15/06/2011

Se virando em Dublin: Praticando o Inglês

Depois de sair da host family, especialmente quando conseguimos alugar nosso apartamento senti como se estivéssemos aprendendo a andar com as próprias pernas em outro país, afinal de contas, entender como se contrata o serviço de eletricidade (luz), internet, como se paga o aluguel, como se lavam as roupas e até mesmo como as pessoas de outra cultura encaram as situações do dia-a-dia, é sempre uma aventura.

Primeiro temos de largar mão do medo de falar inglês, e considerando que atravessamos o mundo para praticá-lo, já está na hora de deixar a vergonha de lado. Depois, temos de usar o telefone. Sim. Um dos maiores medos dos aprendizes de língua inglesa é falar ao telefone, com medo de não entender o que está sendo dito, ou pior, de não ser entendido. Falar ao telefone é realmente mais difícil, pois não estamos vendo as feições nem os gestos da pessoa, mas só podemos nos aperfeiçoar se praticarmos não é mesmo?

Muitas vezes o medo é algo que existe mais na nossa cabeça do que de fato na realidade e considerando que a Irlanda, especialmente Dublin, é recheada de estrangeiros, é muito mais fácil encontrar pessoas compreensivas do que repressoras.

Você terá realmente de ligar ou receber ligações de alguma empresa ou falar com algum empregador potencial, enfim, colocar o inglês na prática de verdade. Não tenha medo, fique tranqüilo e respire fundo. Se não entender, peça com calma para a pessoa repetir ou falar mais devagar (Can you repeat that please? / Can you speak slowly please?). Lembre-se que você está na Irlanda para APRENDER inglês e seria absurdo esperar que você saiba tudo.

Isso também vale para situações do dia-a-dia. Não tenha vergonha de fazer perguntas, de socializar e conversar com pessoas que você não conheçe ou nunca viu. Claro, vale o bom senso, obviamente existem pessoas de má índole em qualquer lugar do mundo, mas por exemplo, eu sempre acho as conversas com velhinhas no ônibus muito interessantes, inclusive foi assim que escutei a palavra “Dear” com um significado diferente.

Escutar e cantar músicas em inglês é também uma ótima maneira de praticar. Pegue a letra na internet ou procure por uma versão karaokê no youtube e solte o verbo! Dizem que “quem canta seus males espanta” e quem canta em inglês aprende coisas novas também! Aproveite o fato da Irlanda ser uma terra apaixonada por música e explore os mais diversos sons: Enya, U2, The Script, até The Dubliners…

Já que quase tudo ao nosso redor está em inglês temos de tirar o maior proveito das situações. Vá ao cinema, se for muito difícil entender e (olha que pelo contexto dá pra entender, hein?) tente pegar uma sessão com legendas (elas ocorrem normalmente 1 vez por semana). Assista programas de televisão do seu interesse, leia jornais, websites, blogs, revistas, panfletos, placas, enfim, tudo que for possível ler…vale até rótulo de shampoo!

Para melhorar e reter seu vocabulário aqui vai um exercício praticado pela nossa querida contribuidora das “Baladas em Dublin”, a Danubia:

1) Pegue um pequeno artigo de jornal ou revista.
2) Leia o artigo sem parar e sublinhe todas as palavras que você não entendeu.
3) Escolha somente 5 (cinco) destas palavras sublinhadas.
4) Procure o significado delas no dicionário de Inglês/Inglês (Se você conseguiu ler o artigo quase inteiro não vale o dicionário Inglês/Português.)
5) Depois que você entendeu o significado, monte 5 frases diferentes em inglês que contém esta palavra.
6) Se surgirem oportunidades no seu dia-a-dia tente empregá-las.

TCHA-RAM! Você verá que seu vocabulário irá se expandir e você o fixará melhor!

Espero que estas dicas ajudem você a alcançar seu objetivo e tirar maior proveito da sua experiência na Terra dos Leprechauns.

Postado por: | Comments (64)

  1. Muuuuuuito obrigado, Tarsila!!!

    Embarcarei em 10 dias e, com certeza, utilizarei todas as dicas acima.

    Muito obrigado mesmo!

    Comentário by Thiago Gusmão — 15/06/2011 @ 11:55 pm

  2. Olá Thiago!

    Fico feliz em saber que as dicas irão ajudá-lo! 🙂
    Espero que tudo dê certo e te desejo boa sorte nesta aventura!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/06/2011 @ 6:47 am

  3. Muito boa a dica!!!!

    Comentário by Tati — 16/06/2011 @ 12:47 am

  4. Olá Tati!

    Obrigada! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/06/2011 @ 6:47 am

  5. Estou curtindo demais o seu blog, muitas dicas ótimas e muita coisa interessante. Vou pra Irlanda em agosto e depois disso só Deus sabe o meu rumo. rsrs!
    Quero ter contato com mais pessoas que estão ou vão. Quem quiser diga aí.

    Um abç

    Comentário by Tiago — 16/06/2011 @ 2:36 am

  6. Olá Tiago!

    Obrigada! Fico feliz em saber que o blog está ajudando e curti sua iniciativa de pedir contatos. 🙂
    E aí pessoal?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/06/2011 @ 6:57 am

  7. Tarsila,

    Obrigada por essas dicas super valiosas!

    Bjs

    Comentário by Lu — 16/06/2011 @ 4:47 am

  8. Olá Lu!

    Magina! É um prazer poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/06/2011 @ 6:58 am

  9. Adoro conversar com velhinhos aqui em Dublin! Geralmente quando estou no ponto de ônibus!!! Muito legal! Eles são muuito simpáticos…

    Outro dia, pegando um bus para ir na Dicey´s.. conheci uma francesa que também estava indo pra balada… foi muito legal e pratiquei meu inglês!!!

    Bom, é isso! hehehe

    CHEERS 😉

    Comentário by Zelia — 16/06/2011 @ 9:37 am

  10. Olá Zelia!

    É isso aí, praticando sempre! Eu também adoro conversar com os velhinhos – eles contam da vida deles, do que faziam, dos filhos, netos, da festa de aniversário da vizinha…ah, e do tempo também! Aliás, o melhor “puxador de conversa” da Irlanda. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/06/2011 @ 10:20 am

  11. parabésn pelo post !! Muito bom e com otimas dicas…

    Comentário by Michaell Dantas — 16/06/2011 @ 2:27 pm

  12. Olá Michaell!

    Obrigada! 🙂 Fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:03 am

  13. Tarsila,

    parabens novamente por mais um post para ajudar quem vai ou esta na terrinha dos leprechauns….
    gostaria de ver um post falando a respeito de bikes…eu ja li um seu sobre alugar bikes ,mas gostaria de saber a respeito de comprar bikes,estacionar elas e afins…vou para dublin este ano,mas nao sei se levo minha bike ou compro por ae….queria saber mais sobre isso pois se possivel so vou me locomover sobre essas 2 rodas….se possivel fale um pouco sobre isso!!!acredito que posso economizar muito com transporte!!!!vlw Tarsila… bjao aki de minas!!!!

    Comentário by Daniel — 16/06/2011 @ 5:17 pm

  14. Olá Daniel!

    Muito obrigada pelo elogio, comentário e sugestão!
    Eu não sei se vale a pena você trazer sua bike, já que os preços daqui são bem mais convidativos. Há lugares para se parar as bikes na ruas, mas há um pequeno problema. O roubo de bicicletas paradas nas ruas por aqui é comum, por isto eu fiz o post sobre as Dublin Bikes. Contudo dependendo de onde você for “estacionar”, não há problemas. O Eric, por exemplo, vai e volta do trabalho de bike todos os dias e nunca teve problemas com isto.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:10 am

  15. Muito legal isso! Uma otima dica de estudo!

    Comentário by Talita — 16/06/2011 @ 5:31 pm

  16. Olá Talita!

    Obrigada! Fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:10 am

  17. Adorei a parte de ler de tudo; me lembra quando eu estava aprendendo ler, lá na pré escola, lia de tuuudo, a mãe, coitada, tinha que me ouvir lendo qualquer placa! A parte de músicas também adoro fazer; busco clipes com legendas (o site http://www.vagalume.com.br é ótimo!) e passo horas cantarolando; aproveito e vou assimilando o que já sei e busco aprender o resto. Assim vou me preparando para sabe-se lá quando, nossa viajem acontecer, e até fazer aulas de inglês de verdade.
    Bjo Tarsilaa!!

    Comentário by Vanessa Weck — 16/06/2011 @ 9:37 pm

  18. Olá Vanessa!

    É exatamente assim que aprendemos. Foi a prática que possibilitou ter os conhecimento sobre o que sabemos hoje e tiro o chapéu para você! Nunca pare de aprender! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:23 am

  19. Olá Vanessa!

    Parabéns pelo site!

    Achei sensacional!

    Comentário by fernanda Zanini — 17/06/2011 @ 3:03 pm

  20. Olá Fernanda!

    Muito obrigada pelo carinho. 🙂
    Fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/06/2011 @ 9:20 am

  21. Adorei essa dica… Vou me empenhar nisso, mesmo que seja daqui do Brasil mesmo…haha

    Bjs

    Comentário by Carolina — 17/06/2011 @ 7:00 pm

  22. Olá Carolina!

    Isso mesmo! Começe no Brasil pois estamos sempre aprendendo e chegar já com algumas cartas na mão pode ser muito bom! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/06/2011 @ 9:26 am

  23. Tarsila.. se você poder me adicionar no msn, eu agradeço muitoo.. preciso de algumas dicas, pretendo ir para Irlanda estudar inglês.. mais estou com muito medo, será que poderia me ajudar? Agradeço e espero que sim!

    Um beijo e obrigada desde já.

    Comentário by TacilaTamires — 18/06/2011 @ 7:57 am

  24. Olá Tacila!

    Infelizmente eu não uso o MSN para assuntos relacionados ao Vida Na Irlanda. Há diversas informações relevantes e interessantes distribuidas por diferentes categorias e já lhe convido a explorar este espaço. Veja também a página de dúvidas freqüentes: http://www.vidanairlanda.com/duvidas , às vezes sua dúvida pode está lá.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/06/2011 @ 9:39 am

  25. Esqueci o msn hehe.

    tacilatmn@live.com

    Beijoo

    Comentário by TacilaTamires — 18/06/2011 @ 7:58 am

  26. tarsila, vi esse post onde tu diz que tem horarios, uma vez por semana com filmes com legendas.. eu tentei encontrar no site os dias, ou o filme da semana que tem a legenda e nao encontrei. isso seria no cineworld?? gostaria de saber, uma legenda no filme do harry potter que esta pra estreiar, seria tudooo de bom! hehe beijos

    Comentário by Polyana Rech — 19/06/2011 @ 4:59 am

  27. Olá Polyana!

    Você pode ir ao site http://www.cineworld.ie/
    Selecione no menu do lado esquerdo “Cineworld Dublin”.
    Depois selecione no menu do lado direito “Audio described and subtitled performances”.
    Os filmes e seções com legendas devem aparecer descritas pela legenda “(S)”.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 9:48 am

  28. Pra quem escolheu dublin p praticar ingles pode tirar o cavalinho da chuva, aqui so tem brazileiro =( e esse blog mata uma grana da porra inventando motivos p os pobres brasileiros fazerem intercambio aki rsrsrsrsrs

    Comentário by andre marcos — 20/06/2011 @ 6:18 pm

  29. Olá Andre!

    Tudo bem com você? Espero que sim.

    Eu concordo com você que há bastante brasileiros em Dublin, como em muitas partes do mundo, mas não acredito que isto seja um empecilho para aprender uma língua; contudo algumas pessoas acreditam que sim e elas tem direito à opinião delas.

    Gostaria de saber quais são seus motivos para dizer que eu ganho dinheiro inventando razões para as pessoas conhecerem a Irlanda. Acho desnecessariamente agressivo e até deselegante que você escreva um comentário deste tipo alegando coisas das quais você não tem conhecimento. Eu amo este país e dedico este espaço para AJUDAR e COLABORAR com a experiências das pessoas. É uma pena que você não concorda com isto.

    Pessoalmente eu acredito que há oportunidades para todos para aprender. O aprendizado de qualquer coisa depende de cada indivíduo e da dedicação que temos. Todos os brasileiros que conheço e moram aqui aprenderam e aprendem inglês diariamente, o que cada um tira desta experiência cabe à eles.

    Espero ter feito meu ponto claro.

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 10:18 am

  30. brasileiro….

    Comentário by andre marcos — 20/06/2011 @ 6:19 pm

  31. Adorei o blog ! Vou de intercâmbio em Agosto e suas dicas serão ótimas para mim 😀

    Comentário by Bárbara Fonseca — 20/06/2011 @ 8:08 pm

  32. Olá Bárbara!

    Obrigada! 🙂
    Fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 10:30 am

  33. Ola Tarcila! Parabens pelo teu blog que cresce cada vez mais e vem ficando mais famoso!

    Uma dica para a turma:
    Uma coisa que eh fundamental para praticar o ingles eh morar com entrangeiros (de preferencia, “native speakers”). Se esta dividindo quarto, evite ter um roommate que fale Portugues ou Espanhol, pois uma das melhores formas de melhorar o ingles eh a imersao completa (o que nao eh possivel morando com pessoas que falam Portugues). Tenha sempre em mente que muitas vezes nosso Ingles melhora mais no dia-a-dia do que na escola fazendo exercicios de gramatica (embora o estudo do ingles te ajude a falar ingles corretamente – mas mais importante do que falar correto, eh conseguir expressar suas ideias e se comunicar (para isso que existem linguas) 😉
    Outra coisa, troque tudo que tenha em Portugues para Ingles (menu do celular em Ingles, veja noticias no yahoo.com e nao no .com.br, Office em Ingles, afinal vc esta na Irlanda e a lingua aqui eh Ingles). E como a Tarcila falou, nao entendeu uma palavra, va para o dicionario Ingles/Ingles – mesmo que nao entenda tudo, quando compreender a ideia nunca mais esquecera 😉
    Abracos e boa experiencia na Irlanda!
    Tambem, grupos de conversacao em Ingles eh outra forma de praticar a lingua. Aproveito para divulgar o “free conversation exchange” que acontece toda 3a a noite na ECM, Jervis St.

    Comentário by Bruno D'Alessio — 23/06/2011 @ 10:05 pm

  34. Olá Bruno!

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Eu acredito que todas as suas dicas são válidas e realmente acredito que o aprendizado se dá através das experiências que temos no dia-a-dia, seja através da leitura de menus e websites em inglês, como a prática em grupos, oferecida pela sua instituição.

    Considerando que muitas pessoas se sentem mais à vontade com pessoas da mesma nacionalidade eu não diria que é fundamental morar com estrageiros, mas que pode ser uma boa opção para àqueles que buscam desenvolver o idioma dentro de casa.

    Mais uma vez, obrigada pelo comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 12:11 pm

  35. Olá Tarcila, navegando pelo seu blog estou me apaixonando pela Irlanda e pretendo em breve estar ai.
    Mais tenho algumas dúvidas, você poderia esclarecer-me, por favor?

    1) O tempo máximo de cursos são duração máxima 1ano. Neste período se quiser continuar ou de repente me matricular na faculdade, por exemplo, como faço para renovar o visto?
    2) O que é melhor como acomodação, como adaptação, preço, aprender melhor o inglês: Casa de Família, residência estudantil ou dividir um apartamento?
    3) é possivel arrumar emprego rápido?

    Obrigada

    Comentário by Elaine Santos — 26/06/2011 @ 3:56 am

  36. Olá Elaine!

    Obrigada pelo comentário!
    Vamos lá:

    1) Se você quiser se matricular em outro curso, poderá fazê-lo durante ou após o vencimento do seu curso. Dependendo do tipo e duração de curso você terá ou não de mudar seu registro junto à imigração. Sua escola ou a nova instituição poderão informá-la com mais propriedade.

    Para as suas perguntas 2) e 3) veja: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 12:47 pm

  37. olá Tá

    Então, só passei pra agradecer todo o apoio que vc sempre me deu. Parabéns pelo seu blog, que contribui muito com o meu intercâmbio porque dá várias dicas importantes e sana várias dúvidas que as escolas, agências de intercâmbio e até a própria imigração muitas vezes ficam devendo. Além disso explora muitos aspectos da cultura irlandesa, lugares inusitados, e oferece um outro olhar sobre o país e principalmente sobre Dublin. Um olhar apaixonado, curioso e desbravador. Como disse algum poeta: A beleza está nos olhos de quem a vê. Eu, como você, amo Dublin e amo a cultura irlandesa e aproveito cada oportunidade para aprender inglês, assistindo “telly”, um filme, ler um jornal, conversando nos pubs. Tem muitos brasileiros vivendo em Dublin mas tem tb muitos espanhóis, italianos, poloneses, coreanos… Enfim, pra quem sabe aproveitar, é um prato cheio.

    Grande beijo e até mais

    Comentário by Ana Claudia Damasceno — 27/06/2011 @ 10:11 pm

  38. Oi Ana!

    Muito obrigada pelo comentário, pelo carinho e por compartilhar sua experiência.
    Eu fico muito feliz em saber que tenho ajudado e você sabe que sempre que precisar, pode contar comigo. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/06/2011 @ 10:31 am

  39. Olá Tarcila,tudo bem?Seu blog foi realmente um achado.Irei fazer Intercâmbio na Irlanda,minhas aulas começam dia 05/09.Estou cheia de expectativas e a grande dificuldade é acabar com a timidez e começar a me comunicar em inglês rs. Parabéns pelas dicas super utéis.
    Beijos

    Comentário by CRISTIANE — 30/06/2011 @ 2:54 pm

  40. Olá Cristiane!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Muito obrigada pelo elogio. 🙂 Fico feliz em poder ajudar e espero que você curta bastante a sua experiência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/07/2011 @ 7:41 pm

  41. Tá, apos ler esse post, o qual eu até contribui minimamente e após ler todos os comentários me senti na obrigação de agradecer pelo seu trabalha tão carinhoso e autruísta em ajudar a todos nós decidir, planejar e viver o intercâmbio. Concordo que existe muitos brasileiros qui na Irlanda, mas existe muitos brasileiros em qualquer lugar do mundo, nas poucas viagens que fiz pela europa, conheci muitos e todos contribuiram um pouco para enriquecer minha experiência fora da terra natal. Como a maioria eu vim para Irlanda aprender inglês, conhecer outra cultura e abrir a minha mente, após um ano aqui, posso dizer q aprendi e aprendo inglês diariamente até mesmo com meus amigos brasileiros, que aliás, qual oportunidade eu teria de conhecer pessoas tão especiais de cada canto do Brasil? Assim como vc tb amo a Irlanda, adoro o povo irlandes, admiro a cultura e sou mto feliz aqui, mas em nenhum momento abro mão dos meus bons amigos brasileiros que fazem toda a diferença e deixam meus dias ainda mais alegres!

    Beijao

    Comentário by Danubia Matos — 01/07/2011 @ 11:02 pm

  42. Oi Dan!

    Obrigada por compartilhar sua experiência e carinho. É bom saber que posso ajudar e que a vivência de cada um de nós é formada pelas experiências que temos. 🙂

    Mil beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/07/2011 @ 8:16 pm

  43. Adorei o blog!
    Estou indo pra Dublin ano que vem!
    Quem quiser pode me add no msn para trocarmos informações e experiências – gliravelli@hotmail.com
    Bjos!

    Comentário by Glicia — 03/07/2011 @ 6:17 pm

  44. Olá Glicia!

    Infelizmente não uso o MSN para o Vida Na Irlanda, mas fico feliz em responder seus comentários! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/07/2011 @ 8:23 pm

  45. Olá Tarsila.
    Seu site foi para mim um “guia de sobrevivência” nesses primeiros dois meses que passei por aqui. Agradeço muito o fato de você partilhar todas essas informações e experiências que nos ajudam tanto – além de serem de uma riqueza história e cultural inigualável.
    Parabéns pelo trabalho! Obrigado pela ajuda!
    Até…

    Comentário by Aldo — 04/07/2011 @ 7:46 pm

  46. Olá Aldo!

    Muito obrigada por compartilhar sua experiência e pelo elogios, fiquei até sem graça.
    Fico muito feliz em poder ajudar e espero vê-lo mais por aqui! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/07/2011 @ 8:35 pm

  47. Olá Tarsila.

    Não precisa ficar sem graça! É mesmo verdade que seu site é de uma grande ajuda para nós por aqui. Eu já fiz a propaganda dele para outros brasileiros que estavam em Dublin e até ajudei a estudantes de outros países com as informações que você partilhou. Você transformou as coisas simples de seu cotidiano em uma grande fonte de conhecimento para nós – principalmente nas questões práticas. Isso é que é ensinar!
    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!
    Abraço e até…

    Comentário by Aldo — 16/07/2011 @ 12:31 pm

  48. Olá Aldo!

    Muito obrigada por todo carinho, é um prazer poder ajudar. 🙂
    E o reconhecimento é muito gratificante.

    Obrigada mesmo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/07/2011 @ 2:57 pm

  49. eu estou pensando em sair do brasil e parar na irlanda, no entanto nao sei absolutamente nada de ingles… serah q vale apena eu me aventurar na irlanda p/ realmente aprender a falar?
    detalhe… eu sou da Marinha tenho uma carreira promissora pois sou concursado, todavia nao me sinto bem estando aqui, jah q eu criei repudio deste pais.

    Mais uma vez te faço a pergunta… nao sei nada de ingles,nunca pensei em fazer curso, mas… me surgiu a oportunidade de ir pra irlanda, tenho um dinheirinho q me farah sobreviver uns 3 meses jah q temos de ter no minimo 3mil euros. serah q consigo um emprego/moradia. Caso pergunte, eu nao tenho medo de trabalho, na MARINHA eu ralo muito e sou altamente virao

    Comentário by vitor damiao — 22/07/2011 @ 5:25 pm

  50. Olá Vitor,

    Sua dúvida é muito comum. Muitas pessoas não falam inglês e se sentem angustiadas, veja esta página aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/07/2011 @ 10:19 am

  51. ola querida tarsila,

    pois aqui ja deixo meus parabens pelo blog “muito util”

    gostaria de saber se é possivel ajuntar um bom dinheiro mesmo trabalhando em serviços simples que ganhe um salario minimo? No caso voltar para o brasil com uma boa grana, além de aprender o inglês e conhecer uma cultura diferente.

    E estou procurando um curso de ingles aqui no Brasil mais que seja aulas diarias sem essas enrolações de 2 horinhas por semana, pois creio que sair do país e não saber nada de inglês como ja li aqui no blog torna a vida muito mais dificil e talvez frustrante. Conhece algum curso bom aqui no Brasil?

    bjão Ta
    e agradeço desde já.

    Comentário by Vinícius Mascher — 28/08/2011 @ 12:56 am

  52. Olá Vinícius!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. 🙂

    Em função da crise mundial que abalou as estruturas em 2008 e que ainda mostra reflexos na economia, o momento não é propício para se “fazer um pé de meia”, ou seja, para voltar para o Brasil com uma graninha. É possível economizar em diversos aspectos, mas com a situação econômica hoje é improvável que você conseguirá juntar dinheiro além do que terá para se manter.

    Em relação às aulas de inglês, você pode procurar por cursos intensivos que tem aulas mais frequentes (normalmentes os extensivos são 2 vezes por semana), ou então, a melhor sugestão é contratar um professor particular que se irá lidar com as suas dificuldades e propiciará um aprendizado mais focado.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 10:54 am

  53. Nossa gostei mto desse site estou indo pra Dublin mes q vem e to morrendo de medo
    de n me adaptar ao frio afinal vou chegar junto com ele hahaha
    e tbm eu tenho 19 anos tenho medo de n conseguir arrumar emprego e ter q voltar ;~
    mas enfim espero q de tudo certo se Deus quiser hehe
    Gosteii mto do blog me ajuda bastante!
    Parabens!

    Comentário by Junior — 12/09/2011 @ 6:48 am

  54. Olá Junior!

    Obrigada pelo comentário! 🙂
    Bom, o clima é parte da experiência e o processo de adaptação nem sempre é fácil.

    Leia estes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/09/imigrando-choque-cultural.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-como-e-o-clima-na-irlanda.html

    Sobre empregos veja: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 5:26 pm

  55. Oi Tarsila Bom Dia,

    Estou indo para Irlanda no final do ano estudar inglês e trabalhar por meio semestre, e confesso que tenho medo de não conseguir entender o que querem falar comigo e tals, afinal vou para um país totalmente diferente. Mas meu maior medo é a crise que está acontecendo na Europa, de não conseguir me manter no país, já pesquisei sobre mas só quem está no lugar para nos dizer o que ta rolando. Estou super emplogada mas ao mesmo temp apreensiva por não saber o que está por vir.

    Adorei o seu blog, virei sua fã agora!! Gostaria de tirar mais algumas dúvidas com vc, pois tenho muitas 🙂 se puder entrar em contato comigo vou ficar sueper feliz.

    Grande Abraço.

    Vanessa.

    Comentário by Vanessa Laurentino — 15/03/2012 @ 1:46 pm

  56. Olá Vanessa,

    Muito obrigada pelo comentário e entendo seus medos, veja estes posts:
    http://www.vidanairlanda.com/2012/01/crise-economica-e-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/crise-economica-na-irlanda.html

    Eu fico feliz em responder suas dúvidas aqui pelo Vida Na Irlanda, mas há muita coisa que já foi respondida. Consulte: http://www.vidanairlanda.com/duvidas e também utilize a barra de busca. 🙂

    Busque informações sobre escolas na categoria:
    Estudar Na Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Saiba mais sobre lugares para serem conhecidos na categoria:
    Conhecendo a Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/conhecendo-a-irlanda

    Saiba sobre questões de imigração na categoria:
    Imigrando – http://www.vidanairlanda.com/category/imigrando

    Aprenda a se virar melhor sobre Dublin na categoria:
    Se virando em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/se-virando-em-dublin

    Para conhecer sobre lojas/cafés/restaurantes bacanas, veja a categoria:
    Achado em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/achado-em-dublin

    Para conhecer as baladas da Fair City, veja a categoria:
    Baladas em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/baladas-em-dublin

    E finalmente para conhecer um pouco sobre como os Irlandeses utilizam a língua inglesa, veja a categoria:
    Irishisms – http://www.vidanairlanda.com/category/irishisms

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/03/2012 @ 3:12 pm

  57. comecei acompanhar esta sema o blog pois irei para Irlanda em janeiro estou muito ancioso…

    Comentário by wellington — 16/04/2012 @ 1:59 am

  58. Olá Wellington,

    A ansiedade é parte do processo de intercâmbio, fique tranqüilo. Com calma, planejamento e organização (você tem tempo), você tem tudo em mãos para tornar a experiência do intercâmbio incrível. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 4:18 pm

  59. Eu fiquei um mês na Irlanda, fazendo curso de Inglês, pra aprimorar o idioma nada melhor que conversar com os irlandeses. Eles são muito simpáticos, receptivos e gostam de conversar.
    Vale a pena.

    Comentário by Paulo — 11/06/2012 @ 5:45 pm

  60. Olá Paulo,

    Obrigada pelo comentário! Fico muito feliz em saber que você achou os irlandeses simpáticos e receptivos. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 1:47 pm

  61. Tarsila, boa tarde!

    Verdadeiramente seu blog é fantástico, parabéns mesmo.
    Estou pretendendo ir em Novembro e ler seu material está me ajudando muito.

    Abração,

    Comentário by Daniel de Abreu — 30/07/2012 @ 9:09 pm

  62. Olá Daniel,

    Muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz em poder ajudar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/07/2012 @ 3:20 pm

  63. Amei (again and again)….
    Bom, estou indo no final do mês que vem e confesso que a ansiedade é muito grande. Seus posts tem me ajudado a imaginar e me preparar para as situações do dia a dia. Adorei a dica e vou praticar, depois eu conto os resultados, ok? Bjsssssssss

    Comentário by TatiA — 24/08/2012 @ 8:39 pm

  64. Oi TatiA,

    Com certeza! Deu para colocar as dicas em prática? Como está indo?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 4:07 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.