21/05/2014

O que fazer antes de alugar na Irlanda

Encontrar um cantinho para morar na Irlanda é uma tarefa desafiadora por diversos motivos: Lidar com uma nova experiência em um novo país (muitas vezes totalmente em inglês!); aprender como funcionam as coisas dentro das casas irlandesas, encontrar um lugar legal em uma boa localização e com pessoas bacanas, ter acesso ao que você precisa e ainda por cima estar dentro da verba que você tem para pagar. Ufa!

scene_001Todos os obstáculos na procura de uma residência, seja casa ou apartamento, podem ser minimizados se forem tratados com tranqüilidade e principalmente, se você se preparar.

Alguns aspectos para escolhermos onde vamos e/ou querermos morar são subjetivos e estão relacionados ao modo como percebemos o ambiente. Por exemplo, como observamos a área onde está o imóvel, como nos sentimos dentro do lugar, como nos damos com as pessoas que já moram lá, etc.

Outros elementos podem ser relacionados nas descrições do imóvel/quarto/vaga, mas muitos destes itens só podem ser avaliados quando fazemos uma visita ao imóvel, independentemente da descrição e fotos do lugar. Para ajudar fiz uma lista de 5 coisas que você deve se atentar ao procurar um lugar para morar. Então vamos lá:

1 – Se familiarize com os 14 padrões mínimos para residências alugadas na Irlanda

http://www.vidanairlanda.com/2014/03/imigrando-os-14-padroes-minimos-para-residencias-alugadas-na-irlanda.html

Observe com atenção se o imóvel/residência/quarto/vaga está em condições adequadas para moradia. Ao olhar um imóvel você deve ser como um “investigador” e olhar tudo com minúcia para não ter problemas depois.

Tudo deve funcionar perfeitamente e estar em boas condições, portanto abra e feche portas, armários, janelas; verifique fechaduras, torneiras e vasos sanitários, sente na cama, veja embaixo dela, observe escadas, pisos, paredes e tetos alem de verificar se a residência tem equipamentos adequados para emergências (ex. alarmes).

Estes padrões são estabelecidos pelo governo da Irlanda e devem ser monitorados pelo PRTB (Private Residencial Tenancy Board), ou seja, não aceite nada menos do que isto.

2 – Analise a localização do imóvel

Considere se o imóvel é conveniente para você e para a sua Vida Na Irlanda. Ele fica próximo da sua escola ou trabalho (ou os dois?) A residência facilita a sua vida em termos de acesso ao transporte público, lojas, etc.?

Se você não for usar transporte público pergunte se há lugares para você guardar uma bicicleta caso tenha uma e claro, pergunte se a área é tranqüila para circular em horários inusitados (de madrugada, por exemplo).

3 – Pergunte quais são valores (de novo e de novo e…mais uma vez)

Sempre confirme mais de uma vez  quais são os valores a serem pagos dentro do imóvel como aluguel, depósito e contas. Só deixe as coisas acertadas quando os valores estiverem dispostos por escrito, de preferência no contrato.

Leia mais sobre o depósito aqui:
http://www.vidanairlanda.com/2011/02/se-virando-em-dublin-lidando-com-aluguel.html

Leia mais sobre as contas aqui:
http://www.vidanairlanda.com/2014/05/quanto-custa-morar-na-irlanda.html

4 – Tire fotos do imóvel e faça uma pequena lista de prós e contras

Quando estamos procurando um lugar para morar às vezes fazemos muitas visitas e deixamos para o nosso cérebro digerir todas as informações e infelizmente acabamos nos esquecendo de alguns detalhes.

Aproveite que hoje em dia a maioria dos celulares tem câmera fotográfica e peça (com gentileza e educação) para tirar fotos do imóvel/quarto/vaga para você não se esquecer de como é o espaço. Aproveite para fazer uma lista de 3 a 5 itens de vantagens e desvantagens de cada imóvel. Você verá em primeira mão que tomar uma decisão com tudo registrado será muito mais fácil.

5 – Saiba quais são os seus Direitos e Deveres

Por fim não esqueça de conhecer quais são os seus Direitos e Deveres como locatário, afinal de contas você tem de saber bem o que você pode ou não exigir e o que deve fazer por aqui.
http://www.vidanairlanda.com/2014/04/imigrando-alugar-na-irlanda-direitos-e-deveres.html

Conclusão

Entenda como funcionam os padrões para alugar imóveis na Irlanda e o que você pode esperar e exigir de qualquer acomodação. Faça uma análise honesta consigo mesmo sobre onde você quer morar em termos de localização e ambiente e entenda todos os custos envolvidos antes de optar por um determinado imóvel, quarto ou vaga.

Procurar um imóvel na Irlanda já é cansativo, portanto não deixe para que a sua memória dê conta de um monte de novas informações. Esteja preparado para a sua visita para ficar mais fácil entender o que cada oportunidade tem a oferecer e qual será, de fato, a melhor escolha para você.

Espero que estas observações ajudem a encontrar o lugar que você busca para alugar na Irlanda!

 

Postado por: | Comments (12)

  1. Olá valeu pelas dicas, como sempre valiosas. Vou para a Irlanda em junho. Vou para Bray, ficarei em casa de família as primeiras 2semanas, mas desde já tenho pensado em acomodação após esse período. Os seus textos sobre acomodação tem me ajudado muito, posso dizer que vou “mais preparado” quando estiver na Irlanda, será um grande desafio!

    Comentário by Sérgio Mendes Aguila — 22/05/2014 @ 1:23 am

  2. Olá Sérgio!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Fico feliz em poder ajudar e espero que você continue acompanhando o Vida Na Irlanda!

    Beijinhos e boa sorte!

    Comentário by Tarsila — 22/05/2014 @ 9:11 am

  3. Olá, estou deixando meus profundos agradecimentos por este post de grande importância para nós, que ainda, estamos aqui no Brasil. Entretanto, já queremos saber de tudo!
    Abraço.

    Comentário by Larissa Gaspar — 22/05/2014 @ 1:40 am

  4. Olá Larissa!

    Obrigada pelo carinho e comentário!
    É um imenso prazer poder ajudar. Eu já estive na sua pele em uma época em que não havia nenhuma informação disponível e fico muito feliz em poder contribuir!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/05/2014 @ 9:12 am

  5. Olá Tarsila,
    Muito obrigado por tantas infromações uteis. Pra mim seu blog é uma fonte segura de informações sobre a vida aí.
    Não sei se você já recebeu algum pedido sobre este tema, mas vou mandar:
    Intercambio para portadores de deficiência fisica.
    Como é a acessibilidade em Dublin, mercado de trabalho – tem lei de cotas como aqui no brasil?, existe preconceito, restrição ou regra para tirar o visto…
    Abraço

    Comentário by André Oliveira — 22/05/2014 @ 5:58 pm

  6. Olá André,

    A sua dúvida já tem até resposta aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas
    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 23/05/2014 @ 11:09 am

  7. Tarsila,
    Primeiramente gostaria de elogiar seu site e todas as informações e orientações que posta, vou chegar dia 12/07 em Dublin e posso dizer que praticamente tudo que quis saber e todas as minha dúvidas foram tiradas com seu blog.
    Vou ficar as 2 primeiras semanas em acomodação estudantil e embora já tenha pesquisado alguns quartos para ficar depois ainda não fechei nenhum, gostaria de saber se é tão fácil assim como dizem, chegar ai e ficar esse tempo em acomodação estudantil e procurar algo, e se tem algum ponto contra, ou alguma recomendação para não entrar numa fria? Ou até mesmo uma experiência sua quando chegou ai.

    Obrigada!!

    Comentário by Camilla — 24/05/2014 @ 8:02 pm

  8. Olá Camilla!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Vamos lá: Há pelo menos 1 ano atrás (2012/2013) encontrar um lugar para morar era relativamente tranquilo, mas desde a metade do ano passado até agora isto tem se tornado mais difícil pois os aluguéis tem aumentado e a quantidade de vagas disponíveis diminuindo, tornando o mercado bem mais competitivo. Eu recomendo, caso você já tenha interesse em alguns lugares, já agendar visitas para quando você chegar, pois quando eu vim para a Irlanda (em 2007) a situação era bem similar e encontrar um lugar para morar naquela época foi bem puxado e demorou mais do que esperávamos.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 27/05/2014 @ 12:20 am

  9. Olá Tarsila, parabéns pelo trabalho e pelos textos.
    Aproveitando a liberdade que vc nos dá em fazer perguntas, por uma casualidade vc já postou algo ou se existe um determinado lugar onde a gente poderia se conectar com pessoas que estejam oferecendo um espaço para locações (Ex. divulgação on site onde podemos nos conectar em busca de moradia). Como estou embarcando na segunda quinzena de setembro estou na mesma condição que muitos, a busca de um lugar bom e com pessoas confiáveis.
    Grato pelo espaço.
    Fabiano

    Comentário by Fabaino de Araujo — 13/06/2014 @ 8:17 pm

  10. Olá Fabiano!

    Há sim um artigo específico aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    Há também bastante anúncios independentes em grupos no facebook.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 13/06/2014 @ 9:30 pm

  11. Obrigado pelo retorno

    Comentário by Fabiano de Araujo — 14/06/2014 @ 2:13 pm

  12. Olá Fabiano!

    Disponha, é um prazer poder ajudar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/06/2014 @ 9:36 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.