17/06/2013

Conhecendo a Irlanda: Bloomsday

Os amantes da literatura e em especial James Joyce puderam aproveitar ontem as celebrações do conhecido Bloomsday em Dublin e em todo o mundo.

bloomsday_dublin_james_joycePara quem não conhece o autor ou os trabalhos de Joyce, o Bloomsday é um dia dedicado inteiramente à vida deste renomado escritor irlandês e por isto há uma série de eventos que acontecem na cidade celebrando uma de suas obras mais conhecidas que é também considerada uma das melhores do Século XX – Ulysses.

bloomsday_dublin_01(source)

O nome da celebração que acontece anualmente na capital irlandesa desde 1954 vem do protagonista de Ulysses, o personagem Leopold Bloom. Se vocês notaram uma semelhança entre o nome do livro de Joyce e o protagonista da Odisséia de Homero ficarão feliz em descobrir que há sim um paralelo entre estas obras, tanto através dos protagonistas como na personalidade de outros personagens.

O enredo de Ulysses cobre os eventos que se desenrolam por Dublin no dia 16 de junho de 1904, durante a era Eduardiana. Seus personagens são muito curiosos e interessantes e a obra aborda diversas questões – religião, política, filosofia, casamento. Contudo o charme e o valor literário na obra de Joyce se dão porque o livro é escrito de forma única variando as técnicas literárias através do texto, seja através do fluxo de consciência, com perguntas e respostas ou então como texto dramatúrgico, ou seja, a leitura de Ulysses é um grande desafio.

Apesar da leitura complexa a obra de Joyce é uma das mais conhecidas e celebradas no mundo e por isto o Bloomsday é uma data importante na Irlanda e em especial, em Dublin.

bloomsday_dublin_01_martin_maher(source)

Durante o Bloomsday há uma grande variedade de atividades culturais que envolvem  a reencenação dos eventos da obra, performances musicais, típico café da manhã irlandês (com direito a pessoas vestidas em roupas Eduardianas)…

bloomsday_dublin_01_jamesjoyceie

…pub crawls, visitas ao Glasnevin Cemetery

bloomsday_dublin_01_glasnevin_cemetery

… leitura de trechos da obra pela cidade e muito, muito mais. E o mais bacana é que a maioria dos eventos são organizados pelo James Joyce Centre, um espaço dedicado a promover e compreender a vida e o trabalho do autor.

bloomsday_dublin_tages_spiegel(source)

Se você não participou do Bloomsday neste ano você já pode visitar o James Joyce Centre e começar a ler Ulysses na biblioteca mais próxima, garantindo sua participação especial nas comemorações do ano que vem.

Postado por: | Comments (6)

  1. Olá Tarsila, parabéns pela iniciativa de mostrar um pouco mais de Joyce pra comunidade de Brasileiros ai na Irlanda! Eu estou indo pra Dublin em Fev/2014 e fico ansioso só em pensar que irei passear pelas ruas que Joyce andou!

    Comentário by Adalberto Junior — 17/06/2013 @ 2:37 pm

  2. Olá Adalberto!

    Puxa vida falar em Irlanda sem falar de James Joyce é complicado. 🙂
    Se você gosta tanto do autor, e de Ulysses, vai ficar maravilhado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/08/2013 @ 8:52 am

  3. Muito obrigado pelo trabalho e empenho, me ajudou muito, estou indo para passar algumas semanas e claro estudar inglês, as dicas são muito boas.
    Abraços
    Ademir

    Comentário by Ademir — 17/06/2013 @ 3:14 pm

  4. Olá Ademir!

    Muito obrigada pelo comentário. Espero que você aproveite seus estudos e todas as dicas do Vida Na Irlanda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/08/2013 @ 8:52 am

  5. OI Tarsila!!!
    Vc chegou a participar de algum dos eventos??
    O que achou???
    Já li alguns trechos de Ulisses e achei realmente desafiante.
    No momento estou lendo Dubliners!! Maravilhoso!!!
    Beijo
    Andrea

    Comentário by Andrea — 18/06/2013 @ 1:41 am

  6. Olá Andrea,

    Neste ano não participei, mas mesmo sem ter um papel ativo basta você está no lugar certo para poder curtir a atmosfera. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/08/2013 @ 8:56 am

Sorry, the comment form is closed at this time.