19/03/2010

Imigrando: Como estudar inglês na Irlanda

Este artigo foi revisado e atualizado em 2014

A maioria dos brasileiros que vem para a Irlanda quer aprender ou aperfeiçoar o inglês, afinal de contas há muitas vantagens em se estudar inglês na Irlanda – não há exigência de pré-visto (como nos casos dos EUA e Austrália, por exemplo), o custo é normalmente mais baixo e a burocracia muito menor do que para muitos outros países, mas ainda assim há muita dúvida sobre como é o processo, desde a compra do curso no Brasil até o registro na imigração da Irlanda.

oconnell_monument_dublin_irlanda_03

Então aqui vão algumas dicas para você que quer estudar inglês na Irlanda:

Devo contratar uma agência ou ir para a Irlanda por conta própria?
Existem duas opções quando você quer vir estudar inglês na Irlanda.

1 – Você pode vir através de uma agência de intercâmbios – As agências geralmente oferecem pacotes que incluem, além do custo do curso, as passagens aéreas, acomodação, seguro-saúde, e por vezes, outros serviços, como transfer do aeroporto para acomodação ou passeios extras.

2 – Você pode vir por conta própria. – Por conta própria você terá de contatar a escola na qual você pretende estudar e fechar o pacote diretamente com ela. A escola também oferecerá acomodação e seguro-saúde, assim como os outros serviços, e podem sugerir ou até mesmo oferecer passagens aéreas. Depende da escola e algumas tem funcionários que falam português e isso pode ser muito útil.

Agências e escolas estão acostumadas a lidar com isso, então, não hesite em falar com seu contato.

Não importa qual a maneira que você escolha vir para a Irlanda, o mais importante é ter toda a papelada exigida e todos os seus documentos prontos e em ordem ANTES de você sair do Brasil.

Quais são os tipos de curso de inglês que eu posso fazer na Irlanda?
Aqui as escolas de inglês normalmente oferecem cursos de:

* Inglês Geral (General English) – Para aprender a língua inglesa no geral.
* Inglês voltado para os exames de IELTS ou Cambridge – Cursos específicos para que você preste um exame, como IELTS, CPE, CAE, FCE, PET ou KET.
* Inglês para negócios (Business English) – Língua inglesa focada em negócios.

Quais são os tipos de acomodação oferecidos?
Escrevi um artigo bem completo com vídeo sobre o assunto, clique aqui para conferir quais são os tipos de acomodação oferecidos na Irlanda

Como funciona o seguro-saúde? É obrigatório?
Para estudantes que vem para a Irlanda pelo período de no mínimo 25 semanas de estudo é exigido, pelo menos, o seguro-saúde governamental, que normalmente tem uma cobertura mínima, sendo válido somente em território irlandês e para emergências, em outras palavras, é um seguro básico que cobre o mínimo. Isto é necessário porque este tipo de estudante tem de se registrar  junto ao escritório de imigração irlandesa GNIB e o estudante precisa ter cobertura de saúde mínima enquanto estuda no país.

Algumas empresas argumentam que é preciso comprar um seguro muito mais caro, que tem cobertura de €30 mil e é exigido para os países que assinaram o Acordo de Shengen, mas como a Irlanda não assinou o Acordo de Shengen não é exigido ter este seguro.

Se você deseja fazer um seguro maior é uma opção pessoal, mas não é obrigatório. Ter um seguro com cobertura em outros países pode ser bem interessante se você deseja viajar pela Europa.

Um seguro de cobertura maior não é exigido na maioria das viagens que as pessoas fazem pela Europa uma vez que se tem o visto da Irlanda, contudo somente você pode decidir qual é o seguro que oferece o que você quer com a cobertura que você deseja.

Vale a pena lembrar que seguros-viagem não são aceitos, somente seguros-saúde.

Tenho o curso de inglês comprado para a Irlanda. O que eu faço?
Uma vez que você já comprou seu curso de inglês, passagens aéreas e já tem toda a documentação necessária em mãos (passaporte dentro da validade, carta da escola comprovando pagamento integral do curso e matrícula, comprovante de acomodação e seguro-saúde) você poderá embarcar tranquilo.

Como não existem vôos diretos do Brasil para a Irlanda você terá de fazer uma conexão em algum lugar (Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, etc.) para somente depois chegar na Irlanda.

O que eu faço quando chegar na Irlanda?
Chegando na Irlanda você terá de passar por um oficial da imigração no aeroporto. A função deste oficial é verificar se as suas informações são verídicas e se você tem boas intenções no país. Provavelmente irão perguntar coisas rotineiras, como “o que você pretende fazer no país?” e “Quanto tempo vai ficar?”. Se você não fala inglês, não se preocupe, normalmente a documentação fornecida pela escola esclarece tudo.

Você deverá então receber um carimbo no seu passaporte.

Para estudar menos de 25 semanas o carimbo emitido no próprio aeroporto será o seu visto.

Para estudar por, no mínimo, 25 semanas você receberá um o carimbo com validade para 30 dias.

O que fazer quando eu sair do aeroporto?
Se o seu curso for de, no mínimo, 25 semanas, seu passaporte terá um carimbo com validade para 30 dias. Este é o período no qual você terá de se registrar no escritório de imigração da sua cidade (GNIB – Garda National Immigration Bureau).

Mas antes de ir se registrar na imigração você deve ir à sua escola. Eles vão se certificar de que tudo que você comprou está certinho, lhe orientar sobre quaisquer dúvidas sobre a escola e eles também devem lhe ajudar a obter e organizar a documentação necessária para que você se registre na imigração. Mais informações sobre como se registrar na GNIB, clique aqui.

*Por favor, leiam os artigos que explicam as novas regras de imigração para estudantes aqui e aqui.

Depois de toda a saga para obter a documentação necessária (que normalmente leva 30 dias mesmo e nem adianta ficar afobado e ansioso) você poderá se registrar junto à GNIB. Uma vez registrado como estudante na Irlanda é só aproveitar!

Posso estudar e trabalhar na Irlanda?
Como estudante de um curso de, no mínimo, 25 semanas, você pode trabalhar legalmente por até 20 horas/semana durante o período de aulas e 40 horas/semana durante suas férias – muitas escolas oferecem cursos com 6 meses de aulas e 6 meses de férias, que pode ser uma opção interessante para quem quer combinar a oportunidade de estudar com a possibilidade de trabalhar.

Vale lembrar que ter acesso ao trabalho legal na Irlanda não significa que você irá conseguir um emprego. Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter durante seus estudos na Irlanda, mas não para fazer um pé-de-meia.  Tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e determinação e dedicação são os fatores principais para se conseguir o que quer.

Se você ainda tem dúvidas, clique aqui.

Espero ter ajudado!

 

Postado por: | Comments (56)

  1. ola, para curso de 6 meses +6 meses ferias,posso ter passaporte valido so para um ano.
    Obrigada

    Comentário by mara — 04/07/2010 @ 4:22 pm

  2. Olá Mara,

    Seja bem-vinda ao Vida Na Irlanda!

    Andei pesquisando e fiquei sabendo que o seu passaporte deve ter 6 meses a mais do que a data de vencimento do visto. Por exemplo, se o visto é de 1 ano (6 meses aulas, 6 meses férias), supondo que é de 1 de agosto de 2010 até 1 agosto de 2011, seu passaporte tem de ter a validade por mais 6 meses, ou seja o vencimento do seu passaporte deve ser de 1 fevereiro 2012. Se o caso não for esse, ou seja, se o seu passaporte vencer antes desses 6 meses extras, eu ouvi dizer que não há problemas para entrar na Irlanda, mas uma vez que você esteja aqui, você deve renovar o passaporte via embaixada Brasileira para que seu novo passaporte tenha a validade adequada.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/07/2010 @ 5:11 pm

  3. Oi Tarsila,

    Você é show! Estou aqui apenas para agradecer o seu empenho em retornar as mensagens. Muito Obrigado e beijão!!

    Comentário by Thiago Stahlmann — 21/09/2010 @ 4:00 pm

  4. Olá Thiago!

    Magina! Muito obrigada pelo comentário. Fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/09/2010 @ 7:14 pm

  5. Olá Tarsila,
    gostei muito do seu site, parabéns!
    Estou querendo ir para Irlanda, somente a passeio, mas fiquei sabendo de muita gente que foi barrada na imigração.
    Gostartia de saber da documentação necessaria como turista e a quantia em euro que terei de levar, para não correr o risco de ser deportado.
    desde já agradeço!

    Comentário by André Luiz — 23/09/2010 @ 11:49 pm

  6. Olá André Luiz!

    Seja bem-vindo ao Vida Na Irlanda!
    Muito obrigada pelo elogio.

    Eu desconheço o fato de que muita gente foi barrada na imigração, na verdade eu não conheço absolutamente ninguém que tenha sido barrado por aqui. A única história que escutei foi de uma garota que recentemente diz ter sido agredida, mas eu, de fato, desconheço pessoalmente qualquer caso assim.
    Se você tiver seus documentos certinhos e a quantia de dinheiro depende do tempo da sua estadia. Não há uma quantidade específica de dinheiro para trazer por lei para ser turista, mas talvez seja aconselhável você ter, no mínimo, €500.00 (Dinheiro suficiente para se manter por 1 mês). Não se esqueça de ter a sua passagem de volta para o Brasil em mãos, afinal de contas, isto garante que você pretende sair do país. Tenha também o endereço do hotel/estabelecimento onde você irá se hospedar, caso eles queiram confirmar suas reservas.

    O risco em ser deportado sempre existe, mas ele depende muito mais do fato de você não ter intenções legítimas, se tiver registro criminal, etc. Se tudo estiver em ordem, não há o que temer.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 12:45 pm

  7. Olá, acabei de encontrar seu site. Parabéns!!! Ajudar as pessoas é algo de muito valor nesta vida!!!
    Quero fazer um curso durante o mês de janeiro, não tenho pretenções de ficar pois sou professor registrado em uma escola e preciso voltar no final de Janeiro. Então seria um curso de 4 semanas somente.
    Quanto de dinheiro eu teria que ter para entrar? Que documentação eu preciso? tem uma lista?

    Obrigado pela atenção

    Luis

    Comentário by Luis — 02/10/2010 @ 2:08 am

  8. Olá Luis!

    Seja bem-vindo ao Vida Na Irlanda
    Muito obrigada pelo elogio. Fico feliz em poder ajudar as pessoas e passar as informações que eu tenho, mais uma vez, obrigada.
    Para estudar em um curso de pequena duração não é necessário ter um mínimo de valor para comprovar sua estadia para o registro da imigração (GNIB), mas caso eles exijam que você mostre o dinheiro que tem para se manter, eu aconselho que você traga, no mínimo, €500.

    Em relação aos documentos você precisará ter seu passaporte em dia, uma carta da escola informando qual o curso que você vai fazer e onde será a sua acomodação, a duração da sua estadia e sua passagem de volta. Vou procurar mais informações mas acredito que estes são os documentos necessários. Lembre-se que seu curso deve estar pago antes de você vir para cá e sua agência também pode lhe passar as informações necessárias em relação à isto.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/10/2010 @ 5:03 pm

  9. Olha Tarsila,

    Sua dedicação a nós sonhadores é fantástica.
    Muitíssimo obrigado!!!!
    De verdade…

    Forte abraço!!
    E até as próximas duvidas..rsrsrsr

    Comentário by Gênesson Honorato — 08/10/2010 @ 2:27 pm

  10. Olá Gênesson,

    Muito obrigada pelo comentário! 🙂

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/10/2010 @ 8:56 pm

  11. Olá Tarsila!

    Só penso que a gente tem que valorizar o esforço alheio, e sem dúvida seus esforços são merecedores de muitos elogios!
    Irei aguardar ansiosamente por mais informações, enquanto isso, tem muitas ciosas legais para ler e reler por aqui! hehehe

    Obrigada pela atenção!
    Abraço, Taysa!

    Comentário by Taysa — 28/10/2010 @ 1:19 pm

  12. Olá Taysa!

    Muitíssimo obrigada pelos elogios, fico feliz em poder ajudar sempre que posso e se precisar, já sabe, é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 8:31 pm

  13. Olá tarsila tudo bem, primeiramente eu queria lhe parabenizar pela sua iniciativa de ajudar a todas as pessoas que estão interessadas em estudar na irlanda, pois o seu blog e de muita utilidade. bem a minha pergunta e a respeito sobre os valores, eu gostaria de saber qual quantia basica eu deveria levar para um curso com duração de 1 ano incluindo todo o necessario. e agradeço desde ja, parabéns pelo trabalho felicidades.

    Comentário by Robson — 19/12/2010 @ 12:05 am

  14. Olá Robson!

    Muito obrigada pelo comentário e elogio. Fico feliz em poder ajudar.
    Vamos lá, eu não tenho como dizer qual é o valor que você vai precisar já que os preços dos cursos + passagens + serviços extras podem variar de acordo com a escola e agência de intercâmbio portanto eu recomendo que você entre em contato com diferentes agências e peça cotações para que você tenha referências em relações aos valores já que a noção de “necessário” é relativa e bem pessoal.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/12/2010 @ 10:45 am

  15. Oi Tarsila!!

    Excelente dicas…MUITO OBRIGADO!!! Nossa, não vou me cansar de te parabenizar sobre o seu blog! Suas dicas são demais!

    Adorei o que você escreveu…super completo! Agora estou mais confiante a quanto tenho que juntar de grana para poder viver ai! Estou programando o intercâmbio há algum tempo, mas sempre naquela incerteza. Agora ja tenho como me programar! Ano que vem…Se Deus quiser estarei ai, realizando um sonho!

    Novamente obrigado…e tenha certeza…em breve terei mais perguntas! rsrsrsrs

    Beijão

    Rodrigo

    Comentário by Rodrigo — 25/01/2011 @ 9:23 am

  16. Olá Rodrigo!

    Muito obrigada pelo comentário. Fico feliz em saber que as dicas estão ajudando. 🙂
    Fico feliz em saber que o Vida Na Irlanda está te dando mais confiança para seguir nesta aventura!
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/01/2011 @ 5:02 pm

  17. Ola, adorei o seu blog, muito informativo.
    Queria que voce me desse uma ajuda, achei esse site aqui e me assustei com os requisitos citados aqui para o visto de estudante, pois parece bem mais complicado que meus amigos que ja moram na Irlanda me falaram, e os outros blogs e sites tambem, inclusive o teu…
    http://www.inis.gov.ie

    Voce podia me esclarecer? Sao €7 mil ou €3 mil afinal?! e todas essas papeladas e historicos de visto? Pensei que so precisava apresentar a conta bancaria, e a carta da escola com o curso pago em completo. Estou pensando em ir em junho pra passar 6 meses estudando e 6 de ferias, mas tambem nao vi nada a respeito?!
    Por favor, me da uma esclarecida de voce puder, fiquei preocupada!
    Te agradeco desde ja.
    Beijos e parabens pelo site!

    Comentário by Jana — 10/02/2011 @ 8:58 am

  18. Olá Jana!

    Muito obrigada pelo elogio. 🙂
    Eu já falei sobre esta questão do site do INIS, one consta que desde 2008 é necessário que você tenha ACESSO à €7,000.00, mas na prática isto não é o que procede.
    Quando você vier para cá, de acordo com as novas regras da imigração, o escritório da GNIB exigirá que você tenha, no mínimo, €3,000 na sua conta (que, para eles é o suficiente para se manter nos primeiros meses por aqui), contudo eu sempre recomendo que você traga o máximo possível.
    Fique tranqüila em relação à documentação, pois é mais simples do que parece e a sua agência/escola irão orientá-la, não precisa se preocupar.
    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2011 @ 7:29 pm

  19. Eu de novo, uma dúvida que não entendi muito bem, li em muitos sites que o valor de 3000 euros deve ser apresentado na imigração através do extrato do VTC, dá pra transferir essa grana para conta do banco depois de aberta ou devo levar em espécie para depositar?

    Obg

    Comentário by Debora — 16/02/2011 @ 12:16 am

  20. Olá Debora!

    O valor de €3.000 deve ser apresentado à imigração quando você for se registrar (quase depois de 1 mês de ter entrado no país) através de extrato bancário da sua conta em banco Irlandês. Você não terá de apresentar este valor à imigração do aeroporto.
    Eu recomendo que você traga o valor no VTM (Visa Travel Money) e quando for depositar o dinheiro no banco, sacá-lo, no próprio banco, e depositá-lo em espécie.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 5:10 pm

  21. Oi, Tarsila.
    Tudo bem?

    Seu blog é fantástico. Descobri ele a pouco tempo, então leio todos os dias para conseguir ver todas suas dicas!! 😀

    Estou com uma super dúvida em relação a chegada em Dublin. Na verdade a dúvida é do meu namorado…rsrs. Ele está na Bélgica e pretende ir para Irlanda mês que vem, quando eu tb irei. 😀
    Ele ainda não escolheu o curso e pensou em entrar no País como turista, escolher o curso e, então, solicitar o visto. Será que isso é possível?

    Uma dúvida minha agora: Eu estava pensando em levar comigo apenas 500 euros e deixar o restante para transferirem para a conta que terei de abri ai. Será que terei problemas na imigração do aeroporto? Pensei em talvez levar o meu extrato bancário para comprovar que tenho o dinheiro. Será que vale?

    Muito obrigada pela suas dicas, paciência e dedicação.

    Bjus!

    Comentário by Mariana — 05/05/2011 @ 5:35 pm

  22. Olá Mariana!

    Comigo tudo ótimo e com você?

    Muito obrigada por curtir o Vida Na Irlanda.
    Infelizmente não é possível mudar o visto de turista para o de estudante. Se o plano dele é estudar na irlanda ele deve entrar no país já matriculado, a menos que ele tenha cidadania européia. De outro modo ele pode entrar no país como turista mas não poderá se matricular em um curso.

    Não vejo motivos para você não trazer o mínimo exigido pela imigração, uma vez que existem opções seguras como o Visa Travel Money. Além disto, o valor de uma transferência do Brasil para um banco Irlandês costuma ter taxas bem altas, portanto analise bem qual é a opção melhor para você. E sim, sempre há o risco de pedirem algum tipo de comprovação do dinheiro juntamente com você, mas o extrato brasileiro não tem validade aqui, então caso isto aconteça é melhor estar preparada.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/05/2011 @ 10:31 pm

  23. Boa Tarde gentee tudo com com vcs?!

    Eu vi que vcs ajundam mta gente com o site eu gostaria de saber algo sobre o seguinte:
    Penso em ir pra irlanda na terceira semana do mes de setembro ficar la um ano (25 semana de estudo e + 25 de ferias) vou por agencia . Mais eu to com umas duvidas na questao DINHEIRO . Eu pretendo pegar cartao vtm (cartao visa travel money) levar 80% do dinheiro nele e os 20% em espécie. Mais a duvida seria que a imigraçao pede 3mil euros como comprovaçao . Como eu faço? eu levo um estrato da minha conta aqui no brasil ?! ou eu tento “explicar” que meu dinheiro esta no vtm e mais em espécie( irei levar mais que 3mil euros) . Eu nunca fiz intarcambio antes entao eu nao sei mesmo . Com o vtm eu tiro extrato em qlq lugar? Essa seria uma das varias duvidas que tenho se puder me ajudar ficarei mtu agradescido . E Aproveitando quanto tempo seria possivel se manter com esses 3mill euros? caso eu nao consigo um emprego ou subemprego logo?! (considerando a variaçao com transporte , moradia . Apenas uma media)

    Obrigado gente.

    Comentário by Estéfano m fambre — 09/08/2011 @ 8:04 pm

  24. Olá Estéfano!

    Obrigada pelo comentário! 🙂
    Vamos lá: Em relação ao valor de €3.000, este deve ser apresentado à imigração quando você for se registrar na GNIB (quase depois de 1 mês de ter entrado no país) através de extrato bancário da sua conta em banco Irlandês. Você não terá de apresentar este valor à imigração do aeroporto.
    Eu recomendo que você traga mais do que este valor, se possível no VTM (Visa Travel Money) e quando for depositar o dinheiro no banco, sacá-lo, no próprio banco, e então depositá-lo em espécie.
    O tempo que este dinheiro irá durar depende dos seus gastos e estilo de vida, pois cada um sabe quais são suas prioridades e gastos, contudo eu aconselho que você traga mais do que somente €3.000, pois este é o valor que deve estar na sua conta bancária irlandesa, portanto você precisará de mais dinheiro para se manter pelo menos pelo primeiro mês até receber a emissão do extrato bancário.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/08/2011 @ 3:06 am

  25. Oii!!! Obrigado!!!! ajudou bastante…

    Eu achei que teria que mostra o dinheiro ali na hora ali no aerorto mesmo.

    Eu vou sim levar mais de 3000 mil , porem pela sua experiencia me diz (tem gente que fala que 3000 da para ficar 5 meses e gente que 3000 da para 4 meses e ainda eu vi um cara da agencia falando que 3000 da para 9 meses ) eu achei um pouco exagero / forçado , sei que poder ser dificil para vc me explicar mais no que vc acredita e conhece , sendo economido dura 5 meses ou menos?

    Aproveitando , vc disse para eu levar maior quantidade no VTM ( é o que vou fazer) mais sera que eu consigo tirar esses 3mil com o vtm de vez? em um so saque?

    Muito obrigado!!!

    Comentário by Estéfano m fambre — 10/08/2011 @ 11:57 pm

  26. Olá Estéfano!

    Disponha! 🙂
    Se você for muito econômico e viver no limite, acredito que pode durar por volta de 3 meses e meio (isso se você não fumar ou beber, que são coisas caras). 9 meses é impossível, a menos que você não pague aluguel.
    Em relação ao saque do VTM, a própria VTM pode lhe informar qual é o limite do saque. Eu sei que somente alguns caixas permitem saques maiores, portanto é bom procurar por qual máquina lhe dará a maior quantidade, contudo pode ser que o limite diário seja €1.000, mas eu buscaria mais informações com a própria VTM para ter certeza.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/08/2011 @ 11:57 am

  27. Oii Tarsila!!

    Como vai?

    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo Site.. Super completo, divertido e esclarecedor!!

    Bom.. Tenho uma duvidazinha…

    Estou com quase tudo certo para viajar para a Irlanda, para fazer um curso de apenas 07 semanas, e fiquei assustada com as novas regras da Imigração.

    Gostaria de saber o que é necessário para que eu adquira o visto, quais documentos preciso.. etc.

    Tem mais uma coisinha… Estou indo para ficar na casa de amigos, e portanto, nao farei uso das acomodações em casa de família ou acomodação estudantil.. Neste caso, vou precisar de uma carta convite, ne?? =/ Voce sabe aonde posso encontrar um modelo desta carta, ou algo assim? Quais sao as informacoes que esta carta deve conter?

    Agradeço desde já!!

    Um grande abraço,

    Patty

    Comentário by Patty — 12/09/2011 @ 3:57 pm

  28. Olá Patty!

    Estou ótima e você?
    Muito obrigada pelo carinho!
    Vamos lá: As novas regras da imigração não se aplicam para estudantes de cursos de curta duração, como o seu, de 7 semanas. Fique tranqüila que você nem mesmo precisará se registrar na GNIB.
    Você não pode trazer uma carta de convite por seus amigos se eles forem estudantes, somente se eles forem residentes aqui na Irlanda, portanto é bom ter em mãos o endereço, nome completo, telefone e até mesmo o número da GNIB dos seus amigos caso lhe perguntem estas informações no aeroporto, mas dizer que vai ficar com seus amigos e dizendo o endereço normalmente basta.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/09/2011 @ 4:34 pm

  29. Ei tarsila, estou indo pra Dublin em Julho do ano que vem com meu noivo e mais 2 amigos.. a principio queremos ir por conta propria, vc acha que fica masi em conta ? sei que dá um pouco mais de trabalho.. mas estamos querendo gastar o minimo possível.. e outra coisa.. é necessário mesmo cada um ter 3 mil euros?.. gostariamos de juntar o de nós 4.. e botar em uma conta, tirar o extrato e transferir para outra conta ai tira o extrato e transferi e por ai vai.. essa conta ou o extrato pode ser uma daqui ou chegando la tem que abrir tbm a conta ?
    responde no meu email por favor.. se der

    Comentário by Stella — 23/09/2011 @ 3:51 am

  30. Olá Stella!

    Depende, fazer um intercâmbio por conta própria implica em lidar com todas as adversidades sem um apoio de uma agência. Algumas pessoas lidam com isso tranquilamente, outras nem tanto e dependendo da escola até pode ficar mais em conta, mas analise tudo que está no pacote, tanto oferecido pela agência como pela escola para ver se realmente há diferença.

    Sim, é necessário que cada um tenha €3.000 porque o extrato demora para sair (por volta de 10 dias) e vocês tem apenas 30 dias para se registrar na imigração (GNIB), Além do mais esta é a coisa certa a ser feita e é um bom dinheiro para se ter de reserva caso vocês precisem.

    Este extrato bancário é obtido aqui depois que vocês abrirem uma conta em banco irlandês (processo explicado pela escola), para saber mais veja estes links:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-quero-estudar-ingles-na-irlanda.html

    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-como-se-registrar-na-gnib-ou-immigration-office.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 23/09/2011 @ 10:45 pm

  31. Ola Tarsila,
    Pretendo ir para a Irlanda em Janeiro, tive a ler quase todo os “comments” do seu Blog, Eu sou brasileiro mas mora em Portugal a muitos anos, Tenho documentação europeia, Eu também necessito toda esta burocracia? Outra tenho conta em banco Português, será mesmo necessário transferir meu dinheiro para um banco Irlandês? ( ja que quando eu vou de ferias pela Europa, tiro dinheiro normalmente nos caixas electrónico).

    Obrigado e parabéns pelo o Blog.

    Comentário by Charles Azevedo — 26/09/2011 @ 8:46 pm

  32. Olá Charles!

    Se você tiver a cidadania/passaporte português você não precisa ter todos estes registros, nem mesmo precisa se registrar na imigração (GNIB). Basta entrar no país, obter seu número de PPS (para poder se registrar no Tax Office e trabalhar com registro).
    Em relação ao dinheiro acredito que você pode manter sua conta em Portugal, mas depende de quanto tempo você pretende ficar aqui. Se for um longo período, abrir uma conta aqui talvez seja melhor para você gerenciar suas contas, mas não tenho certeza se é um fator exigido para cidadãos da União Européia.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/09/2011 @ 9:44 am

  33. Olá Tarsila, Parabéns pelo site!

    Eu estou indo fazer um curso de inglês com duração de 6 meses. Eu irei com as documentações básicas, como carta da escola, endereço de residência da família, seguro saúde e passagem de ida e volta. Além disso é necessário ter o valor de 3 mil euros em conta bancária? Eu preciso fazer o registro do GNIB?

    Obrigada! Abs.

    Comentário by Sheila — 14/10/2011 @ 7:26 am

  34. Olá Sheila!

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Sim, o curso de no mínimo 25 semanas (6 meses) exige que você se registre na imigração e tenha 3 mil euros em conta bancária irlandesa.
    Eu aconselho que você leia estes artigos:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-como-se-registrar-na-gnib-ou-immigration-office.html
    http://www.vidanairlanda.com/2013/04/imigrando-dinheiro-para-entrar-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 3:11 pm

  35. Ajudou muito Tarsila ; )

    Muito grata pela tua atenção.
    Parabéns pelo site.

    Beijos.
    Sheila.

    Comentário by Sheila — 04/11/2011 @ 4:20 pm

  36. Olá Sheila!

    Disponha e obrigada pelo carinho. Espero que encontre mais informações úteis aqui pelo Vida Na Irlanda. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 4:44 pm

  37. Olá, então para ir estudar inglês na irlanda nao precisa de ter visto de estudante? Isto é, a pessoa providencia os documentos necessários, leva dinheiro, contacta a escola e está tudo ok? O resto é tratado somente quando chega lá?
    Outra coisa….o estudante pode permanecer na Irlanda com dependente? Isto pq tenho uma criança de 9 anos e pretendia levar ele comigo. Obrigada.

    Comentário by Izabelle — 04/01/2012 @ 12:37 pm

  38. Olá Izabelle!

    Vamos lá:
    O cidadão de um país que não pertence à união européia não precisa de visto para ENTRAR no país, mas é necessário ter um visto para PERMANECER no país. Veja mais sobre isto aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-como-se-registrar-na-gnib-ou-immigration-office.html

    Infelizmente o estudante internacional (como os brasileiros) não podem ter dependentes no país, portanto não é possível trazer a criança com você.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2012 @ 7:22 am

  39. Olá Tarsila,
    Primeiro, parabéns pelo seu blog, ele é perfeito… Simplesmente Adorei! Tenho entrado todo dia para ler todas os post e me animo cada vez mais em ir para Irlanda.
    Bom, mas vamos ao assunto, pretendo ir para Dublin em janeiro do ano que vem (2013) para estudar inglês, porém só poderei ficar somente 1 mês, vou aproveitar que estarei de férias do trabalho para estudar. Estou orçando com várias agencias e graças ao blog, achei uma melhor que a outra. Em determinada agencia me disseram que o indeal seria que eu levasse 2mil euros, que eu conseguiria viver muito bem com essa quantia, até ai OK, mas ninguem tinha me informado que me registrar eu precisaria abrir um conta e apresentar um extrato com no minimo 3mil nela, até porque acho desnecessário levar tanto dinheiro para pouco tempo. Minha duvida é se essa regra também se aplica a mim que ficarei apenas 04 semanas.
    Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    Comentário by Gabriella — 03/02/2012 @ 4:25 pm

  40. Olá Gabriella!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário!
    Fico muito feliz em poder ajudar.
    Vamos lá:
    No seu caso você não precisará de trazer €3.000 porque o seu curso é de curta duração (apenas 1 mês) e este tipo de curso não exige registro na imigração (GNIB). Este registro (que você não terá de fazer) exige a apresentação de €3 mil, portanto pode ficar tranqüila.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 6:33 pm

  41. Oi, tarsila! tudo bem?

    uma pergunta, existe um limite de horas semanais nas quais posso ter aulas apenas com o visto de TURISTA?

    Caso sim, o ideal é já levar um carta da escola e comprovação de pgto do curso e apresenta-la na imigração? ou eles não exigem isso?

    quanto ao dinheiro em conta corrente para visto de turista, existe um mínimo solicitado?

    como costuma ser a conceção do visto em relação a isso (curso de general english como turista)? achas q é mais dificil do que pedir o visto de estudante?

    outra coisa, na minha passagem estou com o retorno para julho, e vou agora em fim de fevereiro, e isso pq meus pais vão ir me visitar em julho para voltarmos juntos para o brasil. e aí te pergunto, ja que o visto de turista é de no maximo 3 meses e pretendo ficar 3 na irlanda + 1 mes pela europa, é possivel eu pedir renovaçao do visto de turista qndo vencer meus 3 meses?

    espero ter sido clara. muitoo obrigada, beijos!!

    Comentário by ana — 12/02/2012 @ 9:45 pm

  42. Olá Ana,

    Comigo tudo bem e com você?

    1) Não é possível se matricular em um curso com o visto de Turista. Turista é turista, estudante é estudante.

    2) Caso você esteja matriculada em um curso antes de entrar no país, você trará um carta da instituição consigo e terá de se registrar para obter o visto de estudante.

    3) Você tem de trazer consigo dinheiro em espécie/cartão de crédito/débito/etc. O visto de turista não exige comprovação de renda.
    Dependendo do visto de estudante é necessário se registrar junto à GNIB e para tal é necessário comprovar que se tenha €3.000 em extrato de conta de banco irlandês.

    4) Não há concessão de estudo para turistas.

    5) O visto de turista é para o período máximo de 3 meses. Se você for permanecer mais tempo na Irlanda você terá de pedir outro visto (que não de turista). Tenha sempre consigo as passagens de entrada e saída dos países que vocês pretendem conhecer e visitar a europa por 1 mês depois do seu visto vencer não deve ser um problema.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/02/2012 @ 12:10 pm

  43. Ola…

    Boa noite…. eu meu irmão e minha noiva estamos pensando em ir para irlanda estudar o inglês e trabalhar como na maioria dos casos (o curso de 6 meses e tal).

    Como vamos em três vai ficar mais barato se bancar e tal… só que levar 3.000 euros para cada 1 vai ficar meio pesado, pelo que eu li na imigração você tem que apresentar o extrato do banco com o valor na conta! Seria possível, transferir esse dinheiro de 1 conta para outra e apresentar os extratos em datas diferentes para imigração? ou os 3 mil euros seria o valor inicial para abertura da conta no banco? No caso eu atualmente tenho conta conjunta com minha noiva aqui no Brasil, você sabe dizer se abrirmos la em conjunto precisaremos dos 6 mil euros ou serve o extrato para os dois basta ir em datas diferentes????

    OBS: Parabéns pelo seu blog tem muita informação legal!

    Comentário by Nikolas — 21/03/2012 @ 2:56 am

  44. Olá Nikolas,

    Infelizmente o que você quer fazer não é possível. Vamos lá: Quando você entra no país, e assumo que vocês três virão juntos, vocês recebem no aeroporto um visto de 1 mês no seu passaporte para se registrar na GNIB (onde você tem de apresentar o extrato de conta bancária irlandesa com, no mínimo, €3 mil.).
    Ao chegar aqui você terá de abrir a sua conta (alguns bancos só abrem a conta com uma carta da escola e com o número de PPS, então você terá de tirar o seu número de PPS antes e isto demora alguns dias até a carta chegar na sua casa.) Com os documentos em mãos você vai abrir sua conta, mas não poderá fazer o depósito na hora. Você terá de esperar a carta do banco chegar na sua casa (mais alguns dias, de 5 a 10 dias úteis) para depois ir no banco e pedir o extrato (que também vai demorar entre 5 e 10 dias úteis para chegar pelos correios). Sendo assim seu prazo para se registrar estará terminando e não é prazo suficiente para receber o extrato, sacar o dinheiro e fazer outro depósito.

    No caso vocês terão de abrir uma conta bancária para cada um e cada um precisa apresentar, no mínimo, €3 mil.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 3:22 pm

  45. Ola
    Parabens pelo site….
    Estarei indo para Dublin em Janeiro fazer um curso de 4 semanas, gostaria de saber se terei problemas porque levarei somente mil euros porque ficarei somente um mes e nao ficarei mais tempo !
    O curso que fechei ja esta incluso as passagens ida e volta, acomodação e o curso e levarei os mil euros como ja disse terei problemas ao chegar ? Ah ja tive um visto negado aqui no Brasil pelo consulado AMERICANO por eu nao ter vinculos aqui no brasil terei problemas ou eles nem tem acesso a essas
    informações ??

    Beijos Leticia Iasmim

    Comentário by Leticia Iasmim — 08/10/2012 @ 9:19 pm

  46. Olá Leticia,

    Obrigada pelo comentário! Já chegou por aqui? Está curtindo a experiência?
    Não acredito que há problema algum em ter €1.000 para um curso de 1 mês, afinal de contas você não tem de comprovar renda para isto.
    A Irlanda e os EUA são países diferentes, por exemplo, para ir para os EUA é necessário ir ao consulado dos Estados Unidos no Brasil para obter um pré-visto e depois passar na imigração no aeroporto na sua chegada; na Irlanda não é necessário obter este pré-visto e pelo acordo diplomático que existe ente Brasil e Irlanda acredito que não há problema algum você vir para cá. Se você não está trazendo nada ilegal e não tem intenções ilegais no país, pode ficar tranquila. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 8:43 am

  47. Oi, Tarsila, tudo bem?
    Vou passar apenas um mês em Dublin, e estou meio confusa. O valor de 3 mil euros é apenas para quem vai ficar por um ano aí ou quem só vai passar um mês também precisa apresentar essa mesma quantia?

    Comentário by Victoria — 23/01/2013 @ 9:39 pm

  48. Olá Victoria!

    Vamos lá: Não se preocupe! Os €3 mil não se encaixam no seu caso.

    O estudante internacional que vier estudar na Irlanda pela primeira vez e que está matriculado em um curso de no mínimo 25 semanas com carga horária semanal mínima de 15 horas, deve ter acesso a € 3.000, além de comprovar o pagamento das taxas do curso.

    Se curso tiver permanência menor que 25 semanas não é necessário se registrar na GNIB, portanto não é necessário comprovar os € 3 mil já que o visto será concedido no aeroporto.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 23/01/2013 @ 11:59 pm

  49. Bom, estou com algumas dúvidas sobre ir para Irlanda, primeiro quanto ao visto, pois na verdade tenho a intenção de morar la, no caso iria tambem minha mulher e meu filho de apenas 8 meses. Eu iria inicialmente para estudar ingles e trabalhar, ela só para estudar ingles, e depois procurarmos uma Universidade por la mesmo, ou outro lugar da Europa. Lembrando que não falamos NADA de ingles, ela tem uma base, pois estudou alguns anos aqui no Brasil, eu começei agora, mais nada demais.

    Comentário by Kassio — 01/02/2013 @ 2:29 pm

  50. Olá Kassio,

    Tudo bem? Muitas pessoas tem inúmeras dúvidas, ou seja, você não está sozinho!
    Infelizmente vocês não podem vir para a Irlanda como estudantes com o filho de vocês. Estudantes na Irlanda, especialmente os que não são da União Européia, não podem ter dependentes no país. Considerando o atual momento econômico, que a Irlanda ainda está em fase de recuperação da crise econômica mundial, não recomendo que vocês venham para morar sem ter tudo certinho ou então cidadania européia. Sem falar nada de inglês é muito difícil viver com tranquilidade pois as coisas mais simples se tornam grande desafios e é muitíssimo improvável que vocês consigam entrar em uma Universidade sem ter um nível muito bom de inglês, pois é um requisito básico para a entrada em qualquer curso universitário. Se vocês tem o desejo de aprender inglês e conhecer uma nova cultura recomendo a experiência, mas é necessário que se tenha tudo organizado e bem planejado.

    Espero ter ajudado

    Comentário by Tarsila — 01/02/2013 @ 5:56 pm

  51. Tarsila, vc sabe me dizer se a carta da escola e acomodação precisa ser original? Estou fechando direto com a escola, e eu acho que eles enviando por email…. serve?

    Comentário by Debora — 31/03/2013 @ 9:57 am

  52. Olá Debora,

    Normalmente o envio da carta é feito pelos correios e há o envio de uma carta original. Conheço caso de pessoas que vieram com cartas que foram enviadas por email, que continham todas as informações necessárias, como o logo e endereço da escola. De qualquer jeito peça para eles enviarem uma cópia timbrada pelos correios para você. 🙂

    Espero ter ajudado

    Comentário by Tarsila — 31/03/2013 @ 7:25 pm

  53. Oii Tarsila!

    Estou pensando em ir pra Irlanda em julho trabalhar como au pair. Não estou indo por agencia, já entrei em contato com algumas familias pelo site de au pairs, e a maioria quer que fique por volta de 1 ano.
    Minha duvida é a seguinte: qual visto eu devo tirar? Seria o de estudante? Eu não planejava fazer curso de ingles no país, pois meu inglês ja é bem avançado. Além disso, as famílias querem que eu trabalhe todos os dias durante o dia todo. Se eu tivesse que arrumar algum curso, teria que ser a noite. Pra ser uma au pair eu vou ter que obrigatoriamente ter um curso para poder ter o visto?
    obrigada e parabens pelo blog!

    Comentário by Nathalia — 14/04/2013 @ 4:33 am

  54. Olá Nathalia!

    Vamos lá: Não há um visto para Au Pair na Irlanda (ainda) e para trabalhar aqui você teria de ou ter o visto de estudante que permite o trabalho (em um curso de no mínimo 25 semanas de duração com carga horária mínima semanal de 15 horas, que não pode ser noturno) ou então ter um visto de trabalho. Tendo em vista que trabalhar como Au Pair não se encaixa nos requisitos para pedir um visto de trabalho, acredito que a forma de você vir para a Irlanda de forma legal e trabalhar é obter o visto de estudante que permite o acesso ao trabalho. Lembre-se que há outros cursos, além dos de inglês na Irlanda e que talvez seja uma boa oportunidade para acrescentar mais conhecimento à sua experiência.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/04/2013 @ 1:16 pm

  55. Obrigada, Tarsila, pelo retorno mesmo que eu já tenha resolvido (havia pedido e a Escola me enviou pelos correios as 2 cartas!), pois eh uma grande honra falar com vc! Estou viciada no Vida na Irlanda, já li TODOS os seus posts sobre Conhecendo a Irlanda e estou lendo outros mais… E indico para todo mundo, pois estou me baseando por ele para realizar meu sonho! Alias, esta chegando… Vou no dia 2/8/13 se Deus quiser! Obrigada por contribuir para esta importante realização em minha vida!

    Comentário by Débora — 18/06/2013 @ 4:52 am

  56. Oi Débora,

    Ah que bom que eles lhes enviaram as duas cartas! Ufa! 🙂 Ah, que isso, é um prazer poder conversar com todos os meus leitores que deixam comentários, só é uma pena eu não ter tempo para responder mais rápido.
    Muito muito muito obrigada por indicar o Vida Na Irlanda e espero tenha feito uma excelente viagem! Seja bem-vinda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/08/2013 @ 8:59 am

Sorry, the comment form is closed at this time.