09/01/2013

Estudar na Irlanda: Irish College of English

Olá pessoal! Hoje vocês conferem a entrevista que fiz com uma mocinha muito gentil e simpática que veio para a Irlanda já com a oportunidade de trabalho como Au Pair engatada e escolheu estudar na Irish College of English.

Lhes apresento… A NAIANE!

A Naiane é de Curitiba e recém-formada em Jornalismo. Percebendo a exigência do mercado em relação a língua inglesa ela sabia que era a hora de investir nisto. Junto com uma amiga da faculdade planejavam fazer intercâmbio na Austrália, mas em função dos custos a opção ficou inviável. Depois de procurar outras opções Naiane abriu mão do trabalho com assessoria de imprensa e começou a buscar trabalho como Au Pair no exterior. Uma família da Irlanda ofereceu esta oportunidade e foi então que ela decidiu estudar aqui na Ilha Esmeralda. O que ela está achando da experiência? É só continuar lendo…

Qual é o seu nome e idade?
Naiane Rossini, 23 anos.

Qual o seu curso e escola?
Naiane – Faço o curso de General English na Irish College of English.
É o curso de 6 meses de aula e 6 meses de férias.

Há quanto tempo você está na Irlanda e estuda na Irish College of English?
Naiane – Estou na Irlanda há quase 4 meses e estudo lá pelo mesmo tempo.

Por que você escolheu a Irlanda?
Naiane – Eu sempre tive vontade de estudar no exterior e como faço parte da AIESEC tenho muita vontade ainda de fazer um intercâmbio corporativo na minha área mas preciso ter o inglês para isso.

Eu gosto de crianças estava buscando mesmo um trabalho como Au Pair então me cadastrei em vários sites, como o Au Pair World, e comecei a analisar minhas possibilidades. Eu não tinha vontade de ir para os EUA e também me informaram na agência onde fui que nos EUA eu poderia trabalhar somente duas vezes por semana, o que não achei interessante.

Tive uma resposta e uma família irlandesa me chamou para trabalhar. Até então eu não tinha certeza que vinha para a Irlanda, pois estava conversando com duas famílias, mas esta tinha certeza que queria me contratar. Como eu já tinha a oportunidade de fazer o intercâmbio com o trabalho garantido comecei a buscar uma escola na região onde a família mora, que é Malahide. Eu procurei um trabalho antes da escola até porque não queria gastar o dinheiro do meu investimento. Tive como planejar meus gastos e só tive de pagar a escola e a passagem aérea, para mim foi muito bom.

Dentre os países que pesquisei a Irlanda era realmente a melhor opção porque era a mais barata e na Europa e acho que a maioria dos brasileiros escolhe a Irlanda pelo custo/beneficio que ela oferece e pela possibilidade de viagem pela Europa.

Você escolheu qual agência de intercâmbio? Por quê?
Naiane – Optei contratar a Travelmate de Curitiba. Na verdade eu ia fechar meu pacote diretamente com a escola, mas de qualquer jeito mandei um e-mail pedindo uma cotação com a agência e era exatamente o mesmo valor, só que com a facilidade de eles resolverem tudo para mim. Escolhi fechar um pacote somente com a escola e o seguro-saúde Assist-Card com a agência. Na época fui atendida por um funcionário que tinha experiência na Irlanda e isso me fez sentir ainda mais segura, me ajudou bastante.

Valeu a pena contratar o serviço de uma agência?
Naiane – Sim porque eles facilitaram toda a papelada e o contato com a escola. Como eu não domino o inglês bem me explicaram várias coisas da Irlanda, além de me darem um material explicativo que fala sobre como tirar o número de PPS, se registrar na GNIB, etc. Eles também sempre mantiveram contato, me mandam e-mails perguntando se está tudo bem, etc. Eles foram bem atenciosos, mas quando fui na agência eu já sabia que iria trabalhar como Au Pair, tinha informações sobre a Irlanda e já tinha a acomodação.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e na Irish College of English?
Naiane – Aprender inglês, sem dúvidas!

Você já veio para a Irlanda para morar com a família do trabalho como Au Pair.
Como é esta experiência?
Naiane –  Muito legal. Quando cheguei eles me buscaram no aeroporto e o contato foi muito bom. Eles são muito gente boa e viver com uma cultura diferente e uma experiência muito legal. Achei que adaptação a comida é a pior parte porque no Brasil almoçamos mais e aqui não, para mim foi o mais difícil, mas agora cozinho para mim então não tem problema. Outra parte difícil de ser Au Pair que mora com a família é não ter privacidade, porque as crianças entram no seu quarto a hora que eles querem e se você quiser sair você tem de dar satisfação, pois a casa é deles e nem todo mundo sabe lidar com isso. Não estou reclamando é que às vezes quero ficar quieta e alguém entra no quarto. Também achei difícil morar em Malahide, pois a vila é pequena e fica distante de bastante coisa.

Por que você escolheu a Irish College of English como sua escola?
Naiane –  Escolhi a Irish College of English especialmente porque ela fica perto de onde trabalho. Como meu trabalho começa as 13h seria muito corrido para eu estudar em Dublin e vir até Malahide, na verdade, não daria tempo. Na hora de escolher uma escola a própria família foi buscar informações, foram até a escola e me deram referências, antes mesmo de eu chegar aqui e até mesmo antes de me aceitarem para o trabalho. Para eles também foi vantajoso ter uma Au Pair que estuda perto de casa. Quando entrei em contato com a escola e vi que quase não tinha brasileiros estudando lá, já fiquei bem satisfeita.

Qual é a sua opinião sobre seu curso?
Naiane – Agora que mudei de nível gosto mais porque quando cheguei meu inglês era bem ruim. Eu só estudei o básico no Brasil e também não tenho facilidade, aliás até por isto pensei em fazer intercâmbio, minha idéia era forçar e aprender o inglês. O material utilizado é da Oxford Press e as aulas acompanham o livro, que aliás é meu e posso estudar em casa também. As aulas também tem material extra e todos os dias tem lição de casa. Percebi que só ir na escola todo o dia não é o suficiente para aprender e que é importante rever o conteúdo em casa. A escola incentiva a pratica em casa. O clima da escola é descontraído e os professores são atenciosos. Estou gostando e está sendo bom. Eles são flexíveis também, por exemplo, se eu precisar sair um pouco mais cedo, não tem problema, mas eles são bem rígidos com faltas.

O que você acha da infra-estrutura da Irish College of English?
Naiane – A Irish College of English é uma escola pequena, com salas que podem acomodar até 15 alunos. Já teve dias que tinha aluno até na porta então acho que eles deveriam ter salas mais amplas, porque a outra sala onde eu estudava era maior. Como a escola é pequena e até por ser em Malahide ela recebe muitos alunos europeus e acaba ficando bem cheia.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?
Naiane – As aulas são das 9h às 12:15h com intervalo de 15 minutos. Acho um horário ótimo porque como começo a trabalhar as 13h tenho tempo para ir para casa, comer e começar a trabalhar.

Quais são as nacionalidades dos professores na Irish College of English ?
Naiane – Acho que são todos irlandeses. Pelo menos com quem tive aula, são irlandeses.

Quantos alunos tem na sua sala/curso? Quais são as nacionalidades dos alunos?
Naiane – Agora tem 13 alunos. Eu acho bastante porque já estudei com 8 e era melhor, mas como as nacionalidades são diferentes não é ruim. Tem aluno da Itália,  Rússia, Espanha, Colômbia e Venezuela. A maioria dos estudantes na escola não italianos e espanhóis.

Há muitos brasileiros na Irish College of English?
Naiane –  Não. Na minha sala sou eu e mais um brasileiro. Na escola deve ter mais uns 3 ou 4 brasileiros.

O que você acha que a Irish College of English oferece de diferencial?
Naiane – Acho que o diferencial é o pequeno número de brasileiros e ter lição de casa todos os dias.

O que você mais gosta e menos gosta na Irish College of English?
Naiane – O que eu mais gosto é do material, porque eles seguem a risca o material e a lição. Isto é bom porque posso aprender em casa e acompanhar a aula, depois fazer revisão. O que menos gosto é o fato de ter salas pequenas para acomodar todos os alunos.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?
Naiane – Acredito que organizar melhor os alunos nas salas. Por exemplo, se uma sala tem menos alunos eles devem ser colocados em uma sala menor. Não sei o que aconteceu, talvez o professor não tenha avisado a coordenação que a sala estava cheia, mas como tem muito estudante em cursos de curta duração, a variação de alunos na sala é grande e as salas deveriam ter mais rotatividade.

Você gosta de estudar na Irish College of English?
Naiane – Gosto.

Como você vê a evolução do seu inglês na Irlanda?
Naiane – Tenho aprendido muito, especialmente com as criança que cuido. Eu ajudo o mais velho com a lição de casa dele, mas eu também estou aprendendo. Hoje eu consigo explicar melhor para ele a lição e nisto vejo que melhorei. Quando cheguei a lição dele tinha ditado mas eu não sabia soletrar, hoje é tranqüilo e até conversar com a família é tranqüilo.

Você acha que existe diferença entre estudo na Irlanda e no Brasil?
Naiane – Já estudei inglês no Brasil durante a faculdade fazendo um curso extra duas vezes por semana. Foi bom porque eu mal conseguia falar inglês e só não estudei mais por falta de tempo. Acho que com certeza existe diferença entre estudar na Irlanda e no Brasil porque aqui há o contato direto com a língua e tenho de aprender mesmo. Como os irlandeses são muito amigáveis eles conversam muito e daí pratico bastante, no Brasil eu só tinha contato com a língua duas vezes por semana. Esta também é uma grande vantagem de trabalhar como Au Pair porque já vi muita evolução. Claro, ainda tenho de estudar bastante mas é visível que consigo me comunicar muito melhor agora e isso nunca teria no Brasil, só se fizesse o intercâmbio mesmo.

O que você acha do contato com outros brasileiros na Irlanda?
Naiane – Acho o contato bom, porque não adianta brasileiro puxa brasileiro, assim como outras nacionalidades se atraem. Você escuta o português e se sente a vontade. Como estar longe de todo mundo no Brasil deixa a gente carente os brasileiros se tornam a sua família aqui. Eu saio com amigos brasileiros e não tenho problema algum, até porque meu contato é pouco, durante o final de semana. Tenho poucos amigos que não são brasileiros, mas isto faz parte da minha rotina e não infere na minha aprendizagem aqui. A minha realidade e dia-a-dia é de contato com irlandeses.

Na sua opinião pessoal quanto um estudante gasta por mês na Irlanda?
Naiane – A área de Malahide é mais cara porque é uma área nobre e o custo de vida e aluguel são mais caros. Tenho meus gastos e com o dinheiro que ganho consigo supri-los mas não consigo juntar dinheiro. Com saídas, alimentação no final de semana, compras, celular, gastos pessoais mesmo, sem aluguel e sem alimentação durante a semana fica por volta de €200/300 por mês.

Você teve algum problema ou sentiu preconceito aqui na Irlanda?
Naiane – Não. Às vezes sinto que falta conhecimento da cultura brasileira, como eu nunca tinha visitado a Europa as vezes fica um pouco complicado. Acho que os europeus precisavam entender mais porque a falta de informação sobre o Brasil me incomodava. Eu ficava chateada quando diziam que eu não tinha cara de brasileira porque esperam um estereótipo.

Você gostaria de dar uma dica ou conselho para quem está vindo para a Irlanda?
Naiane – Estude inglês antes de sair do Brasil. Não venha sem nada porque é muito difícil. Nem que seja só ter o básico para você conseguir conversar na imigração, ir ao  supermercado, etc. porque estas coisas pequenas são as mais difíceis. Estude até mesmo sozinho só para não chegar na Irlanda tão no susto.

Quando seu visto acabar, o que você pretende fazer?
Naiane – Eu pretendo voltar ao Brasil antes do meu visto acabar, porque vim para estudar 6 meses mesmo, mas quero ficar 9 meses aqui. Quero terminar meu curso de inglês, viajar um pouco, voltar para o Brasil e fazer uma pós-graduação em Marketing e trabalhar na minha área.

Muito obrigada Naiane pela sua disponibilidade, gentileza e simpatia! Espero que alcance tudo que você veio buscar e que aproveite todos os momentos na Irlanda!


Irish College of English

6 Church Road
Malahide
Co. Dublin
www.iceireland.com

Postado por: | Comments (22)

  1. Muito boa a entrevista!!!

    Muito legal a oportunidade de ir para a Irlanda já com emprego em vista.

    Parabéns Tarsila e muito muito sucesso à Naiane!!!!

    Comentário by Milton Lima — 09/01/2013 @ 2:48 pm

  2. Olá Milton!

    Obrigada pelo comentário, como sempre!
    E sucesso para todos nós!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 11:50 am

  3. Olá, adorei o post, alias tenho acompanhado direto o seu site.
    Tenho planos a alguns anos de ir trabalhar e estudar da mesma forma que a Naiane. Acho que me faltou a segurança do inglês mesmo para ir. Estou muito convencida de que é um ótimo lugar para se aprender com as pessoas e também uma nova jornada na vida.
    Parabéns muito sucesso pra vcs! ; )

    Comentário by Tatiane — 10/01/2013 @ 4:21 pm

  4. Olá Tatiane,

    Obrigada pelo comentário!
    Espero que você vá atrás do seu plano e o coloque em ação e desejo, claro, muito sucesso!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:11 pm

  5. Adorei a matéria! muito legal saber de alguem que ja foi com emprego garantido! Poderia ter mais dicas nesse sentido, de como ela conseguiu a vaga e dicas do que colocar no curriculo para ser aupair.
    Sempre leio seu site e logo me motivo a viajar tambem.
    beijao

    Comentário by Camila — 13/01/2013 @ 8:48 pm

  6. Olá Camila,

    Obrigada pelo carinho e comentário!
    Eu já passei algumas dicas nestes artigos:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Também dou dicas de como fazer um CV e uma Cover Letter aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/07/se-virando-em-dublin-como-fazer-um-curriculo-cv.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/se-virando-em-dublin-como-fazer-uma-cover-letter.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:52 pm

  7. Olá, eu adoro as entrevistas com os alunos das mais variadas escolas, ajuda muito a termos uma melhor perspectiva sobre as opções disponíveis. Obrigada por todo o trabalho, Tarsila!

    Eu gostaria de te pedir para entrevistar alguém da Academic Bridge, por favor. Ando interessada na escola mas não tenho praticamente nenhuma referência sobre a mesma, o que me deixa temerosa de fazer uma má escolha.

    Beijos!

    Comentário by Brenna — 14/01/2013 @ 11:55 am

  8. Olá Brenna!

    Obrigada pelo comentário!
    Fico feliz que você curte a categoria “Estudar na Irlanda” é um prazer poder ajudar! 🙂
    Acabei de fazer uma entrevista com uma aluna da Academic Bridge, confira aqui: http://www.vidanairlanda.com/2013/04/estudar-na-irlanda-academic-bridge-college.html.

    Espero que ajude!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 9:56 pm

  9. Ola, acompanho o blog faz um tempo , voce faz um trabalho excelente , decidi fazer meu intercâmbio na Irlanda, de uns tempos pra cá me falaram que tem uns punks faad , faap , nao entendi o nome , uns falam que são perigosos , o que eu escutei foram so historia , por nao conhecer , venho te pergunta , é real , que existem , que sao perigosos ? voce considera Dublin seguro ?
    Obrigado , grande abraço

    Comentário by Rafa Almeida — 14/01/2013 @ 2:28 pm

  10. Olá Rafa!

    Obrigada pelo carinho e comentário!
    Vamos lá:
    Dublin é a capital do país e abriga pessoas de todas as partes do mundo. Assim como em qualquer outra cidade do mundo a segurança é relativa e está associada a muitos fatores, contudo de um modo geral, para uma capital Dublin é sim segura – de acordo com a pesquisa anual feita pela internacionalmente reconhecida Mercer Quality of Life Survey Dublin é a cidade na posição número 16 em termos de segurança pessoal.

    Em relação ao “grupo violento” você deve estar falando do que a maioria das pessoas chama de “Knackers”, aliás não gosto de chamar ninguém assim porque esta palavra é um termo pejorativo que se refere aos Irish Travellers. Muitas pessoas associam a palavra à pessoas de baixa renda e má índole e acabam se referindo à qualquer pessoa de comportamento suspeito, inadequado ou baderneiro como “knacker”, mas isto não é necessariamente verdade.

    Claro que bom senso é válido e não é recomendado ficar “dando sopa” em áreas com pouco movimento, mas de modo geral se você não mexe com as pessoas (e nem fica olhando) elas também não mexem com você. Se você perceber alguma atividade suspeita tente entrar em uma loja, atravessar a rua, ou simplesmente voltar de onde você veio. Eu sou da prática que é melhor prevenir do que remediar, mesmo considerando que já temos mais de 6 anos de Vida Na Irlanda e nada aconteceu conosco por aqui.

    Espero ter ajudado

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 9:59 pm

  11. Tarcila como sempre obrigado, gostaria de te pedir para fazer um post sobre essa questão de trabalho para este ano sobre as oportunidades e dificuldades encontras, sobre a realida de para 2013. obrigado mesmo por sua disponibilidade de informar sempre. Estou indo para Dublin agora em março se alguém quizer entrar em contato para trocarmos ideias sobre o intercambio pode me contatar pelo e-mail: fer.vianasousa@gmail.com

    Comentário by Fernanda Viana — 16/01/2013 @ 6:58 pm

  12. Olá Fernanda!

    Muito obrigada pelo carinho.
    Sempre que puder vou mantendo vocês atualizados sobre a situação econômica aqui na Irlanda. Espero que você tenha feito uma ótima viagem e que esteja aproveitando cada minuto desta experiência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:23 pm

  13. Ei Tarsila, seu blog está muito me auxiliando na busca de escolas em Dublin. Descobri a Irish Business School Dublin (http://irishbusinessschooldublin.com/). Um promotor dela me disse que ela está recomençando, pois houve troca de donos. A escola fica em Milltown Park, Ranelagh, Dublin 6. Queria saber se conhece ou sabe de alguma referência para me dar sobre ela, gostei dos valores, mas não sei se confio, pois não vi ainda nenhum comentário na internet sobre ela. Obrigada!

    Comentário by Sâmya Lievore — 21/01/2013 @ 2:03 pm

  14. Olá Sâmya!

    Não conhecia a Irish Business School e fico feliz que você tenha apontado a existência dela. Vou buscar mais informações sobre alunos de lá!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:15 pm

  15. Oi Tarcila, tudo bom?

    Estou procurando informações sobre Irish Business School Dublin – http://irishbusinessschooldublin.com/
    Não consigo achar nenhum depoimento de estudantes brasileiros por lá, no entanto o prédio é muito bonito e preço está muitooo bom. Poderia nos ajudar a ter mais informações?

    Thanks 🙂

    Comentário by Aline Domingues — 21/01/2013 @ 9:23 pm

  16. Olá Aline!

    Infelizmente não tenho informações sobre a Irish Business School mas vou buscá-las! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:25 pm

  17. Ola Tarcila, estou mto interessada em ir pra Irlanda fazer um curso de ingles mas preciso de um emprego para me manter. Nesse post vi que a Naiane se cadastrou no Au Pair World, qual seria o site? Paga-se melhor no Au Pair ou nos famosos “subempregos”? Qual a realidade pra Irlanda em 2013? Mercado de trabalho? Pretendo ir em Abril ou Maio deste ano.

    Obrigada!

    Comentário by Camila — 17/02/2013 @ 8:37 pm

  18. Olá Camila,

    Vamos lá: Qual é o seu objetivo em vir para a Irlanda? Estudar ou trabalhar? Se for trabalhar já aviso que, desde 2008 a Irlanda não é um país indicado para se fazer um pé de meia. A Irlanda foi altamente afetada pela crise econômica mundial e mesmo tendo melhorado muito desde então o clima por aqui é de recessão e de medidas de contenção de gastos, portanto não recomendo como destino para ganhar dinheiro.

    Se você quer vir estudar recomendo que junte o máximo de dinheiro para que não precise procurar um trabalho e assim poder ter uma experiência mais completa e isto sim vale muito a pena. Se você vem como estudante você tem de ter pelo menos €3 mil para poder se manter. Neste meio tempo você pode (e deve) se organizar se for precisar de um emprego para se manter depois.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 3:28 pm

  19. Olá amigos do vidanairlanda. Eu estou indo para Dublin no fim deste ano e gostaria muito de saber referências da escola IBSD. Eles estão com um preço super em conta, mas eu não estou encontrando referências. Se alguém as tiver eu agradeço.

    Comentário by Ricardo — 25/02/2013 @ 12:58 pm

  20. Olá Ricardo!

    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de entrevistar um aluno da Irish Business School Dublin – IBSD, mas ficarei atenta e assim que puder faço uma entrevista sim. Desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/05/2013 @ 6:45 am

  21. eu queroooo!

    Comentário by Marciel Veiga — 19/04/2013 @ 8:17 pm

  22. Olá Marciel!

    Espero que alcance tudo que você busca!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 6:42 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.