17/06/2010

Imigrando: Feriados Irlandeses

Aqui na Irlanda os feriados funcionam de um jeito um pouquinho diferente do Brasil. Claro, feriado é feriado, mas aqui não são sempre comemorações. Vamos lá:

Oficialmente existem 9 feriados públicos na Irlanda.

1 de JaneiroAno novo

17 de MarçoDia de São Patrício (St. Patrick’s Day)
Essa é a data de comemoração do Padroeiro da Irlanda – St. Patrick. Antigamente era um feriado religioso, mas hoje é uma respresentação da cultura irlandesa. As festividades de St. Patrcik geralmente começam no dia 15 e terminam no 18, mas no dia 17 as pessoas saem às ruas usando as cores da bandeira da Irlanda (o verde principalmente) para assistir à parada (desfile) de St. Patrick’s Day no centro da cidade.

St. Patrick foi quem trouxe o cristianismo para a Irlanda e dizem que ele utilizava o trevo (muito comum na terra dos Leprechauns) para explicar a Santa Trindade, logo o trevo virou símbolo do país. Dizem também que St. Patrick baniu as cobras da nossa ilha querida. Vai dizer que vocês não sabiam? Não existe cobra na Irlanda!!! (Ok, no zoológico e só.)

Segunda-feira de páscoa
A Sexta-feira Santa não é feriado aqui, mas a segunda-feira depois do Domingo de Páscoa é, portanto é uma data variável, mas que é feriado. Além disso essa data coincide com o Levante de 1916, que eu já escrevi um pouquinho aqui e aqui.

Primeira segunda-feira de Maio
Também conhecido como o Feriado de Primavera.

Primeira segunda-feira de Junho
Também conhecido como o Feriado Bancário de Junho.

Primeira segunda-feira de Agosto
Também conhecido como o Feriado de Verão.

Última segunda-feira de Outubro
Também conhecido como o Feriado Bancário de Outubro.

25 de Dezembro Dia de Natal
Como no Brasil, o Natal é comemorado com a família, mas como é inverno o friozinho dá aquele impurrão para que fiquemos dentro de casa, comendo muito e com mais saudades da nossa terra tropical. Nessa data todos os estabelecimentos fecham, afinal de contas é hora de estar com aqueles que são mais próximos de nós.

26 de DezembroDia de São Estevão (St. Stephen’s Day)
Comemora o dia do primeiro mártir cristão – São Estevão e em pequenos vilarejos há a tradição das crianças sairem às ruas batendo nas portas das casas para cantar “Wren Boys”, outras cidades têm festivais que comemoram o dia, contudo, esse data é, de certo modo, curiosa, pois já que é o dia após o 25 me parece muito útil para se recuperar do Natal. De qualquer jeito, na Irlanda do Norte, o dia 26 de Dezembro é chamado de Boxing Day e é quando começam as liquidações, então muitas lojas abrem por lá, mas não na República da Irlanda.

Perceberam que os Irlandeses não gostam de trabalhar as segundas-feiras? Pois é, quando não é algum feriado religioso aqui existe o que os Irlandeses chamam de bank holidays (Feriados bancários). Em termos gerais o pessoal daqui diz “public holiday” e “bank holiday” pra dizer a mesma coisa, mesmo não sendo.

Durante os feriados bancários (bank holidays), a maioria das instituições educacionais, lojas e estabelecimentos fecham. Serviços de transporte público funcionam em um horário mais restrito, geralmente seguindo a tabela de horários de domingo e serviços essenciais funcionam normalmente (ambulância, bombeiros, polícia, etc.).

Como a maioria dos feriados cai numa segunda-feira, os feriadões são prolongados (sábado, domingo e segunda-feira) por isso as pessoas já se preparam para viajar/passear durante essas datas antes.

Mas o que acontece se um feriado cair num sábado ou domingo? Ah, isso é muito simples. Eu já disse que os Irlandeses gostam de um feriado na segunda-feira…então é exatamente isso que eles fazem: Mandam o feriado pra segunda-feira seguinte. ÊÊÊ! Por exemplo se St. Patrick’s Day (17 de Março) cair em um domingo, a segunda-feira seguinte será feriado!

Outras datas também são “comemoradas”, mas não são feriados como o “Dia dos Namorados” (14 de Fevereiro) , “Dia das mães” (Celebrado no quarto domingo de quaresma) e “Dia dos Pais” (Terceiro domingo de Junho).

Pode ser que a Irlanda não tenha tantos feriados como o Brasil, mas todos eles vêm em boa hora e o melhor de tudo, a maioria deles cai na segunda-feira!

Beijinhos e até amanhã.

Postado por: | Comments (17)

  1. Nada melhor que feriado na segunda! hahaha adorei!

    Comentário by Manu — 17/06/2010 @ 11:47 pm

  2. Pois é Manu, não são muitos, mas porque são na segunda-feira é uma delícia!

    Comentário by Tarsila — 18/06/2010 @ 8:43 am

  3. Exato, odeio essa miséria de feriados que tem aqui. A gente era feliz no Brasil e nao sabia! Aliás sou da campanha “trabalho tem que ser de terca a sexta sempre!” 4 dias é mais que suficiente pra dar lucro pra essas empresas sangue-suga fdp! Isso ai, to revoltado, heheheh beijos

    Comentário by Antonio Proença — 18/06/2010 @ 10:48 am

  4. Nooossa, eu amei esses feriados na segunda-feira! hehehe

    Comentário by Rodolfo Collin — 12/09/2010 @ 2:44 pm

  5. Oi Rodolfo!

    Não são muitos, mas sempre caem no dia certo, não é mesmo?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/09/2010 @ 10:46 pm

  6. Noosssa ameii esses feriados viu, principalmente os de segunda-feira… sem contar que todas essas suas informações me ajudou muito no trabalho de escola!!
    Muiito Obrigado e beijinhos flor!!!

    Comentário by Nathalia Miranda — 16/11/2010 @ 9:06 pm

  7. Olá Nathalia!

    Pois é, a maioria dos feriados cai na segunda-feira, muito embora não haja tantos feriados como no Brasil.
    Fico feliz que as informações ajudaram no seu trabalho e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/11/2010 @ 10:29 am

  8. Gente, vi este post e resolvi compartilhar o que sabia sobre a data da páscoa. É uma festa essencialmente católica, mas a época já era de festa mesmo antes de Cristo. Era a festa do leste (Easter, o nome em inglês até reflete isso), que celebrava o início da primavera. A páscoa, ainda é no início da primavera, mas apenas no hemisfério norte, para nós é início de outono.

    Enfim, a páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril. http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lculo_da_P%C3%A1scoa

    Neste link tem uma tabelinha para se saber a data da páscoa em qualquer ano.

    Comentário by Marília — 22/12/2010 @ 3:13 pm

  9. Olá Marília!

    Muito obrigada por compartilhar! Adorei saber que a festa tem tudo a ver com a primavera (não é à toa que é uma comemoração toda colorida). Mais uma vez, obrigada por dividir seu conhecimento conosco e fique à vontade para fazer comentários, explorar outros posts, viu?

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 24/12/2010 @ 8:47 am

  10. me ajudem em um trabalho qual e seus custumes na irlanda q e diferente do basil ??
    bj !!

    Comentário by johnny — 07/06/2011 @ 1:59 am

  11. Olá Johnny,

    Eu falo sobre a Cultura Irlandesa nestes posts aqui:

    http://www.vidanairlanda.com/2011/06/5-coisas-que-voce-talvez-ainda-nao-saiba-sobre-a-cultura-irlandesa.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/imigrando-cultura-irlandesa.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/07/imigrando-cultura-irlandesa-ii.html

    Espero que ajude!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/06/2011 @ 10:27 am

  12. Tarsila, o natal (a festa, ceia ou almoço) é comemorado dia 24 na véspera que nem o Brasil ou apenas no dia 25?

    Comentário by Livia — 21/12/2011 @ 11:03 pm

  13. Olá Livia!

    Aqui o dia de Natal é o dia mais importante – dia 25. O dia 24 é como qualquer outro dia, só que algumas empresas liberam os funcionários mais cedo, mas nem sempre isto ocorre. Aqui dia 26 é feriado e costuma ser um dia também de descanso. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/01/2012 @ 8:46 pm

  14. Obrigado,isso o site me ajudou muito no trabalho da escola!!!

    Comentário by Lucas — 14/09/2012 @ 2:56 pm

  15. Olá Lucas,

    Disponha, fico feliz em poder ajudar!

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 7:56 pm

  16. Tenho uma tarefa da escola que pergunta qual a data que na Irlanda é comemorado o Dia das Crianças. É no dia de Saint Pratick,s?

    Comentário by Laura — 24/05/2014 @ 3:05 pm

  17. Olá Laura,

    Vamos lá: O Dia das Crianças na Irlanda é celebrado no dia 20 de novembro e não funciona do mesmo modo que no Brasil, já que não coincide com nenhum outro feriado. Pela data, você pode ver que o dia também não é comemorado no dia de St. Patrick’s, que é no dia 17 de março.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 27/05/2014 @ 12:13 am

Sorry, the comment form is closed at this time.