26/09/2012

Se virando em Dublin: Dublin Frequent Transport Map

Olá pessoal!

O Se virando em Dublin de hoje é uma coisa muito, mas muito legal. Como alguns de vocês sabem eu sou da área de artes visuais e tudo que tem apelo estético bacana e é útil me atrai. Este é o caso do Dublin Frequent Transport Map. Quero, antes de tudo, deixar claro que este post não é pago e que realmente acredito que o Dublin Frequent Transport Map é uma ferramenta útil para quem se locomove pela Fair City.

Então vamos lá: Eu já falei sobre como é a diagramação da cidade de Dublin aqui e entendê-la nos ajuda bastante a andar por aí, mas nem todo mundo se entende com o transporte público de Dublin, que apesar de ser relativamente simples, sofreu bastante mudanças nos últimos anos. Além disto, saber todos os horários de tudo (Ônibus, Luas e DART) não é lá uma tarefa tão simples assim.

Mesmo depois do site do Dublin Bus ter sido atualizado e até depois de ter incorporado aplicativos para celular que mostram os horários, ainda assim, especialmente para quem está chegando por aqui, falta um pouco de informação sobre quais áreas são cobertas pelos transportes públicos.

Pensando nisso o talentoso Colin Broderick, programador web e planejador espacial (além de adorar mapas), decidiu criar um mapa incrível chamado Dublin Frequent Transport Map, ou seja, o Mapa de Transporte Frequentes de Dublin. E para facilitar a disseminação deste conteúdo ele vende o mapa em .pdf (enviado para o seu e-mail mas que também pode ser impresso em A3 ou A4) por apenas €5.00. Uma barganha pela qualidade e quantidade de informações disponíveis (mapa em inglês).

O Dublin Frequent Transport Map é o único mapa que mostra todas as redes de serviço de transporte público de Dublin ao mesmo tempo e as informações são muito claras e indicam qual ônibus vai para qual lado e a frequência do serviço.

Para quem não sabe o quanto deve pagar pela jornada que pretende fazer, há também no mapa os valores das viagens, além de informação sobre como economizar se você for usar o Leap Card ou os cartões pré-pagos de ônibus que combinam uso de Luas ou Trem.

Se você comprar o Dublin Frequent Transport Map você também receberá todas as atualizações relativas ao transporte público da Fair City por 1 ano, ou seja, se os valores das passagens mudarem ou se as rotas sofrerem quaisquer modificações, você receberá um novo mapa atualizado.

Como mencionei acima adoro coisas que tem um forte atrativo estético e porque o mapa é claro e todo separado por cores ele se torna de fácil leitura visual, facilitando o planejamento da sua viagem antes mesmo de sair de casa. (Você não precisa ficar buscando em todos os sites as informações sobre os próximos ônibus ou trens).

Para comprar o Dublin Frequent Transport Map no site do Colin Broderick basta clicar aqui.

Postado por: | Comments (28)

  1. Finalmente alguém compilou as informações sobre o transporte urbano de Dublin! eee viva o/ todos comemoram. Sinceramente eu sofri com a falta de informações precisas sobre o transporte daqui. A impressão que eu tinha, erroneamente, é que o sistema não era muito bom, mas o que faltava era só informação mesmo. Parabéns pelo post sempre ajudando os brazucas em primeira mão 🙂

    Comentário by Lidiane — 26/09/2012 @ 4:59 pm

  2. Olá Lidiane!

    Que bom que gostou! Fico feliz que agora você tem todas as informações em um lugar só. 🙂
    E como sempre, obrigada pelo carinho.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 3:17 pm

  3. Oi Tarsila, quero dar os parabéns pelo Blog é um dos melhores que ja li que contam como é a vida fora do Brasil, descobri seu Blog tem uns 2 meses e de la pra ca sempre que posso dou um espiadinha pra saber das novidades ai na Irlanda, sempre tive vontade de morar fora pra estudar e para viver uma experiencia cultural diferente, conhecer novos lugares novas pessoas… acho muito enriquecedor, eu sou do interior de São Paulo e to terminando minha segunda faculdade, estou me formando em publicidade e propaganda mas ja sou formanda em Design Gráfico pelo que andei lendo pelo menos no inicio.. vc começou ai nessa área tbm se não me engano… gostaria que me falasse sobre as oportunidades reais hoje de emprego nessa área, eu tenho alguma experiência alguns estágios com marketing e hoje trabalho com e-commerce na área de web designer. Eu quero fazer um curso de inglês e ir pelo menos com um noção, também não fui atras de nenhuma agencia nem nada… tenho uma amiga que mora em Dublin hoje e ela gosta bastante… E isso com ctz me faz pender bastante pro lado da Irlanda, mas por enquanto são só especulações mesmo. Obrigadas desde ja e parabéns de novo pelo Blog.

    Comentário by Roberta — 26/09/2012 @ 9:42 pm

  4. Olá Roberta,

    Obrigada pelo carinho e comentário. É um prazer poder ajudar.
    Sim, comecei como a vaga de designer, mas na verdade era de produtos. 🙂 Foi uma experiência bem bacana.
    Acredito que se você tem experiência na área de Web há sim oportunidades, contudo são poucas para meio-período. Acredito que é importante dizer que na área de TI há mais oportunidades do que na área gráfica, embora estas também existam, mas talvez sejam mais técnicas do que de design propriamente. Recomendo que você leia alguns posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero que tudo dê certo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 3:26 pm

  5. Oi Tarsila! Tudo bem? Chegamos há duas semanas em Dublin e estamos em D12. Vamos combinar alguma coisa? Muito bom o post, vou adquirir isso aí, pois achei muito importante e ainda tem a cobertura de um ano para atualizações.

    Até!

    Comentário by Bruno Rodrigues — 29/09/2012 @ 2:31 am

  6. Oi Bruno,

    Obrigada pelo comentário, como sempre você por aqui! Claro que vamos, de-mo-rou! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 4:13 pm

  7. Tarsila, parabéns pelo seu Blog! Tem ajudado muita gente em suas viagens, muitíssimo obrigada a você e sua equipe!! Sou Ana Cremilda, tenho 49 anos e estou querendo fazer intercâmbio de inglês na Irlanda e gostaria de saber se você tem alguma informação do Divine Word School of English, que fica em Moyglare Road, Maynooth no Co. Kildare na Ireland, DWSE. Grata e aguardo alguma informação. Beijos e até!

    Comentário by Ana Cremilda — 29/09/2012 @ 8:39 pm

  8. Olá Ana Cremilda,

    Obrigada pelo carinho e comentário. 🙂 Fico feliz em poder ajudar.
    Infelizmente não tenho informações sobre a Divine Word School of English. Vou buscar mais informações e assim que tiver colocarei aqui no Vida Na Irlanda. Você já fechou pacote com esta escola?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 4:21 pm

  9. Eita Dalila morrendo de medo aqui, vou ficar duas semanas em Dublin 9 sendo que minha escola é em Dublin 2 e meu inglês é daqueles não muito bons sabe hehe, pavor de como vou pegar onibus sem saber falar nada!! tenho ate um agente de translado que vai me levar do aeroporto ate o alojamento Hazewood e diz que é só 15 min de um pro outro, ai imagino o quanto esse bairro deve ser longe de Dublin 2 tomara que ele me explique tudinho de como me locomover, vou ter que seguir que nem burro de carga, pq soube que ate no buzão o dinheiro tem que ser contado!!! Pavoooor rsrs
    abraço e continua esse otimo trabalho

    Comentário by Artur — 01/10/2012 @ 7:15 pm

  10. Olá Artur,

    Por que entrar em pânico quando você tem acesso ao Vida Na Irlanda?
    Veja como pegar ônibus aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-pegando-onibus.html
    E não se preocupe, com o tempo você vai pegando o jeito e se encontra. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 4:46 pm

  11. olá Tarsila. É sempre bom encontrar pessoas dispostas em ajudar. Adoramos teu blog!!!!

    Sou brasileiro, casado e com dois filhos – 6 e 7 anos. Somente eu tenho passaporte italiano. Morei em Londres há 18 anos e sem dúvida foi uma experiência marcante na vida. Penso que todos deveriam ter a oportunidade de morar fora de seu país ao menos por um período na vida.
    Estamos pensando seriamente em morar na Irlanda no próximo ano 2013 e gostaria de algumas informações:

    – como é a escola para as crianças? – pública/privada; qual o período;
    – qual o valor + ou – de um aluguel de uma casa/ap. para nos acomodar
    – é mais fácil encontrar trabalho sendo da comunidade européia?
    – Belfast tem um custo de vida bem mais baixo como dizem?

    Bom, vou parar por aqui para não desanimá-la com tantas perguntas.
    Muito obrigado por enquanto e espero continuar trocando informações contigo para que possamos viabilizar nossa nova empreitada.
    Se preferir pode responder pelo imail.
    Valeu, sucesso sempre…………….
    Carlos Gabriel

    Comentário by Luiz Carlos Arioli Gabriel — 03/10/2012 @ 7:07 pm

  12. Olá Luiz,

    Tudo bem? Espero que sim.
    Vamos lá:
    Eu não tenho filhos aqui mas você pode encontrar todas as informações pertinentes sobre escolas primárias aqui: http://www.citizensinformation.ie/en/education/primary_and_post_primary_education/going_to_primary_school/

    1 – Normalmente as escolas aqui são públicas e o período é das 8:30 às 15h.
    2 – O valor de uma acomodação varia bastante, recomendo que leia este post: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    3 – Sim, cidadãos da União Européia tem preferência na contratação para qualquer trabalho, além disto é possível trabalhar em período integral, algo que normalmente é limitado a meio-período para cidadãos que não são da União Européia de tem o visto de estudante que permite trabalho no país.
    4 – Não sei como é o custo de vida em Belfast, já que ela é a capital da Irlanda do Norte, que é governada pelo Reino Unido, diferentemente da República da Irlanda.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 5:24 pm

  13. Chegueeeei!

    Cidade maravilhosa e com muita coisa a se explorar ainda!

    To gostando bastante, além de pegar muita chuva e frio 😛 hehehe

    Espero que neve este ano né Tarsila?! (:

    Valeu por todas as dicas e agora pretendo aproveitá-las

    Beijos!

    Comentário by Rafael Silveira — 17/10/2012 @ 6:22 pm

  14. Olá Rafael!

    Seja bem-vindoooooo!!!
    Obrigada pelo comentário e carinho. Que beleza que está curtindo tudo e olha que 2012 não trouxe nada de neve hein? Mas…por aqui nunca se sabe!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 9:26 pm

  15. Oi Tarsila, qto tempo!!!
    Adorei o post com o mapa do transporte publico em dublin, será de grande ajuda!! Posso te pedir também se vc tiver algum material sobre sites de compra de objetos usados em Dublin? Será de grande utilidade para nós intercambistas. Pls.
    Estou indo em fevereiro, vou estudar na Atlas e graças a Deus consegui tirar minha cidadania Portuguesa. 🙂 Pensa que dessa vez só vou poder ficar 3 meses. Mas a gente se vê por aí!!
    bjosss

    Comentário by erika — 02/11/2012 @ 8:53 pm

  16. Olá Erika!

    Há quanto tempo mesmo! Fico feliz que tenha gostado do mapa e que ele irá ajudar.
    Não conheço um site de objetos usados, mas há muitas lojas do tipo “Charity Shops” no centro de Dublin. São lojas com produtos de segunda-mão, no estilo brechó que vendem produtos doados em boas condições e arrecadam o dinheiro para caridades (todo mundo sai ganhando). Alternativamente há brechós mesmo, como the Swopshop, veja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/12/achado-em-dublin-swopshop-2.html

    Espero que tudo dê certo e que a cidadania saia logo! 🙂
    Nos vemos em breve!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 2:12 pm

  17. Olá Tarsila,

    Pretendo ir para Dublin em 2013 e aproveitando seu post sobre transportes, gostaria de saber se você tem alguma dica de onde comprar e como utilizar uma blicicleta como meio de transporte em Dublin.

    Sou uma entusiasta dos meios de transportes alternativos e pretendo comprar uma bike quando chegar.

    Morei no Canadá, em Vancouver, e por lá, não é necessário ter bike dobrável para utilizar o meio de transporte público, pois os ônibus possuem ganchos na parte frontal onde você pode pendurá-las quando for entrar no busão, e depois retirá-la quando descer. Já nos metrôs (chamados de Skytrain), todos os vagões possuem um canto reservado para encostar a bike, assim a área dos que possue disabilidades físicas, e que fica geralmente ao lado da porta de entrada e saída do vagão.

    Como funciona isso por aí?
    Sabe das lojas mais bacanas para se comprar uma, seja para bikes novas ou usadas?
    É obrigatório o uso de capacetes e/ou itens de segurança?

    Acho que seria uma assunto interessante para postar no seu blog, aproveitando a onda da bikes no mundo todo.

    Um abraço!

    Comentário by Isadora Lima — 05/11/2012 @ 2:41 am

  18. Olá Isadora,

    Obrigada pelo comentário. Não tenho nenhum artigo sobre como comprar uma bicileta, mas tenho um sobre o serviço de bicicletas de Dublin, o Dublin Bikes – http://www.vidanairlanda.com/2010/07/se-virando-em-dublin-dublin-bikes.html

    Aqui o ônibus não comporta bicicletas, mas há alguns vagões no DART que permitem você embarcar com a bike. Lembre-se que a Irlanda é um país antigo e tradicional e que a modernidade não é lá o mais forte do país.

    Há algumas lojas que vendem bikes por aqui:
    http://eurocycles.com/ie
    http://www.halfords.ie/
    http://dutchbikeshop.ie/
    http://www.cyclelogical.ie/
    http://www.cycleways.com/store/

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 2:35 pm

  19. eu amo a irlanda acho dublin linda sempre procurei ler tudo sobre irlanda agora achei teu blog adorei vi filme onde q era tudo em dublin passei a gostar muito da cidade sou gaucha de porto alegre.

    Comentário by leni bittencourt — 16/12/2012 @ 1:37 pm

  20. Olá Leni,

    Muito obrigada pelo comentário! Espero que um dia você possa vir à Irlanda e ver tudo de pertinho!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/02/2013 @ 9:28 am

  21. Ola Trasila, Td bem???
    Eu me interessei pelo mapa da cidade, mas não consegui comprar, será que você poderia me ajudar, por favor?
    Obrigada
    Beijos

    Comentário by Angelica Souza — 27/03/2013 @ 4:46 pm

  22. Olá Angelica,

    Vamos lá: Basta você clicar no banner localizado do lado direito aqui do Vida Na Irlanda. No site você verá um botão preto escrito “Buy yours now”. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 4:45 pm

  23. Ola Tarsila! Como vai? Estou indo estudar ingles em Dublin (horner school) no final de maio. Ficarei numa cada de familia em dublin 5, mas confesso que um pouco preocupada com as distancias, ja que a escola é em Dulin 2. Vc conhece o lado norte? Dublin 5 especificamente, o que me diz?
    Att,

    Comentário by Liana — 15/04/2013 @ 1:55 am

  24. Olá Liana,

    Tudo bem? Espero que sim.
    Dublin 5 é uma das áreas com mais extensão em Dublin e ela é primariamente residencial. Há bairros bem tranquilos e outros mais ou menos, então depende muito do endereço, mas eu não ficaria preocupada. Dublin é de modo geral uma cidade muito segura. 🙂

    Espero ter ajudado

    Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 1:25 pm

  25. olá bom dia, gostaria de saber se existe a possibilidade de se comprar roupas aí e serem enviadas aqui para o Brasil. no aguardo. bjus

    Comentário by Maria carlos — 22/06/2013 @ 1:10 pm

  26. Olá Maria Carlos,

    Sim, você pode enviar roupas pelos correios sem problemas. 🙂
    Leia mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/2013/01/imigrando-mandar-coisas-pelos-correios.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 08/08/2013 @ 12:09 pm

  27. Olá, Tarsila!

    adoro o seu blog! mega util para quem está indo para Dublin!! Meus parabens e agradecimentos por esse seu trabalho/ajuda!!!

    Gostaria de saber se é possivel comprar este mapa com as dicas de onibus em dublin, vende em algum lugar específico?

    obrigada,

    abs

    Comentário by Carolina — 03/09/2013 @ 2:34 pm

  28. Olá Carolina!

    Este mapa é de venda exclusiva online. Você pode comprá-lo pela internet através deste artigo mesmo ou então do banner na lateral direita aqui no Vida Na Irlanda!

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 11:28 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.