17/01/2013

Se virando em Dublin: Fiscal de ônibus

Eu já expliquei como fazemos para utilizar os ônibus da Irlanda aqui, como fazemos para obtermos o nosso troco de volta e como obter mais informações sobre ônibus aqui, mostrei o super útil Dublin Frequent Transport Map aqui, além de mostrar como fazemos para ir e voltar do aeroporto de Dublin de ônibus aqui.

Se considerarmos que os ônibus públicos de Dublin operam em ótimas condições temos de entender que há um custo para que as coisas funcionem. Recentemente houve um reajuste no valor dos bilhetes (como é de praxe todos os anos) e pagar a quantia certa pela sua jornada é muito importante, mas nem todos querem pagar o que devem.

Algumas pessoas acreditam que são espertas e decidem colocar menos dinheiro para o motorista/cobrador do que é necessário, ou então, elas dizem um valor que é mais baixo do que a jornada que vai de fato fazer. Eu acredito que é justo pagar por algo que opere bem e que esteja dentro das expectativas de funcionamento e não vejo por que não devemos pagar o valor da passagem. Compreendo que há sim pessoas que querem economizar, mas é algo que não compensa fazer, afinal de contas o país só melhora e funciona se contribuirmos também.

Do mesmo modo que no LUAS, existem fiscais nos ônibus de Dublin e apesar de não os vermos como tanta freqüência como no LUAS, mas eles existem sim já que vez ou outra alguém ‘escapa’ do motorista.

Os fiscais de ônibus operam verificando a validade do seu bilhete, portanto eles pedem para ver o seu bilhete (se for o papelzinho) e conferem se você está dentro da área coberta por ele e fazem um furinho nele.

Até aí tudo bem, uma vez que está escrito no bilhete o ponto de origem e até que ponto ele é valido, mas se ele estiver for da área válida… você leva uma multa salgada de €50.

Para estudantes que tem cartões pré-pagos também é necessário apresentar a sua carteirinha de estudante Student Travel Card (para saber mais clique aqui) e a novidade é que este ano o STC também funcionará como cartão carregável para pagar seu transporte.

Então, como o fiscal faz para verificar o uso dos cartões pré-pagos ou smart-cards?  Simples! Eles andam com um aparelho que mostra a última transação feita no cartão, assim comprovando a sua jornada. Basta encostar o cartão no aparelhinho e ele dá todas as informações necessárias.

Se você não tiver um bilhete válido (de qualquer tipo) e for abordado pelo fiscal você receberá sim a multa de €50 e se não pagá-la o governo pode processá-lo no tribunal, então realmente não vale a pena.

Espero que estas informações complementem todo o conhecimento que vocês já tem sobre os ônibus de Dublin e que vocês possam usufruir do transporte público em Dublin com tranquilidade!

Postado por: | Comments (48)

  1. Tarsila, adoro seu blog!! Faz algum tempo que estou planejando minha viagem de intercâmbio para Dublin e de todos os blogs que acompanho, o seu é o meu preferido e o mais completo. Mesmo quando surge alguma dúvida, geralmente já tem a resposta nos comentários. Pois diferente de muitos outros blogs, você sempre é muito atenciosa e responde a todos. Acho que quando eu chegar ai com certeza vai surgir muito mais dúvidas. Bom, parabéns pelo blog e sucesso!! bjs

    Comentário by Camila — 18/01/2013 @ 6:02 pm

  2. Olá Camila!

    Ah, que carinho gostoso! Obrigada! 🙂
    Desejo muito sucesso e continuo sempre respondendo os comentários, afinal de contas quero ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:49 pm

  3. Olá Tarsila, seu blog é muito bom ! Desde que comecei a planejar meu intercâmbio em 2012 o consulto, e agora que estou aqui em Dublin sempre que surge uma dúvida ou curiosidade recorro ao blog (essa semana ia pegar ônibus e não tinha moedas, lembrei na hora do blog! Fui comprar um chocolate pra trocar o dinheiro). Além disso, recomendo a aos amigos, irmã e namorado que pretendem vir pra cá em 2014. Muuuito obrigado pela informações disponibilizadas. Sucesso pra vc!! bjus

    Comentário by Fabiana — 20/01/2013 @ 1:39 pm

  4. Olá Fabiana!

    Muito obrigada pelo comentário!
    Fico muito feliz em saber que o Vida Na Irlanda a ajudou antes de chegar e agora aqui em Terras Celtas! 🙂
    Ah, você e uma querida! Muito obrigada pelas recomendações e muito sucesso para você também (e que amigos, irmã e namorado possam planejar a viagem deles por aqui também!)

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:05 pm

  5. Oi Tarsila, td bem? cheguei hj em
    Dublin e seu site me ajudou muito enquanto planejava a viagem, e me ajuda agora com as duvidas. Amanha vou pegar o LUAS pra ir pra escola, é só comprar o bilhete na maquina e pegar o trem ou tem que validar o bilhete em algum lugar? E quanto a água, pode consumir água da torneira ou é recomendado comprar água? Ja te agradeço e parabenizo pois seu blog é ótimo.

    Comentário by Amelia — 20/01/2013 @ 8:47 pm

  6. Olá Amelia!

    Seja bem-vinda (e com mais 2 meses e meio de Irlanda!). O LUAS é só comprar o bilhete e embarcar, sem validar. A água pode ser consumida da torneira sem problemas. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:11 pm

  7. OI Tarsila!!!
    Não achei o seu e mail então resolvi utilizar este espaço de comentários mesmo.
    Há algum modelo mais usado para Curiculum na Irlanda??
    Sei que no Reino Unido isso existe….e gostaria de saber se é assim também na Irlanda.
    Por favor, se existir este modelo me diga qual seria.
    Gosto muito do seu blog. E já virou fonte constante de consulta.
    Muito obrigada
    Andrea

    Comentário by Andrea — 21/01/2013 @ 3:09 am

  8. Olá Andrea!

    SIM! Veja estes artigos:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/07/se-virando-em-dublin-como-fazer-um-curriculo-cv.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/se-virando-em-dublin-como-fazer-uma-cover-letter.html

    Espero que ajude!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:12 pm

  9. Oi Tarsila, li certa vez em algum site, não lembro se aqui, que não é obrigado portar documentos na Irlanda. É isso mesmo? Se sim, como os guardas verificam a autenticidade das informações quando alguém é multado? Um abraço e obrigado pelo excelente serviço que você presta aos intercambistas!

    Comentário by Alvaro — 23/01/2013 @ 10:15 am

  10. Oi Alvaro querido!

    Aqui na Irlanda não existe uma identidade, assim é curioso mesmo que não exista porte de documentos. O que todo cidadão irlandês tem é o PPS e acredito que seja assim que se identifique alguém. No caso de estrangeiros é importante sempre ter consigo cópias de documentos de identificação, como a carteira de motorista ou página da foto do passaporte. Melhor estar previnido, não?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:52 pm

  11. Tarsila, tudo bom?

    Estava pensando a respeito da saúde pública em Dublin.
    Como vou ficar somente 1 mês e caso ocorra algum problema, há alguma discriminação no caso de eu ir ao hospital?

    Por ser estrangeiro, eles tratam de forma diferente os pacientes?

    Comentário by Jessica — 23/01/2013 @ 4:39 pm

  12. Olá Jessica!

    De forma alguma! Pode ficar tranquila que o fato de você ser estrangeira não vai mudar como o seu problema, caso você tenha um, seja tratado. É importante relevar que a Irlanda é um país católico com uma história religiosa muito forte, portanto eles podem perguntar qual é a sua religião quando estiverem te atendendo.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:56 pm

  13. Olá Tarsila, me ajude please!
    To pensando em ficar 2 semanas a mais do que está no meu passaporte,
    você sabe quais são as punições que irei recebe?
    Até na embaixada aqui não souberam me dizer e não sei onde procurar!

    Thanks

    Comentário by Harley Sobreiro de Lima — 23/01/2013 @ 7:29 pm

  14. Olá Harley,

    Você quer ficar duas semanas a mais depois do período do seu visto ou da validade do seu passaporte? Se for a validade do passaporte nem vão te dar o visto, se for a validade do visto eu recomendo que você vá até a GNIB e explique o motivo pelo qual você quer ficar: turismo? Eles podem abrir uma exceção, mas é esperado que você deixe o país dentro do período acordado no visto.

    Espero ter ajudado

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:58 pm

  15. Ola Tarsila,
    já decidi, eu e meu namorado vamos passar minhas férias do ano que vem aí, 2 semanas em março, ja procurei no site e nao achei, poderia me indicar hotéis ou hospedagem que sejam baratos, pois só quero para dormir mesmo, nestas duas semanas vamos explorar ao máximo esse país que nos encanta….
    Obrigada,

    Comentário by Luciana — 24/01/2013 @ 11:41 am

  16. Olá Luciana,

    No momento não sei indicar algo com precisão, mas como vocês querem algo em conta eu recomendo que busquem uma opção no site http://www.hostelworld.com

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:02 am

  17. Oi Tarsila!
    Já morei em Dublin e já voltei pro Brasil. Antes de ir, seu site me ajudou muito no planejamento e tbm na “adequação” e agora que já voltei, olho só pra matar as saudades… Sinto MUITA falta da Ilha da Esmeralda! Aos que ainda vão, uma dica: aproveitem bastante!
    Beijos

    Comentário by Amanda — 24/01/2013 @ 8:34 pm

  18. Oi Amanda!

    Que querida! Fico muito feliz em saber que o Vida Na Irlanda a ajudou e que mesmo depois da volta você vem matar as saudades por aqui, é um prazer! Obrigada por comentar e sinta-se a vontade!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:04 am

  19. OI Tarsi!!!
    QUias são as suas rádios preferidas em Dublin??? Tanto de música como de noticias.
    Vc sabe se algum canal de TV da Irlanda dá para ver aqui no Brasil On line???
    Bom fim de semana
    Andrea

    Comentário by Andrea — 25/01/2013 @ 5:24 pm

  20. Olá Andrea!

    Puxa vida, eu até que escuto algumas rádios pela manhã mas não vejo muita tv.
    Rádios:
    FM 104 – http://www.fm104.ie/Home
    98 FM – http://98fm.com/
    Phantom 105.2 – http://www.phantom.ie/
    Canais de TV
    RTE – http://www.rte.ie/
    TV3 – http://www.tv3.ie/
    TG4 – http://www.tg4.ie/

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:07 am

  21. ola tarsila gostei muito do seu bolg .. pq quero ir este ano para dublin fazer um curso de ingles e trb tambem .. ja morei 6 anos in london mais nao consegui ficar legal por la . pq e muito difici e burocratico .. entao fui deporta , de londres ja esto aki em sp 2 anos e quero vouta realmente para europa mais quero ficar legal e estudar ,tambme e tiver um amigo que indicaou dublin . dai agora estou decidido a ir por ums 3 a 6 messes pra ter uma ideia de viver e estudar in dublin .. so tenho um receio sobre , seu eu vou ser barrado na imigracao . e se eles tem como ver que eu ja morei in londres e fui deportado de la , ja ouvi fala que a imigracao da irlanda e conquitada com a de londres . pois ai que esta o medo , de ser mandado de vouta .. pq vou sair daki do brasil ja com escola paga e acomodacoes e todos documentos da escola .. e dinheiro cartoes etc so o enssencial , mais gostaria que algueim poder mi ajudar nestas informacoes ,, desde ja obrigado por sua atencao

    marcos sp

    Comentário by marcos — 25/01/2013 @ 7:36 pm

  22. Olá Marcos,

    Não sei lhe dizer como eles fazem a verificação de passaportes para ter certeza se eles verificarão sua deportação. A Irlanda e a Inglaterra tem acordo aéreo de trânsito mas não sei até que ponto isto se estende aos vistos e deportações. Eu recomendaria você conversar com as autoridades brasileiras para verificar quais são as restrições aplicadas ao seu caso.

    Espero ter ajudado

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:09 am

  23. Olá Tarsila, tudo bem?

    Tenho uma entrevista no dia 15 de fevereiro por uma vaga como voluntário durante um ano na Irlanda do Norte. Lá eles têm o mesmo fuso horário que na República da Irlanda? Minha entrevista será as 13:00, então, se fiz as contas corretamente seguindo seu post sobre fuso horário, aqui serão 11:00 horas da manhã. Estou certo?
    Li seu site inteiro em 3 dias e achei fantástico. Me fez amar mais um pouquinho este país com o qual eu sempre tive uma conexão muito forte.

    Grande beijo e muito obrigado!

    Comentário by Deryk Andrey Godoz — 27/01/2013 @ 2:45 am

  24. Olá Deryk,

    Obrigada pelo comentário.
    Sim, a Irlanda do Norte tem o mesmo fuso horário da República da Irlanda e também da Inglaterra. Veja mais sobre fuso horários aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/11/imigrando-fuso-horario.html
    Dependendo da época a diferença pode ser de 2h, 3h ou 4h. Em fevereiro ela é de 2h, portanto a sua conta está correta. 🙂

    Espero ter ajudado e desejo muita sorte na sua aventura!

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:16 am

  25. Oi Tarsila!
    Estou indo para Dublin agora em abril. Devo usar muito das suas dicas!
    Bjs.

    Comentário by Marília — 29/01/2013 @ 5:00 pm

  26. Olá Marília!

    Já chegou? Se não espero que faça uma ótima viagem e que use muito as dicas do Vida Na Irlanda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:40 am

  27. Tarsila, tenho uma dúvida.

    A Student Travel Card substitui a carteirinha da ISIC, correto? Mas, se eu tiver apenas a da ISIC, esta é válida em todos os lugares que a carteirinha Irlandesa é aceita? Tipo no ônibus tb?

    Obrigada e parabéns pelo site!

    Comentário by Priscilla — 30/01/2013 @ 2:15 pm

  28. Olá Priscila,

    Vamos lá: Uma carteirinha não substitui a outra, mas o STC tem uma cobertura muito ampla na Irlanda, portanto é uma opção mais interessante. Se você tiver somente a ISIC ela será aceita em alguns lugares, mas não em todos e ela NÃO é válida para a compra de bilhetes de transporte incluindo ônibus, DART e LUAS.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:45 am

  29. OI Tarsila!!
    Nao sei se vc saberia esta informação. Aqui no Brasil o avise previo é de 30 dias, vc sabe que quanto tempo é na Irlanda???
    Saudades dos seus posts
    Bom fim de semana
    Andrea

    Comentário by Andrea — 01/02/2013 @ 11:58 pm

  30. Olá Andrea,

    Depende do emprego e de quanto tempo você tem no trabalho. Algumas empresas exigem semanas, mas o padrão para funcionários de longa data é como no Brasil, 30 dias.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:03 pm

  31. ola tarsila, como faço para falar com voce por seu email ?estou com várias duvidas e gostaria muito saber como fazer por favor me responda vou esperar com ansiedade.

    Bom fim de Semana

    Patrícia.

    Comentário by Patrícia — 03/02/2013 @ 1:04 am

  32. Olá Patrícia,

    Infelizmente não passo mais o meu email porque recebo centenas diariamente, mas fico feliz em responder a sua dúvida aqui nos comentários do Vida Na Irlanda.

    Espero que compreenda.

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:22 pm

  33. Só gostaria de agradecer por todo esse empenho que você tem para nos mostrar a vida aí na Irlanda. Já pesquisei em algumas agências de intercâmbio e todas sempre tentam nos empurrar pacotes nos países mais caros como os Estados Unidos ou Canadá, lugares que não cabem no meu bolso. Se não fosse o seu blog, provavelmente, não incluiria a Irlanda como uma opção. Parece ser um país ótimo. Espero passar alguns meses aí no ano que vem e acho que não vou me arrepender.

    Muito obrigado!

    Comentário by Leonardo — 03/02/2013 @ 10:11 pm

  34. Olá Leonardo!

    Obrigada pelo comentário e carinho. É um prazer poder ajudar e não tenho a intenção de “vender” a Irlanda, o que mostro é o que me apaixona e o que gosto deste país que me recebeu de braços abertos. Entendo que você não tem a verba para outro destino, mas escolha o seu destino com carinho, aquele que oferece o que você está procurando e se for a Irlanda, melhor ainda!

    Beijos com trevos!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:25 pm

  35. Boa Tarde,

    Conheci o seu Blog hoje e estou realmente admirado com a riqueza de informação e simplicidade com que transmite as coisas. Eu sempre fui apaixonado pela Irlanda e estou fazendo Planos para conhecer e encontrei informações que sao muito importantes aqui. Gostaria de Agradecer e parabenizar pelo belo trabalho e falar que voce ganhou mais um Leitor.

    Abraços

    Leo Macae- Rj

    Comentário by Leonardo Eduardo Dutra — 04/02/2013 @ 4:59 pm

  36. Olá Leo!

    Muito obrigada pelo carinho. 🙂
    Fico muito feliz que tenha gostado do Vida Na Irlanda e espero vê-lo mais por aqui!

    Beijos com trevos

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:33 pm

  37. Ola estarei indo para Galway nesta quinta feira gostaria de alguma dica para alugar um imovel grato.

    Comentário by adriano trizi — 04/02/2013 @ 9:31 pm

  38. Olá Adriano,

    Infelizmente não sei diversas formas de alugar um imóvel em Galway, mas recomendo que você leia este artigo sobre como alugar uma casa: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html

    Espero que ajude!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:35 pm

  39. De quanto está a passagem de ônibus aí, Tarsila?
    =**

    Comentário by Alana — 07/02/2013 @ 3:03 am

  40. Olá Alana!

    Aqui o preço da passagem varia conforme a distância percorrida. No ônibus normal o mínimo atual é de €0.65 (somente no centro de Dublin) até €2.80 (Zonas suburbanas).
    Recomendo também que leia este artigo: http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-pegando-onibus.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 4:32 pm

  41. OI TArsi!!!
    Quando fiz a pergunta não tinha visto o seu post a respeito.
    Ajudou bastante com certeza.
    Beijos e obrigada!!!
    Andrea

    Comentário by Andrea — 12/04/2013 @ 2:14 am

  42. Olá Andrea,

    Sem problema algum! Fico feliz em poder ajudar! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 24/06/2013 @ 3:41 pm

  43. OI Tarsi!!!
    A 104 já ouço pra caramba!!! Gosto muito dela!!!
    Vou dar uma olhada nas outras agora.
    Quanto à TV dizem que é bastante ruinzinha na Irlanda, não é???
    Muito Obrigada
    Beijos
    Andrea

    Comentário by Andrea — 12/04/2013 @ 2:27 am

  44. Olá Andrea,

    Depende do que você assiste. Eu não vejo televisão, então nem tenho como julgar, mas como a programação é bem diferente da do Brasil as pessoas sentem falta do que “conhecido”. Conheço muitas pessoas que tem televisão mas que fazem questão de ter TV a cabo.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 24/06/2013 @ 3:44 pm

  45. obrigado tarsila pela informacao . sim irei ver pq aqui sim com as autoridades mais , ireie sim sem duvida sei que vc mora ai a um tempo e gostaria de saber qual umas escolas mais baratas ,mais com alguma qualidade de ensino claro . e algum bairro que eu poderia me istalar que nao sejao tao caros ,, eu trb na area de restaurante entao quero fica perto deles pra trb tambem …

    mais uma vez obrigado por, tudo ,

    marcos sp brasil

    Comentário by marcos — 12/04/2013 @ 2:53 am

  46. Olá Marcos!

    Disponha! Vamos lá:
    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Sobre a cidade, recomendo que leia estes artigos:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/se-virando-em-dublin-entendendo-o-layout-da-cidade.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 24/06/2013 @ 3:46 pm

  47. Tarsila..chego na próxima semana, dia 21/04. Estou muuuuito ansiosa, espero ter experiências incríveis por aí.
    Grande bjo!

    Comentário by Marília — 12/04/2013 @ 4:49 am

  48. Olá Marília!

    Seja bem-vinda à Irlanda! Espero que seus dois primeiros meses de Irlanda tenham sido maravilhosos e que você esteja alcançando tudo que veio buscar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 24/06/2013 @ 3:47 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.