03/06/2010

Imigrando: Cultura Irlandesa

Mudar para outro país, mesmo que por pouco tempo é uma experiência muito diferente. É conhecer uma outra cultura, outra língua, diferentes hábitos e costumes. Talvez isso soe muito bonito no papel, mas é, de fato, uma mudança, e das grandes.

Quando se decide ir para outro país, criamos uma imagem, uma idéia de como ele é e de como as pessoas são.
Criamos essa idéia com base nas informações que lemos nos jornais, guias, internet e que escutamos de agências, amigos e outras pessoas. Contudo devo avisar, cada experiência é única – o que cada indivíduo quer ou tem como objetivo quando decide morar no exterior é diferente e isso é MUITO importante, pois seus objetivos vão traçar sua história. Eu sei, parece dramático, mas no final das contas é a SUA vida e você não quer que ela passe batido.

Resolvi escrever esse post para informar alguns hábitos/costumes irlandeses (especialmente de Dublin) que são diferente dos nossos.

Esses costumes irlandeses podem causar estranhamento e se adaptar à eles nem sempre é facil, mas como saber é poder, lá vão 10 pontos interessantes:

1 – Os irlandeses saem para beber.

Ok, que os irlandeses são conhecidos por serem bons de copo todo mundo sabe, mas o que a gente não sabe é que eles saem com o intúito EXCLUSIVO de beber. Por exemplo, John quer sair, ele decide que vai ao pub e manda uma mensagem para os amigos, os amigos respondem e dizem que não podem ir, John vai ao pub do MESMO jeito. Ou seja, diferente de nós, brazuquinhas, que gostamos de uma companhia (e a cerveja pode estar presente ou não), os irlandeses saem para beber e se a companhia for, ótimo, senão tudo bem também.

2 – Os meninos saem com os meninos e as meninas com as meninas.

Se você já tem namorado(a)/noivo(a)/pareceiro(a) você sabe que no Brasil a coisa funciona mais ou menos assim: Você faz programa de casal, saem juntos para tudo quanto é lado com os amigos e dificilmente vão a algum lugar sozinhos, isso quando vocês não saem com outros casais, certo? Bom, aqui não há crime nenhum em andar “de casal”, mas as pessoas são bem mais independentes. Existe o grupo de amigos de um e de outro e seu/sua querido(a) não precisa, necessariamente, conhecê-los. Estranho? Talvez, mas é como funciona por aqui. É muito comum uma garota ter as baladas com as amigas e o garoto com os amigos – e nem precisa ser no mesmo horário ou dia. Sim, eles também fazem coisas juntos ou em casal, mas prezam bastante pela individualidade.

3 – Os barraqueiros ou as encrencas.

Para um povo que bebe muito até que não existem muitos barraqueiros, mas existem. Brigas e barracos acontecem na maior parte das vezes durante a noite ou anoitecer e não há porquê se preocupar em ser esfaqueado ou baleado, aqui a briga é de mão. Não que você vá entrar em uma briga ou que vão te jogar em uma, mas será muito fácil de reconhecer uma. Essas pessoas não vão te abordar se você não mexer com elas. Minha dica caso você encontre alguém suspeito é – atravesse a rua e finja que não viu, se você ficar olhando eles podem implicar com você, mas se você os ignorar (tipo, não tem nada acontecendo) e andar pra outro lado eles vão te ignorar também.

4 – Cadê meu almoço?

No Brasil nós tomamos um café da manhã bem saudável e ENCHEMOS o prato na hora do almoço. Pois é, aqui o almoço é uma refeição quase sem importância, por isso que nos assustamos com o café da manhã típico irlandês (Bacon, ovos, salsichinha, chouriço e tomate) que é cheio de proteina e super pesado (para que ele te encha quase o dia todo). Durante o almoço eles comem um sanduichínho, as vezes, somente uma torrada e uma xícara de chá portanto será mais complicado encontrar restaurantes que sirvam o famoso “PF” durante o almoço. O jantar já tem mais sustância e é mais parecido com o nosso, então nem tudo está perdido…

5 – Horários.

Diferentes lojas e estabelecimentos têm horários diferentes para abrir e fechar, mas o horário comercial PADRÃO daqui é das 9h às 17h. Com ALGUMAS excessões esse é o horário e nem adianta querer comprar uma blusinha depois porque a loja VAI ESTAR FECHADA, mesmo dentro dos SHOPPING CENTRES.
Existem alguns estabelecimentos que são 24 horas, mas são muito poucos. Triste não é mesmo? Mas lembrem-se que algumas lojas extendem seus horários e ainda por cima existe uma coisa muito LEGAL, pelo menos em Dublin. Chama-se LATE NIGHT SHOPPING (Compras de tarde da noite) –  TODA QUINTA-FEIRA (Porque sexta é dia de sair) as lojas ficam abertas até às 20h. Então se você não consegue comprar o que quer durante a semana, quinta-feira pode se tornar seu dia favorito.

Bancos também têm horários engraçados, por exemplo, o Banco da Irlanda (Bank of Ireland) tem os seguintes horários: SEG. 10h às 16h / TER. 10h às 16 / QUA. 10:30h às 16:00 / QUI. 10h às 17h / SEX 10h às 16h e não abrem aos sábados.

6 – Sacando dinheiro.

Esse é um ponto muito positivo daqui, quando você precisar sacar dinheiro você não terá de encontrar um caixa eletrônico do SEU banco. Por exemplo: Você tem uma conta no Banco da Irlanda e você precisa de €20. Você não precisa encontrar um caixa eletrônico (aqui conhecido como ATM) do Banco da Irlanda. Qualquer ATM de qualquer banco serve e não vão te cobrar nada mais por isso. Não é uma beleza? É só encontrar uma ATM  que muitas vezes fica dentro de lojas ou “no buraquinho na parede no meio da rua”, como diz uma amiga minha.

7 – Off-License & Bookmakers

Aqui na Irlanda (e também no Reino Unido) existem dois tipos de estabelecimentos que eu nunca tinha visto no Brasil. As lojas Off-licence e os Bookmakers.

Off-Licence são lojas que vendem bebidas alcoólicas de todos os tipos (cerveja, vinhos, champagnes, etc.) mas  não é possível consumi-las dentro do estabelecimento, ou seja, é para você levá-la (pra casa, pra festa, pra onde for) e como beber em público é proibido o Off-Licence vai embalar seus produtos em um saco de papel marrom e você só tira eles do saquinho quando chegar no lugar onde você vai consumi-los.

Já os Bookmakers são casas de aposta. Eu nunca entrei em uma, então não sei como elas funcionam, mas sei que eles fazem aposta para quase todos os esportes – jogos de rugby, hurley, partidas de golf, corridas, lutas, etc. e sempre estão cheias.

8 – Você leva a sua bebida.

Quando lhe convidarem para um festinha é normal que você leve a sua bebida. Isso porque bebidas alcoólicas são mais caras e existem pessoas que não bebem. Portanto a coisa funciona mais ou menos assim: Você vai na casa do Irlandês que está fazendo um churrasco ou só uma reunião de amigos e você leva a SUA cerveja (ou quantas for tomar). Se quiser pode oferecer aos outros, mas não é obrigado, da mesma maneira que eles não são obrigados a te dar bebida (alcoólica).

9 – Beber e dirigir.

Outro fator relacionado com a beber é dirigir e desse lado do oceano essas duas ações NÃO combinam. MESMO. As pessoas já se programam pra voltar pra casa, pegam ônibus, taxi ou carona. Dão um jeito mesmo que não estejam completamente bêbados. Apesar de “chapar o côco” os irlandeses não se arriscam com o famoso “drink & drive” e eu acho isso admirável.

10 – Números de Emergência.

Você precisa de uma ambulância? Da polícia? Bombeiros?
Isso é fácil, fácil, em qualquer situação, disque 999.
Daí é só explicar o que está acontecendo que eles mandam o que for!
Socorro está a caminho!

Postado por: | Comments (53)

  1. Poxa, super bacana, Tarsila! Não desmerecendo os outros posts(claro que não, são todos ótimos), mas esse foi um dos melhores que já li até hoje! xD
    Realmente, é bom chegar já sabendo de certas peculiaridades pra não passar por situações vexatórias ou complicadas! ^^ .. Valeu mesmo! ;D
    Agora, uma curiosidade.. E é sobre um lance não muito agradável que já li em algumas comunidades… É verdade que a higiene pessoal não é o forte dos irish? Já ouvi relatos afirmando que é comum ver jovens com dentes podres/ausentes e uma galera exalando aquele velho cheiro de suvaco .. ;x
    (fora outros relatos BEM nojentos u.u)

    Comentário by Mael Tomaz — 03/06/2010 @ 8:31 am

  2. apenas assino embaixo 🙂

    o quesito número 2 é o que me faz amar a minha Irish mais ainda e nao sentir nenhuma saudade de nenhuma ex- que eu tive no brasa 🙂

    o quesito n 4 me faz odiar isso aqui e ter saudade do Rio e seus milhoes de restaurantes

    citando o Tom Jobim “viver no exterior é bom mas é uma m. e viver no Brasil é uma m. mas é bom”

    Comentário by Antonio Proença — 03/06/2010 @ 2:30 pm

  3. Adoreiiiii o post, super bem pensado!!!
    Gostei da individualidade dos casais e de sair pra beber mesmo só… eles parecem ser bem independentes.
    Parabéns pelo post.
    Beijos.

    Comentário by M... — 04/06/2010 @ 1:46 pm

  4. Olá M… Muito obrigada!
    Eles são super independentes mesmo e é uma coisa bem diferente, não?
    Continue visitando o blog!
    Beijos!

    Comentário by Tarsila — 05/06/2010 @ 12:08 am

  5. Obrigada Mael e Antonio pela visita!
    Acho importante as pessoas saberem um pouco mais sobre a cultura irlandesa antes de vir, daí as coisas que podem parecer muito estranhas, não assustam tanto.

    Comentário by Tarsila — 05/06/2010 @ 12:11 am

  6. Adorei o post, super interessante!

    Comentário by Eduardo — 08/06/2010 @ 3:44 pm

  7. Oi Eduardo! Fico feliz que você tenha gostado do post e espero, em breve, poder passar mais informações sobre os Irlandeses. 🙂

    Comentário by Tarsila — 16/06/2010 @ 10:19 am

  8. A-DOOO-REIII ! Muito bom mesmo esse post !
    Meu sonho é conhecer a Irlanda ! *__*
    I´m falling in love with an Irish boy ! 😉
    Parabéns !

    Comentário by Jess — 19/06/2010 @ 3:28 am

  9. Oi Jess!
    Bom já que você está falling in love with an Irish boy, conheçer a Irlanda fica ainda mais fácil!
    Nos vemos em breve?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/06/2010 @ 9:14 am

  10. Oii Tarsila !
    Eu espero que sim ! ^^
    A vida na Irlanda é muito cara ?
    Quem sabe falar inglês consegue se virar direitinho ou a diferença na cultura complica um pouquinho ?
    Muito obrigada pela atenção e simpatia !
    Beijiinhos !

    Comentário by Jess — 19/06/2010 @ 3:49 pm

  11. Oi Jess,
    A opinião de quanto custa a Vida na Irlanda é relativa, pois depende do quanto você ganha; Comparada com o Brasil, o dinheiro vale mais aqui. Vou dar uma explicação: Não pense em Reais ou Euros, mas em dinheiro, como um número. Então pense que você recebe, de salário, 1000 Dinheiros, ok?
    Vamos supor que a sua máquina de lavar quebrou e não tem como consertar. Você terá de comprar outra. Uma máquina boa de lavar roupas no Brasil custa 1.300 dinheiros, ou seja, você terá de parcelar sua compra, pois seu salário não paga a máquina. Uma boa máquina de lavar roupas aqui custa 270 dinheiros. Entao, se você pensar bem, proporcionalmente o dinheiro daqui vale mais, pois você consegue fazer mais coisas com o seus 1000 dinheiros. Quer saber o porque eu não coloquei Euros e Reais? Porque é uma diferença econômica. Quando você mora aqui e trabalha, você recebe em euros e gasta em euros e quando você mora no Brasil você ganha e gasta em Reais. Se você converter a moeda de Reais para Euros vai realmente ser caro, pois o Euro é uma moeda mais forte, mas uma vez que seu salário é em Euros a coisa muda.

    Em relação a falar inlglês, bom, se comunicar bem é sempre uma vantagem – você conseguirá dizer o que pensa e terá informações se precisar, mas muita gente vem pra cá pra aprender o que é muito legal. Aqui existem muitos imigrantes de todas as partes do mundo e não acho que os irlandeses, no geral, desaprovam do fato de se estar aprendendo a língua, afinal de contas a maioria dos estudantes internacionais está aqui pra isso mesmo!

    Espero ter ajudado e se tiver mais dúvidas, já sabe, é só escrever!

    Comentário by Tarsila — 19/06/2010 @ 4:32 pm

  12. Ajudou siim ! E muito !
    Sempre que tiver dúvidas eu perguntarei ! 😉
    Vou ser visitante frequente do seu blog !
    Já está nos favoritos !

    Beiijos !

    Comentário by Jess — 19/06/2010 @ 5:39 pm

  13. Obrigada Jess!
    E volte sempre!

    Beijinhos 🙂

    Comentário by Tarsila — 19/06/2010 @ 5:42 pm

  14. ….Ola Tarsila, tdo bem ….parabens pelo site, realmente tudo que preciso ter sobre a Irlanda, informacoes precisas e claras..bem, eu penso em migrar inicio do ano que vem , porem ainda preciso dar os primeiros passos como andamento do processo de visto, e principalmente qto precisarei levar de grana …nesse item sera pode me ajudar, qto acha que posso levar (minimo) para ao menos ganhar um tempo para conseguir um emprego por ai …..o que me sugeriria ….abraco

    Comentário by Daniel menezes — 26/06/2010 @ 1:47 pm

  15. Oi Daniel!

    Tudo bem? Bom, o mínimo de dinheiro que é exigido pela imigração é €1,000.00 (Mil Euros). Mas isso é para apresentar à imigração depois que vocês está dentro do país. Portanto, na verdade, é recomendado que você traga mais que isso.

    Na minha opinião pessoal, traga o máximo de dinheiro que você conseguir, pois o fato de você ter dinheiro até você conseguir emprego é variável – depende de quanto você gasta, o que compra e quando você começará a trabalhar. Ou seja, tudo influencia no resultado e quanto mais dinheiro você tiver e menos gastar mais ele vai durar…

    Espero ter ajudado e se precisar de algo, é só escrever!

    Beijinhos.

    Comentário by Tarsila — 28/06/2010 @ 9:27 am

  16. Tarsila,

    Adoreeeeeeeeei as informações.

    O minimo que devemos levar é 1 mil euros, que serão depositados num banco. Voce aconselha levarmos o máximo que pudermos. Quando viermos embora, sacamos e trazemos em cash o saldo que tivermos?

    E pra viajar para outros países, andamos com dinheiro ou podemos usar o cartão do irish bank?

    Os cartões de crédito das bandeiras Visa e Mastercard, de um banco aqui do Brasil, são usados aí?

    Gostaria de ter uma previsão de gastos semanais e/ou mensais, com comida, itens básicos de higiene e limpeza, transporte, cinema uma vez na semana, etc., para uma pessoa. É pedir demais? Só para referencia.

    Brigaduuu
    Bjs

    Comentário by Elieuza — 15/07/2010 @ 5:53 pm

  17. Oi Elieuza!

    Então, o mínimo pro banco é 1 mil euros, mas como vc mesma confirmou, eu sempre digo: traga o máximo que puder. Nunca se sabe o que pode acontecer, não é mesmo?

    Para se viajar para outros países eu recomendo levar um pouco de dinheiro e um cartão de crédito. O cartão do banco irlandês só funciona na Irlanda mesmo.

    Cartões de crédito Visa e Mastercard (se forem cartões internacionais desbloqueados) devem funcionar tranquilamente em qualquer lugar do mundo, não só na Irlanda – mas lembre-se de pagar a fatura! 🙂

    A respeito dos gastos…fique antenada no Vida Na Irlanda…surpresa, surpresa!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/07/2010 @ 7:12 pm

  18. amei a irlanda e um lugar muito lindo

    Comentário by larissa — 24/05/2011 @ 8:37 pm

  19. Olá Larissa!

    Realmente há coisas muito lindas na Irlanda! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/06/2011 @ 7:31 pm

  20. Eu sabia que eles bebiam muito!

    Comentário by Daniel Fernandes — 07/07/2011 @ 12:55 am

  21. Olá Daniel!

    Beber é uma parte conhecida da cultura irlandesa, mas sem generalizações, afinal de contas nem todo mundo bebe. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/07/2011 @ 1:17 pm

  22. E quanto a aceitação dos cartões

    Visa x Mastercard x American ?

    Dizem que o American é ruim em qualquer pais, confirma isso na irlanda?

    Pois quero saber se meu cartão de debito internacional vai funcionar no caso (MasterCard/Cirrus).

    Comentário by Max — 14/11/2011 @ 12:03 am

  23. Olá Max!

    Aqui diversos estabelecimentos aceitam Visa e Mastercard, o American Express já não é tão popular por aqui.
    O MasterCard/Cirrus normalmente é muito bom, mas é recomendado que se tenha dinheiro vivo também, pois alguns cafés e afins aceitam somente dinheiro.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 4:12 pm

  24. Oie Tarsila,

    Nossa estou amando todas as suas dicas, e essa do número de telefone 999, é pra facilitar a vida mesmo, aqui no Brasil já sofri por conta de tanto numero para se lembrar!!!
    Valeu pelo site, não tem idéia do bem que faz as pessoas que são perdidas como eu…kkk
    Bjus e um bom resto de semana para você e para o Erick!!!

    Comentário by Adriely Andrade — 09/03/2012 @ 1:17 am

  25. Olá Adriely,

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Pois é 999 não tem erro. E tenha um ótimo final de semana também.

    Beijinhps

    Comentário by Tarsila — 15/03/2012 @ 12:59 pm

  26. muito legal amei amei de coraçao e muito intereçante parabens

    Comentário by jeeh — 28/03/2012 @ 1:16 am

  27. Olá Jeeh,

    Obrigada pelo comentário. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 4:51 pm

  28. Oi, adorei saber de tudo, mais faltou duas coisas que eu precisava.O Clima de Irlanda e os constumes de lá, ta muito dificil pra mim achar !

    Comentário by Jessica — 31/03/2012 @ 5:32 pm

  29. Olá Jessica,

    Os costumes são variados, mantenha-se antenada aqui no Vida Na Irlanda, em relação ao clima, veja:http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-como-e-o-clima-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 8:11 pm

  30. Olá Tarsila.

    Como todos, também adorei o site. Tenho a intenção de ir para a Irlanda dentro de um mês a passar uma temporada de um ano. Gostaria de uma dica sobre:

    – Meu nível de inglês é super básico e apesar de me matricular em um curso (na Irlanda) com 3 horas de aula por dia você acha que terei muitas dificuldades no início?

    Obrigado.

    Comentário by Lucas — 06/06/2012 @ 6:34 pm

  31. Olá Lucas,

    Obrigada pelo comentário.

    Eu aconselho sempre que as pessoas estudem um pouco de inglês antes de vir pra cá. A maioria das pessoas que vem para cá quer aprender inglês, então não dominam o idioma completamente. Sim, é possível vir para cá sem nada de inglês, mas acho que pode ser uma experiência muito sofrida.

    Viver em outro país é uma mudança grande e demora um tempo até nos adaptarmos. Isto é normal, mas se você não entender absolutamente nada do que está acontecendo, pode ser uma experiência muito frustrante.

    Como já escutei em minhas entrevistas: “É possível sobreviver sem falar inglês”, mas você está investindo um bom dinheiro em uma experiência que você quer vivenciar e não apenas sobreviver, não é?

    Então fica minha dica, se você quer vir estudar na Irlanda (ou em qualquer outro país) estude pelo menos um pouco do idioma, dedique-se a compreender coisas básicas, pois sua experiência de vida pode ser mais tranqüila e você se sentirá mais seguro em situações corriqueiras.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 12:42 pm

  32. Olá Tarsila, achei ótimo o site. Parabéns!
    Estou na mesma situação do Lucas… E gostaria que falasse tb se acha tranquilo encontrar emprego, mesmo sem o inglês fluente?
    Obrigada!
    Abs

    Comentário by Érica — 11/06/2012 @ 7:59 pm

  33. Olá Érica,

    Obrigada pelo comentário.
    Vou copiar a resposta que dei ao Lucas:

    Eu aconselho sempre que as pessoas estudem um pouco de inglês antes de vir pra cá. A maioria das pessoas que vem para cá quer aprender inglês, então não dominam o idioma completamente. Sim, é possível vir para cá sem nada de inglês, mas acho que pode ser uma experiência muito sofrida.

    Viver em outro país é uma mudança grande e demora um tempo até nos adaptarmos. Isto é normal, mas se você não entender absolutamente nada do que está acontecendo, pode ser uma experiência muito frustrante.

    Como já escutei em minhas entrevistas: “É possível sobreviver sem falar inglês”, mas você está investindo um bom dinheiro em uma experiência que você quer vivenciar e não apenas sobreviver, não é?

    Então fica minha dica, se você quer vir estudar na Irlanda (ou em qualquer outro país) estude pelo menos um pouco do idioma, dedique-se a compreender coisas básicas, pois sua experiência de vida pode ser mais tranqüila e você se sentirá mais seguro em situações corriqueiras.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 2:19 pm

  34. AMEI esse post. Como acho q já disse em outro comentário, Dublin seria meu destino certo 100% pra viver se eu ainda não estivesse em dúvida por causa da tal da crise aí. Mas quem sabe? bjao.

    Comentário by Ana — 21/06/2012 @ 9:10 pm

  35. Olá Ana,

    Obrigada pelo comentário. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 4:54 pm

  36. Tarsila,
    Adorei a explicação que vc deu pra Jess sobre como o dinheiro vale mais aí, pois é super fácil de entender e é a que eu uso de vez em quando, qdo me perguntam sobre custo de vida em alguns lugares.

    Comentário by Ana — 21/06/2012 @ 9:16 pm

  37. Olá Ana,

    Obrigada pelo comentário e fico feliz que tenha gostado da explicação. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 4:54 pm

  38. Adorei seus comentarios me ajudaram muito não só pra mim mas pro meu filho que esta no 3 ano e tem 7 anos e tinha que fazer um trabalho sobre a cultura de outro país vc me ajudou muito valeuuuu…… bjs

    Comentário by Kamila — 22/06/2012 @ 12:38 am

  39. Olá Kamila,

    Obrigada pelo comentário e fico muito feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 4:57 pm

  40. Olá Tarcila tudo bom?

    Se a Irlanda é um país muito bom.Eu tenho vontade de morar de modo a tornar um cidadão irlandez.
    Depois de 1 ano Tarcila morando na Irlanda é possivel as autoridades de imigração aceitar um brasileiro de modo a conquistar a cidadania legal,levando em consideração os atributos de que este cidadão trabalha é possui familia filhos na Irlanda?
    Pois no nosso país (Brasil) voce infelizmente sabe como é:Aqui é a terra da mãe Joana,onde tudo de errado acontece todos os dias é por esse é muitos outros motivos nós brasileiros não somos obrigados a viver definitivamente nesta terra.
    Beijos

    Comentário by Flavio Farias — 22/08/2012 @ 3:48 pm

  41. Olá Flavio,

    Vamos lá: Não é possível obter cidadania irlandesa com apenas 1 ano de residência no país. Para poder aplicar para cidadania irlandesa é necessário residir por, no mínimo, 5 anos no país com um visto que permite fazer o pedido de cidadania (como de trabalhador ou esposo/esposa). O tempo utilizado com vistos de estudante e turista não contam para este fim.
    Para mais informações recomendo que leia: http://www.citizensinformation.ie/en/moving_country/irish_citizenship/becoming_an_irish_citizen_through_naturalisation.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 2:56 pm

  42. Alguma coisa mudou ou esta para mudar no que vem em 2013?Pois é o ano que pretendo ir a Irlanda,principalmente a estudo trabalho é moradia com direito a cidadania com alguma irlandesa.Tarcila?
    Voce tem alguma noticia ou informação recente de mudas contra e favor dos cidadãos nao-EEE?

    Comentário by Flavio Farias da Silva — 02/10/2012 @ 3:16 pm

  43. Olá Flavio,

    A única coisa que mudou agora neste final de ano é o valor da carteirinha da GNIB que mudou de €150 para €300, de resto, nada por enquanto. 🙂

    Espero ter ajudado.

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 5:00 pm

  44. Oi Tarsila.
    Gostaria de saber se o pessoal da Irlanda é religioso, e como “funciona” a religião la. Qual é a predominante e se há muitas instituições religiosas e “rixas” como no Brasil.
    Ainda nesse quesito, instituições para pessoas carentes é fácil de encontrar, como asilos, creches, manicômios?

    Aguardo a resposta.
    Desde já agradeço.

    Comentário by Débora — 08/11/2012 @ 10:01 pm

  45. Olá Débora,

    Obrigada pelo comentário.
    Sim, de modo geral as pessoas na República da Irlanda são católicas e relativamente religiosas. Há sim a presença de igrejas protestantes e normalmente não há tensão religiosa e também há sim asilos, creches e manicômios por aqui, como em qualquer cidade. 🙂

    Espero ter ajudado

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 5:43 pm

  46. Oi adorei as dicas sobre a Irlanda, já morei na Inglaterra e estou pensando em voltar e ir visitar a Irlanda e pelo que tenho pesquisado e visto, acho que vou adorar umas férias por lá. Você teria algum contato com pessoas irlandesas interessadas em fazer amizades com uma brasileira por algum site?. Obrigada desde já..:)

    Comentário by Márcia Ferreira — 18/11/2012 @ 9:01 pm

  47. Olá Márcia,

    Infelizmente não sei ao certo como ajudá-la, talvez algum grupo no Facebook? Procure por pessoas com os mesmos interesses que você, assim a experiência pode ser ainda mais interessante!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 1:11 pm

  48. Olá Tarsila.

    Gostei muito do seu post e mais ainda do site.

    Eu atualmente estou cursando Engenharia de Computação aqui no Brasil e me formo ano q vem. Pretendo ir pra intercambio e ficar na Irlanda somente após me formar justamente para ter melhores oportunidades no mercado. O que você sabe dessa área de tecnologia quanto a empresas? (eletrônica)

    Tive contato com pessoas daqui que foram pra intercambio e pediram pra ela ficar, no caso a empresa que ele trabalhava.

    Quem sabe você não me recepciona por ai quando for.

    Abraço

    Comentário by Liverson Roque — 23/11/2012 @ 12:05 am

  49. Olá Liverson,

    Muito obrigada pelo comentário! 🙂
    Infelizmente a sua área é uma que não tenho muito conhecimento, embora a área de TI aqui ofereça bastante oportunidades, agora não sei exatamente se eletrônica se encaixa aí. Recomendo que leia estes artigos:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 07/02/2013 @ 11:32 am

  50. Adorei as suas dicas, muito boa, tenho interesse em mandar minha filha pra intercambio, se eu quiser ir pra Irlanda precisarei de visto e como proceder.
    muito obrigada.

    Comentário by Regina Viana — 15/12/2012 @ 9:04 am

  51. Olá Regina!

    Obrigad pelo comentário e espero que sua filha tenha sim a oportunidade de curtir um intercâmbio. Como você ainda está sondando oportunidades recomendo que entre em contato com diferentes agências de intercâmbio para obter mais informações sobre pacotes, além disto, recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html. Ele oferece bastante informações e reflexões que podem ajudá-la a ter a experiência que você quer para a sua filha!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/02/2013 @ 9:52 am

  52. :Gostei muito tenho uma pesquisa na escola e isso vai me ajudar

    Comentário by laurinha petry — 13/04/2013 @ 2:42 pm

  53. Olá Laurinha!

    Obrigada pelo comentário e boa sorte na sua pesquisa!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 1:07 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.