21/05/2010

Se virando em Dublin: Como alugar casa?

Esse tópico é muito relevante para quem está chegando (ou quase chegando) e está naquela ansiedade doooida de querer arrumar tudo. Eu entendo, passei por isso também. Por isso que escrevo esse blog, para poder ajudar vocês nessa transição.

Quando a gente compra o curso e fecha a acomodação (na maioria dos casos em casa de família, ou em hotéis ou albergues) a gente não fica pensando em como esse lugar “temporário” será, porque sabemos que são somente por 2, 3 ou 4 semanas e daí temos que nos virar. Nos preocupamos com ONDE É QUE EU VOU MORAR DEPOIS e é aí que bate a ansiedade. Afinal de contas é um país desconhecido, com língua, cultura e costumes diferentes e a gente ainda não sabe bem onde são regiões boas nem ruins e nem se o preço do aluguel é adequado (ninguém quer pagar mais do que deve, né?).

Bom, aqui vão algumas referências:

1) É mais comum dividir casa/apartamento com outras pessoas do que morar sozinho.
Dublin é uma cidade jovem, cheia de “young adults” na faixa dos 20 a 35 anos de todas as partes do mundo. A maioria das pessoas vem pra cá para estudar inglês (ou outra coisa) e pretende morar aqui por, no máximo, dois anos.

Sendo assim as pessoas preferem dividir as casas com outros estudantes. O valor do aluguel é reduzido (pois é dividido entre as pessoas da casa), os quartos geralmente são privados e alguns lugares “sociais” são de uso comum, como sala e cozinha. É uma experiência bacana, pois você cria novas amizades e aprende a arte de “morar junto com pessoas diferentes”.

É possível morar sozinho ou somente com seu namorado/a, mas o valor será bem mais alto e a maioria dos estudantes quer guardar um dinheirinho para poder se virar, renovar seus cursos e/ou viajar a Europa.

2) Morar no centro de Dublin é MAIS CARO.
A cidade de Dublin é dividida de forma bem particular, como eu já expliquei no post sobre o Layout da Cidade. (Se quiser mais informações sobre o layout de Dublin, clique aqui.) O centro de Dublin é uma das regiões mais caras para se morar. Leiam bem: não é a região MAIS nobre, é a MAIS cara. Isso acontece porque Dublin é uma cidade relativamente pequena e seu maior pólo comercial fica no centro da cidade – bancos, empresas, porto..tudo fica lá e em função do fácil acesso o preço é mais alto.
Atualmente o aluguel de um apartamento de 1 dormitório, em Smithfield (lado norte, relativamente central) é de €750 euros por mes.

3) A maioria das casas já é toda MOBILIADA. Verifique se TUDO está funcionando.
Na hora de procurar seu apartamento/casa, procure uma que já esteja mobiliada (99% dos imóveis já está) e quando você for fazer uma visita pra conhecer o lugar, veja se tudo está funcionando (não tenha vergonha de perguntar e pedir para ligarem as coisas), como máquina de lavar, secar, chaleira, torradeira, chuveiros, torneiras, interruptores de luz, etc. Afinal de contas você vai PAGAR para morar lá e depois que você entrou, o Landlord ou Landlady (proprietário ou proprietária) dificilmente farão reformas no lugar. Aproveite para pedir o que for preciso ANTES de entrar. Peça pratos, talheres, copos e roupa de cama. Se não tiver parte disso ou nada disso, peça abatimento no valor do aluguel para que você COMPRE essas coisas.

4) É melhor morar com estrangeiro do que com Brasileiro?
Algumas pessoas acreditam que sim, outras não. Isso é muito pessoal. Eu já dividi casa e morei somente com Brasileiros, mas seja qual for sua experiência, eu acho válida. Morar com outras pessoas, sejam da sua nacionalidade ou não, é interessante para que você aprenda a conviver com gente que não é a sua família, é um processo de crescimento. Há quem opte por morar com estrangeiros para poder (ou ser obrigado) a praticar o idioma e há quem opte por morar com Brasileiros, porque compartilha a mesma cultura e referências, assim o convívio pode ser mais tranqüilo. Mas tudo depende – você quer morar com pessoas BACANAS, independentemente da nacionalidade.

3) Como eu procuro um lugar para morar?
Em 99% dos casos as pessoas conseguem alugar uma casa/apartamento em Dublin das seguintes maneiras:

1) Conhecem alguém que tem vaga na casa/apartamento

2) Encontram a vaga em um mural na escola ou outro estabelecimento

3) Procuram vagas no www.daft.ie

Nos dois primeiros casos é uma questão de achar a pessoa que está procurando alguém e como MUITOS estudantes de todo o mundo vêm e vão frequentemente, SEMPRE existem vagas. Aí cabe a cada um escolher onde quer morar. Agora vou explicar um pouco como se procura por casa/apartamento no DAFT.

O DAFT é um site irlandês de classificados de imóveis. É de confiança e TODO MUNDO aqui o usa.

Para alugar um lugar (que não tenha ninguém já morando lá) você buscará imóveis na sessão de LETTINGS.

Para buscar vagas em casas/apartamentos para dividir com alguém, você buscará na sessão SHARING.

Nos dois casos, quando você clicar na caixinha, ele oferecerá opções de onde você quer morar: Do lado norte ou sul de Dublin, em outras cidades, outros condados (Como se fossem Estados, representados por Co., por exemplo Co. Dublin – Condado Dublin) e se você descer mais a lista, ele mostra opções mais específicas como Dublin 1, Dublin 2, Dublin 3, etc…

Depois de selecionado você clica GO! e uma lista de imóveis aparecerá:

Você verá o endereço do imóvel:

O preço, quantidade de quartos e se é mobiliado ou não (Furnished quer dizer que É MOBILIADO)

A disponibilidade do imóvel (que pode ser imediata ou dentro de algum tempo) seguida da descrição do imóvel.

Se você quiser visualizar mais detalhes sobre a propriedade, como ver mais fotos ou a localização no Google Maps e como entrar em contato com quem está alugando o imóvel, você clica em VIEW MORE DETAILS…

Aí é com você – contatar a empresa, proprietário ou pessoa responsável para marcar um dia para ver a propriedade. Ah, se você ver algo que lhe interesse, seja esperto e contate a pessoa o mais rápido possível. Imóveis bons e com boa localização somem do mapa rapidinho.

Ah, DICA IMPORTANTE. Se você for visitar um imóvel e o preço for muito salgado, chore no valor. Faça uma manha e peça para baixarem até não dar mais – atualmente alugar imóveis não tem sido tarefa muito fácil, então as pessoas estão sendo mais bacanas…

5) O contrato é de 1 ano e vou ficar somente 6 meses?
Isso é comum e nesse caso, o que a pessoa que entra no imóvel se compromete a fazer é encontrar alguém para substituí-lo. A coisa funciona assim: Quando você for entrar em um imóvel, seja dividido ou não, você pagará logo de cara DOIS aluguéis. Um é referente ao mês corrente e o outro é UMA GARANTIA, caso você quebre o contrato (exemplo: Sair do imóvel depois de 6 meses dentro de um contrato de 1 ano). Se você ficar no imóvel pela duração completa do contrato você pode pedir esse dinheiro de volta ou permanecer no imóvel por mais um mês, mas se você sair antes você perderá esse dinheiro, a MENOS que você encontre alguém pra ficar no seu lugar. Se alguém for entrar no imóvel para ficar no seu lugar, essa pessoa pagará o ALUGUEL MAIS a GARANTIA. O aluguel é enviado para o proprietário(a) e você recebe a garantia do novo morador, ou seja, você recupera a sua garantia. O mesmo pode acontecer para o novo morador, se ele quebrar o contrato. De qualquer modo a melhor coisa é conversar com o proprietário para acertar como vocês devem proceder em casos diferentes e não esqueça de ASSINAR um contrato. Nem que seja um documento que você escreva no word, com valores e datas – assinados por você e pelo(a) proprietário(a).

Bom pessoal, acho que é isso por enquanto. Se vocês tiverem dúvidas sobre localização, procedimentos ou o que for, é só deixar um comentário, me mandar uma mensagem ou e-mail. Ficarei feliz em ajudá-los! Espero que vocês encontrem um lugar muito bacana para morar e que seja uma experiência fantástica!

Até amanhã!

Postado por: | Comments (256)

  1. Olá Tarsila,

    Tudo bem? Já havia entrado em contato com você outras vezes pedindo referências sobre a agência de intercâmbio Vision, na ocasião você recomendou que eu entrasse em contato com as pessoas citadas na matéria sobre o Café da manhã no Brick Alley Café. Ocorre, que consegui o contato de apenas uma pessoa, mas que não me deu retorno. Assim, gostaria de saber se você poderia me ajudar com alguma referência, pois gostaria de fechar com essa agência mas gostaria de referências antes de tomar a decisão.

    Também gostaria de saber sua opinião sobre Cork, pois estou pensando em ir para Cork ao invés de Dublin. Gostaria de saber os pontos positivos e negativos de Cork X Dublin – se vc recomendaria Cork e pq?

    Sei que você tem uma demanda enorme de perguntas, mas ficarei muito grata se puder responder ao meu e-mail.

    Desde já agradeço a sua atenção,

    Bjs e parabéns pelo seu trabalho!!

    Comentário by Isabella — 09/11/2012 @ 7:01 pm

  2. Olá Isabella,

    Obrigada pelo comentário. Infelizmente não conheço alunos que utilizaram a Vision Intercâmbio a não ser as que entrevistei, veja:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/estudar-na-irlanda-london-college-dublin.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/estudar-na-irlanda-the-english-academy.html
    http://www.vidanairlanda.com/2012/02/estudar-na-irlanda-the-english-academy-2.html
    http://www.vidanairlanda.com/2012/03/estudar-na-irlanda-infinity-business-college.html
    http://www.vidanairlanda.com/2012/07/estudar-na-irlanda-london-college-dublin-2.html

    Eu não tenho como comparar Cork a Dublin pois não moro lá, espero que entenda. Como Cork é a segunda maior cidade da Irlanda imagino que não seja extremamente diferente de Dublin, apenas menor. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 5:59 pm

  3. Olá, Parabens pelo blog esta maravilhoso, eu pretendo ir daki um ano fazer um curso de make up e vou fiicar apenas um mes e uma semana sera que teria algum lugar que alugue quartos para um casal por apenas um mes? Obrigada

    Comentário by Giuliana — 09/11/2012 @ 8:59 pm

  4. Olá Giuliana,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Normalmente no Daft você deve fazer o mesmo tipo de busca, só que na área de Short Term (que é de curto prazo).
    http://www.daft.ie/shortterm/

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 6:01 pm

  5. Nossa Adorei muito obrigado. mais por exemplo é pago como esse valor semanal? mensal? e quanto mais ou menos vc gastava no mês? vc trabalhou na irlanda?

    Comentário by adalton — 12/11/2012 @ 3:36 am

  6. Olá Adalton,

    Normalmente os alugueis são pagos mensalmente.
    Uma média de gastos por mês que um estudante tem por aqui fica em torno de €500 com todas as despesas.
    Sim, eu moro na Irlanda há quase 6 anos 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 11:40 am

  7. Oláá!!!
    Gostaria de saber qual é o lugar mais barato para morar em Dublin, por mais furreco que seja!! kkkkkkk Obrigada!!!!

    Comentário by Simone — 14/11/2012 @ 6:14 pm

  8. Olá Simone,

    Você vai encontrar de tudo por aqui mas não me sinto confortável em dizer se é este ou aquele lugar é mais barato ou não, pois o valor pode variar de acordo com o local, número de pessoas na casa/quarto/ etc. Eu recomendo que você busque um lugar onde você se sinta confortável e segura, pois lidar com todas as mudanças de estar no exterior já é uma coisa muito grande. Considere o seu bem-estar também, pois ele é necessário para que você enfrente todos os desafios que vão surgir.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 12:23 pm

  9. Oi tarsila… 😀
    Quero ir para irlanda . mais tenho muito medo de não encontrar aluguel. por exemplo vou pela liffey college e o pacote tem apenas uma semana. e queria saber se é fácil encontrar acomodações? e outra estarei levando 3000 mil euros com esse dinheiro dar pra me ficar ai por quanto tempo sem precisar trabalhar? e sobre trabalho é fácil um extrangeiro arrumar emprego ai? e quanto mais ou menos eles pagam? tenho uma serie de dúvidas mais desde de já. fico muito agradecido!!! ah e adorei seu blog. grato

    Comentário by Adalton — 19/11/2012 @ 12:20 am

  10. Olá Adalton,

    Obrigada pelo comentário. Fique tranquilo, pois não é difícil encontrar um lugar para morar, inclusive a maioria das pessoas que entrevisto dizem que conseguem encontrar acomodação em mais ou menos duas semanas.
    Os €3 mil vão durar o quanto você economizar, pois seus gastos dependem do seu estilo de vida. Normalmente é um bom valor para se manter por até 3 meses.

    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    O salário mínimo é de €8.65/hora.
    Um trabalho de 20 horas/semana é o suficiente para se manter com o básico. Vale a pena lembrar que seus gastos dependem muito de onde você irá morar, estudar, e se precisará de transporte público. Gastos também dependem do seu estilo de vida e quanto você gasta com roupas, baladas, passeios, etc.

    Para se ter uma referência de custos, veja estes posts aqui:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/se-virando-em-dublin-compras-no-supermercado.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 1:24 pm

  11. ola Tarsila,

    com força de Deus irei para Irlanda no ano seguinte pretendo ficar pelo meno 9 mese , sei que o dinheiro que reservo não dara para me sustentar sem q eu o enonomise e encontre um trabalho, gostaria de saber se com a profissao q tenho( garçom ) se consigo não tão facil ,mais um emprego rapido …

    obrigado pelo belo trabalho desse blog

    grato

    graciano lucas

    Comentário by Graciano — 19/11/2012 @ 7:43 pm

  12. Olá Graciano,

    Obrigada pelo comentário.

    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 1:29 pm

  13. Olá, Tarsila,

    Estou amando seu blog e ele já me esclareceu muitas duvidas. Porém tenho uma dúvida que ainda não encontrei resposta. Estou planejando minha viagem para março de 2013 e a minha dúvida é a seguinte: Quando vc foi pra Dublin vc foi com seu namorado correto? Estou indo com meu namorado e estou com medo de não encontrar um quarto para alugar. Todos os lugares que procurei até agora pela internet tem a informação de que não aceitam casais, mesmo os quartos duplos. Vc teria alguma dica para me dar em relação a isso? como vc fez quando chegou ai?

    Bjos! Obrigada!

    Comentário by Camila — 29/11/2012 @ 6:45 pm

  14. Olá Camila,

    Obrigada pelo carinho e fico feliz em poder ajudar.
    Nossa, sua viagem está logo aí, espero que dê tudo certo!
    Quando eu vim para a Irlanda vim com meu marido sim e não se preocupe, há vagas para casais (embora não sejam a maioria). Vocês vão acabar encontrando um lugar. Procure por Double Bedroom e não deixe de espiar em comunidades no Facebook (sempre há vagas por lá!)

    Beijinhos!

    Comentário by Tarsila — 15/02/2013 @ 8:50 pm

  15. Olá Tarsila,

    Adorei suas dicas, pois no ano que vem, logo no começo do ano de 2013 estou de partida para Diblin para estudar a lingua. E para mim foi muito importante esses detalhes de moradia, onibus, etc.
    Gostaria de saber como é arrumar emprego também, pois a minha idade é um pouco mais de45 anos, e se vc pudesse me dar algumas dicas? Sou professora, e sei que em Dublin não arrumarei em que trabalho, mas acredito que com suas dicas me arrumarei.

    Beijos, Obrigada.

    Aguardo sua dica!

    Comentário by Margarida Marcia Marra da Silva — 30/11/2012 @ 8:44 pm

  16. Olá Margarida!

    Obrigada pelo comentário!
    Você já chegou em Dublin? Espero que esteja tudo bem!

    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Não acredito que sua idade será um problema já que aqui é proibído não contratarem em função da idade. Há até mesmo diversas campanhas contra diversos tipos de discriminação, como ‘Say No do Ageism Week’ uma iniciativa que busca ampliar as oportunidades para as pessoas de diversas idades para obtenção emprego, participação na sociedade, etc.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/02/2013 @ 9:00 pm

  17. Esse post foi fundamental para mim.

    Comentário by Vera — 02/12/2012 @ 1:00 am

  18. Oi Vera!

    Obrigada pelo comentário! Fico feliz em poder ajudar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/02/2013 @ 9:01 pm

  19. Hi Tarsilla,

    Really like your blog/website. Very factual and up to date.

    I just want to say that students may find it very hard to arrange accommodation for leases less then one year using daft or myhome, so another good source is gumtree.
    I also think it is good to note the many Irish people are flexible (like Brazilians) when it comes to formal arrangements so students should not be concerned about being honest with the landlord and saying they only require 6 months but they will be able to find other students to replace them when they are departing.

    I provide short and long term accommodation for students. I only had my first Brazilian tenant at the start of this year, and I have had many since, they are always so easy going and a pleasure to deal with.

    I’d be happy to help any students who are stuck.

    Keep up the good work.

    Rory

    Comentário by Rory — 03/12/2012 @ 10:52 pm

  20. Hello Rory!

    Thank you very much for your comment and for putting Gumtree as a suggestion.
    I would never recommend people not to tell how long they need their leases for, thus I hope people I are not lying. I agree that Irish people are, in general, quite flexible and would make other arrangements if need be. You’re completely right!

    Thank you for putting your name forward and offering accomodation and I hope you’ll have many Brazilians stay with you!

    Cheers!

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 12:53 pm

  21. Olá Tarsila, tudo bem? Estou pensando em me mudar para Dublin, mas com toda essa loucura eu não sei por onde começar. Primeiro, posso residir aí se possuir uma matrícula escolar ou não? Como você conseguiu se fixar na Irlanda? Desde já agradeço e amo muito esse blog. <3

    Comentário by Nathália Silva — 17/12/2012 @ 4:32 pm

  22. Olá Nathália!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Nossa, minha história é longa, mas nos fixamos aqui primeiramente porque meu marido obteve um visto de trabalho, assim residimos aqui de forma legal, tudo dentro dos conformes. Se você tem planos de morar aqui (e não somente estudar) é aconselhável ter cidadania européia ou então obter um visto que permita a sua permanência como residente (trabalho, esposa de cidadão europeu, etc.).

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 21/02/2013 @ 9:38 am

  23. Olá !
    Eu estou comelando a ler seu blog e estou achando muito interessante…
    Gostaria de explicar a minha intensão e assim ver se vc poderia me orientar…
    Tenho 46 anos, sou Analista de Sistemas em SP, casado e tenho uma filha de 16 anos.
    Eu estou querendo muito ir para EUA, tentar morar lá, mas lá para trabalhar sem o green card é muito dificil, então eu li que na Irlanda, vc consegue estudar ingles e trabalhar para ajudar…
    Eu queria viver um pouco fora do Brasil, ou até mesmo definitivamente…
    Em algum lugar que as coisas funcionem… Aqui está muito desorganizado, e muita falta de educação… Terra de Ninguem…
    A minha ideia seria ir na minha proxima féria e ficar um mes, e assim, sentir como é por lá, e estudar ingles… E assim decidir o que fazer….
    Então queria saber, se atualmente está fácil arranjar trabalho para ajudar nos custos… na minha idade ?
    Grato e aguardo retorno…
    Augusto
    São Paulo

    Comentário by Augusto — 28/12/2012 @ 6:56 pm

  24. Olá Augusto,

    Obrigada por começar a ler o Vida Na Irlanda.

    Vamos lá:
    Como digo a todos, se seu objetivo é trabalhar eu não aconselho vir para a Irlanda no momento, pois economicamente não é favorável para quem busca somente o trabalho. É possível sim conseguir um emprego para se manter durante os estudos, mas a possibilidade de trabalhar não é viável com um curso de somente 1 mês, pois a permissão para buscar um trabalho de meio-período só é dada para estudantes que estão matriculados em um curso de no mínimo 25 semanas com carga horária mínima de 15 horas/semana.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 26/02/2013 @ 8:13 pm

  25. ola tudo bem queria ir para Irlanda 14 Janeiro não conheço minguem tenho quatro filhos preciso de um casa barata para alugar mais prefiro em cardiff por favor espero a tua resposta .

    Comentário by julia balde — 29/12/2012 @ 6:24 pm

  26. Olá Julia,

    Espero que tenha conseguido uma acomodação e que tudo tenha dado certo, mas você veio para a Irlanda ou para o País de Gales?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/02/2013 @ 8:24 pm

  27. Olá ,adorei o blog, muito bom!
    Tenho uma duvida, tenho vontade de ir para a Irlanda trabalhar e fazer cursos . é possivel trabalhar ? Tem uma demanda legal ?

    Comentário by Fábio Freitas — 10/01/2013 @ 3:02 pm

  28. Olá Fábio!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho!
    Vamos lá: Como estudante de um curso que tenha duração de, no mínimo 25 semanas com carag horária mínima de 15 horas/semana, você pode trabalhar legalmente por 20 horas semanais durante o período de aulas e 40 horas semanais durante suas férias – muitas escolas oferecem cursos com 6 meses de aulas e 6 meses de férias.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:07 pm

  29. Ola ….preciso da sua ajuda;;
    meu irmao foi para Dublin com uns amigos e não deu mais noticias.gostaria de saber se existe alguma maneira de descobrir onde ele esta…estou desesperada!
    algum site..policia..n sei!!
    me ajuda por favor..ele se chama MAURICIO GARBOGGINI LOUREIRO ALMEIDA
    OBRIGADA

    Comentário by marcelle — 14/01/2013 @ 11:50 am

  30. Olá Marcelle!

    Puxa vida, que situação terrível! Você já obteve notícias do seu irmão?
    Você sabe se ele chegou de fato na Irlanda? Você deve entrar em contato com a polícia daqui para registrar que ele desapareceu, mas você tem de ter certeza que ele entrou no país. http://www.garda.ie/Controller.aspx?Page=3430&Lang=1

    Espero que ajude e desejo muita luz na busca por ele.

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 2:09 pm

  31. Existe algum lugar em Dublin que voce conheca que valha a pena conhecer mas que nem todo mundo conhece?

    Comentário by Izabella Canela — 19/01/2013 @ 3:28 am

  32. Olá Izabella!

    Puxa vida, há tantos lugares especiais em Dublin! É difícil que eu conheça um lugar que nem todo mundo conheçe pois as atrações imperdíveis acabam se tornando populares. Em termos de história eu recomendo a Kilmainham Gaol – http://www.vidanairlanda.com/2010/04/conhecendo-a-irlanda-kilmainham-gaol.html

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:55 pm

  33. Tarsila, como seu cabelo está comprido (vi seu post sobre o sotaque)!!! Parabéns pelo site, pelas dicas e informações! Gostaria que vc me ajudasse, esclarecendo algumas dúvidas: 1- o site da DAFT é um site que congrega tanto proprietários diretos quanto corretoras de imóveis? 2- no caso das corretoras é cobrado alguma comissão? 3- qual a dificuldade que temos hoje (2013) em alugar um imóvel? 4- não etendo as regiões de Dublin que aparecem no site, pois nãoa aparecem os números e sim nomes: City Centre/ North City/ South City/ West Dublin/ North Country/ South Country (não consigo fazer a relação nome/número). Ufa!!! Embarcaremos dia 15/04 e só alugamos uma semana de hostel. Será corrido, pois, nesta única semana, teremos de encontrar uma casa BOA e BARATA! bjs e, novamente, parabéns pelo site!!!!! bjs, ☺

    Comentário by Priscila — 07/02/2013 @ 6:13 pm

  34. Olá Priscila!

    Pois é, meu cabelo cresce muuuuuito rápido! 🙂 Obrigada pelo carinho!
    Vamos lá:
    1 – Sim, proprietários e corretoras
    2 – Normalmente sim, mas isto é entre corretoras e proprietários.
    3 – Depende do que você procura e o local. Há muitos imóveis ainda vazios aqui na Irlanda.
    4 – É uma relação complicada mesmo, acho que vou fazer um artigo sobre isto! Obrigada!
    5 – Nossa, vocês embarcam hoje! Façam uma ótima viagem e se possível estendam hostel por mais uma semana, só para não ficar no desespero…

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 4:43 pm

  35. Ola Tarsila!

    Ja estou na Irlanda, moro em Bray, e agradeco sua dica. Realmente o que vc disse e verdade, determinacao e dedicacao sao fundamentais para se conseguir o que queremos.
    Com novas amizades que conquistei, foi possivel arrumar um emprego e estou muito contente.

    Beijos

    Foi um prazer te conhecer

    Margarida

    Comentário by Margarida Marcia Marra da Silva — 16/02/2013 @ 4:34 pm

  36. Olá Margarida!

    Que bacana! Fico muito feliz que minhas dicas a ajudaram e que você é prova viva de que determinação e dedicação fazem toda a diferença! 🙂

    Muito sucesso para você!

    Beijão

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 3:22 pm

  37. Ola, Tarsila.

    Parabéns pelo Blog, gostaria de saber quias são as documentações exigidas para locação.
    Muito Obrigado Tarsila

    Comentário by Bruno Marques — 22/02/2013 @ 7:58 pm

  38. Olá Bruno,

    Obrigada pelo comentário.
    Depende da situação – se você for alugar uma vaga normalmente terá de apresentar seu passaporte e o depósito, mas se for alugar um apartamento ou casa no seu nome há uma série de documentos a serem apresentados como uma carta do seu empregador dizendo que você tem fundos para alugar um apartamento/casa, passaporte e o dinheiro do aluguel + depósito. Claro que tudo depende do contrato, que aliás, você deve exigir ter uma cópia!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/05/2013 @ 10:07 pm

  39. Oi Tarsila,
    Me somo ao coro enorme de parabéns e agradecimentos pelo site. É muito muito útil! Já li bastante e você já sanou muitas dúvidas, mas uma especifica não encontrei por aqui.
    E eu o meu marido estamos pensando em passar um ano, no mínimo, por aí, no esquema das escolas de inglês e visto de trabalho. O inglês dos dois é bom, mas entendemos que esse é o jeito mais fácil de conseguir um visto pra trabalhar.
    Temos um impedimento apenas: temos gatos, e eu não estou muito disposta a deixar os bigodes pra trás. Já li tudo o que tem no site do governo, do ministério da agricultura e etc, e estamos dispostos a bancar os custos. Mas me pergunto se teremos problemas pra conseguir um lugar pra morar que aceite pets. Como é essa questão por aí? Há dificuldades? Você já teve, ou conhece alguém com, experiencia no assunto?
    Obrigada!

    Comentário by Manuela — 25/02/2013 @ 5:39 am

  40. Olá Manuela!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. Fico muito feliz que o Vida Na Irlanda a está ajudando!
    Vamos lá: Depende. Há sim poucos lugares para alugar que aceitam animais de estimação, mas existem. A questão principal fica por conta de conversar com o proprietário para negociar o assunto. Nos lugares onde eu morei não aceitavam animais de estimação e no meu contrato atual inclusive há uma clausula que diz que eu só posso ter um animal de estimação se tiver uma carta de consentimento do meu proprietário, que para a minha sorte, aceitou o Pixel aqui em casa sem problemas. Recomendo que você busque no DAFT as opções com “pets allowed”, mas já aviso que elas são bem mais difíceis de encontrar do que as que não aceitam.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/05/2013 @ 6:42 am

  41. oi Tarsila como vai?? nossa muito bom esse teu blog, e o encontrei em uma otima hora,, pois estou fechando meu intercambio para Dublin, de 25 semanas.Muito boa essas dicas que passou irao me ajudar bastante. Estou meio preocupada se vou achar um lugar pra ficar depois que vencer as semanas de acomodacao contratadas. Irei estudar na escola IBAT ,,vc conhece ja ouviu falar?? sera dificil conseguir aluguel por ali?? Se puder me ajudar agradeço muito!

    Comentário by JERUSA OLIVEIRA — 09/03/2013 @ 9:25 pm

  42. Olá Jerusa,

    Obrigada pelo comentário!
    Sim, veja uma entrevista com um aluno da IBAT College aqui: http://www.vidanairlanda.com/2013/03/estudar-na-irlanda-ibat-college-2.html
    Sobre acomodação, leia: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 12:15 pm

  43. Olá Tarsila, tudo bem?

    Amo o Vida na Irlanda, e sempre indico seu site para qualquer amigo que tenha dúvidas quanto a viagem.

    Me tire uma dúvida.

    Estava querendo ir com um amigo, e pensamos em alugar uma casa vazia. Gostaria de saber se o preço que pago na casa, é pago apenas por uma pessoa, no meu caso eu 🙂 ou ambos devem pagar o mesmo valor ao proprietário?

    Fico no aguardo.

    Obrigado!

    Comentário by Felipe — 29/03/2013 @ 10:58 pm

  44. Olá Felipe,

    Comigo tudo bem e você? Ah muito obrigada por curtir o Vida Na Irlanda e o recomendar. É um prazer.
    Alugar uma casa vazia é complicado, especialmente como estudante. Normalmente um proprietário exige uma recomendação ou então uma carta do seu empregador que garante que você terá dinheiro para arcar com a despesa do imóvel, por isto normalmente é mais fácil encontrar um imóvel que já tenha pessoas dentro – para dividir. O valor e o modo de pagamento vão variar de acordo com o contrato (e é importante ter um). 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 5:18 pm

  45. Oi Tarsila, como vai?

    Bom já que vc deu varias dicas vamos ver se eu estou aprendendo… Nao custa nada eu tentar.

    Estou pretendendo chegar na Irlanda no fim de maio, por um acaso vc nao esta precisnado de um funcionário por aí??? Posso te mandar meu CV.

    Parabéns pelo seu trabalho, acho q vc nao tem dimensão do quão prestativo é.

    Abracos

    Comentário by JL — 09/04/2013 @ 11:28 pm

  46. Olá JL!

    Eu estou bem e você? Espero que sim!
    Puxa vida, em termos de trabalho sim, preciso sempre de ajuda mas não tenho como pagar um funcionário para me ajudar. Seria um imenso prazer ter renda suficiente para ter alguém me dando apoio. Como você deve saber, faço o Vida Na Irlanda acontecer no meu tempo livre e me dedico ao máximo para ajudar como posso. Um dia, quando eu tiver condições, vou anunciar uma vaga sim!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 24/06/2013 @ 3:09 pm

  47. Olá Tarsila, boa tarde.

    Acompanho seu blog/site já faz um tempo, acho sensacional! Você já leu e ouviu várias vezes o que vou escrever: PARABÉNS!
    Bom, vamos direto ao assunto, eu e minha família já moramos em Portugal e agora estamos no Brasil novamente, porém estamos totalmente interessados em retornar à Europa. Estudamos a opção de retornar à Portugal mas, eu quero novos desafios aproveitando para aprender de vez o inglês. Minhas dúvidas são as seguintes, mesmo eu tendo acessado o site do governo irlandês: 1- Temos um filho de 1 e 3 meses (quando chegarmos na Irlanda ele terá 1 ano e 11 meses), ele precisará de visto para entrar na Irlanda, mesmo que eu e minha esposa obtivermos o visto de estudo + trabalho (ou ele é automaticamente contemplado por agrupamento familiar)? outra questão: Ele poderá frequentar as escolas para a idade dele? Obs.: Nosso filho nasceu em Portugal. 2- Eu trabalho na área de informática(desenvolvimento de softwares entres outros), após encontrar um emprego, com esse visto é possível renova-lo para um visto permanente?

    Deixando bem claro que temos intenção de ficarmos na Irlanda e não retornar ao Brasil. Se você tiver alguma informação ‘extra’, após deixar clara nossa intenção e as outras dúvidas agradeço em dobro.

    Olha já agradeço do fundo do coração, por todo empenho que você terá em responder o post.
    Muito obrigado e tenha uma ótima semana.

    Comentário by Bruno Cesar Strumendo — 17/04/2013 @ 7:06 pm

  48. Olá Bruno Cesar,

    Muito obrigada pelo carinho e pelo comentário!
    Vamos lá:
    1 – Infelizmente vocês não podem vir para a Irlanda como estudantes com o filho de vocês. Estudantes na Irlanda, especialmente os que não são da União Européia, não podem ter dependentes no país. Considerando o atual momento econômico, que a Irlanda ainda está em fase de recuperação da crise econômica mundial, não recomendo que vocês venham para morar sem ter tudo certinho ou então cidadania européia.
    2 – O visto de estudante só permite a renovação para o mesmo tipo de visto. Se você deseja trabalhar aqui é necessário obter um visto de trabalho (work permit) e este sim é renovado de acordo com o seu vínculo empregatício a cada ano.

    Acredito que se a intenção se vocês é vir para ficar que você busque uma oportunidade de emprego antes de embarcar, assim você já chega com o intuito de trabalho e tem o visto focado nisso. É um processo longo e burocrático mas é a melhor forma para quem quer se estabelecer aqui, especialmente com a família.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 6:28 pm

  49. Oi Tarsila!

    Mais um parabéns para o seu Blog! Muito eficaz.
    Estou pretendo viajar p/ a Irlanda mais p/ o final do ano, quero estudar inglês, a princípio eu contrataria uma agênca p/ me auxiliar, porém, como possuo cidadania italiana, decidi ir por conta própria. Meu receio é ter dificuldades p/ encontrar algum lugar p/ morar, afinal não sou fluente no inglês, tenho medo de ficar perdida quando chegar, pois, não conheço nada e ninguém. Você saberia me indicar alguém que queira dividr moradia e me ajudar na hora da chegada?

    Obrigada

    Comentário by Lívia — 06/05/2013 @ 8:00 pm

  50. Olá Lívia!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário.
    Vamos lá: Converse com a escola que você tem interesse em estudar. Eles normalmente são quem encaminham você para algum tipo de acomodação. De modo alternativo você pode se instalar em um hotel ou hostel até encontrar um lugar para morar. 🙂 Há também muitos grupos no Facebook que anunciam vagas em apartamentos/casas divididos.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:00 pm

  51. Oi, parabéns pelo blog! Sempre muito caprichado, ja me esclareceu muuuitas dúvidas!

    Gostaria de saber quais documentos são necessários pra alugar um apê em Dublin!

    Espero que possa me ajudar!
    🙂

    Comentário by Jayana — 18/05/2013 @ 4:01 pm

  52. Olá Jayana!

    Muito obrigada pelo carinho. 🙂
    Vamos lá: Depende de quem está alugando.
    Normalmente para alugar um apartamento/casa vazios é necessário comprovar renda (via carta do seu empregador que também comprova que você terá como ficar na propriedade pelo tempo do contrato) e ter o depósito e o aluguel (descrito no item 5 do artigo acima). Na hora de alugar é necessário firmar um contrato que contém todos os detalhes do aluguel, com direitos e obrigações de ambos bem claros.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 29/07/2013 @ 5:26 pm

  53. oi querida,

    estou amando seu blog.Estou de viajem marcada para Set. Gostaria de uma dica de Bairro perto da distrito Temple Bar.Um lugar bom para alugar um apt.
    obg

    Comentário by Juliane — 23/05/2013 @ 8:47 pm

  54. Olá Juliane,

    Obrigada pelo comentário e carinho. Eu recomendo que você leia este artigo aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/se-virando-em-dublin-entendendo-o-layout-da-cidade.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 31/07/2013 @ 9:35 am

  55. Ola Tarsila td bem? Meu vc devia ganhar um premio ou participar do programa do Jo Soares algo desse tipo rsrs! Seguinte: estou com passagem marcada para 08.07.13 e irei estudar na English in Dublin, porém estou desesperado pois ainda ñ consegui lugar pra ficar oq vc me indica? A escola English in Dublin é uma boa escola? Ela fica onde? Dublin 1,2,3? Haa existe a possibilidade de conseguir uma bolsa em alguma faculdade ai através do futebol, logo que estarei jogando pelo time da escola? Muito obrigado pela atençao abraço!

    queestar

    Comentário by Rui Anderson — 30/05/2013 @ 9:05 pm

  56. Olá Rui,

    Comigo tudo bem e com você?

    Ah, que isso! (Se bem que um prêmio seria bom e uma entrevista no Jô, uma honra!)
    Vamos lá: Desculpe não ter respondido a tempo e espero que você tenha encontrado uma acomodação. Em casos de emergência eu sugiro ficar em um hotel ou hostel e tenho amigos que recomendam o Barnacles no Temple Bar (Dublin 2).

    A escola English In Dublin também fica em Dublin 2, na Merrion Square. Tenho uma entrevista antiga com um aluno de lá, confira: http://www.vidanairlanda.com/2010/07/estudar-na-irlanda-english-in-dublin.html

    Não sei como funciona o esquema de bolsa em relação ao time da escola, mas acredito que eles poderão orientá-lo quanto a isto.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/08/2013 @ 1:18 pm

  57. Ola Tarsila!! Tudo bem?
    Tenho grandes duvidas. Eu e minha esposa estamos mudando da Romenia para Irlanda no prox mes, mas a gente nao tem onde ficar. Vc sabe se a gente pode acertar tudo a respeito do aluguel antes de ir pra la? Ou se a gente pode mover para a casa ja no dia em que a nos escolhermos o apt?
    By tye way, em nome de todos que leram e fizeram perguntad awui no seu blog, agradecemos muuuuitoto a sua boa vontade em nos aiudar.
    Tu merece um premio ou algo do tipo guria!!
    Abraçao

    Comentário by Mireu — 31/05/2013 @ 10:08 pm

  58. Olá Mireu!

    Obrigada pelo comentário!
    Vamos lá: É possível que você veja lugares através do DAFT (como explicado no artigo acima) e depois aqui agendar visitas para conhecer como os lugares são. Normalmente não se muda no dia que você vê o apartamento, pois é necessário obter documentação para comprovar renda, carta de referência, etc. Depende do imóvel, agente e proprietário.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/08/2013 @ 1:22 pm

  59. Olá, Tarsila!
    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-la pelo blog! Com certeza é referência para quem está planejando visitar ou morar na Irlanda!

    Acho que você já respondeu a perguntas parecidas aqui nesse post (nos comentários), mas já faz um tempinho (mais de um ano).
    Minha esposa e eu estamos analisando a possibilidade de fazer um intercâmbio de 6 meses de curso + 6 meses de férias por aí. Estou pesquisando o máximo possível antes de tomar essa decisão e estamos bem inseguros com relação à moradia (além do emprego). Andamos pesquisando no daft.ie, refinando a busca no Sharing por “Double Room” e, mesmo assim, a maioria “esmagadora” dos anúncios contém o temível “Couples not accepted”. Você saberia me dizer como estão as coisas por aí nas repúblicas, falando de aceitação de casais?

    Muito obrigado e parabéns novamente!

    Um abraço!

    Comentário by Davi — 28/06/2013 @ 8:57 pm

  60. Olá Davi!

    Encontrar um lugar para morar em casal é um pouco mais desafiador sim, mas não é impossível. Há bastante comunidades no Facebook e em outros sites que anunciam vagas para quartos de casal, é que muitas vezes pessoas solteiras buscam um quarto maior também. Atualmente a procura por imóveis e vagas tem sido bastante grande e assim o valor tem aumentado muito. Não fiquem desesperados com isso, pois com serenidade e dedicação vocês encontrarão um lugar.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:02 am

  61. Tarsila, primeiro quero dizer que adorei o seu blog.
    Tem muitas informações, e a maioria delas é MUITO útil.

    Quando se vai alugar um quarto, tem que fazer um contrato mínimo de 1 ano?

    Muito obrigada!!

    Comentário by Olívia — 16/08/2013 @ 7:37 pm

  62. Olá Olívia!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário. Fico feliz em poder ajudar!
    Vamos lá: Depende da vaga. A maioria dos contratos é de, no mínimo, 6 meses há 1 ano, mas se houver pessoas entrando e saindo da casa/apartamento pode ser que esta data mude. O importante é conversar com os moradores e explicar qual é a sua situação.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/05/2014 @ 10:38 am

  63. Ola,
    Pretendo ir eu e meu namorado morar em Dublin e comecei a pesquisar moradia mas tenho uma duvida em relação ao aluguel de quartos. Os sites descrevem o quarto e tal colocam o valor mas tenho duvida se esse valor é do quarto ou se é por pessoa? Voce sabe me dizer?

    Obrigado, abraços.

    Comentário by ana forte — 17/08/2013 @ 7:12 pm

  64. Olá Ana,

    Depende do anuncio. Normalmente o valor é pelo quarto, se houver o preço for por pessoa é comum que isto esteja claro com algo como (per person OU pp).

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 9:37 am

  65. Olá estive pesquisando em seu blog, em relação ao blog perfeito e desde já agradeço e parabéns,
    Vamos lá gostaria de ajuda, estou pensando em ir para Irlanda em março de 2014 para estudar Inglês, mais tem um porém, pretendo ir com minha mulher e minha filha que nascerá em outubro deste ano,
    gostaria de alugar um apartamento ou casa ou como nós aqui falamos uma kit net, qual o bairro que você me indicaria? e como faço esse aluguel daqui do Brasil pq já vou com minha família? E qual escola que vc me indica boa e barata? rsrsrs se é muito caro o custo de vida? É difícil conseguir emprego pelo menos para garantir pra as despesas? Obrigado fique na paz.

    Comentário by Rodrigo — 29/08/2013 @ 11:39 pm

  66. Olá Rodrigo,

    Infelizmente você não poderá trazer nem sua mulher nem filha para a Irlanda já que estudantes internacionais NÃO podem ter, por lei, dependentes no país. Infelizmente esta é a lei para quem vem estudar aqui.

    Desculpe não poder ajudar mais, mas desejo muito boa sorte para todos vocês.

    Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 11:15 pm

  67. Olá Tarsila, parabéns pelo blog!

    Pretendo fazer um intercâmbio de 2 meses em Dublin (em abril e maio/2014), sendo que no primeiro mês pretendo ir sozinha e ficar em casa de família e no segundo mês gostaria de alugar um studio ou flat porque meu marido (que não é intercambista) vai para Dublin ficar comigo esse segundo mês e faremos turismo nos finais de semana. O que você me recomenda para conseguir alugar esse studio de forma simples? Penso em disponibilizar uns 700 euros para esse aluguel, você acha que consigo alugar na área 7 ou 8 por esse valor? Já dei uma olhada nos sites e tudo, mas a maioria tem estadia mínima de 1 ano. Obrigada e aguardo seu retorno. Att.,

    Comentário by Renata Varoto — 01/09/2013 @ 12:33 am

  68. Olá Renata,

    Normalmente para este tempo será bem difícil encontrar um aluguel de um studio, a menos que seja, de fato, para “short-stay”, que é acomodação de curto prazo. Outra alternativa é se hospedar em um hotel, hostel ou B&B (bed & breaksfast) que são opções um pouco mais caras, mas que me parecem serem mais adequadas ao seu caso, além de serem confortáveis e de fácil acesso.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 11:20 pm

  69. Oi Tarsila,

    Parabéns pelo blog, demais! 😀

    Me ajuda com uma dúvida? Estou pensando em alugar um flat, studio ou apartamento de 1 quarto. No próprio daft.ie, eles mostram alguns, mas através de imobiliárias, certo? Vc sabe se essas imobiliárias cobram comissão, além do valor do aluguel estipulado no anúncio? Ou até mesmo pensei em ir nessas imobiliárias e ver aptos diretamente com eles… mas queria saber se vc sabe algo de comissão!

    Desde já, obrigado!

    Comentário by Cesar — 10/10/2013 @ 11:56 pm

  70. Olá Cesar,

    Obrigada pelo comentário.
    vamos lá: As imobiliárias cobram sim comissão, mas do proprietário e não do locatário, portanto o valor do anúncio é o valor que você vai pagar.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 14/05/2014 @ 8:51 am

  71. Oi Tarsila, cmo vai? Olha nao sei se voce tem ideia do quanto o seu blog tem ajudado as pessoas do lado de ca. Realmente e bem completo, tem de tudo um pouco. Muito muito util mesmo. Parabens.
    Queria tirar uma duvida que espero que voce consiga responder. Eu e mais 5 meninas que estamos indo todas na mesma epoca tinhamos um plano de ao chegar em Dublin alugarmos uma casa para dividirmos, acreditamos que indo assim ja organizadas ficaria mais tranquilo e a gente ja ate escolheu uns 2 bairros pra procurarmos casa. Mas pra alugar todos os landlords vao nos pedir a referencia de um empregador ? porque se estamos chegando, nenhuma de nos vai ter emprego ainda. Nesse caso sera que so com os extatos bancarios a gente conseguiria alugar ??? Obrigada

    Comentário by Pamela — 28/10/2013 @ 4:12 pm

  72. Olá Pamela,

    Normalmente alugar uma casa por conta própria implica em mostrar referências sim, de pelo menos um vínculo empregatício. Claro, depende do imóvel e do proprietário, mas infelizmente esta é a norma. Alguns até podem aceitar o extrato bancário, mas a carta do empregador normalmente também supõe estabilidade e que vocês não vão sair do imóvel antes da data prevista no contrato. Não é impossível, mas acho que será bastante difícil mesmo conseguir algo assim.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 14/05/2014 @ 9:18 am

  73. Olá Tarsila! Acho que já li todos os posts do seu blog! Vou para Dublin e não paro de pensar como vai ser quando chegar aí, mil coisas ao mesmo tempo!
    Ao ler esse post sobre o aluguel, me surgiu uma dúvida: eu poderia, por exemplo, alugar um apartamento em meu nome somente mas dividir ele com outras pessoas? Vou viajar com um amigo então precisamos de um apartamento de dois quartos no mínimo, porém para dividir só entre duas pessoas fica um pouco salgado…

    Comentário by Nathalia Aires — 22/12/2013 @ 2:24 am

  74. Olá Nathalia!

    Todos? UAU! Olha que tem bastante coisa pra ler por aqui hein?
    Vamos lá: É possível alugar o apartamento no seu nome e dividi-lo com outras pessoas sim, desde que isto seja permitido no contrato e que o agente ou proprietário saiba disso (e provavelmente conheça quem são as outras pessoas). Aqui é muito comum dividir casas/apartamentos, portanto não se preocupe com isto. Só tenha certeza de que esteja tudo claro entre você e o agente/proprietário para que não ocorram situações desagradáveis ou até despejos.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 19/05/2014 @ 11:36 am

  75. Tarsiiiiiiiiiiiiiiiiiiiila minha querida….

    COMO SEMPRE seu blog me salvando!!!!
    Todos os tópicos são MUITO válidos, mas confesso que o nº 05 foi especial pq nao estava entendendo a entrada/saída de pessoas DURANTE o contrato…

    Parabéns por essa atitude MUITO bacana de se pré-dispor a ajudar pessoas que você NUNCA viu na vida!!!!!

    Bjs minha querida!!!!!

    Sayuri

    Comentário by Sayuri — 27/12/2013 @ 8:22 pm

  76. Olá Sayuri!

    Muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz em poder ajudar e espero que tudo dê certo na sua aventura na Irlanda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/05/2014 @ 11:54 am

  77. Olá
    Estou indo para a Irlanda mês que vem, com uma amiga
    Não temos moradia, e estamos querendo uma ajuda para encontrar uma casa para ficarmos que seja barato. Queremos gastar uns 350,00 euros por mês com aluguel.
    Você pode nós ajudar?
    Fico grata e adorei seu blog tirei várias dúvidas.

    Comentário by Rosi — 20/01/2014 @ 1:11 am

  78. Olá Rosi,

    Obrigada pelo comentário. Primeiramente eu recomendo que vocês duas leiam este artigo aqui: http://www.vidanairlanda.com/2014/05/quanto-custa-alugar-em-dublin.html
    No cenário atual da Irlanda é impossível que vocês duas paguem este valor por um aluguel (e menos que seja o valor por pessoa).

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 8:56 am

  79. Olá Tarsila! Poderia me ajudar com uma dúvida por gentileza ? Se não for te atrapalhar claro!
    Estou indo com um amigo meu para Dublin de intercâmbio agora em Março/2018 e após ler a sua publicação, entrei no site que você recomenda para procurar casas para alugar e compartilhar.
    Como vamos em 2 pessoas, nos filtros de pesquisa coloquei DOUBLE ROOM. A minha dúvida é em questão do preço que aparece. Não sei se é por pessoa ou para os 2 porque na descrição não especifica.
    Te mando o link de um exemplo pra ver se você consegue me ajudar:
    http://www.daft.ie/dublin/apartment-share/dublin-2/8-hatch-street-lower-dublin-2-dublin-994514/

    Desde já agradeço a atenção

    Comentário by Lucas — 08/02/2018 @ 7:24 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.