16/01/2018

Imigrando: Clima irlandês

Um dos artigos mais lidos no Vida Na Irlanda é sobre o clima da Irlanda, já que a maior preocupação de quem viaja para a Irlanda, seja a turismo, estudo ou trabalho, é como lidar com as diferenças climáticas.


Minha referência de clima na Irlanda é, em especial, focada em Dublin, a capital do país. Dublin é uma cidade portuária e próxima do mar da Irlanda (do lado do Reino Unido) então vale ressaltar alguns pontos:

– Dublin tende a ter o clima mais ameno do país e normalmente não é afetada por grandes mudanças climáticas como o resto da Irlanda.

– A Irlanda do Norte e os condados mais ao norte da República da Irlanda tem temperaturas médias mais frias que os do sul do país.

– Os condados localizados no oeste da Irlanda, próximos ao oceano Atlântico estão mais sujeitos as mudanças marítimas e tendem a ter um clima mais variável, com chuvas, ventos e tempestades mais fortes (mas a vista é, em contraponto, mais bonita também)

Estações e temperaturas na Irlanda

Primavera (Fevereiro, Março e Abril)

Oficialmente a primavera na Irlanda começa em Fevereiro, enquanto nos outro países europeus a mesma estação se inicia em Março, mas este marco é apenas uma referencia da estação, pois em termos de temperaturas, a Irlanda ainda é bastante fria – até 10o C.

Claro que há variações entre condados (como são chamados os “estados” da Irlanda) e de ano para ano. Já houve dias com bastante sol e agradáveis, como dias de neve em Março.

Dica sobre como se vestir na primavera da Irlanda:
Camadas são a palavra chave! Comece com uma regata ou camiseta leve por baixo, uma blusinha de lã fina e um casaco bom (impermeável e corta-vento). Um sapato com solado grosso para lidar com os dias de chuva também ajuda (leia-se tênis mais fechados ou botas com sola grossa).

 

 

Verão (Maio, Junho e Julho)

Na Irlanda, para brasileiros, não existe calor e verão como conhecemos em terras tropicais. Temperaturas entre 10oC e 20oC graus são a norma, com raros dias (leia-se um ou outro) em que a temperatura pode chegar até 27o – 30o C mas é raro.

Esta época do ano tende a ser mais estável que a primavera com chuvas ocasionais, e com o sol nascendo cada vez mais cedo e demorando mais e mais para se pôr, as pessoas ficam mais tempo do lado de fora para aproveitar o solzinho e o bom humor das pessoas. Nesta época é quando acontece o solstício de verão -21 de Junho – o dia mais “longo” do ano (o dia em que o temos mais luz do sol durante todo o dia)

Dica sobre como se vestir no verão da Irlanda:
Como as temperaturas mudam durante o dia, e as vezes até com sol e calor há um ventinho, é sempre bom carregar um cardigan, blusinha ou casaco leve na mala ou mochila. O fim do dia tende a dar uma esfriada e são raros os dias em que a noite é quente.

 

Outono (Agosto, Setembro e Outubro)

O Outono é muito parecido com a primavera mas bem mais estável. Com menos chuvas e menos sol, o outono tem um charme de folhas e árvores coloridas que dão aquela animada no ânimo. Agosto ainda é bem quentinho, mais parecido com o verão mas a partir de setembro o friozinho começa a voltar com dias mais secos e frios (não se engane caso você veja um dia ensolarado) pois os dias chuvosos tendem a ter temperaturas mais amenas e os dias com sol são mais frios. Temperaturas médias entre 7oC e 15o. C

Dica sobre como se vestir no outono da Irlanda:
Camadas, camadas e camadas. Assim como na primavera, uma camada embaixo com regata ou camiseta, blusa fina de lã ou moletom e casaco por cima dão conta. Se o dia estiver mais frio pode ser necessário pegar um cachecol ou chapéu, especialmente no final de setembro e outubro.

 

Inverno (Novembro, Dezembro e Janeiro)

Os dias mais temidos pelos irlandeses e estrangeiros. O inverno na Irlanda tem fama e até o país já foi chamado de “Terra do Inverno Eterno” pelos Romanos. O Inverno tem temperaturas que vão desde sub-temperaturas (temperaturas negativas, ou seja, abaixo de zero) até aproximadamente 7oC. Os dias mais complicados durante o inverno são aqueles que, além da escuridão que é típica desta época do ano (o sol costuma nascer por volta das 8:30 da manhã e se pôr por volta das 16:00), combinam vento e chuva. O combo temido! Como a Irlanda tem a umidade muito alta, se sente o frio com mais intensidade, por isto é importante saber se agasalhar. Não costuma nevar, mas as vezes acontece, especialmente nas áreas mais montanhosas!

Dica sobre como se vestir no inverno da Irlanda:
Mais uma vez as camadas vão salvar a sua vida! Comece com uma regata e uma meia-calça (ou meião ou leggin) por debaixo da roupa normal, especialmente nos dias mais frios. Então coloque a sua roupa normal por cima (camiseta, jeans e meias por exemplo). Uma blusa fina de lã como camada do meio (para manter você quentinho/a) e um casaco bom, impermeável, com capuz e corta vento. Cachecol, chapéu e luvas opcionais para dias mais frios.

 

Você já notou que eu recomendo camadas para todas as épocas do ano, isto é porque o clima da Irlanda, apesar de não ter grandes variações na temperatura, tem um tempo muito instável, que pode mudar de sol pra chuva em meros minutos, por isto é melhor estar preparado.

Além disso muitos dos estabelecimentos, lojas, escolas, pubs, bares, restaurantes, ônibus etc. tem aquecimento, enquanto as ruas não e a mudança de frio/quente/quente/frio pode ser bastante difícil de encarar. Se você estiver usando uma roupa muito pesada vai se sentir desprotegido se tiver de tirar, enquanto as camadas te dão flexibilidade para controlar sua temperatura corporal nas mais diversas situações!

Boa sorte!

Postado por: | Comments (2)

  1. Achei o seu site por um acaso, venho o lendo já tem uns 3 meses +-!
    Tem tudo que eu preciso, ainda mais que não vou com objetivo de intercambio.

    Pretendo ir para morar em Dublin (com cidadania) em outubro. Mas lendo aqui, fico meio receosa de pegar frio intenso. hahaha

    Obrigada por ter feito esse blog, tenho emergido muito na cultura irlandesa graças a você, para não fazer feio quando eu chegar!

    Continue com seu ótimo trabalho por aqui!

    Comentário by Carol — 19/01/2018 @ 10:34 pm

  2. Que bom poder rever seus posts antigos e agora também os novos Tarsila! Conheço o vidanairlanda desde 2010 quando fiquei quase um ano na Ilha Esmeralda! Você ajudou e ajuda muitos brasileiros que querem ficar um tempo neste lugar tão incrivelmente apaixonante.
    Que Deus abençoe a você e sua família!
    Fica com Deus, tudo de bom!

    Comentário by DOUGLAS DE SOUZA ALENCAR — 25/01/2018 @ 5:15 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.