17/11/2010

Estudar na Irlanda: Emerald Cultural Institute

Este semana consegui uma entrevista com um rapaz muito simpático que estuda na Emerald Cultural Institute.

Por favor saibam que meus posts não servem para divulgar ou promover nenhum lugar, mas somente para informar as pessoas. Os entrevistados não são meus amigos para que não haja nenhum tipo de influência e as opiniões contidas aqui são exclusivamente do entrevistado.

Sem mais enrolações, lhes apresento o…ANDRÉ

O André é orginalmente de Carmo da Cachoeira – MG e veio para a Irlanda para melhorar o inglês. Há dois anos que ele vem se preparando para fazer um intercâmbio. Ele buscou criar um intervalo no trabalho e encaixou a viagem, originalmente de 6 meses, no meio de três projetos. A viagem será mais curta, pois novas oportunidades surgiram no Brasil e apesar do retorno antecipado ele acha que morar no exterior é uma aprendizado para a vida toda.
O que ele está achando daqui? Confira abaixo….

Qual é o seu nome e idade?

André Reis Villela Brettas Moreira, 30 anos.

Qual o seu curso e escola?

André – Comprei um curso de Intensive English, mais extenso, de 6 meses, mas surgiram novas oportunidades no Brasil que vão encurtar minha viagem. Conversei com a escola e porque irei estudar por menos tempo, troquei meu curso pelo de Business.

Há quanto tempo você está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na Emerald Cultural Institute?

André – Estou na Irlanda há 1 mês. Cheguei em uma sexta-feira e minhas aulas começaram na segunda seguinte.

Por que você escolheu a Irlanda?

André – Escolhi a Irlanda por sugestão da agência e também pesquisei bastante sobre o país.

Você escolheu qual agência de intercâmbio?

André – Procurei informações na internet, fiz cotações da Central do Intercâmbio e com a Nascente Turismo. Escolhi a Nascente Turismo de Belo Horizonte porque era mais conveniente para mim.

Por que você escolheu a Emerald Cultural Institute como sua escola?

André – Me ofereceram escolas mais baratas, mas escolhi a Emerald por questões pessoais. Me disseram que era uma escola com a área de Business muito boa e isso foi um dos maiores atrativos. Pelo que eu percebo muitas escolas não dão atenção aos alunos e até cobram por alguns serviços e na Emerald o atendimento é muito bom.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e na Emerald Cultural Institute?

André – Principalmente desenvolver o inglês e ter o aprendizado de vida. É frustrante ficar limitado somente ao conteúdo em português quando se sabe que a quantidade de informações que existem no mundo em inglês é enorme. É um investimento. Vim basicamente para aprender e estudar o inglês e a cultura, que vou levar para a vida toda.

Que tipo de acomodação você escolheu? Como foi a experiência?

André – Escolhi ficar 4 semanas em host family. Acho que é uma experiência interessante para as pessoas que não tem referências de lugares para ficar. É importante ver o que cada um quer. No geral foi uma experiência muito bacana e nunca faltou respeito, mas não construi laços. É uma relação de amizade com um lado comercial.

Eu já ouvi casos piores e melhores. Pessoas que tinham de tomar banho de 5 minutos contados e outras que se sentiam praticamente em casa. Eu estou no meio, não tenho nada de mal para falar e faria de novo.

Depois da casa de família fui morar com algumas pessoas da minha escola e com pessoas que conheci no avião. Nos juntamos e alugamos um apartamento no centro de Dublin.

Qual sua opinião sobre seu curso?

André – Meu curso é muito bom e eu recomendo. Os professores são muito bem preparados e além do conteúdo normal discutimos tópicos interessantes, como ética. Além disso eles também falam sobre as sutilezas da língua. Eu não sei bem como explicar, mas por exemplo, eu vi os tempos verbais desde meus 10 anos de idade, mas somente aqui souberam me explicar em qual momento certo eu uso cada tempo verbal. É o clique que faltava.

Os professores são altamente pontuais e isto é levado à risca. Nós seguimos um livro mas eu também tenho minha própria iniciativa e escrevo textos todas as semanas, pois estou aqui para aprender e tenho de aproveitar esta oportunidade. As turmas, apesar de terem pessoas indo e vindo, são regulares. Aliás não se tem uma data certa para se começar o curso, mas para quem está no básico as turmas tem data de início certo.

Existem muitos brasileiros na escola?

André – Na minha sala há eu e mais um brasileiro. Acho que na escola inteira há aproximadamente 20 brasileiros.

O que você acha que a Emerald Cultural Institute oferece de diferencial?

André – Acho que é todo o conjunto. O perfil do aluno é diferente, é mais focado no estudo e não existem alunos que estão lá só para ter o visto. Claro que nem todo aluno está interessado, mas a maioria está e isto também motiva o professor. É um ciclo e o clima das aulas é muito bom.

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

André – Sinceramente não sei responder. Muitas pessoas acham que só se aprende em outro país e isso não é necessariamente verdade. Eu estudei 3 anos no CCAA, mas como viajo muito não consegui me matricular em um curso regular e fiz aulas particulares. Aqui o estudo é mais intensivo e nas escolas do Brasil a gente não aprende as sutilezas da língua.

O que você mais gosta e menos gosta na Emerald Cultural Institute?

André – As dicas dos professores sobre a língua e as expressões gramaticais são as coisas que eu mais gosto. Eram o que faltava para meu conhecimento “encaixar”. O que eu não gosto é que, às vezes, algumas aulas são chatas. Não é regra, mas alguns dias não são bons, quando, por exemplo, o professor traz um assunto que acha que vai ser legal, mas não é. E nem sempre gostamos de todo mundo.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

AndréA escola poderia melhorar o planejamento e ser mais cultural. É uma escola muito profissional, mas poderia ser mais, por exemplo, poderia melhorar a divulgação de eventos para os alunos e eu digo para gastarem mais tempo com isso e não necessariamente dinheiro. Pensar mais em atividades fora da sala de aula, que eu sei que existem, mas não sei se realmente funcionam.

Quais são as nacionalidades dos professores da Emerald Cultural Institute?

André – Acho que todos são irlandeses. Tem um com o sotaque inglês, mas não tenho certeza de onde ele é e há um professor canadense, mas que veio para cá quando criança, então é praticamente irlandês.

Você gosta de estudar aqui?

AndréGosto.

Quantos alunos tem na sua sala/curso? Quais são as nacionalidades dos alunos?

André – Somos em 8. Tem gente da Itália, Coréia, Brasil, Bélgica e Arábia Saudita.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

André – É um horário bom. De segundas à sexta tenho aula das das 9:00 às 11:00, um intervalo de 15 minutos, depois das 11:15 às 13:15. Às terças, quartas e quintas tenho também aulas à tarde das 14:15 às 16:15. Os professores exigem bastante respeito com os horários e se eles não forem cumpridos sempre fazem comentários sobre isto.

O que você gostaria que tivessem lhe dito antes de você chegar na Irlanda?

André – É difícil falar. Acho que posso dar uma dica sobre calçados e roupas. Tem roupas que você não vai usar pois o clima no Brasil é muito mais ameno. Você pode gostar delas, mas o clima não vai permitir o uso, então deixe esses itens no Brasil. Tragam sapatos com a sola mais grossa, pois aqui, especialmente durante os meses mais frios o chão é muito gelado e nossos pés acabam congelando se usamos sapatos com solado fino, além deles serem muito escorregadios. Para o frio que faz aqui, tenho certeza que tem muito sapato que não se vai usar.

Pergunte para quem mora aqui ou já tenha viajado como é o clima e o que vale a pena ou não trazer, especialmente se é a primeira viagem.

Quando o curso acabar, o que você pretende fazer?

André – Como disse, meu curso irá terminar mais cedo, então voltarei ao Brasil em fevereiro para trabalhar.

Muito obrigada pela entrevista André! Estou na torcida para que seus projetos decolem e que a sua experiência na Irlanda seja, realmente, um aprendizado para a vida toda!

Emerald Cultural Institute
10 Palmerston Park
Rathgar, Dublin 6
www.eci.ie

Postado por: | Comments (52)

  1. Que tri a entrevista Tarsila, parabéns.
    É a primeira vez que leio sobre alguém que vai voltar mais cedo por uma oportunidade que apareceu por aqui… O meu dilema é até meio parecido. A oportunidade apareceu antes de eu ir, rsrsrsr.
    Mas ainda estou pesando os prós e contras.
    Legal da Parte do André, ter os objetivos bem definidos e saber o que quer. É isso aí!

    Comentário by Carina — 17/11/2010 @ 4:07 pm

  2. Olá Carina!

    Muito obrigada! Pois é, as pessoas tem objetivos e metas muito diferentes quando vem para cá. Ele está adorando, mas vai voltar porque quer tocar outro barco, legal né? De qualquer modo, pese todos prós e contras, é a melhor coisa a ser feita mesmo. 🙂

    Tenho certeza que você tomará a melhor decisão e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/11/2010 @ 9:03 am

  3. Oi Tarsila

    Ótima entrevista parabéns,tenho um sujestão dar dicas sobre roupas e calçados para quem esta indo agora em janeiro, talvez fazer uma lista de coisas que não poderiam faltar na bagagem que tal hein????

    Bjos

    Comentário by Sônia — 17/11/2010 @ 5:11 pm

  4. Olá Sônia!

    Gostei da sua sugestão e vou fazer algo parecido…enquanto isto eu fiz um post sobre o que trazer na mala aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    🙂 Aguarde novidades em breve!

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/11/2010 @ 9:05 am

  5. Olá Tarsila!

    A Emerald foi uma das opções que me deram, além da Kaplan. A Emerald tem um preço um pouco mais em conta, mas em função de ser mais afastada do centro de Dublin, me concentrei mais na Kaplan. E agora, depois de taaantas pesquisas, estou pensando em Galway. Pelo o que pesquisei de Galway, vi as fotos e me senti bastante atraída a ir pra lá.

    Bom, minha pergunta é se a Emerald de fato é mais distante, pois ele não comentou nada a respeito.

    Obrigada!

    Lílian.

    Comentário by Lílian — 17/11/2010 @ 5:59 pm

  6. Olá Lílian

    Sim, a Emerald não fica no centro de Dublin (O’connell Bridge), mas 30 minutos no ônibus e você está lá. A pé é uma caminhada de aprox. 1 hora.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/11/2010 @ 9:14 am

  7. Gostei da dica do André. Acho que seria interessante um post sobre roupas e calçados (não lembro se você já fez, ops), pois como aí é frio a maior parte do ano, o que impera mesmo é vestuário de inverno né? Beijos.

    Comentário by FerNanda — 17/11/2010 @ 8:20 pm

  8. Olá Fernanda!

    Muito obrigada pela sugestão! Vou fazer um post sobre roupas e calçados sim, em breve!!
    Sim, em relação ao Brasil o tempo daqui é realmente “inverno” o ano todo, mas as roupas daqui são mais adequadas ao clima irlandês do que as roupas de inverno brasileiras. Dê uma olhada neste post aqui:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Mais uma vez, obrigada e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/11/2010 @ 9:22 am

  9. Olá!
    Como já disse outras vezes: sua ajuda é muito importante para que está indo e precisa se preparar para a experiência.
    Tenho visto algumas reportagens a respeito da crise, de emigração na Irlanda, etc. Seria interessante um post com suas impressões a respeito da disponibilidade de empregos e se o custo de vida aumentou.

    obrigado

    Thiago

    Comentário by Thiago — 17/11/2010 @ 8:33 pm

  10. Olá Thiago!

    Fico feliz em poder ajudar e contribuir para que todos tenham a melhor experiência possível.
    Sua sugestão sobre a crise está anotada e é só aguardar que o post virá em breve, pois é um assunto que tem sido muito discutido aqui e no mundo todo.

    Mais uma vez obrigada e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/11/2010 @ 9:26 am

  11. é a escola oferecida pela C.I. !
    caríssimma!
    haUHAiaHUAHIahu
    mas com certeza vale a pena!

    parabéns TARSILA!
    beijoos!

    =*

    Comentário by RODRIGATS — 17/11/2010 @ 10:55 pm

  12. Olá Rodrigats!

    Muito obrigada pelo comentário. A Emerald é oferecida por diversas agências, inclusive pela CI, e segundo o André estudar lá é muito bacana.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/11/2010 @ 9:32 am

  13. Já tinha ouvido falar muito bem dessa escola. Agora está confirmado! =*

    Comentário by tatiane — 18/11/2010 @ 9:16 am

  14. Olá Tatiane!

    Fico feliz que o post tenha contribuido com as suas pesquisas e de acordo com a opinião do André a escola é bacana mesmo.

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/11/2010 @ 9:47 am

  15. Oi Tarsila,

    Então, hoje estou escrevendo não para comentar o último post em si, mas sim para saber “mais de perto” como estão as coisas aí pela Irlanda após todos esses últimos acontecimentos da crise e tal. Estou bem preocupada em ter de mudar o destino da viagem [que é só em 2012], mas vai saber se o país vai se recuperar até lá.

    Obrigada desde já.

    Vou ficar na torcida para que tudo termine bem e essa crise morra logo.

    Beijos

    Comentário by Marcelle — 18/11/2010 @ 12:30 pm

  16. Olá Marcelle!

    Bom, atualmente a crise tem estado bastante na mídia, especialmente em relação ao empréstimo de dinheiro do FMI. A Irlanda disse que sozinha dá conta do recado e está discutindo a possibilidade de pedir ajuda financeira externa para se recuperar da forte crise que abateu os país nos últimos dois anos.

    A visão para o futuro é mais otimista e até 2012 há bastante chão, então eu acredito que não há motivo para ficar ansiosa. Vou fazer um post sobre isto em breve!

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/11/2010 @ 10:37 pm

  17. Tarsila.

    Com crise da irlanda tem atrapalhado a vida de estrangeiros por ai?!Estou indo proximo ano,o que voce acha em relacao a emprego,moradia e etc.. ta dificil?!

    Comentário by Luiza — 18/11/2010 @ 2:48 pm

  18. Olá Luiza,

    A crise da Irlanda tem tudo a ver com dinheiro e a vida dos estudantes estrangeiros é afetada sim, mas de modo mais ameno. Digo isto porque os estudantes internacionais que vem para cá geralmente trabalham em pubs, cafés e restaurantes e se estes estabelecimentos se mantém (e geralmente se mantém porque as pessoas precisam comer), estes empregos continuam existindo (afinal de contas, estudantes vem para cá, estudam e trabalham e depois vão embora).

    Em relação à moradia eu posso dizer que nunca esteve tão fácil alugar algo por aqui. Proprietários estão sendo menos exigentes, muitas vezes nem pedem depósitos e considerando há muitas propriedades sem locatários os preços estão caindo. Então neste aspecto pode ficar tranqüila que para conseguir um lugar para morar não será um bicho de sete-cabeças.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/11/2010 @ 10:43 pm

  19. Olá Tarsila

    Já li o post ajudou muito obrigada, já tinha lido ele a algum tempo atrás mas foi ótimo reler ficaram mais frescas as idéias.Já começei a reler vários post para anotar tmb na minha cadernetinha hahahah.

    abs

    Comentário by Sônia — 18/11/2010 @ 4:16 pm

  20. Olá Sônia!

    Disponha! Fico feliz que a releitura esteja deixando as coisas “mais frescas” e que você já está fazendo suas anotações, que tenho certeza, serão importantes! 🙂

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/11/2010 @ 10:44 pm

  21. Oi Tarsila,
    Como havia comentado com você no e-mail, cheguei em Dublin ontem a noite. Também estou na Emerald. Fui hoje lá junto com um intercambista que esta na mesma host family que eu… Achei o pessoal lá muito simpático e educados, me receberam super bem, conversaram bastante. Fiz meu teste de nível, recebi uma bolsinha com um mapa de Dublin, a rota das Luas, um mapa de centro de Dublin… me explicaram como andar no centro de Dublin, o que fazer nos fins de semana… Enfim. Minha família é excelente. Interage muito comigo, tem 3 crianças muito simpáticas que fazem amizade facilmente. Adoro animais e aqui tem 2 cachorros e um porquinho da índia, estou amando. Meu quarto é super limpo, organizado, tenho internet, televisão e um banheiro só pra mim, bem em estilo irlandes mesmo. Trouxe cachaça pra minha família e a mãe já se animou e amanhã mesmo vou preparar uma caipirinha pra eles! Quanto a cidade, minhas impressões só melhoram, é tudo lindo, arborizado… Hoje fui ao shopping Dundrum, que fica pertinho da minha casa… andei que cansei as pernas… eheheh… Quanto ao clima é beeem diferente do Brasil, ainda mais de mim que moro em Fortaleza… Enfim, espero que minhas impressões de Dublin só melhore, por que estou adorando tanto a cidade como as pessoas que são muito amigáveis!

    Comentário by Camila — 19/11/2010 @ 8:30 pm

  22. Olá Camila!

    Seja bem-vinda à Irlanda!
    Fico tão feliz em saber que a sua experiência está sendo bacana e que você foi muito bem instruída pela escola! 🙂
    Que legal saber que sua família também está sendo boa, que você está amando a cidade e espero que sua experiência aqui seja cada vez mais positiva e pode se acostumar que aqui se anda, anda, anda e muito!
    Lembre-se que tudo é muito bacana, mas sempre passamos por uma fase de ajuste e para entender esta transição melhor, leia este post aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/09/imigrando-choque-cultural.html

    Espero vê-la mais por aqui e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/11/2010 @ 1:51 pm

  23. Também estou pensando em ir em breve e costumo nao me assustar com a mídia. Mas acredito que a informacao deve ser dividida para que todos tomem as suas decisoes.
    A Irlanda também saiu no JN hoje e ontem. Conversei com uma amiga que trabalha no mercado financeiro e ela disse que o dinheiro do Fundo da UE é uma boa para os investidores (isto significa que voltarao a investir na Irlanda – no medio longo prazo) porém para a populacao nao é tao bom assim. O $$ do Fundo da UE vem para a Irlanda com algumas requisicoes de economia, reforma tributaria (aumento de impostos) e corte de custos. Queria saber o que voces pensam em relacao a isso? Gostaria de entender o que , alem do medo, voces acham. Porque o medo é exatamente o que leva as crises, TODAS. E nao quero decidir por ele, mas sim por argumentos mais solidos como experiencias em Dublin, e nao somente em Gort, por exemplo.
    Bem… confesso que ainda estou pensando muito em ir. Principalmente porque me apaixonei pelo pais pelas pesquisas e pelas descricoes da Tarsila. Beijos

    Comentário by Danielle Molisani — 20/11/2010 @ 3:17 am

  24. Olá Danielle!

    Eu vi bastante reportagens tanto do Brasil (Globo, Jornal Nacional, Bandeirantes, BBC Brasil, etc.) e daqui e escutei diversos pontos de vista a cerca desta questão. Eu escrevi um post sobre a crise aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/crise-economica-na-irlanda.html
    Eu acredito que Gort é um caso muito específicos, já que 1 em cada 3 moradores desta cidade são/eram brasileiros. Lembre-se também que há novas regras em relação aos estudantes que estão no país, por exemplo, pessoas que estão estudando inglês aqui há mais de 3 anos terão, se não conseguirem um outro modo legal de permanecer no país, retornar ao país de origem; Todos estes fatores influenciam na partida de muitos brasileiros daqui.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/11/2010 @ 2:00 pm

  25. Ola..
    Tava lendo suas mensagem..e vi da CAMILA..Vi que ela é de Fortaleza, tambem moro em fortaleza..Queria email dela pra converssar com ela sobre Dublin, ate pq to indo em fevereiro e quanto mais informacoes melhor..
    Entao CAMILA se vc ver essa mensagem me manda seu email…
    Meu email: luizalra@hotmail.com
    bjos

    Comentário by Luiza — 20/11/2010 @ 7:25 pm

  26. Olá Luiza,

    Infelizmente eu não passo e-mails de leitores do blog para manter a privacidade de cada um.
    Camila, por gantileza, se você ler este comentário não esqueça de entrar em contato com a Luiza! 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Comentário by Tarsila — 22/11/2010 @ 2:03 pm

  27. Tarsila, Onde que estao as infos sobre os requisitos da escola para conseguirmos o visto, no caso o ACELS?
    Bjinhos

    Comentário by Danielle Molisani — 20/11/2010 @ 10:21 pm

  28. Olá Luiza,

    Eu não entendi muito bem qual é a sua pergunta pois para se obter o visto de estudante na Irlanda que dá direito ao trabalho de 20h/semana você tem de estar matriculada em uma escola/instituição de ensino reconhecida pelo ministério da educação da Irlanda. No caso das escolas de inglês é necessário que a instituição tenha a aprovação do ACELS ou equivalente.

    No caso da Emerald Cultural Institute, você poderá ver que a escola é aprovada pelo ACELS no próprio site do ACELS – https://www.acels.ie/schools

    Para procurar outras escolas que são aprovadas pelo ACELS, faça sua busca aqui:
    http://www.acels.ie/schools

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/11/2010 @ 2:08 pm

  29. Nós da IE Intercâmbio trabalhamos com a Emerald.
    Realmente é uma boa escola.

    Comentário by thiago — 22/11/2010 @ 12:46 am

  30. Olá Thiago,

    Interessante saber que a IE trabalha com a Emerald, pois de acordo com a experiência do André, ela é realmente uma boa escola. 🙂
    Obrigada pelo comentário e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/11/2010 @ 2:43 pm

  31. Parabéns pela entrevista! E muito legal a imparcialidade.
    Confesso que eu não conhecia essa escola. Quando eu vim nenhuma das duas agências me falaram dela…
    Parece ser boa!
    Abs

    Comentário by Gabriel Carnevale — 23/11/2010 @ 9:48 pm

  32. Olá Gabriel!

    Obrigada pelo comentário! Acredito que a melhor opinião sobre uma escola é a do aluno que estuda nela, portanto fica aqui o registro do André. Se você olhar a categoria “Estudar na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda você verá outras entrevistas de alunos que falam um pouco mais sobre as escolas onde estudam. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 23/11/2010 @ 10:00 pm

  33. Oi vc recomenda escolas de intercambio ai me ajude gostaria muito de ir em Janeiro de 2011

    Comentário by Alan — 01/03/2011 @ 6:26 pm

  34. Olá Alan!

    Eu não recomendo escolas de inglês porque não estudo em nenhuma, mas para fornecer estas informações eu entrevisto alunos de diferentes instituições, de modo que eles mesmo possam dizer como é estudar em uma determinada escola. Veja todas as entrevistas na categoria “Estudar na Irlanda” aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/03/2011 @ 10:56 am

  35. Como é bom ouvir vocês comentarem sobre a Emerald Cultural Institute. É uma ótima escola. Sempre indiquei. Todos os estudantes que foram estudar nesta escola sempre falaram muito bem. Sou de Fortaleza e trabalho na CI há 3 anos e recomendo a Emerald para todos.
    Um abraço,

    Comentário by Bárbara Santos — 14/04/2011 @ 9:05 pm

  36. Eu também fico muito feliz ao ler comentários bons e referências sobre a Emerald, estudei lá 04 meses. Fiz alguns depoimentos para empresas de intercâmbio e repito a assistência dada pela direção, professores e a linda e meiga ANN (que fica na recepção da escola) é algo excepcional a apenas curso de inglês.

    Quem for para Dublin e estudar na Emerald com certeza trará uma bagagem extra – risos.

    Comentário by Camile — 15/04/2011 @ 6:29 pm

  37. Olá Bárbara!

    A Emerald Cultural Institute tem fama de ser uma das melhores escolas de Dublin mesmo. Obrigada pela opinião e recomendação!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 6:37 pm

  38. Olá Camile!

    Que legal saber que você estudou lá e que adorou sua experiência! Fico feliz por você ter compartilhado conosco sua vivência. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 6:38 pm

  39. Oi Tarsila!

    Acho que vc já deve estar cansada dos elogios, mas seu blog é fantástico! Muito bacana não só as informações de qualidade, mas a organização e o layout dele. Parabéns!

    Irei para Dublin em Set/2011 e estou no momento de definir a escola. Pelo que você disse em um dos comentários, a Emerald fica a 30 min do centro e a 1h a pé.

    Você acha que morar longe do centro atrapalha muito no dia-a-dia? Geralmente precisamos ir ao centro com frequência? A maior oferta de empregos fica no centro? Dublin 6 é violento, tem boa cobertura de ônibus, enfim, é um bom bairro?

    Obrigado e boa semana!

    Comentário by Andre Bsb — 28/06/2011 @ 3:41 pm

  40. Olá Andre!

    Obrigada pelo comentário e elogio. 🙂 Fico feliz em poder ajudar.
    Eu não moro no centro da cidade, mas algumas pessoas preferem para não ter gastos com transporte. Dependendo da área onde você for morar não há necessidade de ir ao centro de Dublin, mas isso vai da personalidade e estilo de vida de cada um. Não sei se a maior oferta de empregos fica no centro, mas a procura por eles com certeza. Dublin 6 é uma das melhores áreas de Dublin e a cobertura de ônibus varia dentro da região. De modo geral é uma boa área (há alguns bairros dentro das áreas). 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/06/2011 @ 10:41 am

  41. Oi Tarsila!

    Acho que vc já deve estar cansada dos elogios, mas seu blog é fantástico! Muito bacana não só as informações de qualidade, mas a organização e o layout dele. Parabéns!

    Irei para Dublin em Set/2011 e estou no momento de definir a escola. Pelo que você disse em um dos comentários, a Emerald fica a 30 min do centro e a 1h a pé.

    Você acha que morar longe do centro atrapalha muito no dia-a-dia? Geralmente precisamos ir ao centro com frequência? A maior oferta de empregos fica no centro? Dublin 6 é violento, tem boa cobertura de ônibus, enfim, é um bom bairro?

    Eu tô com a dúvida da Emerald e a Kaplan e vi que a Kaplan fica bem perto do centro. Será que o fato da escola ficar mais perto do centro faz diferença?

    Desculpa pelo bombardeio de perguntas heheh

    Obrigado e boa semana!

    Comentário by Andre Bsb — 28/06/2011 @ 9:00 pm

  42. Olá Andre!

    Obrigada pelos elogios. 🙂
    Dependendo da área onde você for morar não há necessidade de ir ao centro de Dublin, mas isso vai da personalidade e estilo de vida de cada um. Não sei se a maior oferta de empregos fica no centro, mas a procura por eles com certeza. Dublin 6 é uma das melhores áreas de Dublin e a cobertura de ônibus varia dentro da região. De modo geral é uma boa área (há alguns bairros dentro das áreas).

    Acredito que mais importante que a localização, veja o que as escolas oferecem em termos de currículo e atividades extras. Veja qual oferece o que você está procurando e o que tem a ver com seus objetivos. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/06/2011 @ 10:46 am

  43. Obrigado Tarsila! Como a gente acaba fechando o pacote de 6 meses já aqui do Brasil, fico receoso de não me arrepender depois.

    Bom, se alguém que já estudou na Emerald puder dar algumas outras dicas, agradeço.

    Boa semana!

    Comentário by Andre Bsb — 04/07/2011 @ 6:26 am

  44. Olá Andre!

    Magina!
    Entendo sua preocupação e fica aqui aberto o espaço para quem quiser compartilhar experiências!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/07/2011 @ 8:31 pm

  45. Olá Tarsila,

    Estou embarcando para Irlanda em Outubro, ficarei no St. Raphaela’s Residence e fazendo um curso na Emeraldo.Com sua experiência já vividia aí na Irlanda, quantos euros você acha que deve-se levar para ficar 1 mês somente para estudar e conhecer a capital…enfim…fazer um tour?você tem alguma informação se a St. Raphaela’s Residence é um bom lugar?

    Abs!!

    Comentário by Henrique de Oliveira — 12/08/2011 @ 1:55 pm

  46. Olá Henrique!

    Já que permanecerá por apenas 1 mês, acredito que deva trazer seu cartão de crédito, talvez VTM e um pouco de dinheiro em espécie. Talvez fosse bacana você ver quais as atrações que você quer conhecer por aqui e fazer uma cotação de quanto irá gastar com os passeios de sua escolha. Não esqueça de incluir alimentação (se vocÊ quer comer sanduíches ou cozinhar ou em restaurantes) tudo isto determina sua verba. Pense na sua experiência e o que você quer tirar dela, com isto fica mais fácil decidir o quanto trazer.
    Infelizmente não conheço a Raphaela’s Residence, mas de acordo com o site da Emerald e com as fotos, ela me parece uma acomodação estudantil confortável, contudo só quem a utilizou pode dizer com certeza.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 3:58 pm

  47. Tarsila, boa tarde!

    Por favor, estava pesquisando sobre cursos fora do Brasil, quando vi os seus posts sobre a Irlanda.
    Na verdade, estudo inglês há mto tempo e definitivamente esta lingua para mim é complicada. Já fiz intercambio de 1 mês no Canadá em 2009, mas tudo mto básico.
    Atualmente tenho 32 anos, trabalho em uma boa empresa em São Paulo, mas o inglês vem batendo a minha porta e não tenho o real conhecimento da lingua. Estou mesmo buscando uma nova experiência e quem sabe realmente largar tudo por aqui 1 ano e ir para a Irlanda e me dedicar ao inglês.
    Tenho muitas dúvidas qt a valores, escola, estrutura…. vc acha um loucura : rs
    Estive pesquisando um além a Emerald vi também a Eden College, vc conhece:
    Vi que os post acima são de datas mais antigas e não sei se ainda está na Irlanda, mas de toda forma resolvi escrever…
    Muito obrigada

    Comentário by Juliana — 04/11/2012 @ 7:22 pm

  48. Olá Juliana,

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Eu não acho loucura alguma, mas como você ainda está sondando a possibilidade recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html. Ele oferece bastante informações e reflexões que podem ajudá-la a ter a experiência que você quer.

    Há sim entrevistas mais recentes com alunos destas escolas veja:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/09/estudar-na-irlanda-emerald-cultural-institute-2.html
    http://www.vidanairlanda.com/2012/05/estudar-na-irlanda-eden-college-2.html

    E olha, não vou embora da Irlanda tão cedo, já estou aqui há quase 6 anos!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 2:29 pm

  49. Oi Tarsila!! Primeiramente, quero lhe dizer que estou sempre acompanhando o blog e que acho ele maravilhoso, me ajuda muito mesmo.
    Sou graduada em Administração e gostaria de fazer uma pós na Irlanda, que escolas você indica?

    Beijão e parabéns pelo blog!! 🙂

    Comentário by Flavia — 10/02/2013 @ 6:10 pm

  50. Olá Flavia!

    Muito obrigada por acompanhar, pelo carinho e comentário! Fico muito feliz mesmo!
    Infelizmente não indico nenhuma escola pelo simples fato de não estudar em nenhuma. Recomendo que faça uma breve busca pela internet e analise quais instituições oferecem a pós que você está procurando. Alternativamente você pode buscar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos nos posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 1:14 pm

  51. Oiii, Tarsila! Parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas! Isso faz diferença nas nossas vidas e acredito que seja gratificante para vc tb, ne?

    Estava lendo as reportagens sobre as escolas e fiquei mais em dúvida!!! hahahaha… Acho que seria interessante ver o resultado das pesquisas sobre as melhores escolas, ou premiações, …pois cada um tem a sua opiniao sobre a mesma coisa, ne? vc sabe onde posso encontrar esses sites?

    Vou passar apenas 1 mes estudando em Dublin e queria ampliar minha experiencia fazendo trabalho voluntario, vc sabe me dizer se consigo, apesar do pouco tempo?

    Obrigada e muito interessante seu blog!

    Abcs,
    Debora

    Comentário by Debora — 26/03/2013 @ 12:09 am

  52. Olá Debora,

    Obrigada pelo carinho.

    É muito complicado falar sobre “melhores escolas” pois você tem de encontrar aquela que oferece o que é melhor para você! Qual é o seu objetivo? Só com ele em mente será mais fácil escolher uma escola.

    Um mês é um tempo muito curto e acho improvavel que você consiga um trabalho voluntário neste tempo estando aqui, contudo você pode procurar oportunidades de trabalhos voluntários antes de vir e quando chegar já começar. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 4:20 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.