15/05/2014

Imigrando: Tipos de visto na Irlanda

Cidadãos brasileiros que vem para a Irlanda tem uma grande vantagem em relação a alguns outros países no mundo: Não é necessário obter um PRÉ-VISTO no Brasil (Como é exigido para a Inglaterra ou Estados Unidos por exemplo) para poder viajar para a Irlanda. Em outras palavras, para embarcar para a Ilha Esmeralda não é preciso agendar uma entrevista ou obter pré-aprovação do governo irlandês.

irlanda-29Apesar desta ser uma enorme vantagem ela não significa que a Irlanda é território de livre-acesso para o brasileiro, isto porque não é preciso ter um pré-visto para chegar aqui, mas é sim necessário ter um visto para permanecer na Irlanda, seja por quanto tempo for (dias, semanas, meses, anos) e pelos mais diversos motivos (turismo, estudo, trabalho, etc.).

Ao chegar na Irlanda você, cidadão brasileiro, terá de passar por um guichê da imigração irlandesa na fila para “NON-EU” (ou seja, para cidadãos que não são da União Européia). Neste guichê o oficial da imigração, que é um funcionário da Garda National Immigration Bureau (GNIB). tem a obrigação de analisar quem você é para garantir que as suas intenções são legítimas ao entrar no país (turismo, estudo, etc.). Por favor, não tenha medo do oficial, ele só está trabalhando (se quiser aprender a não ter medo da imigração da Irlanda, leia este artigo aqui).

Uma vez que o funcionário viu seus documentos e possivelmente fez algumas perguntas ele irá carimbar o seu passaporte com o visto adequado para a intenção da sua visita (turismo, estudo de curto prazo, etc.) e neste visto (carimbo) constará a data limite que você tem para permanecer no país, MAS….

IMPORTANTE! Se você vai permanecer na Irlanda por mais de 3 meses você receberá um OUTRO tipo de carimbo. Este carimbo é um aviso e pedido para que você se registre junto ao escritório da imigração GNIB na sua área dentro de 30 dias, ou seja, se você vem para a Irlanda para ficar mais tempo, como por exemplo para estudar por 6 meses ou 1 ano, você terá de se registrar junto à GNIB. Saiba mais sobre o registro na GNIB aqui.

A razão pela qual a GNIB tem um registro dos cidadãos que não são da União Européia é para ter controle de quem entra e sai e o que faz, afinal de contas eles são os responsáveis por manter a ordem no país em tudo que diz respeito à imigração.

Uma vez que todo cidadão que não faz parte da União Européia (no caso, do Brasil) for se registrar na GNIB, ele receberá um dos tipos de visto no passaporte:

 

Stamp 1 Emitido somente para quem recebeu permissão de trabalho OU permissão de residência OU permissão de trabalho para dependente de cônjuge OU permissão para abrir um negócio.
Stamp 2 Emitido para estudantes matriculados em curso de período integral em uma instituição reconhecida pelo Department of Education and Science (Ministério da Educação e Ciência). Esses estudantes podem trabalhar meio período (até 20 horas semanais) durante o período letivo e em tempo integral durante as férias.
Stamp 2A Emitido para estudantes matriculados em cursos de curta duração OU cursos não reconhecidos pelo Department of Education (Ministério da Educação). Esses estudantes não tem permissão para trabalhar.
Stamp 3 Emitido para cônjuge ou dependente de quem já tem permissão de trabalho OU aposentado independente originário de país que não é da União Européia, OU para ministro religioso OU membro de ordem religiosa originário de país não pertencente à União Européia.
Stamp 4 Emitido para membro da família de um cidadão europeu; para cônjuge/parceiro de cidadão irlandês, para refugiados, refugiados de programas humanitários, indivíduos beneficiários de reunificação familiar de acordo com a Refugee Act de 1996.

Se você é cidadão da União Européia não há necessidade de se registrar junto à GNIB. Saiba mais sobre as vantagens de se ter a cidadania européia neste artigo aqui.

Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer quais são os tipos de visto normalmente concedidos para os cidadãos que não pertencem à união européia.

Se você ainda tiver dúvidas, clique aqui.

 

Postado por: | Comments (12)

  1. Oi Tarsila! Estou acompanhando seu blog e estou adorando! Muito bom mesmo!
    Sobre os vistos, e para quem se matricula no curso de línguas, qual é o visto? Pois muitos não são de período integral…

    Comentário by GABRIELA MEIRA — 16/05/2014 @ 4:31 pm

  2. Olá Gabriela,

    Vamos lá: Basicamente depende do tempo do seu curso. Se o curso de línguas tiver no mínimo 25 semanas e carga horária semanal mínima de 15 horas (esta carga horária é a mínima para ser considerado de período integral) o visto será o Stamp 2. Para cursos de menor duração e/ou carga horária o visto é o Stamp 2A.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 8:22 pm

  3. Tarsila, após o visto de estudante (stamp 2) expirar, é possível estendê-lo por um ou dois meses sem necessariamente renová-lo por mais um ano (ou seja, sem a matrícula em nova escola, etc)?

    Comentário by Gianni — 04/06/2014 @ 9:27 am

  4. Olá Gianni,

    Como brasileiro na Irlanda você deve ter um visto válido enquanto estiver no país. Se o seu visto de estudante vai vencer eu recomendo você ir até a GNIB para discutir quais são as possibilidades para você ficar no país. Se você tem intenção de permanecer como turista talvez eles concedam o visto até para a o seu retorno ao Brasil (mediante apresentação da passagem de volta), mas não é garantido. A coisa certa a fazer é ter algum tipo de visto válido enquanto você está no país.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 05/06/2014 @ 10:17 am

  5. Oi Tarsila, sempre acompanho teus posts. Parabens pelo trabalho!
    No comeco voce disse que brasileiros precisam de pre-visto para entrar na Inglaterra e Estados Unidos.
    Ate onde sei, Estados Unidos sim e’ necessario, mas Inglaterra ou qualquer pais do UK, o visto para visit/turista e’ concedido na chegada no aeroporto, e nao e’ necessario um pre-visto. Se for estudante por mais de 6 meses, ai’ sim o pre-visto e’ necessario. Procede?

    Comentário by Marcos — 16/06/2014 @ 12:34 pm

  6. Olá Marcos,

    Eu não sou especialista em vistos da Inglaterra ou Reino Unido.
    Sei que NÃO é necessário ter pré-visto para ser TURISTA no UK (como na Irlanda), mas no caso da Irlanda também não é necessário ter pré-visto para ser estudante, por exemplo.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/06/2014 @ 2:00 pm

  7. Olá Tarsila! Pretendo fazer intercambio para Dublin para estudo e trabalho. Essas 20 horas semanais que são permitidas, são o suficiente para se manter ou não?

    Obrigado!

    Comentário by José Marcos — 18/06/2014 @ 6:17 am

  8. Olá José Marcos,

    A resposta para a sua pergunta já existe e está aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Confira lá!

    Comentário by Tarsila — 18/06/2014 @ 4:07 pm

  9. Boa noite!
    Comecei a acompanhar o site agora já que pretendo ir para irlanda. Tenho o interesse de ficar 1 ano em Dublin para estudar e trabalhar. Sinceramente gostaria de trabalhar durante o ano inteiro e fazer algum curso de inglês para aprimorar já que não sou fluente mas tem um nível avançado da língua. Qual seria o tipo de visto? E é fácil conseguir esse tipo de visto para esse objetivo?
    Obrigado, desde já!

    Comentário by Arthur — 21/06/2014 @ 1:53 am

  10. Olá Arthur,

    Recomendo que, antes de tudo, você baixe e leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda”:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html

    Depois recomendo que você leia este artigo aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-quero-estudar-ingles-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 21/06/2014 @ 8:26 pm

  11. Obrigado, Tarsila.
    Vou mergulhar nos seus posts. Escolhi ir pra Irlanda a pouco tempo e meu objetivo é ir em julho 2015. Vamos ver se vai dar mesmo 🙂

    Comentário by Arthur — 24/06/2014 @ 1:12 am

  12. Olá Arthur!

    Boa sorte na sua empreitada!

    Comentário by Tarsila — 24/06/2014 @ 3:35 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.