24/08/2008

Julho e Agosto num post só!

Olá galerinha!

Não desisti do blog – sim ele ainda existe e prometo escrever com mais frequência, mas uma série de eventos ocorreram e não tive chance de escrever, prometo que foi por uma boa causa!

No dia 30 de junho comecei um curso chamado TEFL (Teaching English as a Foreign Language – Ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira). Vocês que me conhecem sabem que eu dava aulas de inglês no Brasil e a formação em Letras também me possibilita isso, mas não aqui na Irlanda nem no resto da Europa. O curso é aprovado pelo ACELS (The Advisory Council for English Language Schools) e o certificado é reconhecido em toda a europa e outros lugares do mundo. Ele é SUPER MEGA intenso, das 9 da manhã as 5 da tarde com direito e lições de casa diárias que me renderam madrugadas sem dormir. Preparação de aulas, aplicação de técnicas e abordagens, avaliação e adaptação de livros didáticos, mais toda a teoria e aulas de gramática durante o dia…ufa! Apesar de tudo, o curso é fantástico e eu APRENDI muuuuuuuuito com ele. Para passar no curso, é necessário ser avaliado em 7 aulas (que tivemos de dar na escola), mais participação/entendimento na sala de aula, mais um portifólio, com aulas, materiais e tudo mais produzido no curso). Claro que tudo tem de ser de boa qualidade e eu tenho certeza que eu passei. Porque? Bom, primeiramente porque me ligaram dizendo que eu passei e inclusive preciso ir buscar meu certificado, depois, eu sei que passei porque a própria escola me ligou 2 dias depois do fim do curso e me ofereceram para dar aulas num curso durante o mês de Agosto em uma das escolas deles de verão, a Mercy College (YEYYYY!).

Então eu nem tinha entregado meu portifólio e me chamaram para trabalhar! Trabalhar meio-período (das 9:30 as 12:45) e ainda monitorar 2 passeios turísticos durante a tarde por semana! Ah, que delícia! E para melhorar, a Mercy College fica a 5 minutos de casa (de bike). E lá fui eu, encarar duas aulas com 16 alunos europeus em cada uma, com a idade entre 15 e 17 anos. Uma coisa eu garanto pra vocês – foi ma-ra-vi-lho-so. Sim, é difícil manter a atenção de 16 adolescentes, criando coisas que tenham significado e ainda por cima promovam o aprendizado da língua inglesa, mas acho que no fim deu certo – todos meus alunos fizeram questão de me agradecer pessoalmente pelas aulas e durante o curso recebi comentários como – “Adoramos suas aulas”, “Eu amo essa professora” – daí, eu me derreto toda né? No último dia fizemos uma “festinha” e todos os alunos trouxeram comidinhas e refri, foi uma diversão danada. Estou aguardando as fotos, então, posto aqui quando eu as tiver.

Agora o curso de verão acabou e a mega diretora da escola me perguntou: “E agora Tarsila, o que você vai fazer?” – “Por enquanto estou flutuando..”- “Será que te vejo na Dame Street?” (escola principal que dá aula o ano todo) – “Não sei, se existir a possibilidade, claro que eu vou!”. Então ela sorriu pra mim e deu uma piscadinha…Bom, eu acho que terei mais oportunidades! Bacana, né? Cruzem os dedinhos! 🙂

Tenham uma ótima semana!

Mil beijinhos

Postado por: | Comentários desativados em Julho e Agosto num post só!

No comments yet.

Sorry, the comment form is closed at this time.