16/06/2011

Imigrando: O número de PPS

O PPS – Personal Public Service Number – é um número de registro único que só pode ser obtido na Irlanda e permite o acesso a diversas coisas, como por exemplo, aos serviços públicos, registro para obtenção de carteira de motorista e, mais importante, que você seja registrado para poder trabalhar legalmente na Irlanda.

source

Vale a pena lembrar que alunos internacionais devidamente matriculados em um curso de inglês matutino, com duração mínima de 25 semanas e carga horária semanal mínima de 15 horas tem acesso ao trabalho legal na Irlanda, aqui conhecido como casual employment. Isto quer dizer que você pode trabalhar até 20 horas por semana durante o período de aulas e até 40 horas por semana durante o período de férias.

Portanto se você está dentro desta categoria, você pode obter seu número de PPS e é de graça!

Vamos lá:

1) Primeiramente você deve ter em mãos os seguintes documentos:

a) Passaporte OU sua carteirinha da GNIB
b) Comprovante de endereço (que pode ser uma conta de eletricidade ou gás OU carta ou documento oficial, como por exemplo uma carta da sua escola OU extrato de conta bancária OU contrato do aluguel, tudo da Irlanda)

2) Com os documentos em mãos você deve procurar um dos escritórios do Department of Social Protection.
O mais conhecido é o Social Welfare Local Office e fica na 22 Kings Inns Street, em Dublin 1. Veja o mapa aqui.

3) Chegando lá você terá de preencher o formulário adequado, pegar a fila (que normalmente é rápida, mas já escutei pessoas dizendo que passaram o dia lá) e apresentar tudo: Formulário + documentos.

4) Depois que seu registro for feito você receberá seu número de PPS entre 3 e 5 dias úteis através de uma carta pelos correios. Ela será enviada para o endereço que você forneceu em seu comprovante.

5) Com o número de PPS você pode ser registrado junto ao seu empregador! YAY!

 

DICA: Você não precisa esperar ter o número de PPS em mãos para começar a procurar um trabalho.
Você precisará dele para ser registrado, mas sua busca por uma oportunidade pode começar muito antes, até mesmo do Brasil. Tudo depende da sua dedicação e empenho. Para dar uma mais uma força, veja alguns posts que escrevi sobre empregos:

http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

http://www.vidanairlanda.com/2011/05/video-ingles-e-emprego-na-irlanda.html

 

Tenha um ótimo dia!

Postado por: | Comments (53)

  1. Oi, Tarsila!!
    E a questão dos 3000 euros, não precisa para tirar o PPS?

    Comentário by Marcos Paulo — 16/06/2011 @ 12:27 pm

  2. Oi!!
    Se eu for sem estar matriculado em qualquer escola eu consigo tirar PPS? Ou fica muito mais dificil assim?

    Comentário by Tiago — 16/06/2011 @ 3:08 pm

  3. Eu fui tirar o meu na semana passada, demora pra caramba, aproveitei para passear pelo centro em vez de esperar la dentro, mais foi tranquilo o atendimento.

    Comentário by Lisandro Cabral de Jesus — 16/06/2011 @ 5:43 pm

  4. Tarsila, estou aqui para parabenizar seu blog, isso e demais. Gostaria de saber a respeito da carteira de habilitacao, cheguei recentemente na Irlanda e quero muito ter o direito de dirigir aqui. Por favor me da uma ajudinha! Quero saber como faco para tirar a internacional e se voce sabe quanto custo isso mais ou menos. Como faco???

    Um Abraco, muito obrigado!

    Sabrina Moura

    Comentário by Sabrina Moura — 16/06/2011 @ 8:17 pm

  5. Oi Ta querida td bem? Eu queria saber se eu consigo uma segunda via do pps .. Voce sabe me dizer como faco?
    Beijosss

    Comentário by deborah — 16/06/2011 @ 11:43 pm

  6. Oi Tarsila,

    Ainda não tinha deixado nenhum comentário mas estou sempre (leia-se sempre mesmo rsrs) acompanhando seu blog. Meu noivo e eu embarcamos pra Dublin domingo agora 19. Suas dicas tem nos ajudado bastante então gostaria de agradecer pelas informações que são sempre úteis mas de uma forma leve e descontraída.

    Até

    Comentário by Pamella — 17/06/2011 @ 3:13 am

  7. Olá Marcos,

    Você não precisa dos €3.000 para obter o PPS.

    Você precisa deste dinheiro demonstrado através de extrato bancário irlandês para conseguir se registrar na GNIB (imigração).
    Veja este post: http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-como-se-registrar-na-gnib-ou-immigration-office.html

    Uma coisa é uma coisa, a outra é outra. :)

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:03 am

  8. Olá Tiago!

    Depende do visto que você tem. Somente estrangeiros que não pertencem à União Européia que tem direito ao acesso ao trabalho podem obter o PPS. Se você não tem cidadania européia, se não tem visto de residente ou trabalhador, infelizmente você não poderá obter o PPS. Não é uma questão de ser difícil, você não irá conseguir.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:07 am

  9. Olá Lisandro!

    Obrigada por compartilhar a informação! Ainda bem que você aproveitou para dar uma voltinha. :)

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:12 am

  10. Olá Sabrina!

    Obrigada pelo carinho! :)

    Vamos lá:
    Se você tem a carteira de motorista (habilitação) do Brasil válida, você pode utilizar ela mesma e dirigir na Irlanda durante a sua “estadia temporária” (até 12 meses, ou seja, até completar o primeiro ano que você está aqui). Portanto você não precisa tirar a Internacional, pelo menos por 1 ano! :)

    Se você permanecer no país por mais de 1 ano você pode se matricular para obter a carteira de motorista da Irlanda, mas terá de fazer todo o processo: estudar, fazer exame médico, prova teórica, perdir a carteira temporária e depois fazer a prova prática. Leva bastante tempo até você conseguir obter sua carteira daqui, inclusive em breve farei um post sobre isto.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:21 am

  11. Olá Deborah!

    Você não precisa receber outra cartinha, pois somente o número é importante. Uma vez eu precisei ter o número para preencher um formulário e não o tinha em mãos. Fui com meu passaporte ao balcão de informações do Social Welfare Office (lugar onde você vai para obter o PPS) e disse: “Preciso do meu número de PPS. Eu já tenho um, mas não tenho ele comigo”. O rapaz pegou meu passaporte, me procurou no registro e anotou meu número para mim. Foi bem tranqüilo.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:27 am

  12. Olá Pamella!

    Obrigada pelo comentário e agradecimentos! É um prazer poder ajudar, mesmo sendo seu primeiro comentário.
    Desejo uma ótima viagem e experiência para vocês aqui! :)
    P.S. Previsão de que segunda vai chover…só pra avisar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:29 am

  13. Oi Tarsila!Primero, gostaria de parabenizá-la pela idéia do blog, mto informativo e serve de pocket book pra todos!Bem, eu já tive um PPS antes, qdo estive aí em 2008, vc sabe me dizer se ele perde a validade? Obrigada

    Comentário by Carol — 17/06/2011 @ 3:27 pm

  14. Obrigadao Tarsila, ajudou muito sua informacao. Vou esperar seu post sobre isso tambem. E apartir de hoje vou seguir seu Blog :)

    Comentário by Sabrina Moura — 17/06/2011 @ 4:10 pm

  15. Olá Carol!

    Muito obrigada pelo comentário.
    Acredito que o número de PPS ainda seja válido já que o governo busca manter um número exclusivo para cada indivíduo, pois não há nenhuma informação sobre o número de PPS ter data de validade. Se você pretende retornar à Irlanda e especialmente se tiver outro passaporte, sugiro que entre em contato com o Social Welfare Office para atualizar seus dados.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/06/2011 @ 9:24 am

  16. Olá Sabrina!

    Obrigada pelo carinho e por seguir o Vida Na Irlanda! :)

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/06/2011 @ 9:25 am

  17. Oiee Tarsíla,

    Estou acompanhando seu blog menos de duas semanas e posso te dizer q já li muitas coisas, desde quando você chegou na Irlanda e quero agradecer muito por todas as dicas.

    Mas estou com muitas dúvidas, ainda não sei se irei em novembro ou março e se minha irmã irá ou não comigo….

    Vou enumerar minhas perguntas para ficar mais fácil a visualização.

    1º – Sobre a segurança, já li em vários lugares mas não encontro nada referente a isso, vejo que muita gente anda a noite pela cidade, mas nunca dizem se é tranqüilo fazer isso, se as ruas são bem iluminadas, se pode andar com objetos de valores, se existem policiais ou seja a segurança em si para andar por ai. (Pq por ex em São Paulo, sabemos onde andar tranquilamente e onde temos que tomar mais cuidado).

    2º – Sobre o dinheiro que deixamos no banco, existe como no Brasil uma poupança que tenha algum rendimento ??? ou simplesmente fica parado?

    3º Os plugs se encontram facilmente em lojas para converter os nossos equipamentos, ou tem q comprar aquele de 20 euros no avião?

    4º Já li que não compensa levar lençóis, travesseiros e cobertores, onde posso comprar com um preço bom? Já que no dia que eu chegar terei q fazer isso.

    5º Sobre tintura, eu tinjo meus cabelos de loiro e fiquei na dúvida se é uma coisa cara por ai e se tem uma variedade de tons como no Brasil.

    Na verdade ainda tenho muitas dúvidas, mas deixa para outro dia para não te deixar louca… rs

    Espero que qdo eu chegar na Irlanda a gente possa se conhecer pessoalmente, já que pela internet parece q já te conheço a um bocado de anos… heheheh

    Bjuss !!!

    Renata

    Comentário by Renata — 20/06/2011 @ 6:58 pm

  18. Olá Tarcila, tudo bem com vc…
    Olha só, saberia me dizer quanto tempo o dinheiro fica retido no Banco quando depositado para prestação na imigração????
    E se após liberação do GNIB o dinheiro pode ser totalmente retirado da conta???

    Muito obrigado

    Fabricio Seidler – Cegonha

    Comentário by Fabricio Seidler — 20/06/2011 @ 7:59 pm

  19. Um dia, talvez vá conhecer a Irlanda, eu que nem pensava de um dia conhecer Machu Pichu no Peru, acabei indo em dezembro passado com minha esposa conhecer rsrsrsrsrsrs, meu sonho de verdade é conhecer a Escócia, afinal estou apenas c0m 48 anos rsrsrsrs, se a vida começa aos 40, to jardim da infancia ainda….Prazer, sua simpatia na foto nos faz crer da boa pessoa que deve ser! Boa sorte!

    Comentário by Carlos — 21/06/2011 @ 8:27 pm

  20. Olá Renata!

    Obrigada pelo comentário. Fico feliz em poder ajudar!
    Vamos lá:

    1) Como em qualquer parte do mundo, há áreas que são mais tranqüilas que outras, mas de modo geral Dublin é uma cidade calma. Contudo sempre devemos nos manter alertas, afinal de contas, é bom senso não ficar dando mole por aí.

    2) Não há rendimento a menos que você abra, além da conta corrente, uma conta poupança. Cada banco tem regras específicas sobre as contas de rendimento, portanto consulte seu banco irlandês para mais informações. De modo geral a conta corrente não gera rendimentos.

    3) Eu recentemente viajei com a Aerlingus e o preço atual do adaptador universal é de €13.00. Contudo há bastante lugares que vendem adaptadores por aqui, especialmente farmácias, o preço de um adaptador simples é por volta de €8.00.

    4) Primeiramente não se preocupe com estas coisas pois a sua acomodação, quando você chegar, terá lençois, travesseiros e cobertores. Há lojas em conta que vendem produtos assim. No centro de Dublin há a GUINEY’S e a Penneys. A IKEA, afastadada do centro da cidade, também vende coisas assim.

    5) Infelizmente eu não sei sobre a variedade de tons, mas qualquer coisa feita no cabelereiro aqui é relativamente caro. Há grandes redes como Peter Mark e House of Color por aqui. Tente fazer uma busca na internet para saber os preços. :)

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 10:29 am

  21. Olá Fabricio!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Os €3.000 devem ficar no banco até você receber o extrato pelos correios, pois é o EXTRATO que funciona como comprovante de renda. Sim, você pode retirar o dinheiro da conta, mas atente-se aos limites de saque e transferências diários de cada banco.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 10:43 am

  22. Olá Carlos!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário!
    O mundo é um lugar muito grande para ficar desconhecido. Eu sou super pró viagens e espero que você e sua mulher possam conheçer a Escócia e a Irlanda em breve! :)

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 11:12 am

  23. A minha dúvida é a seguinte: Quando eu for solicitar o GNIB ou PPS e tiver que adicionar um endereço, eu posso colocar o endereço da minha Casa de Família, que é a que vou permanecer a princípio por um mês???

    Comentário by Matheus — 27/06/2011 @ 9:14 pm

  24. Olá Matheus!

    Sim, em ambos casos primeiramente você irá utilizar o endereço da sua casa de família.
    Só não se esqueça de depois voltar na imigração (recepção) e no Welfare Office para atualizar seu endereço quando você mudar de casa.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/06/2011 @ 10:29 am

  25. Entendi! Brigadao Tarsila!

    Comentário by Matheus — 29/06/2011 @ 3:06 pm

  26. Olá Matheus!

    Disponha! Fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/06/2011 @ 11:36 am

  27. Oi, Tudo bem…
    Bom eu cheguei na Irlanda semana passada e fui fazer meu pps, porem eu ja morei na Irlanda em 2007. Entao so peguei o numero do pps a carta da escola e fui no banco abrir a minha conta… Mas o banco nao deixou pq preciso da carta do pps para provar o endereco!!! Fui no pps denovo e eles nao querem me mandar uma segunda via!!!
    Oque eu faco???? Sem a conta do banco, como vou ir na imigracao!!!!!!!!!

    Tanks!!!
    Adorei o site!!!!

    Comentário by Karen Wassum — 24/08/2011 @ 9:32 am

  28. Olá Tarsila!!!
    Venho acompanhando o Blog….muito bom!!!!
    minha pergunta é qual a diferença entre o GNIB e o PPS?
    aqui no Brasil consultei uma agencia e eles disseram que eu precisava alem de pagar o curso teria q abrir uma conta em um banco na Irlanda com 3000.00 Euros, para poder apresentar o extrato na imigraçao para poder tirar a permissão de trabalho e estudo

    Comentário by Luiz Gustavo de Barros — 26/08/2011 @ 9:13 pm

  29. Olá Karen!

    Eu não entendo porque o PPS não quer dar uma segunda via. Talvez você possa explicar que para abrir uma conta bancária você precisa de um comprovante de residência (com endereço) emitido por eles, veja também se o banco não aceita outro comprovante de residência, pois acredito que a carta da escola possa ser o suficiente. Converse com os atendentes da sua escola para verificar esta situação.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 9:34 am

  30. Olá Luiz Gustavo!

    Muito obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda! :)
    Vamos lá:

    Carteirinha GNIB – Carteirinha emitida pelo escritório da imigração (GNIB) ao se registrar como estrangeiro no país.
    Número de PPS – Número individual (como CPF) utilizado pelo governo irlandês para registro de emprego, dedução de impostos, etc.

    Em relação à sua dúvida dos €3.000 leia estes posts:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-quero-estudar-ingles-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-como-se-registrar-na-gnib-ou-immigration-office.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 10:37 am

  31. Tarsila.. estou indo pra irlanda.. tenho um conhecimento de ingles.. basico. basico mesmo. mais tenho mta força de vontade e sei q vou conseguir me virar.. so gostaria de saber uma coisa.. em relação a emprego. .com os 3 mil euros consigo me virar ate conseguir um emprego.. ou seja. uns 2 meses. ?

    Comentário by jessica — 10/10/2011 @ 8:01 pm

  32. Olá Jessica!

    Com o dinheiro que você trouxer você pode se manter sim, mas o tempo que ele vai durar para se manter depende do seu estilo de vida e dos seus gastos. Eu recomendo que você traga mais de 3 mil euros, pois este é o mínimo exigido para o registro na imigração (GNIB) que ocorre aprox. 1 mês depois que você chegar, então neste meio tempo você gastará um dinheiro que deverá ser além do que você traz para o registro. :)

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 1:58 pm

  33. Olá Tarsila,

    Como vai ? Excelente blog, meus parabéns! Dúvida que não me foi esclarecida nos posts e/ou comentários:

    1- Número do PPS habilita um estrangeiro (estudante) a ter um emprego na irlanda, correto? Este tempo trabalhado eu consigo transferir depois para carteira de trabalho brasileira? Cidadão Europeu, também consegue tranferir? qual o trâmite?

    Estas dúvidas , desculpe, não tem a ver com o tópico, mas vamos lá:

    2- No meu caso, que tenho cidadania européia, a facilidade de emprego você considera maior? Quais as vantagens quanto empregabilidade?

    3- : Cidadão europeu ( Português) consegue usufruir de quais benefícios na irlanda, além da questão de imigração no país? Saúde pública , por exemplo…

    Abs.

    Comentário by VINICIUS — 03/01/2012 @ 3:13 pm

  34. Olá Tarsila,

    Como vai ? Excelente blog, meus parabéns! Dúvida que não me foi esclarecida nos posts e/ou comentários:

    1- Número do PPS habilita um estrangeiro (estudante) a ter um emprego na irlanda, correto? Este tempo trabalhado eu consigo transferir depois para minha carteira de trabalho brasileira? Cidadão Europeu, também consegue tranferir? qual o trâmite?

    Estas dúvidas , desculpe, não tem a ver com o tópico, mas vamos lá:

    2- No meu caso, que tenho cidadania européia, a facilidade de emprego você considera maior? Quais as vantagens quanto empregabilidade?

    3- : Cidadão europeu consegue usufruir de quais benefícios na irlanda, além da questão de imigração no país? Saúde pública , por exemplo…

    Abs.

    Comentário by VINICIUS — 03/01/2012 @ 4:32 pm

  35. Olá Vinicius!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Muito obrigada pelo carinho! :)

    Vamos lá:

    1 – O número de PPS é um número de registro junto ao governo para que os impostos sobre o trabalho possam ser recolhidos. Assim sendo, sim, o número de PPS é um requisito básico para se conseguir um emprego legal no país, mas não é uma carteira de trabalho. Os documentos de cada país tem validade dentro dos mesmos e não acredito que seja possível transferir sua experiência de um para o outro. É possível contudo que você peça uma carta de referência ao seu empregador irlandês para poder buscar oportunidades ao retornar ao Brasil.

    2 – Com certeza. O cidadão europeu (da união européia) tem prioridade na contratação se comparado com um cidadão que não é da união européia e não há limite de horas para trabalho por semana.

    3 – Todos os benefícios públicos são também de direito do cidadão europeu, justamente por ele fazer parte da união européia, contudo podem existir pequenas diferenças, como por exemplo no preço dos cursos universitários que são divididos em “para irlandeses” (mais barato), “europeus” (um pouco mais caro) e “não-europeus” (muito mais caro).

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2012 @ 6:44 am

  36. Olá Vinicius!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Muito obrigada pelo carinho! :)

    Vamos lá:

    1 – O número de PPS é um número de registro junto ao governo para que os impostos sobre o trabalho possam ser recolhidos. Assim sendo, sim, o número de PPS é um requisito básico para se conseguir um emprego legal no país, mas não é uma carteira de trabalho. Os documentos de cada país tem validade dentro dos mesmos e não acredito que seja possível transferir sua experiência de um para o outro. É possível contudo que você peça uma carta de referência ao seu empregador irlandês para poder buscar oportunidades ao retornar ao Brasil.

    2 – Com certeza. O cidadão europeu (da união européia) tem prioridade na contratação se comparado com um cidadão que não é da união européia e não há limite de horas para trabalho por semana.

    3 – Todos os benefícios públicos são também de direito do cidadão europeu, justamente por ele fazer parte da união européia, contudo podem existir pequenas diferenças, como por exemplo no preço dos cursos universitários que são divididos em “para irlandeses” (mais barato), “europeus” (um pouco mais caro) e “não-europeus” (muito mais caro).

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2012 @ 6:45 am

  37. Olá, Tarsila.
    Descobri seu blog hoje. Venho pensando em estudar e trabalhar na Irlanda, porém tenho mais de 40 anos e isto me preocupa um pouco. Penso em fazer um estudo de pós-graduação. Na verdade, escrevo para agradecer-lhe por seu excelente trabalho. Você poderia estar ocupada com outros afazeres, mas decidiu prestar este ótimo serviço a seus compatriotas. Fica aqui a minha gratidão e alívio por obter orientações tão precisas. Grande abraço. Sandro

    Comentário by SANDRO LUZ — 24/01/2012 @ 3:29 am

  38. Olá Sandro!

    Obrigada pelo comentário e elogio! :)
    A maioria dos estudantes brasileiros em Dublin fica entre os 20 e 30 anos, mas eu não acredito que idade seja um empecilho, inclusive a Irlanda é um país que despreza o preconceito e promove campanhas do tipo “anti-ageism” week, pois por lei é proibido a não-contratação em função da idade. Venha de mente aberta e cheia de disposição, se seu objetivo é ter uma ótima experiência se foque nisto.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 3:59 pm

  39. Olá, Tarsila.

    Obrigado pela força. Sinto-me mais encorajado. Abraço.

    Comentário by SANDRO LUZ — 10/02/2012 @ 2:36 am

  40. Olá Sandro!

    Magina, é um prazer poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 9:48 pm

  41. Prezada Tarsila, bom dia.

    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo blog, de fato um excelente trabalho.

    Se possível, solicito-lhe, gentilmente, que me esclareça uma dúvida:

    Eu vivi em Dublin entre final de 2007/2008, porém hoje moro no Brasil, gostaria de saber se caso eu decida fazer intercambio para Irlanda novamente, será necessário eu solicitar um novo PPS number, ou se poderei levar o primeiro e utilizá-lo normalmente (emitido no final de 2007, ao qual tenho o documento oficial guardado até hoje) ??? Tentei esclarecer está dúvida, porém não achei nenhuma informação até agora.

    Obrigado e aguardo seu retorno.
    E.P.

    Comentário by Eduardo Pereira — 05/03/2012 @ 8:21 pm

  42. OLá,

    Para quem vai trabalhar como Au pair/Childcare tem que tirar o PPS?

    Comentário by Andrea — 10/03/2012 @ 9:18 pm

  43. Olá Eduardo,

    Obrigada pelo carinho e comentário.

    O PPS é como seu CPF. Ele é exclusivo seu, portanto você não pode solicitar outro, ele é o mesmo sempre. :)

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2012 @ 11:50 am

  44. Olá Andrea,

    Se o trabaho é registrado é necessário ter o número de PPS. :)

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/03/2012 @ 1:31 pm

  45. Ola! Tarsila! tudo bem com você?
    Estou de volta trazendo uma outra dúvida… procurei um outro lugar para postar mas esse é o único tópico que tem alguma relação com minha pergunta… desculpe se há um espaço mais relacionado…
    Irei fazer o intercâmbio para estudar inglês… Caso eu consiga me estabelecer lá dentro desse período que estiver lá (1 ano)… com um emprego já tudo certinho… eu tenho família constituída… Irei deixa-lás! momentâneamente claro! Como funciona caso eu consiga me estabelecer mesmo no país… para que eu possa trazer minhas “3x pitokinhas” rsrs… e minha esposa… É muito complicado esse processo.. eu com meu Permit Work consigo ou é algo mais burocrático? E com relação a estudos também afinal são crianças e precisam estudar… como funcionam as escolas são pagas ou não… Eu tenho que colocá-las em uma escola particular por causa da língua da qual elas não conhecem…
    Desde já agradeço!

    Comentário by Leonardo Santos Lopes — 19/03/2012 @ 5:09 pm

  46. Olá Tarsila!

    Muitas das minhas dúvidas foram sanadas pelos seus posts, parabéns pelo site e pela dedicação.

    Estou pretendendo ir para a Irlanda em agosto deste ano. Gostaria de ir, inicialmente (uns três meses), como au pair para ficar em uma casa de família e me “familiarizar” com o clima, costumes e até mesmo a prática do inglês e depois procurar outro emprego. Entrei em contato com algumas escolas e a que mais gostei, e que também me foi recomendada por uma amiga que já estudou lá, foi a DSE. Desde então, estou em contato com a escola que me disse que seria possível conseguirem uma família pra mim antes mesmo de eu viajar (prefiro ir já com um emprego fixo), mas eu devo falar na imigração que só irei estudar e ficarei em casa de família como hóspede porque o curso que me ofereceram não atende os requisitos para a obtenção do PPS (aulas 2 x/semana com duração de 2h30min cada) e, além disso, as famílias preferem que não seja mesmo um curso de 20h/semana (acho que é esse o tempo necessário para obtenção do PPS, né?). Eu pretendia ficar apenas 3 meses como au pair e depois me matricular em um outro curso que me permita obter o PPS, mas me disseram que hoje em dia não está mais tão fácil conseguir isso. Você sabe me dizer se isso é verdade?
    As outras escolas que contatei me disseram que não seria possível sair do Brasil com um emprego já certo e eu tenho medo de ficar muito tempo sem emprego ou de não conseguir nenhum (quero ter mais confiança no inglês primeiro).
    Aproveitando, você tem boas referências da DSE? E esse lance de ser difícil conseguir família estudando 20h/semana é verdade?

    Muitíssimo obrigada!

    Beijão!

    Comentário by Danielle — 12/04/2012 @ 7:51 pm

  47. Olá Leonardo!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    vamos lá, como estudante você terá o visto de estudante, que lhe permite o trabalho que eles chamam de “casual employment”, mas você não está no país como trabalhador e sim, como estudante. Como estudante você não pode ter dependentes, ou seja, não poderá trazer nem a sua esposa nem as 3 pitokinhas. Se você conseguir um visto de trabalhador (via Work Permit), aí depois de 1 ano com este visto você poderá pedir reunificação de família. Acredito que se você estiver morando aqui como trabalhador poderá matricular suas filhas nas escolas públicas, mas não sei lhe dizer com precisão como este processo funciona. Recomendo que veja mais sobre Work Permits aqui: http://www.djei.ie/labour/workpermits/

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 2:54 pm

  48. Olá Danielle,

    Muito obrigada pelo comentário.
    Vamos lá: Você tem a intenção de estudar e trabalhar como Au Pair. Pessoalmente conheço algumas pessoas que fizeram o mesmo curso no qual você tem interesse porque elas também queriam vir com o emprego arranjado, mas não sabiam que, legalemente, não poderiam trabalhar. Em outras palavras, se você aceitar fazer este curso e obter o Stamp 2A, legalmente, você NÃO pode trabalhar no país, portanto o que a escola está fazendo não é certo.

    Se você deseja trabalhar legalmente no país você tem de estar matriculada em um curso fulltime (período integral) que tenha duração mínima de 25 semanas e carga horária mínima de 15 horas semanais. Este tipo de curso confere o Stamp 2, que permite o trabalho legal no país em meio-período durante as aulas e período integral durante as férias. Para poder trabalhar registrada você terá de obter seu número de PPS, um registro utilizado para o recolhimento de impostos.

    Com estes assuntos claros, fica em suas mãos decidir por qual caminho optar.

    Normalmente a renovação do visto é possível desde que você tenha presença suficiente no curso (90%), que esteja matriculada em um curso adequado e que tenha os fundos necessários para a renovação.

    As outras escolas realmente não podem garantir um emprego para você, isto depende de você. Infelizmente não sei dizer se é difícil conseguir uma família com estudos de 20h/semana, mas considere o que você quer desta experiência e o que quer tirar dela. Isto é o mais importante.

    Tenho uma entrevista com alunos da DSE aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/06/estudar-na-irland-primeiras-impressoes-e-dse.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 4:07 pm

  49. Olá Tarsila, me chegou uma notícia agora, de uma amiga que está aí na irlanda, que serão necessários 7000 euros para entrar no pais, e não mais 3000, a partir do ano que vem! Isso procede mesmo?
    Obrigada
    Adorei o blog, muuuitas dicas…

    Comentário by gabriela — 08/07/2012 @ 5:34 pm

  50. Olá Gabriela,

    Não há, até o momento, previsões para mudanças no pedido de valores. Este ainda permanece de €3 mil. Caso haja informações sobre novas mudanças isto vai virar post com certeza.

    Obrigada pela atenção e espero ter ajudado.

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 5:22 pm

  51. Olá Tarsila, parabéns pelo seu blog, é realmente muito prático e ajuda muito em dúvidas.

    Minha dúvida é: para mim tirar meu PPS preciso ter algum comprovante de residência no meu nome ou pode ser no nome de outra pessoa? Eu sendo cidadão europeu o esquema é o mesmo ou facilita algo?

    Comentário by Artur Tomazzoni — 26/06/2013 @ 7:55 pm

  52. Olá Artur!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário!
    Vamos lá: Qualquer documento oficial aqui exige que você tenha um comprovante de endereço no seu nome. Normalmente uma carta da escola é válida. Neste caso não há privilégios para cidadãos EU ou não, pois é um documento que qualquer pessoa que busca poder trabalhar na Irlanda (e pagar impostos) deve ter, assim, o processo é o mesmo.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/08/2013 @ 9:07 am

  53. Estou precisando descobrir o numero de registro de uma advogada na Irlanda como consigo? quem devo procurar? me ajude se possivel

    Comentário by Otaciano — 22/08/2013 @ 12:37 pm

Os comentários estão fechados.