08/11/2011

Intercâmbio na Irlanda: O programa

Este post é a segunda parte da série “Intercâmbio na Irlanda” que está acontecendo durante esta semana aqui no Vida Na Irlanda. Para conferir o que eu já escrevi sobre os atrativos que a Ilha Esmeralda oferece, clique aqui.

No post de hoje abordarei as principais considerações que devemos ter ao escolher um programa de intercâmbio.

E vamos lá:

Estudar fora do Brasil é uma decisão muito importante, pois é uma experiência de vida totalmente diferente. Entendo bastante como é difícil optar por um programa dentro de um leque tão amplo de opções. Quando o Eric e eu viemos para a Irlanda, no começo de 2007, não havia muita variedade de programas e nem de escolas para estrangeiros – havia somente cursos de inglês (que eram de inglês geral ou voltado para negócios ou curso preparatório para exames) e não havia cursos que combinavam estudos com férias.

Agora as coisas estão bastante diferentes e há inúmeras opções de cursos. Há cursos em áreas específicas – administração, marketing, fotografia, gestão de negócios, informática, design, enfermagem, etc. – cursos combinados com passeios, de férias, de curta duração, cursos vocacionais, profissionalizantes, de graduação e até pós-graduação. A duração deles é bem variada, cobrindo desde algumas semanas até 4 anos.

O curso, não importa qual tipo, deve ser aprovado pelo Ministério da Educação da Irlanda. Isto prova que ele atende aos padrões de qualidade do país, regulamentado pelo órgão chamado National Qualifications Authority of Ireland, também conhecido como NQAI. Há um outro órgão, que faz parte do NQAI, chamado ACELS – The Accreditation and Co-ordination of English Language Services, e ele regulamenta somente as escolas que ministram cursos de língua inglesa certificados na Irlanda. Eu dei ênfase à Irlanda porque há outros cursos que são aprovados pelo NQAI, mas que não constam na lista do ACELS. Normalmente estes cursos são certificados por um órgão do Reino Unido e também são cursos válidos aqui.

Como cada programa de estudo e curso é diferente há exigências específicas em relação a cada um deles: Alguns exigem comprovação de experiência profissional, outros requerem apresentação de portifólio e outros são permitidos somente para maiores de 18 anos. Há também cursos que tem início em datas específicas (por exemplo, a maioria dos curso de graduação tem início no mês de setembro), ou horários determinados (os programas de língua inglesa que permitem a combinação de estudo e trabalho na Irlanda são ministrados somente nos períodos matutino e vespertino). Portanto procure saber quais são os detalhes envolvidos no programa e curso de sua escolha para que você entenda o que ele oferece nos mínimos detalhes.

Para quem quer se focar somente nos estudos há os programas com carga horária mais intensiva que permitem uma dedicação maior dentro da sala de aula. Para quem quer passeios sem ter de se preocupar em descobrir lugares para visitar  há programas que oferecem atividades extracurriculares como passeios, viagens e festas, etc.. Para quem quer combinar estudo e trabalho há os famosos programas de 6 meses de estudo e 6 meses de férias, e já que dentro deste programa se pode trabalhar legamente no país por meio-período durante as aulas e período integral durante as férias, este pode ser um bom negócio.

Lembre-se de que cada programa e curso exige que você tenha um certo domínio da língua local, pois não é possível fazer uma pós-graduação de negócios de carga intensiva se você não tem domínio nenhum do inglês. Em muitos cursos há pessoas de outras nacionalidades que também buscam uma qualificação melhor, portanto é importante ter consciência das suas habilidades e ponderar com bastante honestidade se você está apto para encarar um desafio assim. Além disso ter consciência sobre o seu domínio do idioma permitirá que você se desenvolva com mais eficiência. Não é honesto consigo mesmo acreditar que você será fluente na língua inglesa em apenas seis meses se você mal consegue se comunicar. Lembre-se de que para aprender uma língua não basta ir às aulas e estar em um outro país – é preciso estudar, se dedicar e aprender – quanto mais fazemos algo, melhor somos naquilo.

Tenha em mente que o seu desenvolvimento, independentemente do programa que você escolher ou o curso que você fizer, depende em grande parte dos seus esforços e da sua dedicação. Uma escola pode oferecer inúmeros recursos e ter os melhores professores do mundo, mas se você não for à aula, se não buscar oportunidades para aplicar seu conhecimento e não tentar aprender cada vez mais com as oportunidades que se apresentam, você dificilmente aproveitará a experiência de estar em outro país. Se conhecer e reconhecer nossas qualidades e falhas é parte de viver no exterior.

Pense com carinho: Estudar na Irlanda pode ser uma opção mais em conta, mas não é barata. É um investimento no seu futuro e merece que você leve ele a sério – não pela escola, não pelo curso, nem pelo programa, nem pelo dinheiro – mas por VOCÊ – pelo que você realmente quer aprender e tirar da oportunidade de estar aqui.

Postado por: | Comments (22)

  1. Tarsila, gosto muito do seu trabalho… ajuda bastante… Parabéns!!! Continuarei acompanhando seu blog. Abraços!

    Comentário by Jefferson Matos — 09/11/2011 @ 2:18 am

  2. Olá Jefferson!

    Obrigada pelo comentário! Fico feliz em poder ajudar e espero que continue acompanhando o Vida Na Irlanda. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:10 pm

  3. Mais uma vez arrebentou no post.
    Acompanhando sempre.
    ;D

    Comentário by André Moraes — 09/11/2011 @ 2:41 am

  4. Olá André!

    Muito obrigada pelo carinho e por acompanhar sempre! YAY! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:10 pm

  5. Sensacional..brilhantemente o melhor post da internet sobre intercambio..lucido..verdadeiro..incentivador…sem mais comentarios..pq fugiriam os adjetivos honrosos para o mesmo..parabens Tarsila..

    Comentário by Franklin — 09/11/2011 @ 3:42 am

  6. Olá Franklin!

    Uau, muito muito muito obrigada pelo carinho enorme!
    É um prazer poder ajudar e fico muitíssimo feliz em poder contribuir, de verdade.
    Fiquei até sem graça 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:11 pm

  7. Fantástico post! O de hoje especialmente faz muito sentido. Estudar em outro país é uma decisão muito séria,e que envolve muito dinheiro, por isso é preciso muito compromisso e dedicação. Conheço algumas pessoas que passaram algum tempo na Irlanda e voltaram sem falar inglês ou até mesmo sem nenhum certificado de credibilidade, simplesmente pq não levaram a sério. Quem quer mesmo ir, tem que pesquisar muito, ler muito a respeito, e encarar a realidade com responsabilidade, pra não não desperdiçar nem tempo nem dinheiro…

    Comentário by Karina — 09/11/2011 @ 10:43 am

  8. Olá Karina!

    Obrigada pelo elogio e comentário!
    Fico muito feliz em poder ajudar. Concordo com você – um investimento deste tamanho tem de ser levado a sério mesmo e com responsabilidade.

    Beijinhos! 🙂

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:14 pm

  9. Tarsilla ….Parabens pelo ótimo trabalho….em 3 meses abandonarei Minas e estarei ae…..obrigado por tantas informações valiosas……ja acompanho seu trabalho a algum tempo e continuarei assim….

    Comentário by Daniel — 09/11/2011 @ 1:14 pm

  10. Olá Daniel1

    Obrigada pelo elogio e comentário! Agora faltam somente 2 meses…que friozinho na barriga hein?
    Fico muito feliz em poder ajudar e desejo muita sorte na sua empreitada ( e que você continue acompanhando o Vida Na Irlanda).

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:15 pm

  11. O intercâmbio é realmente uma decisão muito importante e ter consciência sobre o que se que tirar proveito dessa oportunidade é a chave para a programação da sua vida fora e conseguir ter sucesso.

    Meu objetivo é estudar para voltar ao Brasil com um bom nível de inglês, por isso, escolhi uma escola que fará a diferença no meu desenvolvimento.

    Estou muito ansiosa para definir todos os detalhes e enfim fechar o meu curso… Não vejo a hora de saber em qual dia irei embarcar… rs

    Os posts dessa semana estão sendo inspiradores…

    Obrigada pelo excelente trabalho!!!

    Comentário by Juliana Lima — 09/11/2011 @ 2:15 pm

  12. Olá Juliana!

    Muito obrigada pelo comentário e elogio! É um prazer poder ajudar
    Também não vejo a hora de você chegar e aproveitar tudo que a Irlanda tem a oferecer!
    E temos de nos conhecermos né? 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:18 pm

  13. É, a Ju Lima disse tudo!
    Acho que só temos a agradecer pela disponibilidade que você tem em nos ajudar e, nos informar de uma maneira tão motivadora.
    Obrigada!!!!

    Comentário by Bruna — 09/11/2011 @ 4:11 pm

  14. Olá Bruna!

    Muito obrigada pelo comentário!
    Fico feliz em poder contribuir de alguma forma com quem deseja fazer um intercâmbio de modo sensato e focado! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:21 pm

  15. Isso mesmo! Concordo plenamente.
    Obrigado pelos conselhos.
    Bjs

    Comentário by Sandra Kelly — 21/11/2011 @ 10:13 pm

  16. Olá Sandra!

    Obrigada pelo comentário. Fico feliz em saber que os conselhos a estão ajudando e espero que você tenha uma ótima experiência aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 8:58 pm

  17. oiiiiee. ja fiz alguns comentarios aqui e gostaria de saber se a escola que eu optei indo em outrubro agora de 2012 ela e autorizada pela LCCI … este orgao tbm e valido para os cursos ai na Irlanda ?
    obrigado …

    Comentário by Felipe — 18/01/2012 @ 12:16 pm

  18. Olá Felipe!

    Sim, os cursos do LCCI são válidos e aprovados pelo NQAI (governo irlandês) e portanto não há problema algum em cursá-los aqui.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 12:55 pm

  19. Site muitoo legal! Obrigada por compartilhar tudo isso sobre a Irlanda! Meu sonho é ir pra lá e esse site está ajudando bastante.
    A minha dúvida é sobre algo que li a algum tempo no site e.dublin, que estrangeiros só podem permanecer na Irlanda por 7 anos a menos ue consigam outro tipo de visto. Não sei se vc já falou sobre isso aqui, mais essa é a minha dúvida..

    Comentário by Érika — 25/03/2012 @ 9:34 pm

  20. Olá Érika,

    Muito obrigada pelo comentário e carinho.
    Vamos lá: Estudantes estrageiros podem permanecer com visto de estudante no país por até 7 anos, DESDE que mostrem progressão em sua carreira acadêmica, por exemplo, você estuda 3 anos de inglês, mas ao final do terceiro ano deve se matricular em um curso de nível superior, por exemplo, em um curso de administração, nível 7, por 1 ano. Ao final deste curso de administração você pode se matricular em um curso, por exemplo, de especialização em administração nível 8, e por assim vai até completar os 7 anos de estudo. Depois deste período o estudante não pode mais permanecer na Irlanda como estudante.

    Para saber quais foram as mudanças nas regras em 2011 veja este post: http://www.vidanairlanda.com/2011/01/imigrando-novas-regras-da-imigracao.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 4:33 pm

  21. Olá!! por favor eu gostaria de saber que nível seria necessário para fazer estar pronto para um intercânbio eu me preocupo pois estudo gramática e sinto que minha fala em inglês não desenvolve talvez por dificuldade mesmo em escutar e falar. Daí pergunto, seria ilusão achar que posso falar num intercâmbio mesmo não tendo praticando aqui no Brasil em minhas aulas e ter investido mais na escrita?
    ou preciso tentar falar um pouco para destravar e só depois seguir para um intecânbio… obg e aguardo comentários.

    Comentário by karina — 06/04/2012 @ 8:02 pm

  22. Olá Karina,

    Só você sabe como é o seu conforto com a língua inglesa e como você consegue se comunicar. Um bom professor de inglês pode ajudá-la a identificar qual é o seu nível de conhecimento, mas sempre quanto mais você souber, melhor.

    Um bom domínio do idioma que permite compreender falantes nativos, conversar e ler uma variedade de textos é bastante interessante para que se tenha, além do aprendizado da língua, um proveito cultural maior. Lembre-se de que há estudantes de todos os níveis e cada um aprende e aproveita a experiência do seu modo.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 10:32 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.