18/06/2013

Viajar pela Europa: Algarve, Portugal

Portugal é um dos países mais antigos da Europa e considerado também um dos mais belos. Conhecido por ter bons vinhos como o Porto, Madeira e Verde, além de doces de lamber os dedos, como os Pastéis de Santa Clara e de Belém, Portugal tem praias lindíssimas na região do Algarve, no sul do país.

portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_01

portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_14

O Algarve é uma das regiões que mais teve influências da cultura árabe e há diversas cidades que ainda apresentam os vestígios disto, seja através de prédios e monumentos históricos…

portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_10 portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_07

…ou até através dos nomes das cidades, como o município Olhão, que originalmente era chamada de Al-Hain, que virou Alham e depois Olham até virar Olhão.

portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_18 portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_13

Quem procura sossego e praias belas encontrará no oeste do Algarve inúmeras opções para curtir o mar mediterrâneo e apreciar as belas falésias que decoram a costa portuguesa.

portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_17

As falésias, erosões causadas pelo mar nas rochas costeiras, são o ponto forte do visual das praias dando um encanto único a cada lugar. Como elas foram formadas ao longo do tempo, muitas vezes a maré sobe chegando  nas entranhas das falésias e por vezes até impedindo o caminho entre uma praia e outra.

portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_16

Para chegar no Algarve da Irlanda é necessário voar para Faro, a capital da região. Nós fomos com a companhia aérea Ryanair e alugamos um carro. Eu recomendo o aluguel do carro por alguns motivos: (1) Se dividido, o preço do aluguel sai mais em conta que transporte público para várias pessoas; (2) há liberdade para circular pela região do Algarve sem limitações de tempo; e (3) ainda é possível visitar diversas praias; porque vamos combinar, no Algarve há muita coisa bacana! Mas quem prefere utilizar o transporte público há ônibus do aeroporto para todas as cidades do Algarve e o trem regional, que vai de Vila Real de Santo António até Lagos.

portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_06 portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_03

No Algarve visitamos Olhão, Faro, Loulé, Quarteira, Vilamoura, Portimão, Lagos e Sagres. (do leste para oeste). Devo avisar que quanto mais a oeste, há mais falésias, enquanto as praias do meio e leste do Algarve são mais planas e cercadas de pequenas ilhas.

portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_02 portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_15

Minha paixão da viagem é certamente a Praia da Marinha que fica no município de Lagoa. A danada só é acessível através de carro e fica escondidinha, mas vale a pena porque é maravilhosa.

portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_11

Chamada também de Praia Dourada ela é  uma das 10 mais belas da Europa e está na lista das 100 praias mais bonitas do mundo.

portugal_algarve_viagem_vidanairlanda_12

Recomendo bastante uma visita ao Algarve já que o clima agradável e o cenário de tirar o fôlego, ainda mais combinados com o mar limpinho de águas cristalinas que deixam um gostinho de férias ao sol inesquecível.

Postado por: | Comments (6)

  1. Ja me sinto la =p
    so nao gostei de saber que para a praia da marinha.. so de carro!
    vou sozinha, alugar carro eh impossivel =/

    sonhei tanto com a praia da marinha..

    Comentário by Rebeca — 18/06/2013 @ 10:06 pm

  2. Oi Rebeca!

    Ah, puxa vida! Mas existem tantas outras praias lindas no Algarve que a da Marinha pode ficar para a próxima viagem. 😉 Espero que tenha aproveitado muito!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/06/2013 @ 11:02 pm

  3. Tarsila,
    Eu não ia comentar, mas achei um desperdício ver tanta coisa legal que você posta e ‘apenas’ ler em silêncio. Sinto a obrigação de deixar o registro da minha total admiração pelo seu magnífico trabalho.
    🙂

    Comentário by Leila Araujo — 24/06/2013 @ 6:01 pm

  4. Olá Leila!

    Ah, que linda! Muito obrigada pelo carinho. Mesmo! 🙂

    Beijos com trevos

    Comentário by Tarsila — 08/08/2013 @ 12:21 pm

  5. Adoreiiii a dica! Fica em torno de quanto uma viagem dessas Tarsila? E quanto tempo vc ficou por lá? Beijos, parabéns pelo blog 🙂

    Comentário by Lara — 09/08/2013 @ 2:11 am

  6. Olá Lara!

    O valor depende muito pois varia de praia para praia, acomodação, vôos, aluguel de carro mais alimentação e quantas pessoas vão (quanto mais pessoas, mais barato por pessoa).

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/05/2014 @ 9:25 am

Sorry, the comment form is closed at this time.