06/02/2018

Se virando em Dublin – DART

Se você quer passar um tempo em Dublin com certeza irá escutar conhecer o DART.

DART é um acrônimo para Dublin Area Rapid Transport, uma espécie de trem movido a eletricidade (como o metrô, mas não subterrâneo) que cobre toda a área da costa do Mar da Irlanda, desde a vila de Malahide ou Howth no norte até a vila de Greystones no condado de Wicklow (linha verde somente).

O DART é parte do sistema ferroviário da Irlanda e em suas estações principais é possível fazer conexões com os serviços de trem que atendem todo o país, incluindo o Commuter (um trem mais rápido que o DART que serve as cidades ao redor de Dublin) e Luas.

O objetivo do DART é fornecer um transporte confortável e rápido, especialmente nas áreas costeiras e nos pontos centrais de Dublin, como na O’Connell Street.

Comprando bilhetes

Como a maior parte dos sistemas de transporte do mundo é preciso comprar um bilhete para andar de DART, ou então utilizar o cartão recarregável Leap Card.Há sempre diversas máquinas nas estações para compra automática (você inclusive pode comprar e regarregar o Leap Card nelas!) e em horários comerciais sempre há pessoas em guichês.

As máquinas operam com o sistema touch-screen e para comprar basta selecionar o tipo de bilhete que você quer (Single – para apenas uma viagem; Return – para uma viagem de ida e volta) Depois você seleciona a estação onde você está comprando o bilhete e depois a estação onde você quer descer.

Para comprar um Leap Card é necessário, já na primeira compra fazer uma carga mínima de €5. Para o pagamento aceitam moedas, notas, cartão de débito e crédito.Usando a catracaAs catracas são automáticas e verificam quando você entra e quando você sai do DART, portanto é necessário apresentar seu bilhete/Leap Card tanto quando você vai entrar na estação de DART, quanto quando você estiver saindo em outra.Para usar a catraca basta inserir seu bilhete de papel no buraquinho (que fica na frente da máquina e depois sai na parte de cima), ou apenas encostar seu leap card na área verde. É importante que você mantenha seu bilhete ou Leap Card com fácil acesso na hora de sair, pois você precisará apresentar seu bilhete/Leap Card também.Andando no DART

De modo geral o DART é pontual, mas sempre vale a pena observar os horários dos trens (que podem mudar) tanto online como nas estações. Também é possível ver o mapa do Dart em tempo real aqui. Os vagões são confortáveis e na maior parte o caminho oferece uma vista muito legal das áreas costeiras de Dublin. Conduzido por um motorista, há mudanças na velocidade do trem, bem como, às vezes, paradas no meio do caminho que não são necessariamente estações.O DART tem letreiros eletrônicos em todos os vagões que indicam o nome da próxima estação (em inglês e em irlandês). Há também um anúncio da próxima estação via auto-falante.

Os horários de pico são sempre cheios e em datas comemorativas também (como no St. Patrick’s Day ou dias de jogos esportivos) e dependendo das condições do clima irlandês, podem ocorrer atrasos (no outono por exemplo, quando há muitas folhas nos trilhos, às vezes eles atrasam para conseguir tirá-las).É possível até levar sua bicicleta no DART (em horários específicos), facilitando a vida de muita gente!Dicas para usar o DART
1 – A dica principal de todas: Espere os passageiros descerem antes de entrar no trem. Sempre.

2 – Não esqueça de passar o seu Leap Card na hora de sair da estação, você pode ser cobrado a mais (na verdade a jornada de ponta a ponta da linha do DART).

3 – Sempre olhe os horários dos trens e não chegue nas estações super em cima da hora, pois as máquinas e catracas nem sempre estão coladas ao trem e você pode ter de sair correndo (ou até perder seu trem!)

Aproveite a sua viagem e mais informações sobre o DART podem ser acessadas em: www.dart.ie

 

 

SaveSaveSaveSave

Postado por: | Comentários desativados em Se virando em Dublin – DART

No comments yet.

Sorry, the comment form is closed at this time.