03/08/2010

Conhecendo a Irlanda: Newgrange

Olá pessoal!

Como vocês sabem a Irlanda tem cenários muito bonitos para serem apreciados, como os Cliffs de Moher, mas para quem gosta de história, a Irlanda é também um prato cheio.

Vocês já devem ter escutado sobre as famosas pirâmides do Egito, certo? Eu já estive lá duas vezes (para saber mais sobre minha última viagem ao Egito, clique aqui) e, claro, é absolutamente fantástico! As pirâmides são imensas e é inacreditável que um povo tenha construído tudo aquilo há 4 mil anos atrás, mas o que eu quero falar mesmo não é sobre as pirâmides, mas sobre uma tumba neolítica que fica aqui mesmo na Irlanda chamada Newgrange e que tem…ah-ham…por volta de 5 mil anos de idade.

source

Newgrange fica no Condado de Meath e é uma das tumbas de maior importância na Europa.

Ela foi construída por volta de 3.200 A.C. e com o tempo, sua cobertura de terra e grama foi cedendo, a cobrindo completamente. A tumba permaneceu intocada até 1699 quando foi re-descoberta por acaso, ou seja, Newgrange teve mais de 4 mil anos de preservação natural.

Em 1699, Charles Campbell havia herdado a terra onde está Newgrange (mas não sabia) e precisava de pedras, portanto pediu para seus trabalhadores irem buscar algumas nessa área, pois havia muitas pedras espalhadas lá. Depois de remexerem um pouco, acabaram por encontrar a entrada da tumba.

Infelizmente, após ser re-descoberta, algumas pessoas deixaram suas “marcas” na tumba e levaram muito do que havia nela, prejudicando pesquisas que foram feitas posteriormente. O lado positivo é que eles não levaram o essencial, que é a construção da tumba.

cartão postal de 1905

Como eu disse, por fora a tumba sofreu a ação do tempo, mas por dentro permaneceu intacta, mantendo a obra-prima de artistas e engenheiros da era da pedra. Foram pessoas cheias de habilidade que construiram esse monumento incrível sem utilizar a roda, sem ter conhecimento sobre o metal e sem utilizar barro como cimento.


Nessa foto vocês podem ver a lateral externa de Newgrange onde a parte da frente e de trás da tumba se unem.

O monte que cobre a tumba é cercado por 97 pedras enormes que tem desenhos esculpidos: Espirais, losângulos, triângulos…

A pedra da frente tem espirais no sentido horário e anti-horário e seu significado é desconhecido. Há muitas teorias sobre elas e se você criar uma será tão válida quanto qualquer outra já existente. A mais popular é que as três espirais principais representam as tumbas mais importantes daquela área – Newgrange, Knowth e Dowth e o desenho abaixo é o Rio Boyne, já que a área fica no vale do rio de mesmo nome.

A fachada de quartzo branco foi reconstruída de acordo com o que os arqueologistas acreditavam ser a forma original da tumba. Se vocês notarem, há pequenos pontos escuros em meio ao quartzo que são pedras de granito. A parte mais escura, que leva à entrada da tumba foi deliberadamente colocada assim “para dentro”, mostrando que não era parte original de Newgrange.

Agora vou pedir para vocês prestarem atenção à entrada da tumba.

Perceberam que há uma “portinha” e uma pedra por cima que forma uma “janelinha” acima da porta? Pois essa janelinha é, na verdade, uma clarabóia da idade da pedra.

Mas essa clarabóia não é uma coisinha assim, simples, pois ela não ilumina lá dentro todos os dias. Somente por volta de 1960 foi descoberto que, algo muito especial acontece durante o solstício de inverno (dia 21 de dezembro), data que marca o início do inverno e muitas vezes simboliza o renascimento.

source

Nesse dia e somente nele, raios de sol entram através da clarabóia e por apenas alguns minutos caminham pelos 19 metros do corredor até chegar à câmara principal, a iluminando totalmente!!

Ou seja, essa tumba é o primeiro observatório solar do mundo! Sentiram um arrepio?!

Para entender esse fenômeno, vocês tem de dar uma olhadinha em como é a estrutura da tumba…

source

A imagem superior mostra a visão lateral da tumba e dá para pareceber que ela é ligeiramente inclinada, de modo que os raios de sol cheguem até a câmara principal.

A imagem infeior mostra como é o caminho que a luz percorre, se vista de cima.

O mais interessante é que o posicionamento de Newgrange foi todo pensado de modo que somente durante o solstício de inverno os raios de sol entrassem na tumba… desculpem minha empolgação, mas eu acho DEMAIS!

Quem quiser visitar Newgrange no dia do solstício de inverno para ver como tudo acontece terá de ser muito sortudo, pois apenas algumas pessoas tem esse privilégio e pode ser que o sol não dê as caras no dia.

Para tentar conseguir um lugar você deve expressar seu interesse e colocar seu nome em uma urna para sorteio anual. Não mais que 10 pessoas são sorteadas porque o espaço lá dentro é pequeno. Inclusive, para entrar na tumba você passará pelo corredor, que é bem justinho até chegar à câmara central, onde é super escuro, portanto não é um passeio recomendado para pessoas claustrofóbicas ou que se sentem nervosas em espaços pequenos…

De qualquer maneira, mesmo não visitando Newgrange durante o solstício, a visita vale a pena, pois eles instalaram luzes dentro da tumba de modo que você pode experimentar essa sensação quando você fizer sua visita, independente do dia que for.

Ainda na parte de dentro da tumba (onde fotos não são permitidas) a construção do teto da câmara principal é uma coisa à parte.

source

Ok, o teto pode parecer um monte de pedras juntas, mas não é só isso. Pedras menores foram colocadas em cima de pedras maiores até se chegar ao topo. Prestem atenção, somente pedras! Não há cimento, barro, rejunte, nada. Além disso, por cima desse teto de pedras empilhadas há 200 mil toneladas de outras pedras que formam o monte da tumba, (que é possível ver lado de fora) e por cima dessas outras pedras há solo (terra e grama). Acreditem ou não, esse super teto da Idade da Pedra é à prova de vazamentos de água. Alguém conhece um engenheiro que dá mais ou menos 5 mil anos de garantia?

Como a área foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, não se pode ir diretamente até as tumbas. É necessário ir ao Centro de Visitação Brú na Bóinne, onde são exibidos alguns dos objetos encontrados nas tumbas.

No Centro de Visitação há a exibição de um video sobre a história do lugar, e depois você será levado (de mini-ônibus) à(s) tumba(s) que você deseja visitar, seja Newgrange, Knowth ou Dowth.

Para chegar ao Centro de Visitação Brú na Bóinne do centro de Dublin é fácil, basta contratar um dos serviços de tour para Newgrange, Knowth ou Dowth.

Eu recomendo o serviço que usei, que é o Mary Gibbons Tours e dá para fazer reservas online, com preços à partir de €30.00 para estudantes, com entradas inclusas.
www.newgrangetours.com

Algumas pessoas preferem pegar um trêm até Drogheda e depois um ônibus até o Centro de Visitação.
Para maiores informações acesse www.heritageireland.ie

GARANTO que a visita vale a pena!

Quem quiser conferir uma matéria super bacana feita pelo Ernani Lemos e pela Juliana Yonezawa, é só clicar abaixo:

Beijos com trevos!

Postado por: | Comments (33)

  1. Ai Tarsila, que lindo! Adoooooro história antiga, seja asteca, inca, maia, egípcia…E não sabia da existência dessa tumba em Newgrange. Fico sempre muito surpresa com a perfeição de construções feitas há tantos anos atrás com nada de tecnologia e maravilhosas, né? Obrigada mais uma vez por compartilhar um lugar bom pra se visitar. Com certeza esse já está na minha listinha de preferidos. 😉

    beijinhos e boa semana procê!

    Comentário by Katia — 03/08/2010 @ 1:19 pm

  2. Oi Katia!

    Muito obrigada! Newgrange é fascinante mesmo, uma coisa incrível e a vista é realmente imperdível. 🙂

    Beijinhos,

    Comentário by Tarsila — 03/08/2010 @ 1:51 pm

  3. Oi Tarsila!

    É mágico esse lugar. Muito lindo mesmo!!!

    bjuss

    Comentário by Sibelle — 03/08/2010 @ 2:23 pm

  4. Oi Sibelle!

    Nossa, a vibe lá é ótima. Eu me senti honrada de poder conhecer um lugar tão bem elaborado, antigo e misterioso. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 03/08/2010 @ 2:54 pm

  5. Adorei!!!!

    Quando for para Dublin novamente, pretendo visitar.

    bjs

    Comentário by Débora — 03/08/2010 @ 3:06 pm

  6. Oi Dé!

    Quando você vier de novo, está marcado! Vamos lá sim!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 03/08/2010 @ 3:20 pm

  7. liiiiiiindo! aaai quanta vontade de chegar logo meu dia de embarcar praí

    Comentário by Ju Martins — 03/08/2010 @ 3:40 pm

  8. Nossa, super legal isso! Tenho muita vontade de visitar as pirâmides do Egito, saber que há algo construído há milênios na Irlanda, po, vou fazer de tudo pra visitar \o/

    Comentário by Eduardo — 03/08/2010 @ 3:42 pm

  9. Oi Ju!

    Logo logoa data chega, aí você poderá aproveitar tudinho!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 03/08/2010 @ 3:52 pm

  10. Oi Eduardo!

    Pois é, Newgrange é mais antiga que as pirâmides do Egito (aliás, qualquer uma das duas opções vale uma visita!).
    As Grandes Pirâmides são gigantescas, imponentes, misteriosas…é algo que mexe com a gente e dá uma sensação de que somos pequeninos nesse mundo tão grande e que temos muito potencial como seres humanos (puxa vida, elas foram construídas há 4 mil anos atrás!) e apesar de Newgrange ser beeeem menor, a tumba tem mistérios não revelados, desenhos e inscrições na parte de dentro e ainda por cima, a tumba tem o alinhamento adequado para o solstício de inverno…nossa é de arrepiar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 03/08/2010 @ 3:57 pm

  11. Muito interessante e muito bonito tudo isso.
    Ai, ai, serão muitos lugares para visitar, não a vejo a hora de janeiro chegar.
    Parabéns pelo blog Tarsila, espero conhecer vc quando estiver na Irlanda.

    Comentário by Raisa — 03/08/2010 @ 4:58 pm

  12. Salve Tarsila. Passei pra agradecer seu carinho lá nos comentários e pra dizer que estamos organizando um encontro dos blogueiros para a próxima semana. É muita gente boa que visita os blogs alheios e ainda não se conhece pessoalmente. Vc, claro, é mais do que bem-vinda. Te deixo a par dos detalhes. bjos

    Comentário by Ernani — 03/08/2010 @ 7:05 pm

  13. Em tempo: muito bom o post e o assunto. Newgrange é muito bacana mesmo. Se tiver tempo, dá uma olhada nessa reportagem que nós fizemos para o Terra há algum tempo: http://www.youtube.com/watch?v=73Rzvm-0X28.
    bjos

    Comentário by Ernani — 03/08/2010 @ 7:09 pm

  14. Oi Raísa!

    Janeiro chega em breve e logo você pode aproveitar tudo que a Irlanda oferece! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 03/08/2010 @ 7:20 pm

  15. Salve Salve Ernani!

    Com certeza vou ao encontro de blogueiros sim! Aguardo os detalhes! 🙂
    Ah, e já adicionei o vídeo de vocês ao post, viu? Adorei suas matérias! Quem sabe não poderíamos fazer um combinado?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 03/08/2010 @ 7:22 pm

  16. História nos deixa sem palavras. Quando estive no Louvre nem acreditava. Enfim, chego mês que vem e o que mais me empolga é toda essa história, arte e cultura que existe na Europa e locais como este que dizem muito. Ótimo post.

    Comentário by Marcondes — 03/08/2010 @ 9:27 pm

  17. Olá Marcondes!

    Muito obrigada, como sempre. Ui! Logo logo você estará por aqui. Que ansiedade hein?
    Pois é, toda essa história do “Velho Continente” a.k.a. Europa é fascinante mesmo.
    Espero que você visite Newgrange e muitos outros lugares lindos aqui na terra dos leprechauns. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 03/08/2010 @ 9:42 pm

  18. Oi Tarsila!
    Ótimo post, escrito com uma riqueza de detalhes que faz a gente se sentir dentro do lugar!
    Newgrange é tudo de bom, adorei!
    Meu grande sonho é conhecer as pirâmides do Egito, logo mais eu chego lá, hehehe
    Beijo

    Comentário by Carol Bittencourt — 04/08/2010 @ 2:52 am

  19. Oi Carol!

    Muito obrigada! Nossa, eu gostei tanto de Newgrange que fui me empolgando e escrevendo…rsrsrs.
    Se você quer visitar o Egito, eu super recomendo. Aliás, você já viu o banner aí do lado da Emo Tours Egypt? Ah, eu sou suspeita pra falar porque sou apaixonada por tudo que tem a ver com história antiga. Se você também é, conheça Newgrange, será muito bacana. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/08/2010 @ 9:35 am

  20. Oi Tarsila!

    Acompanho seu blog a um certo tempo, está de parabéns pelo conteúdo!
    Será que você poderia me ajudar?
    Estou chegando em Dublin domingo agora, vou estudar na DSE, você sabe me dizer se Dublin 15 é muito ruim?
    Eu sei que é longe da escola mais gostaria de saber se é considerado um “bom bairro” pois fiquei sabendo que o lado ímpar é muito perigoso!
    È verdade?

    Muitoooooooooo obrigada!!!

    Comentário by Amanda — 04/08/2010 @ 2:23 pm

  21. Oi Amanda!

    Seja bem-vinda ao Vida Na Irlanda!
    Tudo bem? Bom a DSE é bem central e Dublin 15 é bem afastado, mais ou menos 50 minutos de ônibus.

    Há áreas boas e ruins em qualquer lugar, tanto do lado norte como do lado sul. Eu pessoalmente acho que o lado ímpar (que é metade da cidade) tem áreas muito bacanas também.

    É sempre legal ver o lugar antes de morar e Dublin 15 tem áreas muito boas, a única desvantagem é realmente a distância. Não fique impressionada com as coisas, por exemplo, eu acho São Paulo muito mais perigosa que Dublin mas situações desagradáveis podem acontecer em qualquer lugar do mundo, a gente tem de ficar esperto, né?

    Espero ter ajudado e se precisar, é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/08/2010 @ 3:25 pm

  22. Afudê o blog! Boa dica!

    Sou só eu que vejo um guri em posição fetal na 8ª foto (a do sol do solstício)???

    Abraço!

    Comentário by Arthur — 06/08/2010 @ 3:18 am

  23. Oi Arthur!

    Não é uma dica super legal? Ai, eu me empolgo!
    Tem um guri lá mesmo – rsrsrsrs. A foto não é minha, então não sei que é.
    Ficou uma coisa meio sombria né? rsrs

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/08/2010 @ 4:10 pm

  24. Adorei Newgrange, tambem ja visitei as piramides, esses monumentos sempre me impressionaram. Uma dica: os onibus a partir da rodoviaria de Drogheda só saem em dois horários pela manhã. Cheguei depois do meio-dia e tive que pegar um taxi 🙁 Pelo menos foi “só” 12 euros.

    Comentário by Renata — 18/08/2010 @ 9:39 pm

  25. Oi Renata!

    Ai, tanto Newgrange quanto as pirâmides, nossa! Cada qual com sua beleza, né? Mas simplesmente fantásticas. Aliás, sua dica é super pertinente, então pessoal, fiquem atentos aos horários dos ônibus de Drogheda se quiserem ir pra lá de trem. 🙂

    Obrigada e beijinhos!

    Comentário by Tarsila — 18/08/2010 @ 10:31 pm

  26. Vc estar de parabéns pelo blog, muito interativo e cheio de informações úteis para nós que vivemos na Irlanda, vai aí uma dica, conheça o castelo Kylemore, veja este vídeo que fiz em meio passeio por lá ( http://www.youtube.com/watch?v=MHZId0mTA58 ). Abraços

    Comentário by Anderson Ribeiro — 21/10/2010 @ 8:35 pm

  27. Olá Anderson!

    Muito obrigada pelos elogios e obrigada por compartilhar seu vídeo do Kylemore Castle. 🙂

    Espero vê-lo mais por aqui e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/10/2010 @ 11:34 pm

  28. Nooossaaa, que legal, meu sonho conhecer Newgrange e depois Stonehenge!!!!
    Sou apaixonada por ruínas históricas e quero muito rodar o mundo conhecendo todas…
    Parabéns, seu blog é fantastico e adorei a forma como explicou sobre o lugar.

    Um grade abraço,

    Comentário by Camila — 07/01/2011 @ 6:22 pm

  29. Olá Camila!

    Muito obrigada pelo comentário!
    Nossa, conhecer Newgrange foi mágico para mim, eu AMEI e espero conhecer Stonehenge, já que sou chegada nos mistérios da antiguidade. 🙂
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 9:16 pm

  30. Lindoooooo, exuberante, fantastico, empolgante…não vejo a hora de conhcer!!!

    Comentário by Cleire Silvestre — 08/07/2012 @ 8:13 pm

  31. Olá Cleire,

    Newgrange é um dos meus lugares favoritos daqui e recomendo mesmo! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 5:23 pm

  32. Oi Tarsilia, tudo bem, otimo site, estou planejando a minha viagem para Irlanda e não quero deixar de visita-lo, achei espatacular, mas gostaria de saber se consigo visita-lo em uma tarde, saindo de Dublin. Beijos e parabens pelo site.

    Comentário by Diogo — 30/06/2013 @ 9:34 pm

  33. Olá Diogo!

    Newgrange é imperdível, mas o passeio é longo pois de Dublin a viagem dura aprox. 1 hora, fora o tempo do passeio em si, portanto é possível fazê-lo em uma tarde, mas é bastante corrido. Recomendo que faça um Day Tour (que dura o dia) e que também mostra outras atrações da Irlanda, vale a pena, viu?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:10 am

Sorry, the comment form is closed at this time.