20/04/2010

Conhecendo a Irlanda: Kilmainham Gaol

Eu não sou muito chegada em visitar prisões, pelo clima pesado e tudo mais, mas essa cadeia todo mundo tem de visitar – A Kilmainham Gaol.

Essa prisão não é qualquer coisa. Pra falar a verdade é um dos lugares mais interessantes de Dublin e um dos mais importantes também desde 1780. Ela é um marco na história irlandesa, quando a fome obrigou as pessoas a roubarem comida (e ela se tornou super/mega/hiper lotada) e principalmente quando a Irlanda lutou pela sua independência., pois aqui foram executados os líderes do levante de 1916.

A cadeia em si é fantástica. Composta de duas alas diferentes, mostra os conceitos de “reabilitação” de cada época e o museu que fica no primeiro andar abriga items interessantíssimos, como cartas de prisioneiros, fotos de registro (com a descrição do crime), dentre outras peculiaridades.

source

Quando eu visitei a cadeia em 2008 eu achei uma experiência fantástica e escrevi um post super detalhado AQUI. Pra visitar tem de fazer o tour (com guia, dura 1 hora) e é um passeio super barato (Estudantes pagam somente €2!) que mostra de forma muito real a história de um país sofrido e que ainda mantém uma relação meio “tensa” com seu vizinho colonizador – Grã-betanha.

O cadeia fica em Kilmainham, próxima ao Museu de Arte Moderna (próximos à Heuston Station). De verdade, vale muito a pena visitar. Se seu coração já gosta da terrinha dos Leprechauns, quando você sair daqui ele já será em grande parte Irlandês.

Kilmainham Gaol
www.heritageireland.ie/

P.S. A cadeia é tão interessante que já foi cenário de muitos filmes:

Postado por: | Comments (8)

  1. Oi Tarsila!

    Também não sou chegada muito em visitas a prisões, campos de concentração, coisas pesadas como vc bem disse. Mas a arquitetura desse prédio (vista pelas fotos) e a visita que resgata um pouco da história da Irlanda já valem uma visitinha. 🙂
    bjs

    Comentário by Katia — 14/07/2010 @ 11:06 pm

  2. Oi Katia!

    Olha, por mais que seja curioso eu não tenho vontade de ir à campos de concentração não, mas eu AMEI visitar essa prisão, achei ela muito interessante, pois ela oferece todo um entendimento sobre o conceito de “reforma” de caráter – especialmente a ala nova. É muito interessante e eu não achei muito “pesado”, mas cada um tem uma sensibilidade diferente e se você não sentir que está afim é melhor não arriscar né? 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/07/2010 @ 8:58 am

  3. Oi Tarsila!
    Campos de concentração estou fora também, nem por curiosidade histórica, sabe? Mas essa prisão me me parece bem interessante, ainda mais que também foi cenários de filmes. E vc tem razão, Tarsila, visitar esses lugares vai sempre da sensibilidade de cada um! Obrigada de novo.

    E vc sabe que aqui em Sampa, no terreno onde era o presídio do Carandiru, construíram uma praça com biblioteca? Chama-se Praça da Juventude. Já passei rapidinho por lá, mas ainda não parei para dar uma olhada.
    beijinhos :**

    Comentário by Katia — 15/07/2010 @ 2:15 pm

  4. Oi Katia!

    Pois é, eu sei que construiram um parque lá onde era o presídio, eu sei lá, pra mim a vibe do lugar não rola…quem sabe a biblioteca tenha mudado isso! 🙂 Obrigada pela dica, viu? Já estou fuçando no site…

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/07/2010 @ 2:36 pm

  5. SEN SA CI O NAL

    Comentário by Laura Cassiano — 02/03/2011 @ 7:37 pm

  6. Olá Laura!

    Eu adooooro a Kilmainham Gaol e como você, acho SEN SA CI O NAL!
    Se quiser deixar mais comentários pelo Vida Na Irlanda, fique à vontade e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/03/2011 @ 3:19 pm

  7. Ao contrário de vocês, gosto do clima sombrio, se lembrar de algo, tipo “mal assombrado”, não se esqueça de mim!! rs

    Comentário by Renata — 10/03/2013 @ 4:23 pm

  8. Olá Renata,

    Olha mesmo com o clima “sombrio” a história de Kilmainham é de incrível! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 12:22 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.