03/04/2013

Top 10: Dicas para viagens pela Europa

Viajar é uma delícia e com informações tudo fica ainda mais fácil. Para agilizar a vida de quem quer viajar pelos países da Europa escolhi fazer um top 10 com dicas importantes para quem quer viajar sem stress e curtir cada segundo da experiência.

jardin_du_luxembourg_paris_tarsila_01Fontaine des Quatre-Parties-du-Monde no Jardin du Luxembourg em Paris, França

 

10. Priorize a localização da sua acomodação

Um dica muito bacana para viagens curtas é escolher bem a localização da sua acomodação: seja hotel, hostel (albergue), ou B&B (Bed & Breakfast).
Lembre-se que você passará pouco tempo no seu quarto, afinal de contas o intuito é ir passear. Segurança e limpeza são fatores a serem considerados também, mas a localização é o grande ponto-chave.
É muito mais tranqüilo voltar para uma acomodação próxima dos lugares que você visitou ou quer visitar do que perder tempo no trânsito (que em algumas cidades européias pode ser bem carregado).

 

9. Leve poucas coisas

Se você vai viajar com alguma companhia aérea de baixo custo (veja mais aqui) isto nem é uma opção, mas um requisito e mesmo que você viaje de trem não é necessário você levar todas as roupas que tem no seu armário.  É muitíssimo provável que hora ou outra você acabará usando a mesma roupa e ficar carregando mala para cima e para baixo é uma baita dor de cabeça (especialmente se for pesada). Lembre-se que todos os tipos de acomodação oferecem serviço de lavanderia se for necessário (ou podem indicar um), mas que é mais bacana ter um espacinho na mala para trazer presentes e lembranças do que roupas suja. Ah e não se esqueça das restrições para bagagens de mão!

 

8. Conheça as restrições para bagagens de mão

Apesar das viagens entre países europeus ser de apenas poucas horas elas ainda assim são consideradas viagens internacionais, assim sendo é necessário se saber direitinho (tanto para a ida como para a volta) o que você pode ou não levar no avião. Eu já escrevi um artigo completo sobre o assunto aqui.
É importante, por exemplo, se atentar às restrições aos líquidos, mas nada impede que você leve uma boquinha (pacotinho de batatas fritas ou tranqueirinhas de sua preferência) consigo. Se você ficar com fome no vôo você não precisa pagar caro para comer e se o avião atrasar ou ficar taxiando você pode fazer um lanchinho.

 

7. Planeje seu roteiro

Busque informações (incluindo horários) sobre como é o transporte de/para o aeroporto da cidade que você quer conhecer. Veja no mapa onde estão as atrações de seu interesse e utilize o Google Mapas para descobrir quanto tempo você vai levar para fazer a rota entre a sua acomodação e a atração (às vezes subestimamos as distâncias). Não deixe também de ver quais são os horários de funcionamento dos lugares para não passar por maus bocados, como por exemplo atravessar a cidade e descobrir que a atração que você queria ver está fechada às segundas-feiras ou então durante a temporada.

 

6. Escolha menos e faça mais

Muitas cidades européias tem uma infinidade de atrações e na empolgação da viagem ficamos com vontade de fazer tudo, ou conhecer todas as cidades possíveis dentro de um mesmo país.
Lembre-se que o investimento em uma viagem de um país europeu para o outro não é tão alto e que conhecer um destino mais a fundo é mais interessante do que passar somente 24 horas (e você vai dormir por pelo menos algumas destas horas) em um lugar. Escolha entre 1 e 2 atrações importantes que você quer ver em um dia e aproveite cada minuto  – vale a pena!

 

5. Alugue um meio de transporte

Muitos centros europeus são facilmente explorados a pé, mas sempre há uma atração ou lugar especial que fica um pouco mais distante. Neste caso recomendo o aluguel de um meio de transporte, seja bicicleta, lambreta, moto ou carro. Se você puder alugar algo, e tiver a habilitação válida para tal, você pode conhecer o destino da sua escolha de outro jeito sem ter de se preocupar com os horários dos passeios e podendo aproveitar coisas que você não veria de dentro de um ônibus turístico, por exemplo.

 

4. Economize com a alimentação

Se a acomodação que você escolheu oferece café da manhã incluso na estadia aproveite para fazer a refeição mais importante do dia antes de sair. Se você estiver bem alimentado poderá aproveitar mais as atividades durante o dia e terá fome só bem mais tarde quando você pode fazer pequenas viagens ao supermercado local. Os locais de qualquer destino cozinham com os ingredientes que estão a venda nos supermercados, então isto também acaba sendo uma experiência cultural. Explore os produtos diferentes, veja o que há de opções em sanduíches ou como você pode criar o seu. Normalmente os alimentos em supermercados são bem mais em conta que nos cafés e restaurantes, mas também não deixe de conhecer pelo menos um estabelecimento com a cozinha local porque esta experiência também é inesquecível!

 

3. Itens essenciais:

Alguns itens são essenciais para qualquer viagem pela Europa:

–       Um bom sapato confortável para usar o dia inteiro caminhando e que encare diferentes tipos de terreno.
–       Um casaco ou jaqueta impermeável com capuz (caso tenha chuva, garoa, vento ou neve no seu destino).
–       Tenha consigo algum dinheiro em espécie e um cartão internacional para emergências (crédito ou débito)
–       Passaporte válido (e vistos válidos, se necessário)
–       Passagens de avião/trem em mãos (SEMPRE confira as datas, os horários, terminais, plataformas e números dos aviões e trens para não perder a viagem ou parar no lugar errado).

 

2. Converse com locais

Educação e gentileza são qualidades apreciadas por todo o globo e tentar se comunicar com as pessoas através da língua delas é uma forma de aproximação sem agressividade. Este comportamento demonstra que você está interessado na cultura e nas pessoas do país e por isto elas se sentem mais à vontade e dispostas a ajudar. Sempre que tiver a oportunidade aprenda algumas expressões e frases na língua local como “sim”, “não”, “obrigado/a” e “por favor”. Saber também dizer coisas como “Me desculpe, não falo francês/alemão/italiano/espanhol/russo/etc. Você fala português/inglês/etc.?” podem render respostas educadas.
Aproveite também para pedir dicas de lugares para comer e conhecer dos próprios locais, você poderá se surpreender com um lugar super especial!

 

1. Aproveite

A sua viagem pela Europa tem de ser agradável e especial. Escolha um lugar de fácil acesso para ficar, leve poucas coisas para facilitar a sua locomoção e não esqueça os seus itens essenciais!
Pense com carinho quais são as atrações mais importes para você conhecer e descubra qual é o melhor modo de apreciá-las verificando os horários de funcionamento e absorva tudo que puder – cenário, história, guia, clima, comida, pessoas, etc. – com calma!
Escolha um modo de transporte que vai permitir você curtir o passeio de um jeito gostoso e se integre à cultura local, tanto na comida como nas recomendações e acima de tudo aproveite cada minuto da sua viagem!

Postado por: | Comments (6)

  1. Amei o post!!! E a nova sessão “top 10” é muito legal! Acho que umas das minhas maiores vontades chegando em Dublin é viajar pela Europa sempre que der! Que tal um top 10 sobre lugares que você já visitou?! Adoro o blog, beijão Tarsila!!!

    Comentário by Jéssica G — 07/04/2013 @ 5:37 pm

  2. Olá Jéssica!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho!
    Fico feliz que tenha gostado e aguarde que tem mais Top 10 vindo por aí! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/04/2013 @ 2:46 pm

  3. Parabéns pelo blog, desde que eu decidi ir para a Irlanda tenho estado aqui todos os dias… e tenho aprendido muitas coisas úteis! Por isso, muitísimo obrigada!

    Comentário by Jaqueline — 08/04/2013 @ 4:40 pm

  4. Olá Jaqueline,

    Muito obrigada pelo comentário e carinho! Fico muito feliz em poder ajudar e espero vê-la mais por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 24/06/2013 @ 2:51 pm

  5. Olá, adorei as dicas, mas me questionei sobre qual tipo de bolsa usar lá. Bolsa pequena, grande. Vou viajar agora em setembro para Praga, Amsterdam, Paris, Londres e Veneza, assim além dos voos vou andar de trem e tbm pelas ruas nos locais. Teria alguma dica de qual o melhor tipo de bolsa para usar no dia a dia pelas ruas?
    Obrigada.

    Comentário by Fernanda — 16/08/2013 @ 3:07 am

  6. Olá Fernanda!

    Quando eu viajo pela Europa eu tenho minha “malinha” de viagem e levo sempre uma bolsa pequena/média comigo. Não vale a pena levar bolsas grandes porque a última coisa que você quer é ficar carregando peso enquanto bate perna. As bolsas menores podem transportar o que você precisa e não ocupam espaço nas atracões turísticas (e caso você queira, você pode deixá-la mais próxima do corpo).

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/05/2014 @ 10:36 am

Sorry, the comment form is closed at this time.