09/06/2010

Estudar na Irlanda: Primeiras impressões e DSE (Dublin School of English)

Andando pelas ruas de Dublin conheci dois brasileiros recém-chegados – MESMO. Pisaram em terras celtas há apenas 4 dias e já estavam estudando da Dublin School of English. Eu não podia perder a chance de dividir com vocês como eles estão encarando essa nova experiência e como são essas primeiras impressões, então aqui eu lhes apresento…o RODRIGO e a KARLA.

O Rodrigo é de São José dos Campos – SP, técnologo em Comércio Exterior e a Karla de Itapema – SC, formada em estética e a procura de um trabalho em cruseiros. Como esses dois vieram parar em Dublin? É só ler abaixo…

Quais são seus nomes e idade?

Rodrigo Guimarães, 21 anos e Karla Maraschim, 23 anos.

Qual o seu curso e escola?

General English na DSE (Dublin School of English) – 6 meses de aula + 6 meses de férias.

Há quanto tempo estão aqui na Irlanda e há quanto tempo estudam na escola?

Rodrigo – Quatro dias e na escola há dois.
Rodrigo
– Eu cheguei há três dias e na escola, também, há dois.

Vocês acabaram de chegar! Me digam, por que vocês decidiram vir pra cá?

Karla – Acredito que é um lugar que é mais fácil para aprender o inglês e ter contato com outras culturas diferentes. Quero trabalhar em cruseiros e preciso ter inglês fluente.

Rodrigo – Eu vim buscar fluência na língua. Vim conhecer um país novo e me aperfeiçoar na minha profissão. Viajar para o exterior sempre complementa na carreira, inclusive esse é um dos motivos pelo qual escolhi o Comércio Exterior.

Quais são suas primeiras impressões de Dublin?

Karla – Aqui não tem só irlandês. Tem gente de tudo quanto é canto do mundo e tudo é muito estranho e diferente. Na minha opinião a primeira impressão não é boa.

Rodrigo – Eu vejo de forma diferente, pelo menos para mim. Eu não vejo a hora de falar inglês para poder me comunicar com novas pessoas e ver qual é a deles.

Quais são suas primeiras impressões sobre a casa de família?

Karla – Eu achei eles um pouco sujos, no banheiro, na cozinha e a minha host family (casa de família) é muito exigente. Ela me dá horário para voltar pra casa e falar com ela é bem complicado, além disso tenho alguns problemas pra me comunicar fora da casa.

Rodrigo – Minha experiência é diferente. No geral, achei os irlandeses muito educados, tentando agradar a gente. O complicado é na hora de falar, os mais velhos, de meia-idade falam enrolado e os mais jovens já falam mais claro.

Quais são suas primeiras impressões sobre a DSE (Dublin School of English?

Rodrigo – O atendimento é bom. Eles tem paciência para explicar tudo, onde eram as aulas. Especialmente porque a gente fica travado com a língua. O professor é show de bola e bem brincalhão.

Karla – Eu concordo com o Rodrigo, o professor é muito bacana mesmo.

Rodrigo – Ah, e na nossa sala só tem brasileiros.

E o que vocês acham disso?

Rodrigo – Para gente que está chegando é bom porque precisamos de ajuda, mas falamos português.

Karla – Acho que falar português na sala não é ruim, acho que depende do momento. As vezes precisamos desse apoio e é bom ter contato porque o pessoal dá dicas para que a gente possa se virar por aqui.

Por que vocês escolheram a DSE (Dublin School of English)?

Rodrigo – Eu vim pela CI (Central do Intercâmbio) e eles não deram outras opções.

Karla – Eu também vim pela CI e no pacote estava tudo incluso (1 mês de host family + passagens + seguro saúde + curso de inglês na escola)

O que vocês acham que sua escola oferece de diferencial?

Rodrigo – O professor é irlandês e muito gente boa. Eu gostei do jeito dele e como ele conduz a aula focando em conversação, mas talvez nós precisássemos de mais gramática.

Karla – Realmente o professore é muito gente boa, muito paciênte. A aula não é como no Brasil, tradicional. Talvez realmente falte um pouco de gramática.

Quantos alunos tem na sua sala/curso?

Rodrigo & Karla – mais ou menos 6 ou 7 alunos.

Vocês tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Rodrigo – Eu esperava que a sala de informática fosse melhor. Só tem 7 computadores funcionado de uns 15 e o sistema operacional é diferente, não é Windows, é Ubuntu. Isso poderia ser diferente.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

Rodrigo – As aulas são de segunda à quinta-feira das 8:45 às 12:45 e eu acho bom porque quero arranjar um emprego e para mim, quanto mais fexível for – melhor. Pra mim a escola é só um suporte, eu sei que vou aprender mais fora do que dentro dela.

Karla – Eu acho a mesma coisa, o horário é bom e flexível. Especialmente em relação ao trabalho, porque não temos muitas aulas.

O que vocês gostariam que tivessem lhe dito antes de você chegar na Irlanda?

Karla – Uma dica que posso dar é para que as pessoas tenham um pouco de inglês antes de vir. Aqui, ou você fala inglês ou fala inglês, é o único jeito de se comunicar.

Rodrigo – Venha com certeza do que você quer. Se você chega aqui e fica apavorado na hora que bate saudade e tristeza, você vai ficar perdido. Não pode se deixar apavorar.

Vocês têm algum plano para quando o curso acabar?

Karla & Rodrigo – Por enquanto vamos deixar rolar….

Que bacana! Espero poder entrevistar vocês dois daqui alguns meses para ver como as coisas andam…Por enquanto vamos deixar que o tempo e as descobertas na terra dos Leprechauns façam com que essa experiência seja inesquecível!

Boa sorte!

Postado por: | Comments (20)

  1. Ahh que legal, veio em boa hora! To usando muitoooooo o seu blog, estou agora reunindo todas informações sobre as escolas pra mostrar para o meu pai e assim tomar uma decisão.
    Valeuuu, muito legal o post. Beijãooo!

    Comentário by Ana Paula — 09/06/2010 @ 2:56 am

  2. Legal esse post. Assim como o Rodrigo e a Karla, acabei de chegar em Dublin, fazem 3 dias e estou ansiosa para aprender o ingles, me comunicar, me adaptar, fazer amizades…em fim!…rsrs
    Bjo e vlw!

    Comentário by Samanta — 09/06/2010 @ 7:01 pm

  3. Show de post … realmente me identifiquei muito com o assunto pois estou prestes a fechar com a CI o mesmo pacote, 6 meses aulas na DSE + 1 mes casa de familia + 6 meses ferias.

    Bom se possivel , gostaria de receber maiores informações sobre quais os melhores lugares para se morar em Dublin e desde já caso alguem conheca alguma casa para alugar e que gostaria de dividir as despesas to afim de pagar cerca de 300 euros mês.

    Sou de Goiás tenho 26 anos formado em Relações Internacionais e fiz pós em Piracicaba setor sucroalcooleiro e trabalhei 5 anos com comercio exterior e assim como o Rodrigo necessito de um up no inglês.

    Bom fiquem a vontade em add no msm.

    Obrigado desde já!

    Comentário by Thiago — 09/06/2010 @ 11:01 pm

  4. Oi tudo bem, estou indo para Dublin em novembro estudar ingles e tentar jogar futsal tenho 28 anos e já atuei profissionalmente no Brasil vc poderia dar algumas informaçoes de clubes e jogadores brasileiros ai em dublin?

    Comentário by MÁRCIO CATHOLIC — 15/06/2010 @ 1:02 am

  5. Oi Pessoal!

    Ana Paula – Que bacana! Vasculhe todas as informações mesmo antes de vir – conhecimento é poder e vai ser muito útil quando você chegar!

    Samanta – Seja bem-vinda a Dublin! Tudo bem? Está gostando da cidade? Espero que sim! Vamos manter contato. Se precisar de ajuda é só me escrever, viu?

    Thiago – Arrumar um lugar pra morar não é tão complicado como parece. Quando você chega aqui muitas oportunidades vão aparecer e a maioria dos estudantes quer dividir casa/apartamento e o preço é exatamente essa média de €300 por mês. Fique tranqüilo que nesse aspecto, tudo vai dar certo. Se quiser mais informações sobre como conseguir alugar uma casa, dê uma olhada no tópico SE VIRANDO EM DUBLIN. 🙂

    Márcio – Te mandei um e-mail com referências que podem te ajudar. 🙂 Se precisar de mais informações é só escrever!

    Beijão!!!!

    Comentário by Tarsila — 16/06/2010 @ 10:02 am

  6. Olá, tudo bem?

    Fiquei sabendo da oportunidade de ir para Dublin através de uma amiga, estou bastante interessado e procurando me programar para ir no início do ano que vem com o âmbito de trabalhar e estudar inglês, se possível outras atividades.

    Como o Márcio, também jogo futebol aqui no Brasil.
    Gostaria de receber algumas informações como as quais ele solicitou.
    Clubes, jogadores brasileiros que já atuam por aí e se é viável jogar por algum clube ai na Irlanda.

    Desde já, obrigado!

    Comentário by Vinicius Borges — 18/06/2010 @ 4:55 am

  7. Oii…
    gostei do post…
    fechei esse pacote ai com a CI ontem, mas so vou no inicio de janeiro
    gostaria de ter contatos de brasileiros ai em Dublin, se alguem for por volta dessa epoca ai pode me add tulliodantas@hotmail.com assim poderemos conversar…
    abraçoss

    Comentário by Túllio — 02/09/2010 @ 2:51 pm

  8. Olá Túllio!

    Seja bem-vindo ao Vida Na Irlanda!
    Fique a vontade para explorar as dicas do blog e manter contato com as pessoas!
    E se precisar, é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/09/2010 @ 8:34 pm

  9. Li sobre o topico da CI e a escola, tbm estou fechando esse mesmo pacote e to me sentindo meio perdida, gostaria de saber qual a melhor escola pra se iniciar, pois eu não falo nada de inglês e se é realmente dificil arrumar emprego em Dublin? Valeuuuu pela força.
    abraços

    Comentário by Deise Zago — 11/09/2010 @ 3:38 am

  10. Olá Deise,

    Não posso lhe dizer qual escola é melhor ou não pois eu não estudo em nenhuma delas. Cabe a você ler as entrevistas que fiz aqui e tirar suas conclusões:
    http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Se você não fala nada de inglês a situação fica mais complicada para conseguir um trabalho, afinal de contas é necessário que se entenda pelo menos um pouco para fazer qualquer coisa. Atenção que isso não tem nada a ver com competências. Tenho certeza de que você tem muitas habilidades, mas a comunicação básica é essencial, portanto aconselho que você estude inglês antes de vir – sozinha, lendo letras de música, traduzindo palavras, com professores particulares, em uma biblioteca – enfim – procure uma maneira de chegar aqui pelo menos sabendo o básico para que a sua experiência seja mais tranqüila.
    Eu fiz um post sobre empregos, leia ele aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/09/2010 @ 10:36 pm

  11. Olá Tarsila, mais uma vez muito obrigada. Adoro ler seus comentários e dicas sobre Vida na Irlanda. algumas acho até engraçadas como uma pergunta que te fizeram sobre os Leprechaun e você respondeu que eles não aparecem para os humanos…sem comentários!
    Tenho uma dúvida sobre o visto… geralmente os vistos de estudante tem duração de um ano, e li em algum comentário seu que estrangeiros não ficam mais que dois anos. O que fazer quando o visto de 1ano vencer e quiser continuar na Irlanda? mesmo procedimento inicial?
    Faculdades na Irlanda tem média de duração de quanto tempo? Parecido como no Brasil, de 2 a 6 anos podendo ter maior?
    Obrigada

    Comentário by Elaine — 10/08/2011 @ 7:11 pm

  12. Olá Elaine!

    Disponha, fico feliz em ajudar!
    Pois é, eu respondo, acho que é o mínimo que posso fazer, mesmo recebendo alguns comentários curiosos de vez em quando…
    Vamos por partes:

    Existem cursos de inglês e de outras matérias (vocacionais, técnicos, graduação e pós-graduação) com durações variadas (semanas, 1 mês, 3 meses, 6 meses, 1,2,3, 4 ou 5 anos, dependendo do curso).

    Estudantes estrangeiros sem cidadania européia podem estudar até 3 anos em cursos de inglês (podem ser 3 cursos de 1 ano por exemplo, renovando o visto e o curso ao final de cada ano). Depois deste período de 3 anos o estudante não pode mais permanecer na Irlanda como estudante de língua inglesa.

    Estudantes estrageiros podem permanecer com visto de estudante no país por até 7 anos, DESDE que mostrem progressão em sua carreira acadêmica, por exemplo, você estuda 3 anos de inglês, mas ao final do terceiro ano deve se matricular em um curso de nível superior, por exemplo, em um curso de administração, nível 7, por 1 ano. Ao final deste curso de administração você pode se matricular em um curso, por exemplo, de especialização em administração nível 8, e por assim vai até completar os 7 anos de estudo. Depois deste período o estudante não pode mais permanecer na Irlanda como estudante.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/08/2011 @ 11:52 am

  13. Oi tarsila, muito obrigada.
    ajudou sim… como sempre!

    Comentário by Elaine — 11/08/2011 @ 4:34 pm

  14. Olá Elaine!

    Disponha! Fico feliz em poder ajudar. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 3:36 pm

  15. Olá Rodrigo e Karla, tudo bem? Não sei se vcs irão ler esse post mas ok…estou indo pra Irlanda em outubro (2012) e a opção de escola da CI foi também a DSE (Dublin School of English)…Gostaria de saber se vocês gostaram do curso, como é a escola, se a maioria dos alunos são brasileiros e qualquer outra informação que vcs acharem importante. Já voltaram? Valeu…abraços, Thiago.

    Comentário by Thiago — 28/05/2012 @ 3:35 pm

  16. Olá Thiago,

    Não sei se eles verão o post, mas posso buscar outros alunos da DSE para entrevistar e assim que conseguir, faço post. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/07/2012 @ 2:19 pm

  17. Obrigado Tarsila. Aguardo uma possível novidade.

    Comentário by Thiago — 13/07/2012 @ 3:19 pm

  18. Olá Thiago,

    Pode deixar! Obrigada.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 7:07 pm

  19. gostaria tambem de saber mais sobre essa escola, estou indo em outubro pela CI, mas fecharei em poucos dias e estou realmente perdida em qual escola estudar! =(

    A e Parabens pelo site!!

    Comentário by Paula — 08/08/2012 @ 8:13 pm

  20. Olá Paula,

    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero que ajude,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/11/2012 @ 2:42 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.