15/01/2013

Imigrando: Chá na Irlanda

Beber chá é uma coisa tipicamente irlandesa e esta bebida tem múltiplas funções. Ele serve para acalmar, relaxar, ser apreciado e também como uma forma de reunir as pessoas.

Tenho de avisar que não estou falando do chá de camomila/erva-doce/capim-cidreira, etc. que conhecemos e tomamos no Brasil e sim um chá da família dos chás pretos, de sabor forte e alta concentração de cafeína. Aqui ele é tão importante que somente a palavra Tea (Chá) já o define.

A história:

A história do chá na verdade vem de longa data, mas na Ilha Esmeralda sua presença é mais recente sendo introduzido na Irlanda no século XIX e tido como um luxo apenas para poucos. Com o passar do tempo e com a ascensão econômica do país o chá se tornou acessível e logo a Irlanda tinha uma nova paixão fornecida então exclusivamente por importadores do Reino Unido.

Foi no século XX, durante a Segunda Guerra, que o governo irlandês criou o Tea Importers Ltd. (Importadores de Chá Ltda) com o objetivo de negociar diretamente com os produtores de chá no Kênia, China e especialmente no Sri Lanca e na Índia. Isto permitiu independência na importações e também que a Irlanda desenvolvesse gosto pelo chá da melhor qualidade, já que ele vinha diretamente da fonte.

Independentemente das origens do chá, a Irlanda preza esta bebida como uma das mais importantes, chegando a ser até mesmo considerada como um símbolo de proximidade e de conhecimento entre as pessoas.

Os irlandeses e o chá

Os irlandeses consomem mais chá por pessoa no mundo com uma media de 4 xícaras por dia (!) e você dificilmente encontrará um lar tipicamente irlandês sem chá. Até mesmo os pubs irlandeses são obrigados a oferecer chá em seus menus.

Tomar uma “cuppa” (jeito coloquial de dizer “cup of”, “uma xícara de”) é uma tradição, seja no café da manhã, no almoço ou durante o lanche da tarde (acompanhado de sanduíches ou biscoitos), o chá é realmente parte da vida irlandesa.

O que o chá representa para os irlandeses

Uma pesquisa comissionada pela Lyons Tea apontou que o chá é uma fonte de conforto para 80% dos entrevistados (84% dos participantes preferem tomar chá para relaxar). Ele é tão importante que 56% dos participantes acreditam que uma pessoa a conhece bem se ela souber fazer o chá do jeito que eles gostam.

O psicólogo Dr. Eddie Murphy (é, este é o nome dele mesmo!) diz que o ritual de fazer chá para alguém gera uma conexão emocional entre as pessoas demonstrando carinho e confiança.

As marcas de chá mais conhecidas da Irlanda

Com todo este amor há algumas marcas que são queridinhas por aqui como a famosa Barry’s Tea (que tem sua fábrica sediada em Cork), a Lyons Tea e Bewley’s.

Como apreciar seu chá na Irlanda

Tradicionalmente o chá irlandês era feito com folhas mesmo, mas hoje em dia os saquinhos (tea bags) são a opção mais popular.

A frase “put on the kettle” que dizer algo como colocar a chaleira no fogo/ligar a chaleira e já se subentende que está se falando de chá.

A cor do chá varia muito de acordo com o seu gosto, desde vermelho escuro até marrom, mas acordo com os irlandeses o melhor sabor vem do chá que tem um tom castanho.

Normalmente consumido com açúcar e bastante leite, embora possa ser consumido sem nada, o chá irlandês é conhecido por ajudar na digestão, curar dores de cabeça e combater o desânimo.

Então quando você estiver na Irlanda experimente o típico chá irlandês e não se assuste se no primeiro momento você achar ele muito diferente, aproveite a oportunidade para conhecer outros sabores!

Postado por: | Comments (24)

  1. Meu vício Irlandês não é Guinness, é chá. Tomo sempre, bem docinho e com leite 🙂

    Comentário by Karina — 15/01/2013 @ 7:49 pm

  2. Oi Ka!

    Pois pode ser viciante mesmo. A primeira vez que tomei o chá irlandês foi na minha primeira entrevista de emprego e tomei puro sem açúcar – nossa, foi uma experiência muito diferente. Com o tempo fui aprendendo como era a forma que eu mais gostava. 🙂

    Beijinhos querida!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:07 pm

  3. Olá!!!

    Estamos sempre vendo as noticias do seu site e podemos dizer que ajudou muito a nossa escolha…

    Iremos para Dublin em abril de 2014 e gostaríamos de uma ajudinha para divulgar nosso que e humilde blog…

    Muito obrigada pelo esclarecimentos que vem dando a todos

    segue nosso blog noistwopelomundo.blogspot.com.br

    Abraços….

    Comentário by Diego e Pamêla — 15/01/2013 @ 10:44 pm

  4. Olá Diego e Pamêla!

    Muito obrigada pelo comentário e por acompanhar o Vida Na Irlanda!
    Fico feliz em compartilhar o blog de vocês, mas ele anda meio desatualizadinho… vocês podem dar um upzinho nele? 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:08 pm

  5. Oi Tarsila, adorei seu blog. Estou ‘devorando’ seus posts, pois estou indo pra Irlanda em abril/2013. Eu procurei, porém não encontrei, um post que fale como validar o diploma pra trabalhar na Irlanda. Gostaria de saber qual o procedimento? Como faço, se é daí da Irlanda ou daqui do Brasil? Obrigada. 🙂

    Comentário by Laíza — 16/01/2013 @ 12:26 pm

  6. Olá Laíza!

    Muito obrigada pelo comentário e por “devorar” o Vida Na Irlanda! 🙂
    Quando você chega? Já chegou? Se sim, seja bem-vinda!
    O processo para ter seu diploma validado na Irlanda é feito na Irlanda mesmo.

    Você entrará no site de Reconhecimento de Qualificações do NQAI (National Qualifications Authority of Ireland) e irá baixar um formulário de aplicação (nele estão todas as instruções necessárias): http://www.qualificationsrecognition.ie/documents/QRIApplicationForm.pdf

    Depois de preenchido e com todos os documentos necessários (nenhum será o documento original, viu?), você deverá enviá-los para o seguinte endereço:

    Qualifications Recognition
    The National Qualifications Authority of Ireland
    5th Floor Jervis House
    Jervis Street
    Dublin 1
    Ireland.

    O departamento de Qualifications Recognition irá lhe enviar uma carta lhe dizendo qual é o nível dentro do National Framework of Qualifications (imagem aqui) que a sua qualificação se encaixa. Deste modo, esta carta mostra o nível Irlandês equivalente à sua formação no Brasil.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:15 pm

  7. Obaaaaaa, Tarsila!!!!

    Vou experimentar!!!!

    E eu que pensei que eram os ingleses os maiores consumidores!!!

    Tsc tsc…

    Beijos!

    Comentário by Celyvania Malta — 16/01/2013 @ 3:17 pm

  8. Olá Celyvania!

    Pois os irlandeses e os ingleses compartilham muitos hábitos (afinal, foram 800 anos de domínio inglês por aqui), mas nesta questão os irlandeses se tornaram verdadeiros adeptos do chá!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:17 pm

  9. Oi Tarsila = ) Será que existe opção de chá descafeinado?

    Comentário by Luciana — 17/01/2013 @ 3:00 pm

  10. Olá Luciana!

    Há sim várias opções de chá descafeinados, mas o tradicional irlandês é com cafeína.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:40 pm

  11. Nossa, nem me fale em chá porque me da uma saudade monstro da terra verde. Aprendi a tomar chá na Irlanda. Era uma delícia tomar meu chá com leite e sem açúcar, inesquecível.

    Comentário by Douglas — 23/01/2013 @ 3:13 pm

  12. Oi Douglas!

    Puxa vida, espero que você venha visitar a Irlanda e matar as saudades logo! E claro, tomar chá!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:54 pm

  13. nossa tou adorando seu blog, pretendo muito em breve ir a Dublin para ficar uma temporada e vc está ajudando nisso!!
    obrigado

    Comentário by Marcos Vieira — 06/02/2013 @ 4:41 pm

  14. Olá Marcos!

    Obrigada pelo carinho e espero que o Vida Na Irlanda continue a ajudá-lo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 4:09 pm

  15. Nossa, concordo com o Douglas! Eu virava cara no começo, só de pensar em cha com leite, até o dia que provei – e amei! Ate hj, ja em Sao Paulo, tomo my cuppa no cafe da manhã!

    Comentário by Fernanda — 15/02/2013 @ 10:07 pm

  16. Oi Fernanda!

    Mantendo os hábitos irlandeses no Brasil, que legal! 🙂
    Bacana ver que tem bastante gente matando a saudade por aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 3:07 pm

  17. muito show!!!

    Comentário by ruan — 16/02/2013 @ 3:33 am

  18. Olá Ruan!

    Muito obrigada pelo comentário!

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 3:14 pm

  19. Társica,
    Seu blog e show de bola!
    Estou na melhor idade (59 anos), como gosto muito de estudar ingles, e viajar, estou indo para Dublin em Maio para estudar na ECM por 25 semanas e 6 meses de holiday. Pretendo trabalhar em uma atividade que eu possa ter contato ainda mais com a língua inglesa, além de ganhar uns trocados. Sou engenheiro mecânico, trabalhei por mais de 30 anos em industria automobilística, pelas quais fiz algumas viagens pela Europa, EUA e Canadá. Tenho especialização em sistema de qualidade, desenho eletrônico (Cad, solid word) e também em programação de maquinas CNC. Atualmente (desde 2007), sou sócio meio vagabundo de meu filho em uma empresa no ramo de usinagem e caldeireira e prestadora de serviço na área de qualidade.Sei que e difícil trabalhar na minha area, pelo visto de estudante! Gosto de cozinhar, gostaria de trabalhar em restaurante, hotel, pubs ou coisa do gênero. Você acha que eu consigo?
    Desde de ja, agradeço pela sua ajuda!
    Claudio

    Comentário by Claudio Roberto barbosa — 13/04/2013 @ 5:37 am

  20. Olá Claudio!

    Obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Espero que tenha chegado bem e que esteja gostando da Irlanda.
    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 12:57 pm

  21. Oi Tarsila!

    Fiquei curiosa. Como preparar o chá com leite? Coloco o tea bag na xícara ou preparo normalmente e acrescento leite?

    Beijinhos e muito obrigada.

    PS: já te disse e repito: seu site é maravilhoso.

    Comentário by Rosana Russo — 06/05/2013 @ 1:30 am

  22. Olá Rosana!

    O leite é acrescentado no chá depois que ele foi feito com a água, ou seja, depois da preparação normal. É quase como café com leite, mas é chá com leite. 😉

    Beijinhos e muito muito obrigada pelo carinho.

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 11:47 am

  23. Társica, muito obrigado pela sua ajuda, estou fazendo pão de mel delicioso para vender para meus colegas na escola. Gostaria que vc experimentasse. Como faço para entrega-lo?
    PS: Vou fazer empadinha também!

    Comentário by Claudio — 25/06/2013 @ 1:50 pm

  24. Olá Claudio,

    Disponha! Hummm, pão de mel? Que delícia!
    Ah, tenho de organizar um encontro Vida Na Irlanda logo!

    🙂

    Comentário by Tarsila — 08/08/2013 @ 12:36 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.