19/02/2013

Conhecendo a Irlanda: St. Brigid

Na Irlanda se celebra com bastante alegria o dia do padroeiro St. Patrick (São Patrício) no dia 17, mas o que bastante gente não sabe é que a Irlanda também tem uma santa padroeira – St. Brigid, ou Mary of the Gael.

St. Brigid (conhecida em português como Santa Brígida) é a santa dos bebês, gado, frangos, agricultores ,crianças cujos pais não são casados, da Irlanda, de Leinster das parteiras, dos recém-nascidos, das freiras, dos poetas,dos avicultores, marinheiros e estudiosos! Ufa!

st_brigid_ireland_01(source)

Ela também foi a primeira freira da Irlanda e o dia dela , 1 de fevereiro, celebra a chegada da primavera aqui na Ilha Esmeralda. Nascida em 450 d.C em Faughart (próxima à Dundalk no condado de Louth), St. Brigid era filha de Dubhthach, um chefe pagão e Broicsech, uma cristã. Especula-se que Broicsech nasceu em Portugal e foi seqüestrada por piratas irlandeses, tornando-se escrava aqui na Ilha Esmeralda (uma história bem similar a de St. Patrick, veja mais sobre ele clicando aqui.).

Pelas origens de seu pai, acredita-se que St. Brigid recebeu seu nome em homenagem à mais poderosa deusa celta, a deusa do fogo e da chama do conhecimento. St. Brigid viveu na mesma época que St. Patrick e foi altamente influenciada por seus ensinamentos e ela se tornou cristã aos dezoito anos quando começou seu trabalho dedicando sua vida à Deus e ajudando pobres, doentes e idosos. Segundo a lenda que ela era tão generosa que deu a espada cheia de jóias de seu pai à um leproso, como forma de ajuda. A estória ainda alega que ela rezou para que sua beleza fosse levada embora de modo que ela não atraísse ninguém para casar com ela e que depois que ela fez seus votos junto à Deus, que sua beleza retornou.

Algumas pessoas acreditam que St. Brigid na verdade era somente uma deusa pagã que foi ‘adotada’ pela igreja católica como santa para contribuir com a cristianização do povo irlandês. Mas…

St. Brigid foi a fundadora de diversos conventos na Irlanda e o mais conhecido fica no condado de Kildare, tanto que ela também é conhecida como St. Brigid of Kildare. Esta abadia em especial foi e é um dos mosteiros com freiras e monges de maior prestígio no país e se tornou conhecida por toda a Europa cristã.

A cruz de St. Brigid (St. Brigid’s Cross)

A cruz de St. Brigid tem um formato diferente da cruz padrão cristã. Feita de junco, ela normalmente é pendurada nas portas e nas vigas das casas para protegê-las de incêndios e também do mal.

Há algumas teorias sobre como a cruz de St. Brigid surgiu. Uma alega que a cruz  foi feita às pressas pela própria St. Brigid para converter um homem em leito de morte; outra diz que a cruz representa em seu centro o sol e seus raios, mantendo uma associação às tradições pagãs.

st_brigid_ireland_02(source)

Uma das formas de celebrar o dia de St. Brigid é fazer uma St. Brigid Cross, uma prática muito comum nas escolas primárias irlandesas.

Postado por: | Comments (8)

  1. OI Tarsila!!
    QUe legal conhecer a história da Santa Brígida. Agora sei de mais uma tradição irlandesa!!
    Beijos
    Andrea

    Comentário by Andrea — 20/02/2013 @ 5:22 pm

  2. Olá Andrea,

    Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado do artigo. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/05/2013 @ 9:26 pm

  3. Olá, onde se localiza o lugar da primeira foto, a fonte de Brigid? Fica em Kildare mesmo?
    Obrigado, adoro seu blog!
    Beijinhos 😀

    Comentário by Jean Machado — 27/03/2013 @ 2:21 am

  4. Olá Jean,

    Obrigada por curtir o Vida Na Irlanda.
    A primeira foto, com a estátua de St. Brigid fica perto do Black Abbey em Kildare sim. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 4:32 pm

  5. Legal, o mais interessante é que a santa tem as mesmas características que a Deusa na mitologia celta.

    Comentário by Paulo Henrique — 14/04/2013 @ 7:44 pm

  6. Olá Paulo!

    Obrigada pelo comentário. Essas “misturas” de culturas sempre acontecem, basta lembrar dos Deuses gregos e romanos que tinham nomes diferentes, mas muitos eram os mesmos…

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 1:19 pm

  7. Gostei muito da informações a Vida na Irlanda, fui adicionada por uma rapaz Ielandês, ai tive a curiosidade em buscar informações sobre este lugar tão distante do Brasil, fiquei encantada e tb gostei das informações práticas e objetivas.

    Comentário by Neida Santos — 03/09/2013 @ 1:30 am

  8. Olá Neida!

    Obrigada pelo comentário e carinho!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 11:23 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.