01/03/2014

O que uma boa escola de inglês deve oferecer

A Irlanda é um destino bastante procurado para estudar inglês no exterior. Há diversas opções de cursos, com durações e preços diferentes que incluem desde o pacote básico até pacotes completos com acomodação, atividades extras e passeios turísticos inclusos.

dublincity

Para garantir a qualidade no padrão de ensino das escolas de inglês na Irlanda, o Departamento de Educação e Aptidões criou o ACELS – Accreditation and Co-ordination of English Language Services.

Desde 2011 o ACELS faz parte de um órgão maior chamado Quality and Qualifications Ireland (QQI) e ele é responsável por monitorar e regulamentar o setor de ensino de inglês como língua estrangeira na Irlanda.

Para obter um curso reconhecido pelo ACELS na Irlanda a escola em questão deve cumprir com todos os padrões de planejamento, construção, fornecimento de água, gestão de esgoto, além de segurança para oferece o melhor para os alunos. O ACELS também faz inspeções nas escolas na Irlanda e somente depois aprovar todos os requisitos exigidos que o reconhecimento do curso é emitido pelo Department of Education and Skills (Departamento de Educação e Aptidões).

Trocando em miúdos, existem algumas coisas que você pode (e deve) se atentar na sua escola, reconhecendo que é seu direito exigir algumas coisas. Seguem os 13 requisitos básicos exigidos para se obter a certificação ACELS:

 

1. Oferecer ambientes que são adequadamente ventilados e aquecidos e próprios para o aprendizado e recreação.

2. Ter cobertura de seguro para funcionários e para a escola; cumprir com todas as leis trabalhistas e com a legislação de saúde e segurança da Irlanda.

3. Aderir aos regulamentos e requisitos determinados pela imigração para estudantes no país.

4. Oferecer cursos coerentes dentro do padrão educacional e que tem o conteúdo alinhado aos seus objetivos.

5. Oferecer programas de estudo que determinem claramente a carga horária de estudo, que normalmente não deve ser menos que 15 horas por semana.

6. Alocar estudantes de forma adequada, de acordo com seu domínio da língua e idade e normalmente não deve haver mais que 15 alunos por sala.

7. Dispor de uma agenda de atividades supervisionadas dentro dos programas de ensino Junior.

8. Se apropriado, o curso deve demonstrar a cultura e estilo de vida irlandês.

9. Todos os professores tem de ter uma formação mínima de nível 7 e ter formação em um curso reconhecido de Inglês como Língua Estrangeira (EFL).

10. Cursos para treinamento e revisão de conteúdo para seus professores.

11. Ter um profissional com qualificações e experiência na área de gestão acadêmica para lidar com o currículo oferecido. Esta pessoa deve estar disponível para o acesso de estudantes e funcionários durante um dia normal de trabalho.

12. Toda informação contida no material promocional e de propaganda da escola deve ser claro, preciso e comprovável.

13. Caso o aluno tenha sido transferido de uma outra instituição, esta também deve ser reconhecida pelo Department of Education and Skills

 

Vale lembrar que se a escola não cumprir com estas exigências ou falhar na inspeção o ACELS pode retirar a certificação da escola e que também existem algumas escolas que oferecem certificações de órgãos ingleses que são aprovados pelo Department of Education and Skills, que não são o ACELS.

A lista de escolas de língua inglesa aprovadas pelo ACELS é revista anualmente e está disponível neste link: http://www.acels.ie/schools

 

Postado por: | Comments (2)

  1. Na verdade queria sua opinião. Sempre sonhei em passar uma temporada (06 meses) estudando inglês fora, tenho lido bastante sobre a Irlanda e acompanhado o seu blog, queria saber se você acha que é válido ir estudar inglês na Irlanda uma pessoa que não sabe inglês, ou se o fato de não saber falar o idioma inviabiliza completamente a viagem. Devido a necessidade de comunicação, imagino que a pessoa aprenda com maior rapidez.

    Comentário by Katia Leite — 22/05/2014 @ 1:10 pm

  2. Olá Kátia!

    Sua dúvida é muito comum e a resposta para ela está aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!
    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 23/05/2014 @ 11:00 am

Sorry, the comment form is closed at this time.