07/09/2010

Conhecendo a Irlanda: Hill of Tara

A Irlanda é um país de raízes celtas, cheio de história, mistérios e mitos. Existe um lugar no condado de Meath, próximo ao Rio Boyne que foi a capital espiritual e política da Irlanda celta – The Hill of Tara.

Os Altos Reis da Irlanda governaram a terra celta por mais de dois mil anos e as cinco estradas antigas da Irlanda convergiam neste ponto importante.

Depois do século XI o cristianismo, fundado na Irlanda por St. Patrick, começou a ser disseminado e Tara perdeu muito de sua importância espiritual. Apesar de ser um lugar altamente relevante para a cultura pagã, há uma estátua dele lá, do lado de fora, claro…

Tara é um lugar extremamente simbólico, utilizado para cultos sagrados, mas também foi o palco da batalha entre britânicos e irlandeses em 1798 e foi escolhido em 1843 por Daniel O’Connell para um protesto pacífico contra o Ato da União (Documento que fundiu o Reino da Irlanda e o Reino da Grã-Betanha), reunindo mais de um milhão de pessoas.

Lá existe um centro de visitação que fica dentro de uma igreja, onde se explica a importância do Hill of Tara através de uma apresentação de video, mas para se chegar ao lugar propriamente dito é preciso passar pela igreja e atravessar o cemitério que fica atrás dela.

Na verdade estes “montes e buracos no chão” foram Fortes da Idade do Ferro.

Vistos de cima, são como círculos, mas de perto eles são assim:

Nota para o cachorro e o menino brincando, pois pessoas que moram na área vão passear por lá…

E olhem só o campo florido amarelo por trás das árvores… parece de mentira, mas não é!

A Hill of Tara já abrigou diversas construções ao longo da história mas somente alguns permaneceram visíveis como o Monte dos Reféns (Mound of Hostages) que foi construido por volta de 2500 A.C.

Este Monte dos Reféns (o monte de onde a pessoa de camiseta vermelha está descendo) é, na verdade, uma tumba megalítica, mas infelizmente não é possível entrar dentro dela. O nome se refere os prisioneiros de reinos dominados que os Altos Reis possivelmente mantinham para garantir seu poder.

 

No “círculo central” de um destes “buracos” ficava o Cerco Real (Royal Enclosure) que apresenta em seu centro a Pedra do Destino (também conhecida como Liath Fáil em gaélico), um símbolo que representava poder e fertilidade, obviamente.

Claro que a atmosfera neste lugar mágico é muito boa e em um dia claro, como este, dizem que é possível ver metade dos condados de toda a Irlanda. Eu não sei se vi metade deles, mas tenho certeza de que dava para ver muito, muuuuuuito longe, eu fiquei apertando os olhos só para ter uma idéia de quão longe é possível enxergar.

O melhor de tudo isso? O acesso a este cenário maravilhoso é gratuito, embora o centro de visitação seja pago (Entre €1.00 e 3.00, que não é nada mal…).

Para chegar lá, você pode ir de carro pela N3 ou através de passeios (day tours), disponíveis nos postos de informações turísticas de Dublin.

Não deixem de conhecer esse cenário misterioso tão importante da cultura celta. Para mais informações visitem o site http://www.meath.ie.

Tenham uma ótima terça-feira!

Postado por: | Comments (19)

  1. Lovely.
    Um dia eu ainda vou aí. Ahh se vou… =)
    Beijos Tarsila! =D

    Comentário by Camila V. — 07/09/2010 @ 1:29 am

  2. Oi Camila!

    Venha sim! A Irlanda é um país muito bacana, mas como eu já disse sou suspeita para falar porque eu AMO a Terra dos Leprechauns!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/09/2010 @ 9:52 am

  3. Nossa, que lugar lindo! Dá vontade de sair correndo de braços abertos com os cabelos aos ventos, que nem em filmes! 😛 Hehehe… Sério! Além do mais, adoro cultura pagã! 😡 Acho tão interessante!

    Tarsila, esse lugar fica muito longe de Dublin? Na Irlanda é comum ter muitos insetos na grama e tal? Hehehe…

    Beijos.

    Comentário by Adryan — 07/09/2010 @ 4:14 am

  4. Oi Adryan!

    É um lugar muito lindo e fica há mais ou menos 1 hora de Dublin (isso porque eu fui pra lá de ônibus turístico, imagino que de carro seja mais rápido). Na Irlanda não se tem insetos como no Brasil, nem de perto.

    Às vezes tem um inseto ou outro (que parecem micro mosquitinhos) e você poderá ver algumas abelhas nas flores grandes, mas fora isso não há quase nada. Pelo menos eu nunca encontrei outra coisa e olha que já dormi na grama aqui, rolei no chão (em Tara mesmo-rsrsrs) e não tive nenhum problema. 🙂

    Anotado, não é um emoticon de raiva, mas ficou engraçado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/09/2010 @ 9:58 am

  5. Opa! Perdão! Minha intenção não era colocar um emoticon de raiva acima, e sim uma carinha como quem não pode falar: “:” + “x”!

    Comentário by Adryan — 07/09/2010 @ 4:16 am

  6. Oi Tarsila, adooooro seu blog!
    Dou uma espiada quase todo dia aqui do Brasil, enquanto sonho com meus futuros dias em Dublin.
    A cada post me surpreendo, são informações e curiosidades muito ricas e importantes. Obrigada por diponibilizar isso aos curiosos e sonhadores de plantão.
    Esse, para mim, foi especial, pq adoro paisagens que proporcionam reflexão, adoração e mexe com espiritualidade. Acho que vou amar a Irlandaaaa! rsrs

    Mais uma vez, parabéns.

    Dia 20 de novembro estarei ai =D

    Beijos

    Comentário by Ana Paula — 07/09/2010 @ 4:30 pm

  7. Oi Ana Paula!

    Muito obrigada pelos elogios, de verdade! Fico muuuuito feliz que você adooooora meu blog! Fique a vontade para explorar mais, ler outros posts, deixar comentários, etc., viu?
    Se você acha que vai amar a Irlanda, então provavelmente vai porque muitas coisas aqui são apaixonantes e o Hill of Tara é realmente um lugar muito bonito, excelente para contemplação. 🙂
    E logo logo você estará por aqui! Até em breve!!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/09/2010 @ 8:46 am

  8. I’m definetly going there, it’s incredible! Nice photos!

    Comentário by Phil — 08/09/2010 @ 3:10 am

  9. Hey Phil!

    Welcome to Vida Na Irlanda!
    Thanks for your comment! You should definitely go there, it’s a beautiful place – full of magic and mystery. 🙂

    See you around!

    Comentário by Tarsila — 08/09/2010 @ 9:02 am

  10. Belas fotos Tarsila!

    Comentário by Jonathan — 09/09/2010 @ 6:38 pm

  11. Olá Jonathan!

    Muito obrigada!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/09/2010 @ 10:28 pm

  12. Nossa, que lugar bonito. Pra meditar, passear com a familia…simplesmente beautiful!!!

    Comentário by Robson Sobral — 22/09/2010 @ 5:11 pm

  13. Olá Robson!

    The Hill of Tara é um lugar muito especial, uma vibe ótima! Simplesmente beautiful MESMO!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/09/2010 @ 9:52 pm

  14. Oi, Tarsila!
    Sou eu de novo alugando sua paciência…
    Claro q com esse post maravilhoso fiquei louca pra conhecer Hill of Tara!
    Como eu disse em outro post, tenho 3 fins de samana livres que gostaria de usar pra conhcer mais da Irlanda além de Dublin, onde ficarei.
    Como não dirijo a opção de laugar um carro está fora de questão. Day tour é a única alternativa? Não tem trem? Revire o irishrail e não consegui descobrir q cidade tem a estação mais perto…
    Vc acha q valeria a pena ficar mais tempo lá, um fim de semana? Como eu faço pra ir até lá por minha conta, pretendendo ficar mais tempo?
    Help me, please! (cara de cachorro abandonado)

    Comentário by Juliana — 13/05/2012 @ 3:12 am

  15. Oi Juliana,

    O passeio combinado Hill of Tara e Newgrange eu fiz com um Day Tour e adorei. Foi tempo suficiente e o ônibus retorna para Dublin no final do dia. Vale super a pena porque é pertinho.
    Em relação ao transporte público até onde eu sei você pode pegar o ônibus na Bus Éireann chamado Navan 109 vai pode te deixar na estrada R147, há mais ou meno de 10 minutos a pé do Hill of Tara. De qualquer jeito é recomendado entrar em contato com a Bus Éirann para confirmar a rota, horários, etc.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/07/2012 @ 11:34 am

  16. Oi, Tarsila!

    Ótimo seu post! No momento estou na Irlanda tentando descobrir como vou visitar todos os lugares que eu quero e suas informações ajudaram muito! Valeu!

    Realmente, estou apaixonadíssima pela Irlanda! Que país e gente maravilhosa! Estou com medo de querer voltar e ficar muito mais tempo….!

    Abraços!

    Cassiana

    Comentário by Cassiana — 18/07/2012 @ 10:24 pm

  17. Olá Cassiana,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Espero que consiga visitar tudo que você quer conhecer e fico muito feliz em ter ajudado.
    Eu sou apaixonada pela Irlanda e fico muito contente quando vejo que ela é também encantadora para meus leitores. 🙂 Espero que volte sim, muitas vezes!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/07/2012 @ 11:29 pm

  18. Tenho lido algumas coisas na internet sobre a verdadeira história da Irlanda, dizem que quando essa verdade vier a tona muita coisa poderá mudar em relação ao Vaticano….
    O que os povos antigos e as historias antigas da Irlanda em a nos dizer… onde eu encontro textos na internet sobre a “mitologia” irlandesa?

    Marcos Bispo

    Comentário by Marcos Bispo — 14/10/2012 @ 7:17 am

  19. Olá Marcos,

    Eu não sei ao certo ao que você se refere, mas existem muitas histórias e lendas que rodeiam os costumes pagãos irlandeses antes da cristianização do país. Isto está presente em vários livros sobre cultura celta e até mesmo em filmes de Hollywood (a tomar Excalibur como exemplo, já que a Morgana, irmã de Arthur, representa a religião pagã e é vista como vilã….) basta manter os olhos abertos!
    Fiz um breve busca na internet e encontrei este site: http://www.mythicalireland.com/mythology/ Talvez ele o ajude!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 8:54 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.