28/02/2012

Viajar pela Europa: Restrições para a bagagem de mão

Este artigo foi revisado e atualizado em 2014

Futuros intercambistas e viajantes internacionais tem de buscar informações para saber lidar com diversas situações durante a experiência no exterior. Estar preparado e ter conhecimento sobre alguns procedimentos podem facilitar (e muito) a sua viagem.

Os aeroportos internacionais utilizam medidas de segurança e restringem o uso de diversos itens que podem ser considerados, potencialmente, como armas. Além das regras dispostas aqui recomendo que, caso você tenha dúvidas sobre o que é ou não seguro levar na sua mala, que você contate a sua companhia aérea para ter informações mais específicas.

Desde 2006 todos os aeroportos internacionais dentro da União Européia tem, cada vez mais, enfatizado os procedimentos nos pontos de inspeção em relação as restrições de produtos líquidos na bagagem de mão. Elas foram implementadas para evitar que as pessoas transitem com líquidos explosivos.

Então vamos lá!

Antes de você embarcar (e ai, que ansiedade!) você passará por um ponto de inspeção que inspecionará a sua bagagem de mão através de uma máquina de raio x (scan). Se houver algum item que é proibido ou que não segue as restrições de produtos líquidos, os oficiais do aeroporto pedirão para que você abra a sua bagagem de mão e apresente o objeto/produto. Se isto acontecer, tenha paciência, é um procedimento normal e não há o que temer. Se o item for proibido ou não seguir as restrições ele será retido no local e você procederá para o seu embarque, ou seja, não há absolutamente nenhum problema. Portanto, para evitar ser chamado de canto, não se desapontar ou acabar perdendo produtos é importante conhecer estas restrições.

Todos os produtos líquidos que você deseja levar na sua bagagem de mão devem estar em frascos/recipientes individuais de no máximo 100ml. Não importa se o conteúdo dentro do frasco (pote/vidro/tubo/etc.) seja menor o importante é que o FRASCO tenha capacidade máxima de 100ml.

Se o recipiente for maior que isto, mesmo que só tenha um dedinho de líquido dentro, ele será apreendido no ponto de inspeção (checkpoint).

Todos os recipientes devem estar dentro de uma (somente uma por passageiro) sacolinha plástica do tipo “ziploc” (que abre e fecha com um fechinho) com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm. Como na imagem abaixo:

 

source

 

Líquidos aceitos incluem:

* Água, bebidas, sopas e xaropes.

* Gel de todos os tipos (de cabelo e de banho, tipo shower gel)

* Cremes, loções e óleos (incluindo maquiagem)

* Perfumes

* Pastas (incluindo pasta de dentes)

* Rímel

* Medicamentos e produtos especiais de alimentação (como por exemplo, comida para bebês)

* Recipientes pressurizados (como espuma de barbear, produtos aerossol e desodorantes)

A sacolinha tipo “ziploc” com todos os seus produtos dentro deve ser apresentada separadamente, ou seja, você terá de tirá-la dentro da sua bagagem de mão e colocá-la na bandeja apropriada para passar pelo ponto de inspeção.

Outros item que os oficiais pedem para serem colocados separadamente nas bandejas incluem sapatos com saltos, cintos, objetos metálicos (como chaves, moedas, etc.), aparelhos eletrônicos (celular, computador, tablet) e casacos. Só depois de tirar tudo isso da sua mala de mão que você passará pelo detector de metais, enquanto isso, a sua bagagem (e bandejas com os seus pertences) passam pelo raio x.

Vale a pena lembrar que não há restrições para os líquidos na bagagem despachada (aquela que vai no porão do avião), ou seja, estas restrições só se aplicam para a bagagem de mão (aquela que vai com você dentro da cabine).

Se você utiliza medicamentos líquidos e precise utilizá-los durante o vôo é imprescindível apresentar prova de que eles são realmente necessários (receita médica).

Líquidos comprados no Free Shop (Duty Free) dentro da União Européia (como bebidas, perfumes, etc.) serão selados em uma sacola apropriada e não há limites para o tamanho dos frascos. Esta sacola não deve ser aberta até o destino final, especialmente se o seu vôo faz conexões. Em outras palavras, a sacola com os produtos líquidos comprados no Free Shop (Duty Free) deve permanecer selada antes do ponto de inspeção senão eles podem ser confiscados seguindo as restrições acima.

Espero que as dicas tenham ajudado e que você faça uma ótima viagem para a Irlanda ou pela a Europa!

Postado por: | Comments (40)

  1. Olá Tarsila,como vai?
    Mais uma vez você foi muito feliz no tema abordado. Eu particularmente tenho uma curiosidade que cabe ao tema. Eu vejo muitos brasileiros anunciando bebidas,cigarros,absorvente, dentre outros. Essas pessoas levam esses produtos do Brasil na hora que vão fazer o intercâmbio? Não é considerado “suspeito” pelas autoridades, quando você leva uma quantidade elevada de algum produto? Tem algum motivo especial, levar produtos do Brasil para vender na Irlanda? Não há produtos iguais lá? Seria mais barato comprar na mão de brasileiros do que nos mercados? Fiquei com essas questões no ar,pois vejo um número muito grande de anúncios de tais produtos.

    Obrigado mais uma vez pelas suas contribuições!

    Fique com Deus!

    Comentário by Anderson Seippel Cardim — 29/02/2012 @ 1:50 am

  2. Olá Anderson,

    Obrigada pelo comentário.
    Há sim pessoas que trazem produtos já com intenção de comercializá-los, mas há limites, portanto se você estiver dentro destas limitações não há porque suspeitar de nada. Particularmente nunca comprei produtos brasileiros aqui que outras pessoas trouxeram, mas alguns itens podem ser mais baratos (como o cigarro, por exemplo), mas não vejo um motivo especial a não ser o valor ou a vontade de consumir algo brasileiro ou até remédios que são vendidos somente com prescrição médica aqui.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/02/2012 @ 2:00 am

  3. Nossa Tarsila, eu estava doida atrás dessas informações, nenhum site explicava se as restrições dos liquidos era apenas pra bagagem de mão e graças a você eu entendi!!
    Seu site é muito bom e me ajudou bastante! Inclusive um amigo meu, o Anderson te conheceu semana passada se eu não me engano e pode te agradecer pessoalmente por tudo que você faz por todos que pretendem viajar. Estou indo pra Irlanda dia 20/3 bem informada por causa do seu site!
    Obrigada
    =]

    Comentário by Karina — 29/02/2012 @ 3:00 am

  4. Olá Karina,
    Fico muito feliz em ter ajudado. 🙂
    Sim, o conheci pessoalmente e ele foi muito gentil. Espero que esteja bem!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/02/2012 @ 3:36 am

  5. Oi Tarsila, Tudo joia ?
    Providencial esta sua materia, ajuda a tirar mesmo as principais duvidas.
    Eu tive um problema quando estive em Londres, justamente com bagagem de mão, levei frascos de mais de 100 ml, por distração, acabei nao colocando na mala, e tive q deixar tudo la no aeroporto.
    Ainda indaguei a fiscal, mas não teve jeito. Ela ate me orientou a entrar no site da Cia Aerea e usar a ferramenta disponibilizada pela empresa aerea para solicitar a devolução dos produtos, ate entrei, mas num vale a pena, o frete é altissimo e ia acabar tendo prejuizo.
    Por isso, reforço, prestem bastante atenção e sigam as regras, q é isto mesmo, na Europa não tem o nosso famoso jeitinho brasileiros, eles seguem a risca a regra.
    Bj

    Comentário by RUBENS — 29/02/2012 @ 3:54 pm

  6. Olá Rubens,

    Obrigada pelo comentário e por compartilhar sua experiência. É algo que pode ser altamente desagradável, então é melhor nos informarmos mesmo.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/02/2012 @ 4:20 pm

  7. Oi Tarsila, tem algum tempo que tiro algumas dúvidas no teu blog. Estou indo para a Irlanda em Maio e assim como alguns comentários acima gostaria de saber sobre produtos qua nao podem entrar na Irlanda ou na Europa. Sou gaucha e como alguns sabem temos o nosso Chimarrão, e esta seria uma das coisas que queria muito levar comigo.

    Comentário by Nathalia — 01/03/2012 @ 12:59 am

  8. Olá Nathalia,

    Fique tranqüila. Você pode trazer o seu chimarrão e a erva-mate (desde que fechado e embalado por uma empresa, ou seja, nada de produtos que podem ser alterados). Aqui também há a venda da erva mate nas lojas de produtos brasileiros.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/03/2012 @ 6:34 pm

  9. Tarcila tudo bem? Mais uma vez arrasando nas explicações. Tenho uma dúvida, os frascos que são levados na bagaem de mão não podem ultrapasar 100 ml cada? entao por exemplo posso levar 2 vidros de perfume com menos de 100 ml sem problemas? ou 5 sei la, contanto que cada produto tenho no maximo 100 ml? eles nao podem ultrapassar 1 litro todos juntos?

    Comentário by Dianne — 30/04/2012 @ 12:26 am

  10. Olá Dianne,

    Obrigada pelo carinho.
    Vamos lá: Na babagem de mão você pode levar o que quiser desde que cada frasco tenha menos de 100ml e que todos os frascos totalizem 1 litro. É importante que todos os frascos caibam em uma sacolinha tipo “ziplock” transparente de no máximo 20cm x 20 cm, como na imagem mostrada acima no post.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/05/2012 @ 7:47 pm

  11. Olá Tarsila, primeiramente parabéns pelo site, muito explicativo e que está me ajudando muito com minha ida para Irlanda.

    Minha pergunta é…No caso de itens como pasta de dente ou outros que são mensurados em gramas…Como devo proceder…posso levar um tubo pequeno mesmo, ou eles irão barrar?

    Obrigado, grande abraço!

    Comentário by Fabiano Aciole — 31/05/2012 @ 4:28 pm

  12. Olá Fabiano,

    Obrigada pelo comentário! Fico feliz em poder ajudar.

    Se você levar tudo na mala despachada não há problema algum, se algum destes itens estiver na mala de mão eles tem de pesar até 100 gramas.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/07/2012 @ 3:00 pm

  13. Eu NUNCA deixei comentário em blog, e olha que já visitei muitos! Mas é a primeira vez que vejo minha dúvida ser explicada de forma tão didática. Meus sinceros parabéns pela clareza e simpatia, e muitíssimo obrigada por ter – finalmente – esclarecido uma dúvida que me acompanha há 3 semanas!

    Comentário by Marília Gonçalves — 23/07/2012 @ 9:34 pm

  14. Olá Marília!

    Muito obrigada por deixar seu primeiro comentário no Vida Na Irlanda! 🙂 É um prazer poder ajudar e solucionar a sua dúvida. Espero que o Vida Na Irlanda continue ajudando e que você faça uma ótima viagem!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 24/07/2012 @ 11:19 am

  15. Olá Tarsila!
    Estou embarcando em Janeiro para Dublin e a minha dúvida é:
    como quero fazer um mochilão pela Europa nas minhas férias queria saber se eu posso levar uma mochila cargueira no vôo, como bagagem de mão (com as restrições que eu já li rs) E se durante meu mochilão eu posso embarcar com ela também.

    Obrigada!

    Comentário by Lohanna — 04/09/2012 @ 7:38 pm

  16. Olá Lohanna,

    Vamos lá: Sim, é possível fazer viagens com uma mochila grande, mas dependendo da companhia aérea o tamanho da bagagem de mão (assim como o peso) tem limites. Pela Europa continental eu recomendaria viagens de trem que não tem nada de limite, mas se você optar por vôos você terá de observar com atenção as limitações de espaço da companhia que você quer contratar.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 04/09/2012 @ 8:08 pm

  17. Olá Tarsila,
    Sei que já é meio clichê, mas seu blog é realmente uma graça! Adoro lê-lo.
    Tenho uma super dúvida, bem coisa de menina, mas estou preocupada com esse assunto e talvez vc possa me ajudar.
    Tomo um anticoncepcional específico, e aqui no BR não é necessário receita médica para esse medicamento. Estou indo para Dublin em Abril e gostaria de saber se posso levar comprimidos suficientes para 1 ano ou pelo menos 6 meses, até eu encontrar outro que me adapte ai. será que passo na imigração com 12 cartelas de anticoncepcional?? rsrs

    Muitooo obrigada =)

    Comentário by Tatiane — 17/12/2012 @ 11:59 pm

  18. Olá Tatiane!

    Muito obrigada pelo carinho! 🙂
    Eu já abordei esta questão em outro artigo pois muitas meninas tem dúvidas sobre anticoncepcionais, veja mais aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/saude-e-anticoncepcionais-na-irlanda.html

    Espero que ajude!

    Comentário by Tarsila — 21/02/2013 @ 9:45 am

  19. duvidas sobre bagagem de mão, pode:
    1- maquina de barbear/depilar?
    2- pinça?
    3- lamina de barbear?
    4- sapatos com tachas, precisam ser tirados da mala? e dos pés?
    5- maquiagem como corretivo que não é bem pasta, mas bastão/cera e batom, ficam fora dos líquidos?
    6- remedios como os de intolerancia a lactose, buscopan, anticoncepcionais, antialergicos, precisam de receita?

    obrigada.

    Comentário by carolina — 26/02/2013 @ 12:44 pm

  20. Olá Carolina!

    Vamos lá:

    1 – Sim.
    2 – Sim.
    3 – Sim.
    4 – É possível levar sim a única coisa que podem pedir é para tirar dos pés (ou da mala) para passar no raio x e ver se não há nada dentro do calçado, mas não deve ter problema algum.
    5 – Pastas e cremes são considerados líquidos e devem estar em containers de menos de 100ml e dentro do saquinho plástico.
    6 – Medicamentos que não são tarjados não precisam ser acompanhados de receita e é possível sim trazê-los na mala de mão.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 26/02/2013 @ 3:00 pm

  21. ajudou sim! só fiquei triste de saber que batom tb é considerado liquido… mundo injusto… rs..

    Comentário by carolina — 13/05/2013 @ 2:23 pm

  22. Olá Carolina,

    Sim, mas só na mala de mão! Isto quer dizer que você pode trazer toooodoooos os seus batons na mala despachada. 😉

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/07/2013 @ 9:51 pm

  23. Parabéns pelo site super explicativo. Tenho uma dúvida, posso levar quantos sacos zip for necessário desde que na bagagem de mão tenha o peso de até 1 litros e na de embarque 2 litros certo? No saco zip somam-se os remédios e os cosméticos? Isto é, esse é o limite somando os dois tipos de produtos?

    Comentário by Mônica Alves — 27/05/2014 @ 8:01 pm

  24. Olá Mônica,

    Obrigada pelo comentário, mas recomendo que você leia o artigo novamente com atenção.
    A restrição na bagagem de mão é sobre os “produtos líquidos(…) que devem estar em frascos/recipientes individuais de no máximo 100ml. Não importa se o conteúdo dentro do frasco (pote/vidro/tubo/etc.) seja menor o importante é que o FRASCO tenha capacidade máxima de 100ml.(…) Todos os recipientes devem estar dentro de uma (somente uma por passageiro) sacolinha plástica do tipo “ziploc” (que abre e fecha com um fechinho) com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm.”. Ou seja, qualquer produto líquido, remédio e cosméticos também contam.

    “Vale a pena lembrar que não há restrições para os líquidos na bagagem despachada (aquela que vai no porão do avião), ou seja, estas restrições só se aplicam para a bagagem de mão (aquela que vai com você dentro da cabine)”.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 28/05/2014 @ 1:01 pm

  25. Ajudou sim Tarsila, eu tinha visto em outro site este limite 2 litros na bagagem de embarque. Obrigada!

    Comentário by Mônica — 28/05/2014 @ 1:54 pm

  26. Olá Mônica!

    Disponha, fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/06/2014 @ 9:22 am

  27. Oi Tarsila!
    Rímel e batom hidratante (Nívea), são considerados líquidos e devem estar dentro do saquinho mesmo com seus pesos escritos em gramas e não ml?
    Obrigada!

    Comentário by Bianca — 05/06/2014 @ 7:28 pm

  28. Olá Bianca,

    Sim, somente se estiverem na mala de mão, independente do peso estar em gm ou ml. Se você for levar na mala despachada não há necessidade de colocar no saquinho.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/06/2014 @ 6:14 pm

  29. Olá, então quer dizer que na bagagem de mão não pode levar uma necessaire com as maquiagens por exemplo? Que transtorno! Não cabe tudo num só saquinho, especialmente em vôos dentro da Europa.

    Comentário by Trinny — 13/06/2014 @ 6:21 am

  30. Olá Trinny,

    Você pode, mas existe um limite e é somente para líquidos (pó, por exemplo, não conta). Teoricamente o que você leva na mala de mão são coisas que você poderá usar durante o vôo e talvez por alguns dias no seu destino de chegada, não é uma extensão da mala despachada.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 13/06/2014 @ 8:11 pm

  31. PARABÉNS! OBRIGADO!VOCE É MARAVILHOSA! Tirou todas as minhas duvidas que a propria TAM, não fez.
    Você explicou com cuidado e clareza todas as minhas duvidas até o momento, que eu tinha já faz 2 semanas eu pesquisando na net. OBRIGADO MEU DEUS POR VC EXISTIR! Pessoas como você faz toda diferença na vida das pessoas.

    Um grande abraço

    Comentário by Sandra — 16/06/2014 @ 1:53 am

  32. Olá Sandra,

    Muito obrigada pelo carinho. Eu fico feliz em ajudar as pessoas porque muitas vezes as pessoas realmente tem bastante dificuldade em encontrar informações de confiança. Espero que faça uma ótima viagem!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/06/2014 @ 1:52 pm

  33. Por gentileza, tire essa outra duvida sobre bijuterias na mala despachada ou de mão eu posso levar na minha viagem para Alemanha?

    Grata sandra

    Comentário by Sandra — 16/06/2014 @ 2:09 am

  34. Olá Sandra,

    Você pode levar as suas bijuterias seja na mala de mão ou despachada, como quiser. Não há restrições quanto a isto.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/06/2014 @ 1:53 pm

  35. Boa noite!
    Gostaria de saber se posso levar na mala despachada, um jogo chamado Pega-Varetas ?,ele é palitos coloridos de plastico,mas tem pontas, devido ao estilo do jogo.

    Posso levar na mala de mao: ( na embalagem transparente, acetona,esmalte,?)

    Uma caneta pode ser levada na mala de mao?

    Comentário by Leila — 16/06/2014 @ 10:02 pm

  36. Olá Leila,

    Vamos lá: Este artigo é somente sobre as restrições para a bagagem de mão. Acredito que o jogo não será um problema, especialmente se ele estiver na embalagem dele, pois mesmo que a alfândega faça algum tipo de inspeção, verá que é um brinquedo (e ele existe por aqui também).
    Sobre as restrições da bagagem de mão é possível sim trazer acetona e esmalte, mas como aponto no artigo acima desde que o frasco não ultrapasse 100ml não há problema. Canetas também são permitidas.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2014 @ 8:00 pm

  37. Gostaria de saber eu posso colocar o conteudo das substancias liquidas como: oleo para pele, shampu, condicionador, hidratante,. No frasco transparente ?

    Sendo esses nao indica a sua quantidade, mas sao vendidos, o Kit : saço com zip, e frascos para viagem

    Será que eles vao barra porque os frasços nao contem a informaçao da quantidade, mesmo pequnos?

    Comentário by Leila — 16/06/2014 @ 10:22 pm

  38. Olá Leila,

    Normalmente os kits de viagem são feitos justamente para caber a quantidade necessária e exigida. Pergunte ao vendedor do kit se as embalagens tem frascos de até 100ml (geralmente sim). Neste caso eles não barram não, porque apesar de serem frascos transparentes eles normalmente são de um tamanho padrão.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2014 @ 8:01 pm

  39. Bom dia!
    Outra pergunta!

    Posso levar uma mala grande,não excedendo ao limite da empresa 32k ?

    Pois muitos saite diz para levar em uma viagem internacional uma mala media!

    Abraço.

    Comentário by Leila — 17/06/2014 @ 2:15 pm

  40. Olá Leila,

    Cada companhia aérea tem restrições em relação à bagagem despachada. Recomendo que você verifique junto à sua companhia aérea qual é o limite permitido para o SEU caso específico. Eu recomendo sempre trazer o mínimo possível já que você vai acabar comprando muita coisa aqui.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2014 @ 8:05 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.