando as passagens estão mais acessíveis, mas é também o começo do inverno quando o sol começa a nascer mais tarde e se por mais cedo, além das temperaturas começarem a cair. Se você estiver bem agasalhada ainda vale a pena sim porque o clima ainda está mudando, mas muito depois disso o tempo para curtir as paisagens pode ficar limitado. Se você quiser aproveitar com chance de dias ensolarados recomendo os meses de primavera e verão. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 6:41 pm

  15. Gente, vocês que vão pra lá sabem me dizer se irão alugar roupas ou comprar, estou pensando em ir em janeiro, mas nunca fui para lugares frios, não sei onde alugar as roupas

    Comentário by Shirlei — 12/09/2012 @ 10:11 pm

  16. Olá Shirley,

    Não há necessidade de alugar roupas por aqui já que tem bastante lojas e com preços bem acessíveis para comprar roupas adequadas para o clima irlandês. Veja:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/01/achado-em-dublin-penneys.html
    http://www.vidanairlanda.com/2011/01/achado-em-dublin-forever-21.html
    http://www.vidanairlanda.com/2011/07/achado-em-dublin-river-island.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 7:43 pm

  17. Oiee
    olha , fomos e ja voltamos( que pena…) a Irlanda.Apesar de poucos dias amamos tudo.Como fiquei acompanhando este site e tuas noticias encontrei coisas igual ao que li por aqui. Não da pra entender aquilo de sentir frio…colocar casaco, cachecol……….o sol sai a gente tira cachecol tira casaco…começa a chover , a gente coloca a capa..em 10 minutos a chuva vai embora…tira-se capa…..faz frio de novo…..risos e isto várias vezes por dia. O mais interessante é que a chuva cai de repente e de repente vai embora………. Andei por Dublin como se ja tivesse conhecido e isto somente com tuas dicas. Chegamos no sabado de tarde no domingo de manhã ja estava andando no centro da cidade encantados com o nível de limpeza das ruas e de repente…la estava na nossa frente a loja PENNEYS e em pleno domingo aberta!!!Me senti uma criança em uma fabrica de chocolate( pois tínhamos pouco tempo pois nosso tour começava ainda naquele dia) daí eu fiquei sem saber nem por onde começar pois tinha cada coisa linnnnnnnndaaaaaaaaaaa e com preços maravilhosos. A sorte é que ainda voltamos a Dublin dai matei minha vontade.
    Olha as pessoas são super educadas, as cidades da Irlanda cada uma mais acolhedora que as outras. Em resumo: Voltamos com o gostinho de que ainda voltaremos lá.
    Queria te agradecer pela sua dedicação aqui no Blog ,que mesmo ja tendo retornado continuo acompanhando talves como forma de reviver os bons momentos que passamos aí. Afinal de contas…..recordar é viver!!!
    beijos

    Comentário by Juciara — 22/09/2012 @ 11:48 pm

  18. Olá Juciara,

    Que pena, mas fico feliz em saber que amaram tudo. 🙂
    Ah, eu fico honrada de saber que seu passeio teve a colaboração do Vida Na Irlanda e espero que possam voltar um dia e daí combinamos algo né?

    Beijinhos mil!

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 11:48 am

  19. Olá Társila,td bem?
    Parabéns pelo blog,excelente e muitas informaçoes.
    Estou planejando uma viagem a Dublin com minha esposa e filha de 14 anos,gostaria de saber qual melhor epoca pra ir?janeiro faz muito frio?Qual a melhor regiao para ficar hospedado?
    Parabens novamente.
    abs
    Felipe

    Comentário by Felipe — 26/09/2012 @ 12:57 am

  20. Olá Felipe,

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Como vocês pretendem fazer uma viagem eu recomendo os meses de verão (junho, julho, agosto), até porque não são meses tão quentes, todas as atrações turísticas ficam abertas, funcionam com frequencia e a cidade fica cheia de estrageiros de todas as partes do mundo, é muito bacana. Janeiro normalmente é um dos meses mais frios por aqui, entre 1 e 5 graus (contudo faz dois dias que temos temperaturas de 10 graus!).
    Para se conhecer Dublin recomendo ficar hospedado próximo a àrea da Grafton Street, pois é uma região central de fácil acesso a maior parte das atrações e ainda fica fácil voltar para a acomodação. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 1:05 pm

  21. Társila , pretendo ir no final do ano , tipo , dezembro e janeiro . Qual tipo de roupa você me aconselha a levar ?? Irei passar dois meses – dezembro e janeiro – .
    Parabéns pelo blog , muito bom !!
    Abraços ,
    Tatiane

    Comentário by Tatiane — 27/09/2012 @ 3:58 pm

  22. Olá Tatiane,

    Obrigada pelo comentário. E aí? Já chegou? Vem este mês?
    De um modo geral eu aconselho que se traga poucas coisas e compre mais aqui, já que roupas, sapatos e outras coisinhas são mais acessíveis, então eu recomendo que você guarde seus reais para comprar coisas por aqui, mas claro que as escolhas vão de cada um.

    Eu fiz um post sobre o que trazer na mala aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Um sobre plugues e eletricidade aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-plugues-e-eletricidade.html

    Um sobre remédios:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/04/se-virando-em-dublin-doencas-e-remedios.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 3:33 pm

  23. Olá Tarsila
    Adorei o blog e suas excelentes dicas, portanto vou te pedir ajuda. Estou programando minhas férias de 2013 e um dos lugares será a Irlanda. Você sabe se no inicio de fevereiro e em uma semana é possível ver as maravilhas glendalouh, galway, paredoes dos condado clare, cork, limerick e o baixo shannon. obrigada. bjs

    Comentário by Bete — 07/10/2012 @ 5:00 pm

  24. Olá Bete,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Sim, é possível visitar tudo que você quiser, mas 1 semana vai ser pouco tempo para ver tudo isso, ou seja, vai ficar muito muito cansativo ver Glendalough (perto de Dublin), Galway, The Burren, Os Cliffs de Moher, Clare (Estes são todos pertos), Cork, Limerick e baixo Shannon. Se você se focar em alguma área acredito que sua viagem será mais tranquila e mais proveitosa, porque daí dá para curtir tudo na boa. Lembre-se também que fevereiro é um mês bastante frio e as empresas que fazem day tours operam com frequência menor do que nos meses de verão.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 8:29 am

  25. Tarsila,
    Parabéns pelo site, muito bom saber que há pessoas que estão dispostas a ajudar.
    Estou pensando em fazer um curso de 4 semanas de inglês para melhorar a conversação. Li que temos que levar dinheiro para se manter e comprovar isso na imigração no aeroporto.
    Mas ter um cartão de crédito internacional já não serviria? afinal ficar passeando com dinheiro na mão…
    Outra dúvida, como são os custos médios com alimentação e transporte em Dublin? Quanto eu deverei gastar em média em um mês?

    Obrigado pela ajuda.

    Comentário by Daniel Morbeck — 10/10/2012 @ 2:58 pm

  26. Olá Daniel,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    No seu caso, curso de 4 semanas, isto não é necessário e o cartão de crédito internacional é uma boa sim. Contudo é sempre bom ter algum dinheiro em mãos para gastos imediatos como transporte, alimentação, etc.
    Seus gastos em 1 mês podem variar muito, pois dependem do que você quer fazer e/ou comprar. €1.000 deve ser mais do que o suficiente (se sobrar melhor, se faltar você tem o cartão de crédito.)

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 9:02 am

  27. meu filho pretende ir para irlanda em dezembro, como é o clima nesta epoca frio ou calor, ficar em albergues é uma boa?
    ele vai ficar dois meses, vai com pouca grana da para se virar em algum emprego. obrigado desde já. seu blog é muito legal
    adorei

    Comentário by adelino — 24/10/2012 @ 11:42 pm

  28. Olá Adelino,

    Seu filho já chegou por aqui? Espero que tenha feito uma ótima viagem e que aproveite cada minuto.
    Cada tipo de acomodação tem suas vantagens e desvantagens, se ele for uma pessoa independente e que gosta de fazer amigos, o albergue pode ser uma ótima experiência!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 12:37 pm

  29. Olá Tarsila!

    Adorei a sua explicação! Não tenho inglês fluente, na verdade não falo nada e decidi viajar em janeiro para Irlanda e fazer um curso de inglês ai. Você tem idicação de bons lugares. Não vi moradia ainda e também precisarei trabalhar para me manter. Você acha que pode dar certo essa minha loucura?

    Bjus!!!!!

    Comentário by Ana Paula — 01/11/2012 @ 4:46 pm

  30. Olá Ana Paula,

    Obrigada pelo carinho.

    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Muitas pessoas entram nesta aventura e não é nenhuma loucura. Como você ainda está fazendo muitas escolhas recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html. Ele oferece bastante informações e reflexões que podem ajudá-la a ter a experiência que você quer.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 2:00 pm

  31. Olaa….
    preciso de um help….minha filha irá a Irlanda em maio para estudar inglês e conhecer a cultura…e ficará hospedada no The Fours Courts Hostel…..preciso de dicas para os finais e semana….já q ela terá aulas a semana toda….

    bjinhusssss
    Si

    Comentário by Sibele — 02/11/2012 @ 8:10 pm

  32. Olá Sibelle,

    Obrigada pelo comentário.
    Recomendo que você e ela planejem os passeios de final de semana conferindo as dicas da categoria “Conhecendo a Irlanda”:
    http://www.vidanairlanda.com/category/conhecendo-a-irlanda

    Espero que ajude!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 2:09 pm

  33. Oi Natália, amei. Seu site eu estou namorando um irlandês, e ele me convidou para ir em dublin, eu moro em Belém do para que sempre e muito quente o tempo, que mês seria melhor eu visita lo que nao fosse tao frio, acho que na agüento rsrsrsr. An. Se site e o máximo.adorei.

    Comentário by Marcia — 03/11/2012 @ 11:28 am

  34. Olá Marcia,

    Obrigada pelo comentário. Normalmente os meses mais quentes da Irlanda são julho e agosto, mas não passa dos 20 graus, então não é tão quente assim. Converse com seu namorado e veja qual é a melhor época para ele te receber para vocês poderem curtir um tempo juntos né? 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 2:14 pm

  35. Bom dia Társila. Bem, eu vi alguns vídeos seus no youtube. Eu pretendo fazer um interâmbio em Dublin em meados de Jan ou Fev/2013, estou esperando passar um pouco o inverno pra poder embarcar. Tenho 30 anos, Administrador e pós-graduado. Perdi muita oportunidade na minha vida por falta do inglês. Agora criei coragem em aprender fora do Brasil. Sou um cara bastante simples. Sei como é difícil a vida de imigrantes de outros países arrumar coisa mais ou menos boa. Mas deixa eu fazer uma pergunta: Durante o intercâmbio eu estou ciente que brasileiro e sem falar a língua local só acha trabalho de limpeza e essas coisas, mas quando eu terminar o curso ou já estiver falando e entendendo o inglês juntamente com as experiências que tenho aqui no Brasil eu tenho chances de achar um emprego descente em Dublin? Obrigado pela atenção. Abraço.

    Comentário by Yabson Romany — 13/11/2012 @ 11:54 am

  36. Olá Yabson,

    Obrigada pelo comentário.
    Já embarcou? Quando chega? 🙂 Normalmente janeiro e fevereiro são meses beeeeem frios, se você quer esperar o inverno passar recomendo uma viagem em abril ou maio.
    Vamos lá: Aqui todo emprego é decente, ninguém é menos porque faz um trabalho de limpeza ou na cozinha. Afinal de contas são coisas que precisam ser feitas e é um trabalho digno como qualquer outro. Eu entendo que você queira aprofundar seus conhecimentos profissionais enquanto está fora do Brasil, mas acredito que topar pegar um emprego diferente pode abrir sua cabeça e ampliar seus horizontes, além do quê, pode permitir que você pratique o idioma (se tornando cada vez melhor).

    Tudo na vida é oportunidade, depende de como vemos a situação. Claro que você pode buscar um emprego na sua área quando estiver se sentindo mais seguro, mas consegui-lo vai depender de diversos fatores, como seria no Brasil. Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 12:04 pm

  37. Oi Társila.
    Vijo em Janeiro, pelo que vi não é um mes bom para visitar a irlanda né… É minha primeira viagem sozinha e internacional, estou com medo…. até porque sou afrodescendente. Existe algum tipo de preconceito ai? Meus amigos falaram muitas coisas para me assustar. Seu site é lindo e as dicas maravilhosas obrigada.

    Comentário by Elizabeth — 17/11/2012 @ 4:53 am

  38. Olá Elizabeth,

    Não é o melhor dos meses porque é frio e as atrações ficam abertas por menor tempo, mas sempre há o que fazer.
    Não tenha medo, muito menos de preconceito

    De modo geral os irlandeses são hospitaleiros e receptivos e Dublin em especial é repleta de pessoas de todas as partes do mundo. Ao andar pela O’Connell Street você vai escutar mais idiomas do que já ouviu em toda sua vida. Eu não conheço ninguém pessoalmente que tenha sofrido discriminação em relação à raça ou por ser brasileiro.

    Aqui há diversas campanhas contra diversos tipos de discriminação, como ‘Say No do Ageism Week’ e ‘One City One People – Dublin Does not accept Racism or Discrimination’, uma iniciativa que busca ampliar as oportunidades para as pessoas das mais variadas culturas para se unir e compartilhar experiências, convivendo de forma integrada.

    No interior do país você verá o “típico” irlandês: Pessoas que são conhecidas pela alegria, hospitalidade, aconchego e bom-humor. Felizmente eu nunca tive uma experiência negativa que me fez sentir que o povo daqui fosse preconceituoso. Na verdade, só tenho coisas boas a dizer.

    Claro, existem pessoas que não são bacanas, como em qualquer lugar do mundo, mas não acho que os irlandeses de modo geral são racistas ou preconceituosos.

    Veja esta entrevista: http://www.vidanairlanda.com/2012/02/estudar-na-irlanda-the-english-academy-2.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 12:52 pm

  39. Olá Tarsila,

    Eu e minha filha estaremos em Dublin em fevereiro de 2013 e só iremos ficar 2 ou 3 dias. Se for possível gostaria de saber onde ficam aqueles lagos enormes e lindos que costumam aparecer nos filmes. Já procurei e só encontrei os lagos dos parques da cidade. Que lugares próximos a Dublin, tipo com lagos, montanhas e mar você poderia nos indicar? Desde já agradeço.

    Comentário by Angela — 18/11/2012 @ 3:09 am

  40. Olá Angela!

    Recomendo que façam um Day tour para Glandalough e Wicklow Mountains – http://www.vidanairlanda.com/2009/07/glendalough.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 1:02 pm

  41. Ola!Adorei todas as dicas que você da por aqui, acho muito valido!

    Queria uma opinião sua, se você pudesse escolher um mes que voce acha que seria o melhor de clima para visitar a Irlanda qual seria?Quero ir em 2014 e ja estou pesquisando, mas não consigo decidir qual mes ir!

    Comentário by Lorena — 20/11/2012 @ 9:44 am

  42. Olá Lorena,

    Obrigada pelo carinho.
    Se eu pudesse escolher um mês, pessoalmente escolheria agosto. É o final do verão então não é tão frio (mas para os padrões brasileiros, sempre é) e os dias são mais secos, de céu azul e o outono começa a se mostrar. Junho e julho também são meses bons, mas corre o risco de ter chuvas. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 1:38 pm

  43. Bom dia Társila.

    Outra dúvida: Pretendo estudar em Dublin em meados de Fev/2013. Tenho planos de renovar o curso por mais um ano. Te pergunto: Após essa renovação por mais um ano, eu tenho que ter frequência assídua no curso? E se eu quiser ficar por mais dois ou três anos como fica? Obrigado

    Comentário by Yabson Romany — 20/11/2012 @ 10:37 am

  44. Olá Yabson,

    Os cursos aqui podem ser renovados anualmente, mas há alguns requisitos:
    – Você tem de ter 90% de frequencia no curso que estudou anteriormente.
    – Você deve estar matriculado em um novo curso.
    – Você deve ter seguro-saúde correspondente ao tempo do novo curso.
    Assim você se dirigirá ao escritório da GNIB na sua região até o vencimento do seu visto e com estes comprovantes você dará entrada no seu próximo visto.

    O tempo máximo de permanência de um estudante dentro do Programa de Não-gradução ou de Línguas no país é de 3 (três) anos.

    Depois disto o estudante poderá renovar seu visto SOMENTE se estiver matriculado em um curso que pertence ao Nível 7 ou superior do National Framework of Qualifications, ou seja, ele terá de mudar para o Programa de Graduação, mostrando progressão nos estudos. Veja mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/10/imigrando-novas-regras-para-estudantes-internacionais-de-2011.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 1:40 pm

  45. Olá, eu e meu marido estamos querendo fazer intercambio de inglês aí na Irlanda…vc teria alguma sugestão de escolas e locais de acomodação próximos aos cursos…tenho dúvida sobre o custo de vida tb se puder me dar alguma dica agradeço.

    Comentário by Sabrina Lidoino — 21/11/2012 @ 4:53 pm

  46. Olá Sabrina,

    Obrigada pelo comentário.

    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    O custo de vida é relativo e vale a pena lembrar que seus gastos dependem muito de onde você irá morar, estudar, e se precisará de transporte público. Gastos também dependem do seu estilo de vida e quanto você gasta com roupas, baladas, passeios, etc.

    Para se ter uma referência de custos, veja estes posts aqui:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/se-virando-em-dublin-compras-no-supermercado.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 04/02/2013 @ 9:00 pm

  47. Oi Tarsila, tudo bem? minha pergunta é: como eu sou evangélico, eu queria saber se em dublin existe congregações cristã? Se vc puder me ajudar eu agradeceria, e parabéns pelo blog.

    Comentário by rodrigo — 17/12/2012 @ 11:48 pm

  48. Olá Rodrigo,

    Sim existem, mas eu não tenho familiaridade com o assunto.
    Aqui há uma lista de igrejas evangélicas na República da Irlanda e até na Irlanda do Norte: http://www.tippfellowship.org/directory.htm

    Espero que ajude!

    Comentário by Tarsila — 21/02/2013 @ 9:43 am

  49. Olá Tarsila,

    Tudo bem??? Primeiramente, obrigada por escrever sobre a Irlanda, com uma riqueza de detalhes não encontrada em outros sites, tampouco em guias de viagem.

    Bom, gostaria de saber como está o clima atualmente e se você puder, me passar umas dicas do que levar, em termos de proteção para o frio, me ajudaria bastante, pois chego aí dia 31/01/13.

    Desde já muito obrigada.

    Abs,

    Andréa

    Comentário by Andréa — 19/12/2012 @ 1:18 pm

  50. Olá Andréa!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Obrigada pelo carinho, é um prazer poder ajudar.
    Puxa vida, desculpe não ter respondido antes (são muuuuuitos comentários e respondo por ordem de chegada).
    O frio aqui é sempre BEM FRIO para quem vem de terras tropicais, independente da data. De qualquer modo eu recomendo que leia este artigo: http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Espero que ajude!

    Comentário by Tarsila — 21/02/2013 @ 10:00 am

  51. Oi, Tarsila.

    Em 6 meses pretendo ir à Dublin.
    Vou ficar 1 ano (naquele famoso work/study).

    Sou cantora e aqui trabalho com músicos cantando em bares, restaurantes…
    Aí é possível conseguir trabalhar neste ramo? Ganha-se bem? Tem músicos que procuram cantoras e as brasileiras são bem aceitas nesse setor?

    Te agradeço muito e deixo aqui meu elogio. Leio uma pergunta e resposta atrás da outra pois até isso é interessante em teu blog! hahaha…

    Você tem passaporte Europeu ou renova todo ano? Quantas vezes é possível renovar? Ah, última pergunta… Eu posso entrar e sair em qualquer lugar pela Europa no meu tempo de férias tendo o visto conseguido aí? E trabalhar nas férias pode ser também em qualquer local da Europa ou somente a cidade escolhida?

    Abraços!!!

    Comentário by Natália — 22/12/2012 @ 2:52 am

  52. Olá Natália,

    Obrigada pelo comentário!

    Vamos lá: Eu não conheço a sua área, então não posso passar detalhes sobre valores (lembrando que o salário mínimo aqui é de €8.65/hora) mas não vejo porquê você não conseguiria uma oportunidade. A Irlanda é um país extremamente musical, há inúmeros pubs e bares que oferecem música ao vivo (além de mercados e cantores na rua).Até que ponto ser brasileira é um diferencial eu não sei, mas você pode usar isso como uma vantagem – corra atrás das oportunidades e não crie obstáculos antes de tentar!

    Lembre-se que circular pela Europa como turista é permitido desde que você tenha seu visto válido na Irlanda e ele é renovado anualmente. O trabalho contudo só é permitido na Irlanda, pois é o país onde você está registrada como estudante com direito ao acesso ao trabalho.

    Eu estava com o visto de esposa, já que meu marido tem o visto de trabalhador aqui na Irlanda. Eu obtive muito recentemente minha cidadania européia e assim não é necessário renovar, pois não há visto para cidadãos europeus.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 22/02/2013 @ 10:40 am

  53. Olá Shirley, tudo bem?
    Olha só, estava eu bisbilhotando coisas na net, qdo me deparei com seu site. Um achado, pois estou aqui num impasse terrível.
    Quero fazer um intercâmbio para aprender o inglês fluente e estou entre Austrália(Sidney) e Irlanda(Dublin).
    Tenho muitos receios e dúvidas, pois como todo brasileiro, estou sempre na corda bamba. A instabilidade de tudo aqui, assusta a gente. Então qdo resolvemos enfrentar um desafio de morar em outro país, com outra economia, cultura, etc…..dá um medo danado.
    Mas eu vou.
    Por isso queria sua ajuda.
    Vc já mora aí por 03 anos e já sabe muitas coisas q nós novatos nem imaginamos.
    Lí tudo sobre clima e outras coisas.
    Mas quero ir mais além.
    Sou arquiteta.
    Quero estudar inglês e aprendê-lo fluentemente para poder tentar algo na minha área.
    Pode ser até que estando aí, mude de ideia e trabalhe em outras coisas….quem sabe?
    Mas queria saber sobre o custo de vida, a disponibilidade de emprego para estrangeiros com pouco inglês, salários, costumes, alimentação e o custo disso, facilidade de moradia, essas coisas de quem vai fazer intercâmbio sabe?
    Na verdade, minha ideia é renovar meu visto quantas vezes eu puder e ir ficando.
    Não tenho intenção de retornar ao Brasil e não sei se isso é uma boa coisa pra se dizer numa entrevista aí……
    Sei que inicialmente terei que fazer trabalhos de todos os tipos e não me preocupo. Desde que ganhe de forma razoável e possa pagar minhas contas.
    Minha grana cobre o valor do curso e outras despesas por 6 meses, mas como tenho intenção de ficar mais tempo, então tenho que trabalhar. Vc acha isso fácil, viável?
    A crise na Europa é fato, então fiquei meio preocupada de ter chegado até a Irlanda, afinal aí é Euro tbm.
    É um risco grande. Estou apostando todas as minhas fichas nessa viagem.
    O Brasil é um país que ainda precisa crescer muito e valorizar seus filhos.
    Por isso quero ir embora. TAlvez para mim as coisas sejam mais difíceis, pq não sou mais adolescente. Já tenho 49 anos, então a coisa é mais complicada em todos os sentidos, mas eu vou.
    Se puder me explicar como funciona o sistema de saúde aí, direitos e deveres de estrangeiros, eu te agradeço bastante.
    No mais, tudo de bom pra vc e obrigada pela iniciativa do blog, que nos facilita a vida do lado de cá.
    Quem sabe não nos conhecemos pessoalmente, qdo eu chegar aí.
    Adoro frio e um dos pontos q me fez ficar em dúvida entre Irlanda e Austrália, foi justamente isso. O clima.
    Aguardo sua resposta cheia de expectativa.
    Um grande abraço e Feliz Ano Novo!
    Liliana( mais conhecida como Lila).

    Comentário by Liliana — 03/01/2013 @ 8:21 pm

  54. Olá Liliana,

    Obrigada pelo comentário, e vamos lá:
    Eu moro na Irlanda desde 2007, portanto já faz 6 anos que estou por aqui e entendo a sua preocupação, mas a Austrália e a Irlanda são países diferentes e talvez fosse interessante você poderar sobre a experiência que você quer ter no exterior. Primeiramente, mesmo que você não venha para a Irlanda, recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html. Ele oferece bastante informações e reflexões que podem ajudá-la a ter a experiência que você quer!
    Além disso todas as informações que você está procurando – sobre empregos, custo de vida, costumes, etc. Estão todos aqui no Vida Na Irlanda, distribuídos nos mais variados artigos e categorias. Recomendo que explore mais o site.
    Entendo sua ansiedade, mas com tranquilidade você conseguirá tomar sua decisão. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 01/03/2013 @ 10:11 am

  55. tarcila estive em dublin em març e abril de 2012,viajei sozinho e n foi uma experiençia boa,entao decide voltar para o brasil,tarcila pretendo retornar final de 2013 para ess pais que eu amei..mas queria com amigos ou conheçidos,mas isso es tao dificio acho mesmo que vou voltar novamente sozinho p dublin eu e deus,gostaria tanto que vc me ajude a minha estadia em dublin quando eu estiver no pais. adoro o seu trabalho e acompanho o seu blog,que ajuda a muitos brasileiros..espero um dia lhe conheçer,abrajos e muito sucesso no seu trabalho vc mereçe.

    Comentário by marcello antonio leite chagas — 08/01/2013 @ 2:35 am

  56. Olá Marcello,

    Puxa vida, que pena que não foi uma experiência legal, mas que você já está se programando para uma nova etapa!
    Fico feliz em poder ajudar através do Vida Na Irlanda e desejo que você consiga atingir seus objetivos aqui na Irlanda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/03/2013 @ 6:34 pm

  57. Olá, eu pretendo ir a Dublin entre Outubro ou novembro, gostaria de saber se neste período que acredito ser outono, o clima é mt frio? E o que se come preferencialmente euestou indo fazer um intercambio de um mês, e sei que o clima é completamente oposto ao de Recife -PE, minha cidade natal, e a alimentação tbm?

    Pode me dar uma dica de nutrição e gastronomia local?

    PS: o frio dai no outono pode ser comparado ao de Curitiba no inverno?

    Obrigada.

    Comentário by Pollyana — 29/01/2013 @ 6:54 pm

  58. Ola Pollyana!

    Vamos lá: Normalmente as temperaturas já baixaram bem entre outubro e novembro então é bem frio, especialmente para os padrões brasileiros. Aqui se come muito ensopados, carnes com batatas e outros vegetais de raiz. Você com certeza notará diferenças e esta é a graça do intercâmbio, celebrar a diversidade. Em termos gastronômicos eu sugiro que você prove o Boxty (panqueca feita de batatas). 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:43 am

  59. Oi Tarsila,

    Eu aqui de novo pedindo uma atualizacao das informacoes.
    Mas esse post sobre o clima é de 2010 e com a loucura climatica do planeta acho que mudancas podem ser possiveis. Como esta o clima atualmente, a media de temperatura nas estacoes do ano?
    Obrigada!

    Comentário by Lidiane — 01/02/2013 @ 3:14 am

  60. Olá Lidiane!

    Este post é uma referência, e de certo modo atemporal porque ele mostra as médias de temperatura. É muito difícil dizer como o clima está atualmente porque se há um lugar no mundo com o clima instável, além da loucura climática, é a Irlanda. Há duas semanas tivemos neve e temperaturas sub-zero e hoje está um tempo ótimo, céu azul com 15 graus. Vai entender…. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 2:47 pm

  61. Olá, vcs ainda moram em Dublin? Vou passar o mês de abril/2013 estudando e gostaria de saber o que levar na mala ( que tem que ser pequena!!!!!). Vcs podem dar umas dicas? Grata. Samanta

    Comentário by Samanta — 04/03/2013 @ 2:57 am

  62. Olá Samanta!

    Sim, moro na Irlanda e não tenho pretensões de retorno ao Brasil (a não ser de férias).
    Veja este artigo aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:15 am

  63. Estou indo pra Irlanda sábado dia 9 de março agora, como está o clima aí? Quais roupas devo levar?

    Comentário by Bárbara — 06/03/2013 @ 1:59 am

  64. Olá Bárbara!

    Desculpe pela demora na resposta. Recomendo que leia este artigo aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:36 am

  65. Gostaria de saber de nas universidades da Irlanda, tem o curso de Eng. de Alimentos. Bjos

    Comentário by Kátia Almeida — 06/03/2013 @ 5:54 pm

  66. Olá Kátia,

    Uma breve pesquisa na internet me mostrou que a University College Dublin oferece um curso de mestrado em Engenharia de Alimentos, veja: http://www.ucd.ie/graduatestudies/coursefinder/taughtprogrammes/mengsc-food-engineering/

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:39 am

  67. Boa tarde Tarsila, tudo bem?!

    Bom, o seu site foi sem dúvida alguma o melhor para informações e tudo mais a respeito da Irlanda.

    Estou querendo fazer intercâmbio, e tenho 90% certeza que será na Irlanda, especificamente em Dublin, devido as ótimas informações que ouvi e li a respeito. Estou ansiosa! Não tem nada confirmado ainda, mas estou pesquisando, procurando me informar, para que esse sonhe se concretize da forma mais correta e fácil possível.

    A questão é, eu faço inglês, mas sei o básico, ainda estou aprendendo. Meu maior medo não é estar sozinha, em um lugar que não conheço ninguém, do outro lado do mundo. O meu medo é não saber me virar com a língua. Então a minha dúvida é Você acha que devo ir sabendo muito inglês, ou da pra ser virar com o básico?! Da para aprender, aperfeiçoar o inglês, se virando aí?!

    Quero ir para estudar e trabalhar. Aí tem muitos passeadores de cães?!

    Agradeço desde ja a sua ajuda, e parabéns pelo site!!

    Atenciosamente,
    Lais.

    Comentário by Lais — 11/03/2013 @ 7:42 pm

  68. Olá Lais,

    Obrigada pelo comentário e elogio! 🙂
    Eu aconselho sempre que as pessoas estudem um pouco de inglês antes de vir pra cá. A maioria das pessoas que vem para cá quer aprender inglês, então não dominam o idioma completamente. Sim, é possível vir para cá sem nada de inglês, mas acho que pode ser uma experiência muito sofrida.

    Viver em outro país é uma mudança grande e demora um tempo até nos adaptarmos. Isto é normal, mas se você não entender absolutamente nada do que está acontecendo, pode ser uma experiência muito frustrante.

    Como já escutei em minhas entrevistas: “É possível sobreviver sem falar inglês”, mas você está investindo um bom dinheiro em uma experiência que você quer vivenciar e não apenas sobreviver, não é?

    Então fica minha dica, se você quer vir estudar na Irlanda (ou em qualquer outro país) estude pelo menos um pouco do idioma, dedique-se a compreender coisas básicas, pois sua experiência de vida pode ser mais tranqüila e você se sentirá mais seguro em situações corriqueiras.

    Há alguns passeadores de cachorro sim, mas não conheço nenhum do Brasil.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 8:12 pm

  69. Olá gostaria de saber se é fácil achar apartamentos pra alugar e os preços?

    Comentário by Leandro — 18/03/2013 @ 10:02 pm

  70. Olá Leandro,

    Fácil é um termo engraçado, pois depende do que você está procurando, localização, faixa de preço, etc. Tudo exige dedicação, atenção e os preços variam bastante dependendo da região e do tipo de acomodação (quarto sozinho, dividido, etc).

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2013 @ 9:22 am

  71. Boa tarde, li o que você escreveu e tirou as minhas curiosidade, vou para Dublin em Abril e só vou voltar em Janeiro, para fazer intercambio e para trabalhar também.

    E gostaria de saber hoje como é em relação aos albergues, republica estudantil, hostel, o meio de hospedagem mais em conta e qual é a melhor em Dublin.

    Comentário by Michele — 19/03/2013 @ 6:11 pm

  72. Olá Michele!

    Muito obrigada pelo comentário.
    Recomendo que leia este artigo aqui: http://www.vidanairlanda.com/2013/01/imigrando-tipos-de-acomodacao.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2013 @ 9:25 am

  73. Olá…
    Adorei o site, em breve farei um intercâmbio na Irlanda , e foi bom saber um pouco sobre esse pais que parece ser tão acolhedor.
    Gostaria de obter algumas dicas para estudantes.

    Obrigado

    Jéssica P.

    Comentário by Jéssica Peixoto — 20/03/2013 @ 6:23 pm

  74. Olá Jéssica!

    Obrigada pelo comentário!
    Bom aqui há inúmeras dicas, basta você explorar mais o Vida Na Irlanda!

    Busque informações sobre escolas na categoria:
    Estudar Na Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Saiba mais sobre lugares para serem conhecidos na categoria:
    Conhecendo a Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/conhecendo-a-irlanda

    Saiba sobre questões de imigração na categoria:
    Imigrando – http://www.vidanairlanda.com/category/imigrando

    Aprenda a se virar melhor sobre Dublin na categoria:
    Se virando em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/se-virando-em-dublin

    Para conhecer sobre lojas/cafés/restaurantes bacanas, veja a categoria:
    Achado em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/achado-em-dublin

    Para conhecer as baladas da Fair City, veja a categoria:
    Baladas em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/baladas-em-dublin

    E finalmente para conhecer um pouco sobre como os Irlandeses utilizam a língua inglesa, veja a categoria:
    Irishisms – http://www.vidanairlanda.com/category/irishisms

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2013 @ 9:32 am

  75. Oii Tarsila,
    Irado o blog…Eu e uma amiga estamos indo para a Irlanda em outubro, mas queremos fazer um turismo alternativo, sera que vc pode ajudar a gente com essas duvidas?
    * como eh o clima em outubro?
    * devemos procurar hotel em qual bairro de dublin que seja de facil acesso a todas as coisas da cidade?
    * nos temos interesse pela cultura paga, originada na irlanda, onde podemos ir para encontrar informacoes, vistas a castelos..dentre outras coisas?
    * queriamos visitar algumas vidades dentro da irlanda e paises proximos que de para ir de trem…o que vc sugere?
    Muito obrigado. Beijos.

    Comentário by Erika e julia — 30/03/2013 @ 4:54 am

  76. Olá Erika e Julia,

    Muito obrigada pelo carinho. 🙂
    Vamos lá:
    1) O clima em outubro já começa a esfriar e a temperatura média é de 7 graus chegando até 13.
    2) Procure um hotel no centro da cidade, seja em Dublin 1 ou 2, próximos à O’Connell Street ou à Dame Street.
    3) Em diversos lugares. Primeiro façam pesquisas pela internet e depois procurem mais informações nos centros de informações turísticas (há um na O’Connell Street e outro, maior, na Suffolk Street).
    4) Não é possível para ir para outros países, somente para a Irlanda do Norte. É possível passear de trem, ônibus ou até alugar um carro por aqui para conhecer onde você quer ir, basta saber o que vocês querem descobrir. Sugiro Newgrange – http://www.vidanairlanda.com/2010/08/conhecendo-a-irlanda-newgrange.html, Glandalough, Connemara, Hill of Tara – http://www.vidanairlanda.com/2010/09/conhecendo-a-irlanda-hill-of-tara.html e o Trim Castle http://www.vidanairlanda.com/2013/03/conhecendo-a-irlanda-trim-castle.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 7:18 pm

  77. Olá!
    Estou planejando uma viagem pela Europa começando pela Irlanda.
    Acontecerá em setembro, vc poderia me informar sobre clima nesse período?
    Iremos a Dublin e dai conheceremos mais alguns lugares, qual o melhor meio de tranporte na Irlanda??
    Muito obrigada

    Leticia

    Comentário by Leticia Batista — 06/04/2013 @ 2:00 pm

  78. Olá Leticia!

    Que bacana o seu projeto! Vamos lá: Normalmente Setembro é o meio do outono então há um ventinho bem gelado, mas normalmente os dias são ensolarados e cheios de folhas no chão. É um charme, aliás, outono é minha estação favorita aqui. Bom, a melhor forma de conhecer Dublin é a pé, mas dependendo da área que você quer conhecer os ônibus, o LUAS (bonde elétrico) e o DART (um tipo de metrô térreo) podem ser mais práticos. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 10:20 pm

  79. Obrigada Tarsila de fato ajudou; é que sempre dá um frio na barriga lugares novos, comidas novas!

    Qndo eu voltar conto o que achei de lá!

    Valeu!!!! 🙂

    Comentário by Pollyana — 12/04/2013 @ 4:47 pm

  80. Olá Pollyana!

    Disponha e me conte sim!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 24/06/2013 @ 3:51 pm

  81. Olá Tarsila.

    Estou lendo seu blog. Gostei das informações.
    Tenho vontade de morar por um tempo fora do Brasil e estudar ingles. Tenho 63 anos e sou aposentada.
    Apenas tenho receio da Irlanda porque adoro o Sol. No mais já estive por 2 meses na Europa, Portugal
    e Espanha, exatamente no mes de dezembro e janeiro. O frio não me incomodou. O que voce acha da
    minha vontade, em relação à minha idade, pois pretendo ficar por 6 meses.

    bjs

    Comentário by sonia costa ribeiro de lima — 15/05/2013 @ 12:40 am

  82. Olá Sonia,

    Muito obrigada pelo comentario.
    Puxa vida, se você adora o sol a Irlanda pode ser um destino complicado, pois aqui o frio é bem frio, muito mais que em Portugal ou Espanha durante o inverno, portanto considere com carinho se é o destino que oferece o que você procura.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 08/07/2013 @ 10:16 pm

  83. Olá, tudo bem?

    Estava pensando em ir em Janeiro, é o mês mais frio?

    Obrigada,

    Comentário by Cristiane de Mattos — 15/05/2013 @ 1:38 am

  84. Olá Cristiane!

    Comigo tudo bem e com você?
    Puxa, janeiro é um dos meses mais frios sim, pois ele fica bem no meio do inverno. As temperaturas ficam entre -2 e 2 com sensação térmica variável em função da humidade e do vento.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 08/07/2013 @ 10:18 pm

  85. Olá Tarsila!

    Quero fazer um intercambio e tenho muita vontade de ir para a Irlanda, mas com a crise na Europa como está a questão da empregabilidade? Você já ouviu falar de brasileiros que voltaram por não conseguir emprego? E se sim qual a porcentagem só para eu ter uma noção?

    Comentário by JULIA — 26/05/2013 @ 1:03 pm

  86. Olá Julia,

    Tudo bem? Espero que sim.
    Sua preocupação é muito comum e pertinente.
    Recomendo que você leia estes artigos:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/crise-economica-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2012/01/crise-economica-e-empregos-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 31/07/2013 @ 9:59 am

  87. Olá,
    Estou indo estudar inglês, e gostaria de saber se você tem alguma indicação de escola e moradia.
    Estou indo com uma amiga e não gostaríamos de ficar em casa de família.

    Obrigada.

    Comentário by Daiana — 06/06/2013 @ 5:32 pm

  88. Olá Daiana,

    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.
    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Já em relação à acomodação recomendo que vocês leiam este artigo aqui:http://www.vidanairlanda.com/2013/01/imigrando-tipos-de-acomodacao.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 04/08/2013 @ 11:42 pm

  89. Tudo ótimo, obrigada pela resposta. Entre Fevereiro e Março a temperatura costuma subir mais um pouco?

    Bjos,

    Comentário by Cristiane de Mattos — 09/07/2013 @ 1:04 am

  90. Olá Cristiane,

    Para os padrões brasileiros a Irlanda é um país bem frio o ano todo. Entre fevereiro e março ainda é bastante frio, até mesmo para os irlandeses.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 06/05/2014 @ 8:41 am

  91. Oi Tarsila, a pergunta minha é muito simples: Qual o lugar/cidade que mais neva na Irlanda? Amo neve e amo Irlanda, e meu intercambio vai ser aí, mas quero lugar frio de verdade, que cai neve 🙂
    Obrigado!

    Comentário by Celso Alves — 04/12/2013 @ 3:45 pm

  92. Olá Celso,

    Infelizmente não costuma nevar na Irlanda, apesar do país ser frio a neve não é uma constante e muitas vezes não neva em parte alguma. Normalmente nas partes mais ao norte do país e nas regiões mais montanhosas é onde há neve, mas como disse, não é padrão na Irlanda como costuma ser nos Alpes Suíços por exemplo.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/05/2014 @ 5:04 pm

  93. Estou pensando em fazer um curso de inglês na Irlanda, em fevereiro ou março. Estive recentemente na França e Roma e peguei temperaturas de 2 a 5 graus. Estranhei bastante por conta dos ventos. Alguns passeios que fiz perderam um pouco do encanto por causa do frio. Você acha que passarei por isso na Irlanda?

    Comentário by Reynaldo — 17/01/2014 @ 10:18 pm

  94. Olá Reynaldo,

    A Irlanda costuma ser bem mais fria que a França e a Itália por conta da humidade, portanto sim, é bastante possível que isto aconteça na Irlanda, ainda mais durante o inverno que venta bastante. O mais importante de tudo é você estar com roupas adequadas para que o frio não interfira na sua visita. Se vista com camadas, tenha boas meias e sapato com solado grosso, do mesmo modo você também deve ter uma jaqueta impermeável e corta-vento. Estes são os itens mais essenciais.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 8:43 am

Sorry, the comment form is closed at this time.