29/04/2014

10 Padrões para acomodação em Host Family

Fazer intercâmbio na Irlanda é uma experiência inesquecível por diversos motivos, e mais ainda por causa das pessoas que conhecemos durante essa jornada transformadora.

host-family-casa-familia-acomodacao-irlanda-dublin

Independentemente do tipo de acomodação que você escolher (Saiba mais sobre diferentes tipos de acomodação neste artigo e vídeo aqui), você terá a oportunidade de fazer amigos de outras nacionalidades e ter contato com a cultura irlandesa através do olhar dos locais. É aí que entra a influência da acomodação em casa de família, ou host family.

A acomodação em casa de família tem como princípio mostrar como é o dia-a-dia local de uma família irlandesa, incluindo os hábitos, costumes e conversas que acontecem entre os habitantes desta casa, ou seja, a vida gira em torno do cotidiano delas. Como estudante em casa de família você é um convidado que está aberto para participar de tudo isso, como um membro da casa também.

Às vezes se escutam estórias de pessoas que tiveram experiências desagradáveis com a acomodação em casa de família e isto é realmente uma pena, pois conhecer a Irlanda através dos olhos dos próprios irlandeses é fascinante. Eles tem uma visão de dentro, de quem nasceu, cresceu e vive aqui. Eles sabem de tudo – do clima, dos lugares, das falas, da política, dos esportes… e podem se tornar uma ótima fonte de conhecimento. Compartilhar essa experiência é muito bacana, mas é claro que para que tudo dê certo também é importante que você se sinta confortável.

Existem padrões mínimos para que estas casas e famílias sejam escolhidas para receber um estrangeiro. O processo de seleção é aprovado pelo órgão Fáilte Ireland e são as próprias escolas que monitoram e inspecionam as famílias com regularidade para garantir a qualidade deste tipo de acomodação. Portanto se você tiver algum problema ou reclamação, não hesite em conversar com o responsável pelas acomodações na sua escola. Eles precisam saber o que está acontecendo.

Caso você tenha dúvidas sobre o quê uma casa de família ou host family deve oferecer, confira abaixo os 10 padrões mínimos que você pode (e deve) exigir:

1 – O estudante deve ser tratado com respeito e como membro da família durante a estadia na casa da família (isto também inclui algumas responsabilidades, afinal de contas, é como se fosse a sua casa também.)

2 – O estudante tem direito à uma cama confortável com roupas de cama adequadas e suficientes
(uma troca de roupa de cama por semana).

3 – Espaço adequado para guardar roupas.

4 – Acesso à uma máquina de lavar roupas ou que suas roupas sejam lavadas
(conforme a família faz normalmente).

5 – Uma mesa e cadeira no quarto para que o aluno possa estudar, ou então acesso livre para um espaço de estudos.

6 – Acesso livre à um banheiro com banheira ou chuveiro todos os dias.

7 – Casa com ventilação, aquecimento e iluminação adequados.

8 – A casa de família (host family) pode acomodar até 3 estudantes em um mesmo período, desde que pelo menos 1 não compartilhe a mesma língua materna.

9 – A família pode acomodar no máximo 2 estudantes por quarto.

10 – Alimentação estilo meia-pensão ou pensão completa.

Vale lembrar que do mesmo modo que você irá se integrar em um novo ambiente, você é um novo membro na casa e portanto é importante que você deixe claro quais são suas preferências, como requisitos alimentares, se você prefere conviver com crianças e/ou animais, qual é o seu uso de medicamentos, suas alergias, etc. Tudo isto é importante para que você e a família já tenham tudo certo e organizado antes mesmo de se conhecerem.

Espero que estas dicas e informações o ajudem a entender melhor como funcionam as host families na Irlanda.

 

Postado por: | Comentários desativados em 10 Padrões para acomodação em Host Family

No comments yet.

Sorry, the comment form is closed at this time.