17/06/2014

Conhecendo a Irlanda: James Joyce

A Irlanda é famosa por sua tradição literária e um dos maiores nomes da literatura, além de ser um dos mais queridos de todo o país, é o conhecido James Joyce.

02_james_joyce_estatua_dublin_irlandaComo já era de se esperar há sim uma estátua do famoso autor localizada na North Earl Street na frente do Kylemore Café (continuação da Talbot Street e quase no Spire na O’Connell Street).

01_james_joyce_estatua_dublin_irlandaJoyce nasceu em Dublin em 1882 mas passou a maior parte de sua vida em um exílio auto-imposto na Itália, França e Suíça. Joyce pode ter saído da Irlanda, mas sua imaginação sempre esteve em Dublin. A Fair City o inspirou para escrever “Dubliners”, “A Portrait of the Artist as a Young Man” e “Finnegans Wake”, além de claro, “Ulysses”.

08_james_joyce_estatua_dublin_irlandaComo toda estátua em Dublin ela também tem um apelido, “The Prick with the Stick”, algo como “O babaca (para não usar temos mais ofensivos) com a bengala”. Isto porque antes de ter seu talento reconhecido Joyce era considerado arrogante e medíocre, mas claro que com o tempo isto foi remediado.

04_james_joyce_estatua_dublin_irlandaJoyce tem tanta importância para a Irlanda, e em especial para Dublin, que há até mesmo um dia inteiro dedicado aos eventos ocorridos em “Ulysses”. O dia se chama “Bloomsday” e é quando os fãs de Joyce revivem por toda a cidade as páginas do livro. Saiba mais sobre o Bloomsday clicando aqui.

07_james_joyce_estatua_dublin_irlandaA estátua deste polido e casual James Joyce faz parte da celebração dos Gigantes da Literatura do século XX e é fruto da artista Marjorie Fitzgibbon que muito fielmente retrata o ar observador e curioso deste fantástico autor.

05_james_joyce_estatua_dublin_irlandaJames Joyce Statue
Esquina da O’Connell Street com a North Earl Street
Na frente do Spire
Dublin 1

 

Postado por: | Comments (2)

  1. Nossa, que interessante! Eu adoro saber sobre as estatuas/monumentos e suas historias envolvidas (:

    Comentário by Carolina Ojeda — 18/06/2014 @ 11:06 am

  2. Olá Carolina!

    Obrigada pelo comentário. Infelizmente nem sempre há muitas informações sobre as estátuas da Irlanda, mas curiosa como sou sempre vou investigar, afinal de contas há tanto a ser descoberto!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/06/2014 @ 4:08 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.