18/06/2010

Se virando em Dublin: Como fazer uma Cover Letter

Olá pessoal!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Como eu já falei sobre como arrumar emprego aqui, hoje eu vou falar em como fazer uma Cover Letter (ou E-mail).

A Cover Letter ou E-mail (de apresentação) é um pequeno texto que a pessoa que recebe seu CV vai ler ANTES de olhar para o currículo. Em outras palavras, é a sua porta de entrada na mente de quem vai te contratar, portanto deve ser um texto claro e objetivo que resuma o seu “eu profissional”. Lembrem-se de que as informações na sua Cover Letter não devem ser pessoais, mas profissionais e deve mostrar de modo breve suas qualificações e experiências.

A linguagem utilizada em uma Cover Letter deve ser formal, portanto contrações como I’m e don’t não são utilizadas, em vez disso, usa-se I am e do not, por exemplo.

Vamos lá:

Qual é a estrutura de uma Cover Letter?

Uma Cover Letter é estruturadada seguinte maneira:

1) Introdução

2) Parágrafo 1 – Deve demonstrar uma razão pela qual você está escrevendo e não deve ser maior que uma linha.

3) Parágrafos 2, 3 e 4 – Mostram suas qualificações, educação, experiência prévia, qualidades e habilidades.

4) Parágrafo 5 – Parágrafo final que inclui, mas não somente frases-chave para terminar.

5) Nome completo (e website se tiver e for relevante para a vaga)

Como eu começo uma Cover Letter?

Primeiramente dirija-se à pessoa que vai receber sua Cover Letter ou E-mail. Procure descobrir o nome da pessoa para quem você está mandando seu CV, muitas vezes o nome já está nas informações para o envio de CV e é melhor que eles entendam que você presta atenção nesse tipo de coisa.

Então vamos supor que existe uma vaga para vendedor e que é para mandar seu CV e Cover Letter para John Smith no e-mail john.smith@loja.ie. Você comecará sua Cover Letter com “Dear Mr. Smith” (Caro Sr. Smith) ou “Dear John Smith”; a primeira forma é a mais formal e em termos gerais a mais utilizada, mas dependendo da vaga, você poderá usar a segunda forma.

E se não tiver o nome da pessoa e eu não conseguir encontrar essa informação?

Ainda no mesmo caso da vaga de vendedor, só que o e-mail é info@loja.ie e mesmo depois de entrar no site da empresa você não conseguiu o nome do seu contato, você pode utilizar o  “To whom it may concern” (A quem possa interessar) ou o “Dear Sir/Madam”(Caro Sr./Senhora), pois eles reconhecem que você não sabe com quem está lidando. Essas formas não são, de nenhum modo, sem educação, é apenas uma formalidade que deve ser aplicada na Cover Letter.

Se eu for mandar um e-mail em vez de imprimir a Cover Letter, o que eu coloco como título da mensagem?

O título do seu e-mail (que vai levar como texto sua Cover Letter) deve ser algo como:

“Application for (nome da vaga)”

Isso porque a pessoa que receber seu email saberá exatamente o que ele contém. Ah, não esqueça de anexar o seu CV ao e-mail. Esquecer de anexar o CV mostra falta de atenção e muitas empresas descartam pessoas por isso.

Ok, já sei para quem eu vou mandar minha Cover Letter, o título do e-mail está correto e meu CV em anexo. Como começo a escrever?

Primeiramente você utilizará uma frase de abertura, que diz o porquê você está escrevendo, algo como:

“I am writing to apply for the position of (nome da vaga) which I saw advertised at (lugar onde você viu a vaga, que pode ser um site, jornal, revista, anúncio, etc).”

“I am writing with regard to your advertisement for (nome da vaga)”.

Depois, você dirá coisas e fará referências sobre você, por exemplo, quando você se formou, qual é sua qualificação, uma pequena explicação sobre sua experiência de trabalho que seja RELEVANTE para a vaga. Se você está mandando um e-mail para uma vaga na área de educação, não vale a pena mencionar que você trabalhou como dentista, por exemplo. Ah e também vale adicionar algumas linhas com suas qualidades e habilidades.

As frases podem ser algo como:

“I hold a degree in (nome da sua formação)”.

“In (ano da gradução) I graduated from (nome da instituição em que você se formou) in (nome da sua formação)”.

“For the last (past) year (years) I have been working as (título do seu cargo atual)”.

“Since (data desde quando) I have been working as (título do seu cargo atual) for (nome da empresa para qual você trabalha)” OU ” I have been working (número de anos) years as (título do seu cargo atual) for (nome da empresa para qual você trabalha)”.

(se quiser, você pode completar essas frases dizendo algo relevante sobre a empresa que você trabalha, como reconhecimento internacional ou qualquer outro diferencial).

“I have had the experience of (descreva suas experiências profissionais brevemente e como elas impactaram em você).”

Então eu já escrevi tudo! Como eu termino minha Cover Letter?

Existem algumas frases-chave que ajudam a terminar a Cover Letter. Aqui estão elas:

“I would appreciate a reply at your earliest convenience”.

“Please contact me regarding any queries you may have”.

“I have enclosed a copy of my CV for your reference”.

“I have enclosed my CV and I would be glad to attend to an interview at any time convenient to you”.

“I look forward to hearing from you in the due course”.

E atenção! Não esqueça de adicionar depois de tudo, mas antes de assinar, o “Atenciosamente”, que pode ser:

“Best regards”

“Regards”

ou

“Yours faithfully” (Esse não é muito utilizado, mas existe, então vale mencionar)

Será que você poderia me mostrar uma Cover Letter de alguém pra eu ver como ela é?

Sim, eu vou escrever abaixo uma Cover Letter fictícia, para que vocês tenham uma idéia geral de como ela é, nesse caso é para uma vaga de representante de vendas para uma rede de lojas de sapatos chamada Shoes Ltd.:

Título do e-mail: “Application for sales representative for Shoes Ltd. in Dublin”

“Dear Sir/Madam,

I am writing to apply for the position of sales representative for Shoes Ltd. which I saw advertised at Jobs.ie on Monday, 16th of June.

I hold a degree in Administration from USP – University of São Paulo and  for the past year I have been working as the coordinator of the sales department for the Havaianas brand at Alpargatas, the Brazilian leading company in shoe manufacturing. Havaianas is a national brand that holds 80% of the Brazilian thong sandals market and sells 162 million sandals per year.

I have had the experience of dealing with national and international buyers and it has been very rewarding. I am target-driven and I enjoy meeting goals as they give me a sense of fulfillment.

I am extremely interested in the position as I see it as a new challenge that will enhance my career with international experience and I am sure my experience will help the development of Shoes Ltd.

I have enclosed my CV for your reference and I would be glad to attend to an interview at any time that is convenient to you.

Best regards,

João Silva”


Espero que tenha ajudado! E vocês já sabem, se precisarem de algo, é só me contatar!

Beijão

Postado por: | Comments (80)

  1. Tarsila, eu de novo!
    Rs…esse post tem comentários de 2012…é pq tem tantos outros que só tem de 2010 e 2011 por isso perguntei sobre atualização…outra dúvida minha é a questão do telefone,vi algumas pessoas dizendo que mandou CV daqui e fez entrevista pelo telefone…que telefone é esse pelo amooor de Deus?! kkk

    Grata!

    Comentário by LEILA — 24/07/2012 @ 7:33 pm

  2. Olá Leila,

    É o seu telefone com o código internacional, para que o seu futuro (e possível) empregador possa te ligar para fazer a entrevista. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/07/2012 @ 11:10 am

  3. Olá Tarsila,

    Obrigada pela atenção em me responder, sim eu que estava desatualizada, me desculpe!Rs

    Então…estou indo em fevereiro do ano que vem, meu inglÊs é intermediário…aquele que a gente não se perde nem passa fome,rs, então eu gostaria de chegar lá e trabalhar no que aparecer,não sei se a cover letter é para vagas de areas,pq com certeza meu primeiro emprego será em hospitalidade, por isso perguntei se é necessário…a minha agência de intercâmbio daqui aconselhou-me a já ir enviado currículo um pouco antes de chegar lá(o mesmo conselho que vc deu). No caso eu colocarei 00 55 e o meu número daqui correto?Tem algum exemplo de um pronto? Se tiver será demais mesmo pq Vc já nos ajuda tanto,td mastigadinho!!!! Desculpe ser tão incisiva, Não sou rica é mto importante chegar lá e trabalhar por isso estou tão nervosa,rs!
    Mto obrigada desde já!!!!!!!!!!!

    Comentário by Leila — 25/07/2012 @ 1:48 pm

  4. Olá Leila,

    Disponha, não há problema algum. Fico feliz em poder ajudar. 🙂
    Vamos lá, o telefone pode ser do tipo “00 55 (DDD) número do telefone”, para São Paulo, por exemplo seria 00 55 11 1234-5678

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2012 @ 12:51 pm

  5. Obrigada Tarsila!

    Só mais uma dúvida e uma sugestão!Então não precisarei de cover letter e já sei colocar meu número,mas no currículo eu colo que só estarei na Irlanda tal mês?Ou só falo qdo me ligarem?

    A sugestão é o seguinte não sei se já tem aqui e eu não achei ainda…tem os tópicas das baladinhas que eu amei e poderia ter um pra mulherada de primeira viagem…vou com minha prima passar um ano aí e levo esmalte? cera depilatória?pinça de sobrancelha?tênis?shampoo essas coisas ou compro aí? parece bobagem de mulher mas não é, vi um blog que a mocinha fazia as malas dando dicas do que levar e depois dizia o que ela mudaria, isso é mto importante!Uns dizem que salão de beleza aí é mto caro e que é p levar tudo de unha, cabelo, pode levar remédio?…enfim e mta coisa…socorro! hahahahaha

    Bjocas da Leiloca!

    Comentário by Leila — 26/07/2012 @ 1:37 pm

  6. Olá Leila,

    Na verdade se você mandar um email, o corpo do email funcionará como a sua cover letter e você coloca que estará na Irlanda em tal mês na cover letter/corpo do email. É importante eles saberem quando você estará na Irlanda, portanto é melhor avisar antes de ligarem.

    Bom, depende da pessoa, pois a maioria dos produtos tem aqui, a diferença é o preço. Por exemplo, os esmaltes aqui são bem mais caros que no Brasil, para saber sobre depilação leia:http://www.vidanairlanda.com/2011/06/achado-em-dublin-depilacao.html, pinça pode trazer sem problemas, aqui também há lojas de tênis (com preços mais em conta), shampoos e condicionadores há uma infinidade, veja: http://www.vidanairlanda.com/2011/06/achado-em-dublin-boots.html, sobre remédios veja:http://www.vidanairlanda.com/2011/04/se-virando-em-dublin-doencas-e-remedios.html

    Obrigada pela sugestão e espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/07/2012 @ 9:23 am

  7. Olá Tarsila,

    Agora que li ma resposta sua dizendo que em breve posta um CV! oBRIGADA E DESCULPE A MINHA FALTA DE ATENÇÃO!

    É tanta coisa na cabeça da gente nesta ffase que por vezes eu me perco!

    Bjocas da Leiloca!

    Comentário by LEILA — 29/07/2012 @ 2:42 pm

  8. Olá Leiloca,

    Já existe este post com o CV, veja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/07/se-virando-em-dublin-como-fazer-um-curriculo-cv.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/07/2012 @ 11:15 am

  9. Olá Tarsila,

    Primeiramente quero dizer que fiquei muito grata com as informaçoes passadas e a forma clara de explicar! Tenho certeza que tem ajudado muita gente como hoje me ajudou!

    Tenho mais uma duvida que acho que voce pode me ajudar! Nao sei como informar no meu curriculo que esse semestre minha faculdade esta trancada, mas que no proximo semestre ja volto a estudar!

    Desde ja fico grata,

    Franciele

    Comentário by Franciele — 13/09/2012 @ 4:52 pm

  10. Olá Franciele,

    Obrigada pelo carinho e comentário. Vamos lá:
    Passe estas informações não no seu CV, mas na sua Cover Letter. Diga que você parou a faculdade neste semestre para atingir seus objetivos e que no próximo retomará seus estudos. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 7:55 pm

  11. Estou indo agora em Março pra Irlanda. Tenho dois amigos que já moraram aí e estão me dando conselhos, mas sem dúvidas esse site está me ajudando muito mais!
    Muito obrigado Tarsila,
    abraço

    Rafael

    Comentário by Rafael — 06/02/2013 @ 3:17 am

  12. Olá Rafael!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho! Fico feliz em saber que seus amigos o estão ajudando e que o Vida Na Irlanda também! Espero que você alcançe tudo que veio buscar por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:56 pm

  13. Olá Tarsila.

    Tenho uma dúvida, como nós somos estudantes brasileiros, nem sempre temos experiencia na área que vamos procurar emprego em Dublin, tu achas que é muito difícil conseguir emprego la?

    E outra coisa, nossas referencias são todas no Brasil, como eles fazem o processo de seleção, eles ligam para cá, ou mandam e-mail?? Desde já eu agradeço bjos

    Comentário by Maria Gabriela — 26/02/2013 @ 1:43 pm

  14. Olá Maria Gabriela!

    Vamos lá:
    Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego aqui na Irlanda; acredito que determinação e dedicação são os fatores principais para conseguir o que se quer.

    Vale a pena lembrar que “o medo de não conseguir um emprego” é provavelmente um dos mais comuns, pois em muitos casos ele determina como a nossa experiência no exterior poderá se desenrolar; por isto venha preparado, procure informações e traga o máximo de dinheiro que puder para se manter caso você encontre mais dificuldade em conseguir um trabalho.

    Em relação às referências, depende do empregador. Alguns entram em contato com os antigos empregadores, outros não. Depende da vaga, mas normalmente o que faz toda a diferença é fazer um dia de “teste” para ver se você sabe fazer o trabalho que está se dispondo a fazer.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 13/05/2013 @ 7:00 am

  15. Oi Tarsila!

    Pelo o que eu vi a Cover Letter são são direcionadas para vagas específicas,correto?
    No meu caso,vou imprimir meus diversos CV´s e distribuir nos estabelecimentos, não sei que vaga irei encontrar, como proceder em relaçao a Cover Letter neste caso?

    Grata desde já! 🙂

    Bjocas da Leiloca!

    Comentário by Leila — 01/04/2013 @ 9:48 am

  16. Olá Leila,

    Na verdade a Cover Letter é uma carta de apresentação. Eu recomendo que você tenha pelo menos um foco ao procurar por empregos, pois cada um exige que você apresente determinadas características/experiências.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 8:13 pm

  17. Tarsila, tudo bem?!
    Espero que sim…

    Tenho uma dúvida: Estou aqui no Brasil já tenho minha Cover Letter para alguns tipos de emprego e Meu curriculo Também está preparado…..
    Mas não tenho residência fixa na Irlanda ainda… Mas mesmo assim quero tentar entrar em contato com possíveis empregadores… Pra ver se consigo uma entrevista antes mesmo de chegar em Dublin….
    Minha dificuldade é: que endereço colocar no curriculo? E o telefone de contato?!
    Me ajude por favor….
    Vc ta de parabéns, ajuda muito mesmo….

    Comentário by Rodolfo Castro — 22/08/2013 @ 3:00 pm

  18. Olá Rodolfo!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Vamos lá: Você coloca seu endereço no Brasil e explica na Cover Letter que pretende ir para a Irlanda (o quando e o porquê também). O telefone de contato você coloca do Brasil mesmo e pode até dizer que você entra em contato com a empresa novamente assim que chegar na Irlanda para passar o detalhes (endereço e telefone) irlandeses.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 9:47 am

Sorry, the comment form is closed at this time.