10/01/2013

Imigrando: Tipos de acomodação

Fazer as melhores escolhas é uma das coisas mais importantes de um intercâmbio sucesso. Mas o que define uma “melhor” escolha? Do meu ponto de vista, a escolha melhor é aquela que tem a ver com os seus objetivos pessoais, com aquilo que você quer alcançar o que você quer obter do intercâmbio.

Isto vale para a escolha da agência, da instituição de ensino, da opção de acomodação, etc. Eu já falei sobre como escolher uma boa escola para se estudar na Irlanda aqui, e também proponho reflexões importantes na hora de escolher uma agência e um curso no meu eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda”, veja mais clicando aqui.

Normalmente os pacotes de estudo para a Irlanda (e também para outros países) incluem algum período em acomodação. Isto ocorre porque é necessário justificar às autoridades (o oficial da imigração no aeroporto) que você tem onde ficar, pelo menos por um tempo quando chegar no país e também serve como endereço para você receber toda a documentação necessária que precisar ser enviada pelos correios para você (Cartão do banco, extrato bancário, número de PPS, etc.).

Há basicamente 3 tipos de acomodação que são amplamente oferecidos tanto por agências de intercâmbio e viagens como por escolas. Eu falo brevemente sobre elas no vídeo abaixo e descrevo com mais detalhes a seguir:

1) Acomodação em casa de família, também conhecida como host-family.

A acomodação do tipo host-family é a opção mais cara dentre as oferecidas nas agências.
Isto acontece porque ela oferecer o pacote “mais completo”. Inclui uma cama ou quarto somente para você dentro da casa de uma família irlandesa, ou seja, você vai morar junto com uma família daqui. Esta opção normalmente inclui alimentação meia-pensão (café da manhã e jantar) e o convívio com a família, ou seja o dia-a-dia junto de quem é daqui, sendo possível ter uma integração gradual com a cultura local. É uma boa opção para quem quer ter contato com pessoas irlandesas e aprender um pouco mais daqui ao chegar (também é uma boa para já começar a acostumar o ouvido com o sotaque e com a língua).

Existem algumas desvantagens também. Normalmente as casas de família ficam em bairros residenciais, ou seja, mais distantes do centro da cidade e portanto implicam em ter gastos com transporte para ir à escola, às lojas, pubs, etc.

A sorte também conta, pois há famílias que são incríveis e que vão tratá-lo como filho e fazer tudo para ajudá-lo, enquanto outras vão fazer o mínimo exigido. Lembre-se que caso você escolha acomodação em casa de família e tenha problemas você pode (e deve) acionar tanto a agência como a escola para remediar a situação, contudo lembre-se de que você está em outro país e talvez os hábitos sejam diferentes, portanto é importante ter tolerância e paciência.

2) Acomodação ou residência estudantil

A residência estudantil é um tipo de acomodação mais barata que a host-family e é basicamente um apartamento ou casa em estilo república que abriga estudantes (tanto da mesma escola como de escolas diferente, depende da opção oferecida pela sua instituição de ensino).

Nesta opção os quartos normalmente são divididos, mas existem opções individuais. Uma das vantagens deste tipo de acomodação é permitir o contato com outros alunos, que podem ser tanto do seu país como de outros, como por exemplo Alemanha, Turquia, Emirados Árabes, México, Espanha, Itália, etc., ou seja, pessoas de outras partes do mundo que estão na mesma situação que você e que provavelmente tem objetivos muito similares.

As desvantagens desta opção incluem o fato de não propiciar o contato direto com a cultura Irlanda além de não incluir alimentação, ou seja, você terá de se virar para comer tanto no café da manhã, como no almoço e no jantar. Normalmente há cozinha comunitária neste tipo de acomodação para que você possa cozinhar o que quiser e fazer suas refeições.

Do mesmo modo que a host-family você pode ter uma experiência incrível e fazer amigos para o resto da vida como pode ter dificuldades para se adaptar aos seus novos co-habitantes. Venha com a cabeça aberta para novas experiências!

3) Albergue ou Hostel

Um albergue (ou hostel) é um tipo de acomodação mais barato que você poderá encontrar, justamente porque é basicamente um lugar para dormir. É uma opção muito popular em toda a Europa e atrai tanto estudantes como pessoas que querem economizar ao viajar até porque ficam em regiões centrais ou próximas de atrações turísticas.

Normalmente os quartos são divididos em múltiplas camas/beliches e quanto mais pessoas tiver no quarto, mais barato é o valor da cama. (Há quartos com 3, 6, 12 ou mais camas).

Esta opção é recomendada para pessoas que são bem mais independentes e que sabem se virar com mais tranqüilidade, pois há contato com pessoas de todos os tipos (não somente estudantes) e que podem estar passando somente 1 noite, 3 dias, 1 semana ou 1 mês no albergue. Isto pode ser interessante para conhecer pessoas de outras partes do mundo, com objetivos e perspectivas diferentes. Esta opção costuma também oferecer folhetos informativos sobre passeios turísticos nas áreas de recepção.

Como desvantagem não há alimentação inclusa na estadia (quando há normalmente é algo simples no café da manhã), mas existe uma cozinha comunitária para que você possa cozinhar. Os funcionários do albergue não tem obrigação em ajudá-lo ou orientá-lo e pode ser uma opção que cause mais transtornos se as pessoas que estiverem hospedadas forem desagradáveis ou se você não se sentir seguro em relação aos seus pertences ou pessoalmente (por exemplo, estar em um quarto com muitas pessoas indo e vindo durante o dia e noite).

Esta opção é uma espécie de hotel jovem e barato, e há de todos os tipos, dos mais bacanas aos mais chinfrins, portanto é imprescindível que você faça pesquisas sobre o albergue que você pretende ficar. O hostel tem obrigação de ser uma opção segura, mas busque aquele que se encaixa com a sua personalidade, se esta for a sua opção.

 

Tempo de acomodação ao chegar na Irlanda

O tempo mínimo oferecido de acomodação é de 1 semana, mas como tudo é muito novo (clima, ambiente, cidade, língua, pessoas, estilo de vida, etc.) vejo que é um tempo relativamente curto para “chegar” e já ter de procurar um lugar para morar em seguida.

A maioria dos estudantes que vem à Irlanda para ingressar em cursos que dão visto de 1 ano optam por ficar pelo menos 2 semanas em algum tipo de acomodação e pelo que tenho percebido através do meu contato com brasileiros aqui e com meus entrevistados, parece ser uma opção mais tranqüila, pois há mais tempo para se buscar algo.Mais tempo que isto também pode ser uma boa idéia, como sempre digo, é importante tomar uma decisão com a qual você se sinta seguro e confortável.

Já do grupo de estudantes que vem para cursos curtos, de 1 mês por exemplo, é aconselhável já vir com a acomodação para todo o período de estudo, inclusive isto normalmente está incluso no pacote.

 

Espero que este post tenha ajudado a entender melhor os tipos de acomodação comumente oferecidos nos pacotes de intercâmbio para a Irlanda e espero que você encontre aquele que tem a sua cara!

Postado por: | Comments (62)

62 Comments »

  1. Tarsila,
    Qual é os melhores locais para se morar em Dublin? D1 e D2?

    Comentário by Jessy — 10/01/2013 @ 10:47 pm

  2. Olá Jessy!

    Puxa vida, é complicado dizer, pois um lugar bom é onde você se sente segura e confortável.
    Dublin 2 tem áreas melhores, mas também áreas que não são tão boas, enquanto Dublin 1 pode oferecer espaços interessantes, mas também tem áreas que não são legais. Aconselho acima de tudo visitar o local para ver como são os arredores. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:19 pm

  3. Tarsila, acompanho seu blog e é maravilhoso!! Estou prestes a realizar meu sonho…Eu estou vendo o cuso diretamente com a escola e gostaria de mt de ficar em casa de familia, mas nem todas as escolas tem essa opção! Vc por acaso conhece alguem que faça esse tipo de tramite ou alguma familia disposta??
    Agradeceria mt se pudesse responder no e-mail!

    Comentário by Gabriela — 10/01/2013 @ 11:39 pm

  4. Olá Gabriela!

    Muito obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda e pelo carinho.
    Normalmente as escolas fornecem os serviços com as famílias, acho até estranho a escola que você tem interesse não oferecer. Infelizmente não conheço quem faça este tipo de trâmite sem ser via escola. Desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:20 pm

  5. Muito obrigado Tarsila, excelente vídeo, você é sempre demais!!! Poste sempre que sempre estarei aqui para ler 😀

    Comentário by Murilo — 11/01/2013 @ 3:51 am

  6. Olá Murilo!

    Muito obrigada pelo carinho e por acompanhar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:21 pm

  7. Estou me empolgando cada vez mais em ir para a Irlanda em março e seu blog é responsável por 50% disso, rsrs. Obrigado por nos ajudar com todas essas dicas.

    Comentário by Vinicius — 11/01/2013 @ 1:33 pm

  8. Olá vinicius!

    Fico muito feliz em contribuir com a empolgação! Você já chegou aqui? Se sim espero que esteja aproveitando tudo, se não espero que faça uma ótima viagem! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:24 pm

  9. Olá Tarsila!
    Boa tarde/noite!
    Primeiro quero parabeniza-la pelo blog/site!
    Parabens!!!!
    Ja li o site completo…
    Poderia me ajudar com uma info???
    Ano que vem me mudo para a Irlanda…
    Irei fazer aqueles cursos regulares de ingles geral, 6meses estudo + 6meses férias, tenho direito a dupla cidadania (Italiana) esta que o reconhecimento no Brasil é muito lento. Minha intenção é mudar para Dublin em Março quando o frio já deu uma amenizada… Moro em São Paulo, mas mesmo assim não é um tempo tão instavel quanto Dublin.
    Minha dúvida, antes de chegar em Dublin(Março) queria entrar na Europa pela Italia, onde ficarei por cerca de 1 / 2 meses para solicitar minha cidadania, onde segundo diversas pessoas que conversei afirmaram ser muito mais rápido, no maximo 6 meses a cidadania é reconhecida, em alguns casos levando no máximo 9 meses.
    Esse periodo após o periodo que fiquei na Italia, tera um advogado me representando, onde dará continuidade ao meu processo.
    Após a visita dos oficiais para comprovar que realmente estou na Italia (geralmente a visita ocorre em até 20 dias), me mudo para Dublin….
    A questão é…. Isto pode implicar na minha permanência na Irlanda? Podem negar minha entrada ou meu GNIB? para estudar? Meu curso ja estara pago, terei dinheiro suficiente, cerca de 5mil euros. ETC, ETC, ETC….
    Você já presenciou algo do tipo?
    Acompanho seu site, você possui passaporte Europeu? Porque o período de visto 3 anos ja expirou…
    Poderia compartilhar conosco estas experiencias???
    Desde já agradeço.

    Felippe Alcantara

    Comentário by Felippe Alcantara — 11/01/2013 @ 9:23 pm

  10. Olá Felippe!

    Obrigada pelo comentário e carinho!
    Vamos lá: Teoricamente o tempo era para ter melhorado agora em março, mas veja, nevou ontem! Vai saber! O clima daqui é instável, instável… 🙂
    Sobre a cidadania: Sua cidadania italiana e seu visto como estudante brasileiro não estão atrelados. Se você for entrar na Irlanda como estudante brasileiro você tem de se registrar direitinho junto às autoridades e ter todos os documentos necessários (como você disse acima). Agora se você for entrar na Irlanda como cidadão italiano a coisa muda, pois você não tem de se registrar na imigração nem preencher os requisitos exigidos para o visto de estudante de alguém que não é da União Européia.
    Se tudo estiver em ordem e você obter a sua cidadania enquanto você estiver na Irlanda basta depois ir a imigração e informar que você obteve a cidadania italiana e que quer mudar seu registro. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:34 pm

  11. Cara Tarsila,
    Estou com dificuldades de identificar as acomodações estudantis mais próximas do centro. Assim, fica a sugestão para que, a exemplo do que tem sido feito quanto às escolas, vc também passe a perguntar, no caso de hospedagem em acomodação estudantil, qual foi a acomodação, quais as facilidades, se ficava perto do centro ou da escola e coisas do gênero.
    Nos ajudaria muito!!!!!
    Desde já agradeço e deixo consignado que suas informações são preciosas para quem está indo estudar e conhecer Dublin!
    Bjs.

    Comentário by Celyvania Malta — 12/01/2013 @ 8:43 pm

  12. Olá Celyvania!

    Muito obrigada pela sugestão. Vou incorporá-la sim!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:44 pm

  13. Tarsila tenho acompanhado seus posts e estou indo para Dublin na segunda semana de Março e irei estudar na MEC , por isso , gostaria, se possível, que me indicasse acomodações próximas a essa escola e com baixo custo,porém segura.
    Ficarei eternamente grata por essas informações.

    Comentário by Vera — 12/01/2013 @ 10:05 pm

  14. Olá Vera!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Espero que tenha feito uma ótima viagem e que aproveite a experiência por aqui.
    Não conheço acomodações próximas a MEC, mas há diversas opçõe centrais como hotéis, hostels e acomodação estudantil oferecida pela própria escola. A área próxima ao St. Stephen’s Green park é segura, não se preocupe!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:48 pm

  15. Tarsila parabéns seus Post estão me ajudando muito vou para Irlanda no fim de fevereiro e estou procurando uma Acomodação estudantil, preciso levar, roupa de cama, ferro de passar roupa, cobertor etc? Ou Nao e necessário?

    Comentário by Patricia — 13/01/2013 @ 8:30 pm

  16. Olá Patricia!

    Muito obrigada pelo comentário! Infelizmente não respodi a tempo, mas veja este artigo aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:50 pm

  17. Oi Tarsilla! Tudo bem?

    Primeiramente, quero falar que seu blog é sensacional, e quero lhe parabenizar pelo trabalho! Realmente, é o melhor site da Irlanda que conheço.

    Resolvi seguir a linha, mas não com o mesmo intuito, e registrar esta experiência aqui na Irlanda também, criando um blog para isso. Gostaria de saber se você pode me ajudar a divulga-lo de alguma maneira, colocando-o em algum link, algo assim. De repente, posso tirar dúvidas ou ajudar alguns futuros intercambistas também.

    Endereço eletrônico: http://tocanairlanda.blogspot.com.br/

    Caso não dê, tudo bem. Desde já agradeço o espaço. E mais uma vez, parabéns pelo site!

    Bjs, boa semana : )

    Comentário by Thiago Tôca Santos — 14/01/2013 @ 12:43 am

  18. Olá Thiago,

    É com prazer que vou colocar o seu blog no meu blogroll, contudo já aviso que sempre revejo o conteúdo do blogroll uma vez que muitas pessoas param de publicar ou não publicam contúdo relevante! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:57 pm

  19. Na agência que eu fui ver sobre o intercambio na Irlanda, saiu mais caro a acomodação na residencia estudantil do que na host-family.

    Comentário by Mariana — 15/01/2013 @ 3:11 am

  20. Olá Mariana,

    Pois então, depende do pacote que a agência tem com a escola. Normalmente a host-family é a opção mais cara.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:04 pm

  21. Ainda não consigo escolher qual será a melhor opção pra mim! Host-family é mais caro e gastarei com transporte, mas não vou gastar tanto com alimentação, e aprendo mais (acho) da língua e cultura.
    Porém acomodação é mais barata e mais perto, só que com gasto de alimentação… kkkkkkk difícil!!

    Comentário by Bethânia — 16/01/2013 @ 3:13 pm

  22. Olá Bethânia!

    As escolhas que temos de fazer são difíceis mesmo, mas somente cada um de nós pode colocar na balança o que queremos e o que podemos para tomarmos nossa decisões não é mesmo? Com tranquilidade você chega lá!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:16 pm

  23. Tarsila, e sobre os apartamentos? Kitnets?
    Chegarei na Irlanda no dia 18/2/2013 e ficarei em acomodação estudantil por 2 semanas, mas neste tempo vou procurar apartamento para dividir com alguém. Se tivesse kitnet individual seria melhor ainda, quanto a poder receber pessoas em casa depois.
    Pelo que você conversa com as pessoas aí, qual é a média de preço dos apartamentos para quem não tem muita “frescura” e divide com alguém? E por onde ficam os aps mais baratos? No Centro ou nos bairros mais residenciais?
    Obrigada pela ajuda de sempre!
    Beijo!

    Comentário by Alana — 17/01/2013 @ 12:26 am

  24. Olá Alana!

    Como foi de viagem? Está curtindo a Irlanda? Espero que sim!
    Normalmente uma kit, aqui chamada de studio, é bem mais cara do que um quarto em uma casa ou apartamento dividido com outras pessoas. Uma vaga, muitas vezes em quartos compartilhados normalmente custa por volta de €200 a €250 por mês (no centro da cidade). O valor muda de acordo com a reputação dos bairros, pois há bairros residenciais que são caros, mas normalmente eles saem mais em conta do que no centro da cidade e costumam ser maiores.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:31 pm

  25. Oi,tdo bem!?
    Eu seria saber como funciona a questão de água..se é paga,quanto?

    Comentário by tiago — 17/01/2013 @ 2:54 pm

  26. Olá Tiago!

    Por enquanto não há conta de água na Irlanda, mas ela será implementada em 2014. Veja este artigo: http://www.vidanairlanda.com/2013/02/imigrando-conta-de-agua-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:39 pm

  27. Oi Tarsila,
    você sabe dizer se existe alguma vantagem ou desvantagem em ir para Irlanda casado(a)? No caso os dois querem estudar e trabalhar.
    Obrigada antecipadamente.

    Comentário by cecilia — 20/01/2013 @ 3:34 am

  28. Olá Cecília!

    Não há vantagens nem desvantagens referente à imigração. A grande vantagem é ter alguém para te dar apoio quando você está tendo um dia chato ou ruim. O que muitas pessoas falam para não espalhar que é casado é para não dar a impressão de que vocês querem se estabelecer no país como casal, mas sim como estudantes e como cada visto é avaliado de forma independente é melhor manter as coisas separadas, mas não há nenhum problema quanto a isto.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:00 pm

  29. oi tarsila estou pensado em fazer intercambio na irlanda e melhor so que estou fazendo faculdade e melhor eu me forma ou ir antes ja vi a escola pra mim estudar ja ai so to em duvida disso iae que voce acha ,
    (abraço)

    Comentário by luciano — 27/01/2013 @ 9:46 pm

  30. Olá Luciano!

    Se você está no meio ou final da faculdade eu recomendo que você termine o curso e se forme assim você pode vir para a Irlanda com tranquilidade e sem pendências no Brasil. Além disto é a oportunidade de se formar com a sua turma, com as pessoas que passaram por esta fase com você e chegar aqui recém-formado é como uma nova etapa. Considere tudo isto e analise se é a melhor opção para você!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:26 am

  31. Olá Tarsila, achei o post muito informativo, mas ainda tenho uma dúvida. Se souber, pode me ajudar?

    Irei para Dublin no começo de março com meu namorado. Fizemos reserva por 1 semana em um hostel e depois disso já temos onde ficar.
    A imigração aceita apenas a reserva do hostel?
    A reserva está em meu nome, devo pedir uma carta do hostel com o nome do meu namorado?

    Obrigada,

    Marina

    Comentário by Marina — 28/01/2013 @ 7:08 pm

  32. Olá Marina!

    Obrigada pelo comentário!
    Vamos lá: Normalmente a imigração no aeroporto aceita sim o endereço do hostel, mas ele deve estar em uma carta emitida pela escola, informando que vocês ficarão no hostel pelo período de 1 semana. Depois, para obter seus documentos (carta do banco, pps, registro gnib, etc) você terá de ter o endereço fixo. É importante que vocês dois tenham, para cada um, uma carta da escola que tenha o endereço da acomodação que vocês vão usar quando chegarem, ou seja, o hostel.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:35 am

  33. Hi guys,

    Just wanted to let you know that Barnacles hostels offer weekly rates from only €84 (depending on the dates & room size), including breakfast, wifi and loads of discounts in different places and tours around. We have loads of students from Brazil here, so you will feel like at home 🙂
    Hostels are both in Dublin and Galway.

    Comentário by Lidija — 01/02/2013 @ 3:16 pm

  34. Hello Lidjia!

    Thank you for the info on Barnacles.

    Cheers,

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 2:57 pm

  35. No meu caso que quero ir com minha família, teria que alugar um apartamento, ou casa, tem alguma dica?

    Comentário by Kassio — 01/02/2013 @ 5:51 pm

  36. Olá Kassio,

    Depende do que vocês estão procurando. Há casas e apartamentos disponíveis para aluguel em toda a Irlanda, recomendo que leia este artigo: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:01 pm

  37. Olá,

    15/03 estou indo com uma amiga para ficar 6 meses. Ficaremos em Dublin 1. Qual a melhor forma de achar uma acomodação que cada uma gaste 250,00 euros por mês no máximo ?

    Estou preocupada com o custo de vida também, é muito alto ? Quanto se gasta em mês mais ou menos ? Levando uma vida conservadora, claro.

    Obrigada !

    Comentário by Paula — 08/02/2013 @ 8:48 pm

  38. Olá Paula!

    Tudo bem? Espero que tenha curtido seu primeiro mês de Irlanda!
    Por este valor normalmente há vagas em quartos compartilhados, ou seja, uma cama em um quarto com mais de uma pessoa. Assim sendo vocês tem de buscar vagas assim.
    De modo geral um estudante gasta por volta de €500/€600 por mês, mas isto depende de cada um pois é o estilo de vida que determinam os gastos. Em todas as minhas entrevistas faço esta pergunta e a resposta sempre rodeia este valor para viver sem luxos, só com o básico.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 4:52 pm

  39. Tarsila, bom dia e parabens pelos posts.

    No caso de hostel, voce sabe informar se tem lugar para guardar as malas?

    Comentário by Dênnis — 14/02/2013 @ 12:16 pm

  40. Olá Dênnis!

    Obrigada pelo carinho e comentário!
    Sim! Hostels normalmente oferecem algum modo para guardar suas malas, seja em armários dentro do quarto, ou cestas embaixo das camas, há também alguns que oferecem um serviço de guarda-malas. Normalmente tudo com fecho que permite usar cadeado. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 2:30 pm

  41. olá, acabei de conheçer teu blog! Tenho 50 anos e tenho muita vontade de conhecer a Irlanda! Achas possível ficar viajando por duas semanas parando em hostel? Quais lugares deveria conhecer? Tenho vontade de conhecer o interior! Grata!
    Marlise

    Comentário by Marlise — 15/02/2013 @ 5:25 pm

  42. Olá Marlise!

    Acho que ficar em hostel é possível sim, mas aconselharia acomodação em B&B (Bed and Breakfast), que é uma experiência que permite contato com locais e é bem legal, além do quê há B&B pela Irlanda inteira!
    Nossa, há tanto para se ver, depende do que você gosta.
    Eu recomendo conhecer Wicklow, Kerry, Galway e também conhecer os Cliffs of Moher – http://www.vidanairlanda.com/2010/06/conhecendo-a-irlanda-cliffs-of-moher.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 3:05 pm

  43. Boa noite, gostaria de saber como conseguir um visto para acompanhar meu noivo que vai estudar por exatamente 12 meses na Irlanda, não tenho nenhum trabalho nem curso em vista, farei algum curso lá somente se eu me interessar. Qual a justificativa que dou quando for tirar o visto, eles vão me deixar ficar por um ano?

    Desde já fico grata!

    Comentário by Gabriela Feitosa — 24/02/2013 @ 1:54 am

  44. Olá Gabriela,

    Infelizmente não há visto de “acompanhante”, nem de “dependente”, pois estudantes internacionais que não são da União Européia, como o Brasil, não podem ter dependentes no país. Se a sua intenção é fazer turismo você poderá permanecer no país por até 3 meses, mas não mais do que isto e com o visto de turismo não é possível se matricular em nenhum curso. A coisa mais recomendada é entrar no país já com o intuito do que se quer fazer: turismo, estudo, etc. e se programar para tal.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/05/2013 @ 10:22 pm

  45. Oi, adorei o seu blog..
    estou pensando em ir ai pelo ciencias sem fronteiras.. gostaria de saber a media dos valores dos alugueis? vc faz idéia?
    ah.. adorei a sua página.. muito boa!

    Comentário by Ana Alencar — 07/03/2013 @ 12:19 am

  46. Olá Ana Alencar,

    Obrigada pelo comentário.
    A sua dúvida é muito comum, recomendo que leia: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:43 am

  47. Ola Tarsilia, esta me ajudando muito as informacoes postadas aqui no blog, contudo queria sua opniao.

    Estou planejando me mudar para Dublin dentro de 1 mes, sou casado e temos um filho de 7 anos. Queria sua opniao no sentido de que se tem algum bairro que devo evitar, quer seja por violencia ou por outro motivo.

    Desde ja muitissimo obrigado, e parabens pelo Blog!

    Neilson

    Comentário by Neilson — 12/03/2013 @ 7:19 pm

  48. Olá Neilson,

    Fico muito feliz em poder ajudar.
    Como uma família eu recomendo que vocês busquem áreas mais residenciais, não tão próximas do centro de Dublin, pois estas áreas costumam ter mais famílias e crianças em ambos os lados da cidade, norte ou sul. Veja mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/03/se-virando-em-dublin-entendendo-o-layout-da-cidade.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 8:38 pm

  49. Olá Tarsila!

    Adorei seu site! Acabei de conhecer. Bom, estou planejando ir para a Irlanda no final do ano com meu marido para estudar inglês e trabalhar. Temos intenção de ficar um ano, pelo menos. As minhas dúvidas são: precisamos alugar uma kitnet, pois somos casados e residência estudantil não é uma opção… é fácil conseguir? É caro?
    Outra dúvida: meu marido tem cidadania Italiana e eu tenho direito a entrar com ele, fica mais fácil entrar assim? Como é a questão da saúde nesse caso?
    Outra: É complicado conseguir emprego no mês de outubro/novembro?

    Obrigada e parabéns pelo site!

    Comentário by Tassia — 17/03/2013 @ 10:03 pm

  50. Olá Tassia!

    Obrigada pelo comentário.
    Vamos lá: Normalmente kitnets/estúdios são mais caros sim (a partir de €650/€700 por mês) e é mais fácil que vocês consigam um quarto em um apartamento/casa dividido do que sozinhos.
    Se o seu marido tem a cidadania italiana ele nem precisa ter um curso antes de entrar no país, basta ele passar pela fila de “EU”(União Européia) no aeroporto quando chegar e pronto. Ele está no país legalmente. Se você não tem a cidadania, ou seja, se é cidadã brasileira, você deve se registrar junto à imigração (GNIB) como esposa de cidadão da União Européia. É necessário que vocês tenham pelo menos uma tradução em inglês da certidão de casamento de vocês.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/05/2013 @ 7:03 am

  51. Olá Tarcila

    to adorando demais tudo que voce posta aqui , e realmente vai me servir demais , pois estou pretendendo viajar em janeiro de 2014 , voce acha que é uma data ruim para quem vai sair do calor de verão de salvador-Ba , e pegar o inverno de Dublin ?

    nao sei se ja tem esse link aqui mas eu queria que voce me ajudasse em relação a etapas do tipo :
    1º pesquisar sobre o país – ok
    2º entrar em contato com agencias – ok
    3º (no meu caso ) providenciar um passaporte.
    4º ….

    no mais é isso , muito obrigada por ajudar a todos nós e PARABENS PELO BLOG

    Comentário by Bruno — 24/03/2013 @ 3:40 am

  52. Olá Bruno,

    Muito obrigada pelo carinho.
    Bom, não é uma data ruim, mas a mudança climática será muito grande, já que você estará no auge do verão no Brasil para vir para o auge do inverno na Irlanda.

    Vamos lá: Para providenciar seu passaporte você tem de entrar em contato com a Polícia Federal no Brasil. Veja: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte/requerer-passaporte

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 4:04 pm

  53. oi tarsila , tudo bem ja escolhi a agencia que vo me matricular pra fazer intercambio , mas aqui po to com medo de ir pra irlanda sozinho nao conheço ninguem la iae devo ir sozinho abraço luciano

    Comentário by luciano b alves — 12/04/2013 @ 1:53 am

  54. Olá Luciano!

    É super normal ficar ansioso e ter medo, mas não se preocupe. Aqui você conhecerá novas pessoas, fará amigos e poderá ter uma experiência incrível. Venha de braços abertos e com seu plano em foco!

    Muito sucesso e beijinhos!

    Comentário by Tarsila — 24/06/2013 @ 3:41 pm

  55. Olá Tarsila, seu site é simplesmente perfeito! Sério, parabéns!!

    Então, eu estou preparando as coisas para o meu intercâmbio e em agosto estarei em Dublin, porém me surgiu uma dúvida aqui que sinceramente não pude encontrar resposta até agora, pesquisei no google mas não encontrei uma resposta específica, então o problema é que eu vou ficar num hostel em Dublin por 15 dias, só que eu sei que tem todo um processo de vc ir na faculdade e ai eles me mandam por correio a carta para abrir a conta no banco, ai depois o banco me envia os dados da conta ai depois eu faço o depósito dos 3 mil euros e por ai vai, a minha dúvida é se eu ficar no hostel durante esses 15 dias dá tempo de chegar todos esses documentos pelo correio a fim de comprovar o endereço tanto no banco quanto na GNIB? Ou você acha que eu devia ficar mais tempo no hostel? Porque o que eu pretendo fazer obviamente nos primeiros dias é achar um apartamento/casa para ficar durante o ano, só que eu não sei se no caso de mudar para um ape durante esse processo de pegar o
    visto pode atrapalhar tudo :S

    Se puder me ajudar ficaria muitoo grata!

    Comentário by Fernanda — 12/05/2013 @ 12:15 am

  56. Olá Fernanda!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Vamos lá: A mudança de endereço não vai necessariamente atrapalhá-la, mas se você não tiver um endereço fixo você pode acabar perdendo a correspondência (vai que o hostel não recebe correspondências para você).
    Outra alternativa é começar o processo depois que você encontrar um lugar para morar, se for bastante rápido. O processo todo – desde entrar no país até obter a GNIB demora de 3 a 4 semanas. Você pode também conversar com a sua escola para ver se eles recebem alguma carta no seu nome, só lembre-se de, depois de todo o rolo, atualizar seus dados com seu endereço permanente – tanto para PPS, como no Banco como na Imigração.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:51 pm

  57. Olá, estou indo para irlanda para um curso de 6 meses e vou levar minha cadelinha, pois daí seguimos para Nova Zelândia. Vc poderia me informar algum tipo de moradia que aceite cães? Trata-se de uma adorável bulldog francês. Ou mesmo um contato para aluguel. Desde já agradeço a ajuda.
    ATT
    Daniella

    Comentário by daniella souza — 18/05/2013 @ 11:05 pm

  58. Olá Daniella,

    Infelizmente não conheço/tenho um contato assim, mas recomendo que você peça para a sua agência ou escola providenciar uma acomodação que possa acolher seu bulldog francês (sou apaixonada por todas as raças de cachorro). 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 29/07/2013 @ 5:29 pm

  59. Boa noite,

    Pretendo ir para a Irlanda em Janeiro de 2014 para estudar, eu sou maior de idade, mas tem um menor que quer ir também, você sabe se o menor também pode ir para estudar? Quanto a trabalhar um período diferente da escola, sabe eizer se é muito difícil encontrar um emprego?

    Grato.

    Comentário by Valdo — 19/06/2013 @ 2:41 am

  60. Olá Valdo,

    Vamos lá: Se o menor de idade vier como estudante, de forma independente (como em um curso de High School ou de férias, por exemplo) não há problemas, mas se há intenções de trazê-lo como dependente seu, infelizmente não é possível, já que a lei da Irlanda é clara e pessoas que recebem o visto de estudante não podem ter dependentes no país, ou seja, você não poderá trazê-lo.

    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes artigos:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 07/08/2013 @ 9:06 am

  61. Oi Tarsila…tenho uma grande dúvida, minha namorada está chegando em dublin mês que vem para estudar, assim como eu e gostaria de saber se há uma carta ou modelo de carta específica que eu possa pedir para o land lord escrever…assim ela ñ pagaria a acomodação estudantil!!!!
    Parabéns pelo blog….é muito importante para nós!!!

    Obrigado!!!

    Comentário by Diego Strang — 26/07/2013 @ 12:18 pm

  62. Olá Diego,

    Vamos lá: Basta você conversar com a escola onde ela vai estudar e pedir para eles colocarem o seu endereço na carta dela, afinal de contas ela vai se hospedar com você. Ela não precisa de carta do landlord, simplesmente converse com a escola e explique que ela vai ficar com você.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 08/05/2014 @ 2:56 pm

Leave a comment

Comentários que não contribuem para o tópico acima serão deletados.