14/10/2012

Viajar pela Europa: Castelnuovo di Garfagnana

Este é o quarto e último post da série de cidades na Toscana, Itália. Nestes quatro posts falo sobre Pisa, Lucca, Villa Collemandina e Castelnuovo di Garfagnana, que vou cobrir hoje.

 

CASTELNUOVO DI GARFAGNANA

O que ver?

Informalmente conhecida só como Castelnuovo, Castelnuovo di Garfagnana é uma cidade localizada onde o rio Serchio e o Turrite Secca se encontram, sendo um ponto de encontro entre diversos municípios da Garfagnana.

O fluxo constante de comércio é característico desta pequena cidade que oferece algumas atrações como a Rocca Ariosteca, antiga residência de Castruccio Castracani. A construção é uma espécie de castelinho e também entrada do centro antigo. Dentro dela são abrigadas algumas exposições temporárias e uma pequena mostra arqueológica da região. A Duomo de San Pierto e San Paolo também ganha pontos pela fachada renascentista e belos detalhes nas portas.

 

Porque conhecer?

Castelnuovo é um ponto importante dentro da Toscana, sendo uma das áreas comerciais mais agitadas. Aliás, Castelnuovo di Garfagnana oferece um grande mercado livre todas as quintas-feiras. O mercado ocupa o centro antigo da cidade por completo e recebe comerciantes de toda a Garfagnana.

 

Onde ficar?

Em Castelnuovo di Garfagnana recomendo uma estadia no Hotel The Marquee. Um hotel que oferece tudo que se precisa para uma acomodação confortável na cidade e ainda é fica próximo a estação de trem (apenas 1 km). Para se alimentar, recomendo o restaurante A Carlino, onde o atendimento e a comida são ótimos; o lugar também funciona como albergue e pela proximidade do centro pode ser uma boa opção.

 

Como se locomover?

Para ir e vir de Castelnuovo, mais uma vez recomendo os trens. Para preços e horários veja o site da Trenitalia.
Andar de carro em Castelnuovo di Garfagnana não é difícil, mesmo com as ruas estreitas, mas é difícil encontrar um lugar para parar perto do centro.

Para explorar a cidade recomendo um bom passeio a pé, a cidade é pequena e charmosa.

 

Espero que tenham gostado da série de posts sobre as cidades da Toscana! 

Postado por: | Comments (2)

2 Comments »

  1. Não tenha dúvidas de que adoramos da série sobre as cidades italianas que você teve o prazer de estar presente e compartilhar com os seus seguidos..

    Que você esteja sempre estimulada a escrever, escrever e escrever….

    Beijos….

    Comentário by Milton Lima — 15/10/2012 @ 3:04 am

  2. Olá Milton,

    Obrigada pelo comentário e por estar sempre por aqui! É um prazer ler seus comentários. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 8:58 pm

Leave a comment

Comentários que não contribuem para o tópico acima serão deletados.