16/01/2013

Estudar na Irlanda: SEDA

Hoje vocês conferem a entrevista que fiz com uma moça muito determinada que superou os desafios da língua na Irlanda e que estuda na SEDA – Skills & Enterprise Development Academy.

Lhes apresento…A AMELIA!

A Amelia é do Paraná e morava em São Paulo há 13 anos trabalhando na área financeira com análise de crédito. Ela sempre viu a necessidade de estudar inglês já que é um aspecto profissional essencial, mas além do inglês ela buscava obter destaque e crescimento profissional no exterior sempre tendo em vista o mercado brasileiro, inclusive a futura Copa no Brasil. Foi então que ela decidiu fazer as malas com o marido e embarcar para a Irlanda para viver uma aventura durante um ano O que ela está achando da experiência? É só continuar lendo…

Qual é o seu nome e idade?
Amelia Santos, 28 anos.

Qual o seu curso e escola?
Amelia – Curso de General English na SEDA – Skills & Enterprise Development Academy. Agora estou no nível pré-intermediário mas quando cheguei na Irlanda tinha um inglês muito básico e estava no nível Elementary.

Há quanto tempo você está na Irlanda e estuda na SEDA?
Amelia – Estou na Irlanda há 11 meses e estudo na SEDA há 11 meses também.

Por que você escolheu a Irlanda?
Amelia – Na verdade sempre tivemos vontade de fazer o intercâmbio e a princípio tínhamos pensado nos Estados Unidos porque estivemos por lá passeando por Miami, Washington, Orlando, Nova York e nos apaixonamos, mas sabemos que há dificuldade em obter visto de estudo por lá então buscamos outra opção. Pesquisamos bastante na internet por escolas na Europa e surgiu a Irlanda. Escolhemos a Irlanda tanto pela facilidade de entrada como por estar na Europa, perto de outros países.

Você optou por fazer seu pacote de estudos por conta própria? Por quê?
Amelia – Meu marido e eu decidimos fazer o intercâmbio conta própria mesmo sabendo que contratar uma agência traria mais tranqüilidade, mas no nosso caso fizemos as contas e vimos que seria mais caro. Por isto decidimos fechar o pacote de estudo direto com a escola.

Valeu a pena fazer tudo sem o apoio de uma agência?
Amelia – Sim. Nós não tivemos muitas dificuldades e no que tivemos a escola deu bastante suporte. Nós economizamos um dinheiro porque fizemos direto com a escola então valeu a pena.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e na SEDA?
Amelia – Meu objetivo é primeiramente aprender inglês, depois conviver com uma nova cultura. Eu quero me preparar para praticar o inglês no dia a dia, pois pretendo trabalhar usando o idioma no Brasil na minha área.

Que tipo de acomodação você escolheu? Como foi esta experiência?

Amelia – Nós optamos por ficar 1 semana em hostel (albergue) e foi uma experiência boa. Olhando para trás acho que duas semanas teria sido melhor e mais tranqüilo para encontrar um lugar para morar, mas tudo deu certo. No hostel fizemos amizades com pessoas de outros países e nos tornamos amigos até mesmo de um casal de brasileiros com quem dividimos nosso apartamento hoje.

Por que você escolheu a SEDA como sua escola?
Amelia – Quando decidimos que não íamos contratar o serviço de uma agência ficamos muito na dúvida sobre qual escola escolher, até porque não conhecíamos nada. Estávamos com medo se a escola era boa, se ela existia, como era a qualidade.

Escolhemos a SEDA pelas informações que encontramos na internet, inclusive lemos a entrevista no Vida Na Irlanda. Tudo isso contribuiu além da segurança que sentimos através do atendimento que tivemos, pois dizemos todo o contato com a escola em português com um funcionário brasileiro que faz isso.

Qual é a sua opinião sobre seu curso?
Amelia – Eu gosto do curso acho ele muito bom. As aulas são dinâmicas, os professores atenciosos e realmente se preocupam com o aprendizado, sempre esclarecem, repetem o que é preciso. As aulas são divididas em duas partes com dois professores diferentes, a primeira é gramática e a segunda e voltada para conversação. Nós usamos um livro para acompanhar a aula e os professores suplementam as atividades com xerox.

O que você acha da infra-estrutura da SEDA?
Amelia – O prédio da SEDA não é um dos mais atraentes de Dublin, mas é bem dividido e organizado. Pessoalmente acho que eles precisam de um prédio mais amplo e maior, mas já sei que eles tem planos de mudar de prédio e ter uma localização mais central. Hoje em dia eu acho a localização boa porque moro perto da escola, então é de fácil acesso, mas por enquanto é um pouco afastada do centro.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?
Amelia – As aulas são de segunda a quinta-feira nos horários de manhã ou de tarde. De manhã das 9h às 13h ou a tarde das 14h às 18h com um intervalo de 15 minutos. Como eu trabalho de manhã escolhi estudar a tarde e acho um horário bom porque, como são 4 horas tenho mais tempo para estudar.

Quais são as nacionalidades dos professores na SEDA?
Amelia – Sei que há um professor canadense, uma professora brasileira mas a maioria dos professores é irlandês.

Quantos alunos tem na sua sala/curso? Quais são as nacionalidades dos alunos?
Amelia – Minha sala tem aproximadamente 17 alunos e a maioria é do Brasil, somos em 8. Há alunos da Venezuela, da França, Arábia Saudita e Malásia. Neste nível também tem bastante alunos da Venezuela.

Há muitos brasileiros na SEDA?
Amelia –  Sim. Quando cheguei na Irlanda, há 10 meses havia mais brasileiros, hoje é uma mistura de brasileiros e venezuelanos. Como falei também tem alunos da Malásia, França, Arábia Saudita, Itália e Espanha.

O que você acha que a SEDA oferece de diferencial?
Amelia – Gosto muito do atendimento e acho que o diferencial é a certificação ACELS que ele obtiveram em 2012,  é uma segurança maior.

O que você mais gosta e menos gosta na SEDA?
Amelia – O que mais gosto é do suporte oferecido pelos funcionários. Quando fui tirar o número de PPS e abrir a conta do banco fui acompanhada por um funcionário da escola. Como meu inglês não era tão bom quando cheguei, isso foi muito importante.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?
Amelia – Gostaria que criassem um website com exercícios para os alunos, porque daí poderíamos praticar nossa pronuncia, escuta, vocabulário, etc.

Você gosta de estudar na SEDA?
Amelia – Gosto bastante.

Como você vê a evolução do seu inglês na Irlanda?
Amelia – Meu inglês ainda não está bom, mas esta muito melhor do que quando cheguei porque eu não conseguia me comunicar nem entender o que as pessoas falavam. Hoje consigo me expressar e como falo com pessoas da Venezuela, da China e também com a minha supervisora, que é irlandesa, já consigo entender. Consigo ouvir músicas e entender a letra, também consigo acompanhar filmes com legenda em inglês, aliás, depois que vim para a Irlanda só vejo filmes em inglês.

Ainda tenho muito para aprender mas acho que foi muito bom vir para a Irlanda para estudar, independente do nível que eu estava. Eu estudei um ano de inglês no Brasil e não desenvolvi como desenvolvi aqui.  Foi difícil com certeza, se você tem um nível de inglês bom as coisas são mais fáceis, mas a experiência vale a pena.

Você acha que existe diferença entre estudo aqui e no Brasil?
Amelia – Estudei na Cultura Inglesa por 1 ano em São Paulo e acho que tem bastante diferença. Aqui conseguimos levar para a sala de aula o que vemos no dia-a-dia e também conseguimos praticar na rua o que aprendemos na aula e no Brasil não é assim.

O que você acha do contato com outros brasileiros na Irlanda?
Amelia – Vejo o contato com brasileiros pelo lado positivo. Acho que é bom porque os brasileiros sempre se ajudam, mas falar ou não inglês vai de cada um. Mesmo morando com brasileiros nós tentamos falar inglês. Lógico que é muito mais cômodo falar português mas se você tiver força de vontade você pode falar inglês sim, até fizemos isso por 1 mês em casa.

Na sua opinião pessoal quanto um estudante gasta por mês na Irlanda?
Amelia – Com gasto fixo eu e meu marido gastamos por volta de €800 por mês, que dá uns €400 por pessoa. Isto inclui aluguel, comida, luz, internet, celular, mas sem saídas nem viagens.

Você teve algum problema ou sentiu preconceito aqui na Irlanda?
Amelia – Não, não senti nenhum tipo de preconceito, pelo contrário, sempre fui bem tratada.

Muitas pessoas tem medo de não conseguir trabalho. Como está sendo experiência para você?
Amelia – Eu tenho um trabalho fixo como cleaner (limpeza). Quando chegamos na Irlanda sabíamos que seria complicado conseguir algo porque meu inglês não era tão bom, então me foquei nos estudo nos três primeiros meses aqui.

Meu primeiro trabalho foi vendendo jornal na rua e fiz isto por 1 mês, depois consegui o trabalho como cleaner. Eu fiz um cadastro no site do Aupairinireland e consegui esta oportunidade lá. Estou neste emprego até hoje, mas como tinha mandando alguns currículos também trabalhei como cleaner por dois meses na UCD (University College Dublin) e minha supervisora de lá me chamou para trabalhar no Dental Hospital e também no Parlamento. Hoje trabalho como cleaner nestes três lugares.

Não achei que foi tão difícil achar emprego, mesmo com um inglês não tão bom. Eu consegui meu primeiro emprego, no jornal Herald, bem rápido, logo na primeira semana de busca e aconselho pessoas a não terem medo porque depois que você consegue um trabalho surgem mais oportunidades, claro que depende do trabalho. 

Você gostaria de dar uma dica ou conselho para quem está vindo para a Irlanda?
Amelia – gostaria de dizer para quem gostaria de vir e ainda não se decidiu, recomendo que venha sim. É uma experiência que você leva para consigo, o  crescimento pessoal é muito grande, é algo para se lembrar para sempre. Se você tiver o inglês um pouco melhor facilita bastante, mas mesmo sem, você vai aprendendo e vai conseguir se desenvolver.

Quando seu visto acabar, o que você pretende fazer?
Amelia – Pretendo renovar meu visto por pelo menos mais 1 ano porque ainda preciso melhorar meu inglês.  Pessoalmente acho que 1 ano não é ainda o suficiente. Há muita adaptação no começo então preciso de mais tempo para me focar mais na língua!

Obrigada Amelia por compartilhar conosco a sua experiência! Desejo muito sucesso e que seu inglês fique melhor a cada dia!

SEDA Academy
68-72 Capel Street
Dublin 1
www.sedacollege.com

Postado por: | Comments (56)

  1. Tarsila leu meus pensamentos! estava pensamento: “podia ter uma entrevista recente na SEDA”. e PLIN!
    kkkkkkkkkkkkkkk muito obrigada Tarsila!

    Comentário by Sissy Venceslau — 17/01/2013 @ 1:39 am

  2. Olá Sissy!

    Fico feliz em ter lido seus pensamentos! 😉
    De verdade, fico feliz em poder contribuir!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:32 pm

  3. Gostaria de mais posts sobre o interior da Irlanda,já que algumas pessoas procuram pelo interior do país,não apenas a capital ou cidades mais importantes por diversos motivos,por isso gostaria de pedir mais informações sobre o interior,já que na internet é um pouco complicado achar algo sobre isso!!Adoro seu blog, e muito obrigada!!

    Comentário by Lara Abreu — 17/01/2013 @ 3:47 am

  4. Olá Lara!

    O que você gostaria de saber sobre o interior da Irlanda? Há tantos lugares para se conhecer e explorar! 🙂
    Sempre que posso faço pequenas viagens para outros lugares e assim posso contar um pouco mais sobre como é a vida fora da capital.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:33 pm

  5. Olá!!!

    Conhecemos a Amelia, gente bonissima.

    Estamos sempre vendo as noticias do seu site e podemos dizer que ajudou muito a nossa escolha…

    Iremos para Dublin em abril de 2014 e gostaríamos de uma ajudinha para divulgar nosso que e humilde blog…

    Muito obrigada pelo esclarecimentos que vem dando a todos

    segue nosso blog noistwopelomundo.blogspot.com.br

    Abraços….

    Comentário by Diego & Pâmela — 17/01/2013 @ 9:49 am

  6. Olá Diego e Pâmela!

    Que bacana! Fico muito feliz em ter ajudado e o blog de vocês já está no blogroll, mas peço que o mantenham atualizado se puder. 🙂

    Obrigada!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:36 pm

  7. Gente, só para esclarecer, a SEDA já mudou para um prédio muito maior e no centro da cidade. Quem quiser conferir as fotos só acessar: http://sedacollege.com/en/media-galery/photos?id=489198924456877&jfpage=2

    Comentário by Tarini — 17/01/2013 @ 10:12 am

  8. Olá Tarini!

    Obrigada pela informação e por compartilhar a nova localização da escola!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:36 pm

  9. Amelinha,

    Parabéns, muito sucesso!!! Beijos

    Comentário by Alan Cavalcanti — 18/01/2013 @ 12:44 am

  10. Olá Alan!

    Obrigada pelo comentário e sucesso para a Amelia!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:45 pm

  11. Olá! Como vai? Meu nome é Rafael tenho 22 anos e moro no Japão a 9 anos. Quero estudar inglês e a Irlanda me parece ser uma opção muito boa. Gostaria de saber as vantagens que um brasileiro que já mora no exterior teria para arrumar trabalho por ai.

    Muito bacana teu blog!
    abraços

    Comentário by Rafael Sato — 18/01/2013 @ 3:50 pm

  12. Olá Rafael!

    Puxa vida que pergunta complexa! Há tanto a ser dito sobre o assunto!
    Recomendo que leia:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:48 pm

  13. Olá Tarsila!

    Tudo bem?

    Gostaria de ver algum depoimento sobre a ATC Dublin.

    Obrigado!!!

    Comentário by Bruno Ortega — 18/01/2013 @ 9:05 pm

  14. Olá Bruno!

    Ainda não tive a oportunidade de entrevistar alguém da ATC Dublin, mas assim que puder faço uma entrevista sim!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:53 pm

  15. Olá Tarsila.

    Teria como disponibilizar alguma entrevista recente com o pessoal que ta fazendo a ECM College?
    As entrevistas que encontro são um pouco antigas, gostaria de saber como está atualmente, pois vou em dezembro de 2013 para Dublin, e provavelmente fecharei com a ECM.

    Abraços!
    Ótimo blog!

    Comentário by Rafael Vianna — 20/01/2013 @ 7:31 pm

  16. Olá Rafael!

    Vou buscar entrevistas mais atuais com alunos da ECM sim. Obrigada pela sugestão!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:09 pm

  17. Ainn, que saudadinha de comentar por aqui!!
    Eu sou suspeita pra falar da SEDA, afinal estudei lá, amei a escola, os funcionários, tudo!
    Como todas as escolas, tem seus pontos fracos, mas se nota que eles estão sempre tentando melhorar.
    Fora que o novo prédio ficou lindo!!

    Comentário by Carina — 22/01/2013 @ 12:12 pm

  18. Oi Carinha querida!

    Que bacana que você curtiu a experiência lá! Obrigada pelo comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:29 pm

  19. sou professora de ingles e me aposentei ha pouco tempo. gostaria de saber sobre os cursos na irlanda para pessoas da 3a.idade, seria possível?

    Comentário by sonia — 22/01/2013 @ 2:31 pm

  20. Olá Sonia!

    Até onde sei não há cursos específicos para estudantes internacionais de terceira idade, mas muitas pessoas mais maduras decidem embarcar em um intercâmbio para ter outras experiências. Recomendo que você converse com diferentes agências de intercâmbio para analisar suas opções e como elas podem se aliar aos seus objetivos.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:42 pm

  21. Oi Tarsila, estava procurando um e-mail para te escrever… tenho uma dúvida. Vou passar 15 dias na Irlanda para fazer um curso rápido. Estou morando em Madrid. Preciso de alguma documentaçao fora meus documentos, carta da escola e host-family , etc? Obrigada!

    Comentário by Lisbela — 23/01/2013 @ 11:25 am

  22. Olá Lisbela!

    Vamos lá: No seu caso somente a documentação é necessária e venha tranquila! 🙂

    Espero que curta muito!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:53 pm

  23. Lisbela, nós brasileiros não precisamos de visto para entrar e nem ficar na Irlanda se o tempo de estada for de até 90 dias. O oficial de imigração na hora é que decide se você pode entrar ou não e por quanto tempo poderá ficar, até 90 dias.

    Comentário by Douglas — 23/01/2013 @ 3:27 pm

  24. Olá Douglas!

    Obrigada pela contribuição! 🙂

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:54 pm

  25. Boa tarde!
    Estou fazendo pesquisa de orçamentos para meu intercâmbio na Irlanda. Hoje recebi um ótimo para estudar na escola Irish Business School Dublin e gostaria de saber mais a respeito. Alguém conhece ou já estudou lá?

    Obrigada!

    Comentário by Natália — 24/01/2013 @ 7:15 pm

  26. Olá Natália!

    Você é a terceira pessoa que me pergunta sobre esta escola. Eu ainda não tenho conhecimento sobre ela, mas vou investigar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:03 am

  27. MEU FILHO ESTA INDO PARA IRLANDA, GOSTARIA DE SABER SE É FACIL ACHAR ACOMODAÇAO PARA ELE , TEM 19 AN0S , E PRETENDE PERMANECER AI POR UM ANO…PODE ME AJUDAR;;;;

    Comentário by LUIS ANTONIO BUSCARIOLI — 25/01/2013 @ 7:49 pm

  28. Olá Luis Antonio,

    Depende do que ele está procurando, mas normalmente é um processo bem tranquilo. As escolas também oferecem murais e auxílio durante esta busca.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:11 am

  29. Oi, gente!
    Será que vocês poderiam publicar as impressões de um aluno da Malvern House em Dublin?

    Obrigada e parabéns pelo site! 🙂

    Comentário by Bruna — 03/02/2013 @ 2:02 pm

  30. Olá Bruna,

    Tudo bem? Espero que sim!
    Eu vou fazer uma entrevista com um aluno da Malvern House em breve, aguarde!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:22 pm

  31. Gostei muito da matéria!
    Agora gostaria de saber se um curso de inglês de férias de 4 semanas na Irlanda vale a pena? Um curso desse de 15h semanais equivale a um curso “Básico” ou um “Médio”? Obrigado 🙂

    Comentário by Anderson Basílio — 05/02/2013 @ 2:55 am

  32. Olá Anderson,

    Os cursos de férias cobrem todos os níveis, somente a duração que é menor. O que vale a pena é a sua dedicação para aprender e a experiência de estar em outro país 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:39 pm

  33. Olá Tarsila, tudo bem?

    Achei super interessante o seu site e li sobre algumas entrevista sobre estudar na Irlanda, porém a agência de intercâmbio que fui hoje indicou a Atlantic Language School, se souber ou tiver alguma informação sobre essa escola eu agradeceria.

    Comentário by Ariane Shimabukuro — 06/02/2013 @ 7:04 pm

  34. Olá Ariane,

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Obrigada pelo carinho. Eu ainda não tenho uma entrevista com um aluno da Atlantic Language School, mas vou buscar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 4:13 pm

  35. Bom dia Tarsilla..

    Irei embarcar nessa aventura dia 01 de abril..

    gostaria de uma entrevista da Liffey college, a escola que vou estudar…

    Grande abraço, seu blog é show..

    Comentário by willian — 07/02/2013 @ 10:36 am

  36. Olá Willian,

    Ainda não tenho uma entrevista com um aluno de lá, mas que tal a gente combinar de se encontrar e fazer uma? 🙂

    Beijos com trevos!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 4:35 pm

  37. Olá, tudo bom!!
    Estou amando esse blog.
    Essa entrevista com a Amélia foi feita quando? Em que ano ela está morando em Dublin? só para ter uma noção do valor que ela gasta por mês para se manter.

    muito obrigada!

    bj Mari

    Comentário by Mariana — 07/02/2013 @ 6:30 pm

  38. Olá Mariana!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Obrigada pelo carinho.
    A entrevista com a Amélia foi feita em Janeiro de 2013. Sobre a sua pergunta de valores a resposta está no próprio artigo acima:
    Na sua opinião pessoal quanto um estudante gasta por mês na Irlanda?
    Amelia – Com gasto fixo eu e meu marido gastamos por volta de €800 por mês, que dá uns €400 por pessoa. Isto inclui aluguel, comida, luz, internet, celular, mas sem saídas nem viagens.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 4:45 pm

  39. Tarcila, boa noite.

    Seu blog é para mim o melhor que existe sobre o tema “intercâmbio na Irlanda”. De verdade, é o mais completo, o mais “fácil”… é muito bom. Parabéns!

    Tenho uma curiosidade: você sabe me informar como funciona a “contabilidade” na Irlanda… tipo, existem escritórios contábeis como há aqui no Brasil?… Há muitas faculdades que oferecem cursos de Ciências Contábeis ai?

    Desculpe-me pela minha ignorância.

    Abraços.

    Comentário by Paulo — 13/02/2013 @ 12:53 am

  40. Olá Paulo!

    Obrigada pelo comentário e carinho. Fico muito feliz em poder ajudar.

    Vamos lá: Sim, mas até onde sei a coisa funciona de forma diferente. Me perdõe mas eu não entendo nada de contabilidade, mas das pessoas que conheço que são da área, mas de outros países, disseram que aqui é diferente (conheço uma pessoa da África do Sul e outra das Ilhas Maurício). Há sim cursos na área em diversas escolas e universidades, desde os cursos mais básicos até mestrado. Algumas instituições inclusive oferecem todo o spectrum de cursos, do mais básico ao mais avançado, permitindo a progressão do aluno.

    Algumas instituições que oferecem cursos nesta área incluem:
    Accounting Technicians Ireland http://www.accountingtechniciansireland.ie/
    Dublin Business School (DBS) http://www.dbs.ie/courses/accounting-and-finance
    IBAT College http://www.ibat.ie/acca.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 1:48 pm

  41. Olá Tarsila! Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog ^^, e gostaria de pedir que se fosse possível voce fizesse uma entrevista atual com alguém que está estudando na emerald cultural institute. Estou com o pacote fechado para maio desse ano e gostaria de saber opinião dos alunos que lá estudam! Obrigado desde já!

    Comentário by Catarina Guedes — 15/02/2013 @ 4:34 pm

  42. Olá Catarina,

    Obrigada pelo carinho e comentário!
    Recebo diariamente centenas de pedidos de entrevistas e faço todas assim que posso. Se tiver um contato com um aluno da Emerald farei sim. Você já viu as entrevistas que tenho? Confira:

    http://www.vidanairlanda.com/2011/09/estudar-na-irlanda-emerald-cultural-institute-2.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/estudar-na-irlanda-emerald-cultural-institute.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 3:02 pm

  43. Hi tarsila….
    que experiencia heim!!!
    tai me deu a coragem que eu precisava
    como faço pra ir pra irlanda contratando so os serviços da ecola ?

    Comentário by ruan — 16/02/2013 @ 4:11 am

  44. Olá Ruan!

    Infelizmente eu não posso orientá-lo.
    Se você deseja entrar em contato com a escola há o endereço e o website dela no final do artigo.

    Espero ter ajudado.

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 3:15 pm

  45. Eu gostei muito dessa entrevista pq tenho a mesma ideia que vc: ir por conta. Fiz uma cotação numa empresa de intercâmbio e vi que sairia mais caro do que negociar diretamente com escola. Contudo, sou marinheira de primeira viagem nisso… Como faz para negociar direto com eles? Como vc fez??? Plz, help me here…
    PS: Tarsilla, vc sempre arraza com esse blog. Desde que o conheci, nunca mais deixei de acessá-lo… Congrats!!!!

    Comentário by Sayuri — 17/02/2013 @ 6:05 pm

  46. Olá Sayuri!

    Muito obrigada pelo comentário. 🙂 É sempre um prazer.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 3:26 pm

  47. Olá amigos do vidanairlanda. Eu estou indo para Dublin no fim deste ano e gostaria muito de saber referências da escola IBSD. Eles estão com um preço super em conta, mas eu não estou encontrando referências. Se alguém as tiver eu agradeço.

    Comentário by Ricardo — 25/02/2013 @ 12:57 pm

  48. Olá Ricardo!

    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de entrevistar um aluno da Irish Business School Dublin – IBSD, mas ficarei atenta e assim que puder faço uma entrevista sim. Desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/05/2013 @ 6:45 am

  49. Olá, A Ameia. Meu nome é Giselle tenho 29 anos e estou querendo ir pra DUblin. Moro no interior de São Paulo e nunca estudei inglês, a não ser na escola rs… Estou com muita vontade de ir, pórem estou achando muito caro os preços das agências daqui. Vou sozinha e sem falar nada de inglês, tem como vc me dizer como eu dou caminhamento sem agencia? Não gostaria de ficar sozinha em alberg ou hotel. Acho que ficando com pessoas do meu país será mais fácil. Tem comunidades no facee de Brasileiros que estão querendo alguém pra dividir ap pelo centro e perto de uma escola para que eu possa estudar inglês,? Muito obrigada e boa sorte pra você e seu marido. Att Giselle

    Comentário by Giselle — 08/03/2013 @ 4:36 am

  50. Olá Giselle,

    Muito obrigada pelo comentário. Fico feliz em poder ajudar.
    Fazer um intercâmbio por conta própria implica em lidar com todas as adversidades sem um apoio de uma agência. Algumas pessoas lidam com isso tranquilamente, outras nem tanto e dependendo da escola até pode ficar mais em conta, mas analise tudo que está no pacote, tanto oferecido pela agência como pela escola para ver se realmente há diferença. Eu já adianto que todos os valores dos cursos, acomodação, seguro-saúde daqui devem ser equivalentes aos oferecidos pelas agências de intercâmbio, para não haver concorrência entre escola e agência. O pagamento feito diretamente com a escola na Irlanda deve ser feito a vista, enquanto muitas agências no Brasil parcelam o pagamento, portanto vale a pena analisar suas opções.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:53 am

  51. Tarsila,
    Vc pode me informar sobre o Colegge Liffey ( intercambio de 4 semanas)
    Obrigada . Seu site é otimo.
    Simone

    Comentário by Simone — 11/03/2013 @ 10:11 pm

  52. Olá Simone,

    Obrigada pelo comentário. Infelizmente ainda não tenho uma entrevista com um aluno da Liffey College, mas estou buscando. Assim que puder fazê-la vou colocá-la entrevista no ar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 8:14 pm

  53. Olá,

    Adorei o blog, e também irei para Irlanda no começo de 2014,sem agência e sozinha. Gostaria de conhecer pessoas para dividir o aluguel.

    Comentário by Kelly Gonçalves — 15/03/2013 @ 8:33 pm

  54. Olá Kelly

    Obrigada pelo comentário e espero que tenha conseguido encontrar contatos!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/05/2013 @ 6:41 am

  55. Muito obrigada tarsila, seu site tem sido realmente muito util, mas acabei mudando de ideia e estou indo pra kaplan! Obrigado pela atenção! beijos.

    Comentário by Catarina — 16/04/2013 @ 11:32 pm

  56. Olá Catarina!

    Muito obrigada pelo carinho! Fico feliz em poder ajudar e espero que aproveite a experiência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 2:21 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.