20/05/2014

Quanto custa morar na Irlanda?

Quem escolhe vir para a Irlanda por um tempo, seja para estudar ou morar, descobrirá que o maior gasto que você terá todos os meses será com o valor do aluguel, especialmente em Dublin. Para saber mais sobre isto (incluindo valores), veja: http://www.vidanairlanda.com/2014/05/quanto-custa-alugar-em-dublin.html

Contudo sabemos bem que o aluguel é somente um dos custos envolvidos na manutenção de uma residência e nas nossas vidas, portanto é muito importante conhecer também quais são os outros gastos envolvidos neste processo. Neste artigo vou cobrir os principais custos relacionados aos imóveis irlandeses e como eles são tratados por aqui.

contas_gas_eletricidade_lixo_dublin_irlandaCustos envolvidos no aluguel na Irlanda

Normalmente quando alugamos um imóvel/quarto/vaga somos responsáveis por pagar pelos custos de:

* Aquecimento e Eletricidade
* Lixo doméstico
* Internet e TV a cabo
* Água

Outros custos que podem estar envolvidos são:

* Produtos de uso comum na casa
* TV licence

Como são divididos os valores

A forma como estes gastos são divididos variam muito. Por exemplo, se você morar sozinho em um imóvel só, todas estas responsabilidades são suas, mas se você morar em uma casa ou apartamento com outras pessoas os gastos serão compartilhados.

Algumas casas ou apartamentos já tem uma política em relação à divisão dos custos podendo ser:
* Qualquer conta da casa ela é dividida igualmente entre os moradores.
* Qualquer conta da casa é dividida por cômodos.
* Todas as contas são somadas e divididas entre os moradores.
* Algumas contas já estão inclusas no aluguel.

Há vários modos como as pessoas negociam e organizam entre si os valores e pagamentos. Por vezes alguém da casa recebe todo o dinheiro e faz o pagamento, outras vezes o dinheiro é dado ao proprietário ou então as pessoas fazem o pagamento direito na conta de alguém, portanto é muito importante perguntar para o proprietário e/ou moradores como funcionam as contas da casa para que todos envolvidos tenham clareza em como proceder.

Tipos de gasto com moradia na Irlanda

IMPORTANTE: As contas na Irlanda NÃO são transferíveis, ou seja, não é possível mudar o “nome na conta”, portanto é necessário que a conta seja cancelada pela pessoa que não irá morar mais na residência e uma nova conta seja aberta no nome do atual morador.

Aquecimento e eletricidade

O maior gasto relacionado ao aluguel é do aquecimento e da eletricidade. Às vezes o aquecimento é feito a gás e outras vezes é de forma elétrica e pode envolver aquecimento de tanque de água (se o sistema para aquecimento de água for do tipo ‘boiler’), ou chuveiro elétrico.

De qualquer forma as contas de aquecimento e eletricidade estão interligadas mas podem ser cobradas de forma separada, dependendo de como funciona o serviço na sua residência.

Tanto o serviço de aquecimento como o de eletricidade é monitorado por um medidor (como no Brasil) que é avaliado de tempos em tempos pela companhia que presta serviço para você. Lembre-se que você deve ter acesso ao medidor da sua residência para poder acompanhar seu uso e gasto. Caso você more em um apartamento talvez seja necessário contatar seu proprietário ou agente imobiliário para ter acesso.

Há diversas empresas que oferecem o serviço de medição de gás e eletricidade sendo as mais conhecidas as tradicionais Electric Ireland, Bord Gáis, FloGas, Energia e Airticity e os pré-pagos Pinergy. PrePayPower.

A maioria destas empresas envia o pagamento a cada dois meses, mas recentemente isto tem mudado e cada vez mais as empresas tem oferecido pacotes variados com a opção de pagamento mensal ou então de uma tarifa fixa por mês (e se você acabar pagando a mais em um determinado mês, eles descontam do valor da próxima conta).

Para encontrar uma empresa que sirva sua área e caiba no seu bolso faça bastante pesquisas sobre os pacotes oferecidos online, muitas até já oferecem a contratação diretamente pelo site. Se você acha que está pagando muito pelas contas na sua casa entre no site Bonkers.ie, que compara preços dos principais fornecedores de serviços da Irlanda. Veja mais: http://www.bonkers.ie/compare-gas-electricity-prices/

Lixo doméstico

Muitas vezes o custo de coleta do lixo domestico já está incluso no aluguel, em especial em prédios e condomínios, mas cada lugar funciona de um modo e a coleta do lixo pode funcionar de forma separada, portanto é essencial perguntar ao proprietário e/ou moradores sobre como é feita a divisão para a coleta e pagamento do lixo domestico (inclusive como funciona o lixo reciclável).

Há basicamente dois sistemas de coleta de lixo domestico em Dublin, que explico em detalhe e com clareza (e até valores) neste artigo aqui: http://www.vidanairlanda.com/2012/07/se-virando-em-dublin-coleta-de-lixo-domestico.html

Na Irlanda há diversas empresas que fazem este tipo de trabalho incluindo Panda, Greyhound, Thorntons, City Bins, Oxigen, Ozo Waste e muitas outras.

Assim como as contas de energia, estas empresas oferecem pacotes variados que podem ser pela coleta individual de sacos ou carrinhos de lixo, planos mensais e até anuais. Recomendo que você pesquise os preços e pacotes relativos à sua área junto às diversas empresas para descobrir qual é o melhor negócio para você.

É importante também saber quem é responsável na casa por tirar o lixo domestico, seja para colocá-lo na rua ou levá-lo em um centro de reciclagem.

Internet e TV a cabo

Outro gasto que normalmente é compartilhado em uma residência com diversas pessoas é o acesso a internet e a TV a cabo. Este gasto normalmente não é compartilhado se os moradores da casa tenham internet individual (via modem individual ou celular).

Assim como as outras contas normalmente o valor da internet e da TV a cabo são divididos igualmente entre os moradores já que o valor cobrado é fixo por mês de acordo com o pacote contratado pela residência e as empresas que fornecem o serviço são as mais variadas incluindo as principais empresas: UPC, Sky, Eircom e Magnet.

Normalmente os pacotes de TV a cabo e internet estão interligados, mas em alguns casos é possível contratar somente um serviço ou o outro (veja bem o contrato, pois algumas empresas cobram uma taxa por oferecer somente um dos serviços).

Os contratos de internet e TV a cabo normalmente tem duração mínima de 12 meses e estão sujeitos a multa se houver quebra de contrato, portanto fique atento ao fazer sua opção e se ela ficará no seu nome. Vale também lembrar que nem todas as empresas que oferecem internet e TV a cabo tem cobertura por toda a Irlanda ou Dublin e que portanto é importante ver se há disponibilidade de acesso na sua área.

Água

Esta é a maior novidade na Irlanda. Até 2014 não havia conta de água no país e não era necessário pagar nada para utilizá-la e os responsáveis pela manutenção, fornecimento e tratamento da água eram as autoridades locais, como o Dublin City Council em Dublin.

Desde 2013 a Irlanda criou o órgão Irish Water, responsável pela manutenção e tratamento da água em toda a Irlanda que já está implementando medidores de água por toda a Irlanda e que planeja iniciar as medições a partir de 1 de outubro de 2014 e enviar as primeiras cobranças em janeiro de 2015.

Ainda não se sabe como funcionará o sistema de cobrança de água que será estabelecido pelo Comission for Energy Regulation (CER) e envolverá consulta ao público., mas se assume que será algo muito parecido com o de aquecimento e eletricidade. Valores também ainda não foram definidos. Para mais informações acesse www.water.ie

Outros custos

Produtos de uso comum na casa

Ao morar com outras pessoas você terá de lidar com a manutenção de áreas comuns como sala, cozinha, etc e os produtos utilizados nestas áreas são de uso de todos, assim é importante que você saiba como são compartilhados os gastos para itens como: sacos de lixo, buchas, produtos de limpeza de áreas comuns (detergente, cândida, desinfetante), etc.

Algumas residências fazem uma “vaquinha” (kitty) e juntam o dinheiro para comprar o necessário; em outros lugares as pessoas compram e depois dividem os custos e há até casos em que o próprio proprietário é quem fornece os produtos, mas não é obrigação dele.

TV licence

A TV licence é uma licença que tem de ser paga para o governo caso a residência tenha um aparelho de televisão (mesmo que quebrado ou guardado). Se a residência tem um aparelho de TV ela é obrigada, por lei, a ter uma TV license (inclusive há inspetores que aparecem periodicamente nas residências para verificar isto e a falta do pagamento pode levar, em ultimo caso, até a prisão).

O custo da TV license é atualmente de €160 por ano e é nominal, ou seja, fica no nome de alguém, normalmente a responsabilidade fica por conta de quem tem o aparelho.

Se a residência onde você mora tem uma televisão e ela pertence ao proprietário é ele quem deve pagar pela licença e caso você não queira ter a TV você pode pedir para que ele retire o aparelho. Se os diversos moradores na casa optaram por ter uma televisão os mesmos devem compartilhar este custo e caso você tenha decidido comprar um aparelho para você, você é o responsável por obter a licença. Para mais informações sobre a TV Licence acesse: http://www.anpost.ie/anpost/tvlicence250108.htm

Conclusão

Encontrar um lugar para morar envolve, alem do custo do aluguel, outros custos de manutenção que podem ser compartilhados das mais diversas formas possíveis.

Além dos valores estimados sobre os custos que você terá com cada gasto extra, a coisa mais importante para se ter em mente é a forma como as responsabilidades e pagamentos de cada conta são feitos dentro da residência e entre moradores.

Para não haver dúvidas ou brigas, sempre peça uma explicação por escrito ou tenha todas estas divisões explicadas no seu contrato de aluguel. Conviver com outras pessoas pode ser uma experiência muito bacana, mas a coisa pode mudar de cara quando o assunto é dinheiro.

Espero ter ajudado!

 

Postado por: | Comments (6)

6 Comments »

  1. Excelente artigo. Obrigado! 🙂

    Comentário by Vinicius — 04/06/2014 @ 1:39 am

  2. Olá Vinicius,

    Obrigada pelo comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/06/2014 @ 10:15 am

  3. Obrigado! A irlanda é muito linda! É ajardinada e limpa. É claro que tem seus problemas! Se nao tivesse problemas seria o PARAISO. Será que um dia a humanidade conseguirá viver num Planeta paradisiaco?

    Comentário by Welyson — 17/06/2014 @ 5:18 am

  4. Olá Welyson,

    Obrigada pelo comentário!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2014 @ 8:03 pm

  5. Olá Tarsila, gostei muito do seu artigo. Mas tem como vc colocar valores???

    Abs,

    Dinairton.

    Comentário by Dinairton — 19/06/2014 @ 2:01 pm

  6. Olá Dinairton,

    Infelizmente eu não tenho como colocar os valores porque eles variam muito de casa para casa (quanto as pessoas consomem), além de em quantas pessoas o valor é dividido, portanto é muito subjetivo e não quero criar expectativas quanto aos valores gastos já que a variação pode ser muito grande.

    Desculpe não poder ajudar mais.

    Comentário by Tarsila — 19/06/2014 @ 6:26 pm

Leave a comment

Comentários que não contribuem para o tópico acima serão deletados.