13/02/2018

Conhecendo a Irlanda: Terça da Panqueca

Hoje na Irlanda é Pancake Tuesday, ou seja, a terça-feira da panqueca! Mas, por quê?

Na maior parte dos países católicos, como a Irlanda e o Brasil, existem muitos costumes acerca dos eventos religiosos. No Brasil e em outros países Europeus, há a celebração do Carnaval que antecede o período de jejum da quaresma, os quarenta dias que antecedem a Páscoa. Na Irlanda, e na Inglaterra também, há a Pancake Tuesday ou Shrove Tuesday. (A palavra Shrove em inglês significa “Confessar”, ou seja, um dia para fazer suas confissões antes da quaresma, depois de comer panquecas é claro!)

Em vez de saírem desfilando e dançando na rua, os Irlandeses aproveitam o último dia de festa enchendo a barriguinha de panqueca. A grande maioria dos restaurantes e cafés oferece panquecas no menu, e muitas vezes algumas opções. As mais tradicionais doces são as com açúcar e um pouquinho de suco de limão (crepe Suzette) e Nutella; há também salgadas, a campeã sendo a de bacon com maple syrup.

Há quem diga que as origens da Pancake Tuesday, na verdade, são pagãs e originárias do leste Europeu e da Rússia, com celebrações de primavera que eram feitas com atividades e nas quais também se serviam panquecas, que pelo formato redondo e cor dourada remetiam ao sol e sua presença, que começa a trazer vida e renascimento nesta época do ano.

Sendo católico ou não, na Irlanda hoje é dia de comer panqueca, então, aproveite para de acabar com uma…ou algumas!

Recomendações para se comer panquecas deliciosas em Dublin:
Kennedy’s
Avoca
The Cake Café
Gino’s Gelato

SaveSave

Postado por: | Comentários desativados em Conhecendo a Irlanda: Terça da Panqueca

No comments yet.

Sorry, the comment form is closed at this time.