07/11/2011

Intercâmbio na Irlanda: Por quê?

Olá Pessoal!

Esta semana decidi fazer algo diferente aqui no Vida Na Irlanda: Vou postar diariamente de hoje até sexta-feira informações pertinentes ao início do processo de intercâmbio para a Irlanda.  Abordarei questões sobre porque estudar na Irlanda, o que considerar na hora de escolher um programa, objetivos pessoais e profissionais, como escolher a melhor escola para você e pontos fundamentais na hora de optar por uma agência.

Sei bem como é a ansiedade e os medos envolvidos neste processo, portanto esta série de posts pretende colaborar com orientações, idéias e reflexões que podem ajudá-lo a ter a melhor experiência possível aqui na Terra dos Leprechauns.

Então vamos ao que interessa:

Por que fazer um intercâmbio na Irlanda?

Bom, se você está considerando ou já escolheu a Irlanda para o seu intercâmbio, você já deve ter escutado: Na Irlanda? Por quê?

O Eric e eu escolhemos a Irlanda porque o país estava na Europa e queríamos ter uma experiência de vida no exterior, mas os motivos podem ser os mais variados. Muitas pessoas decidem vir para a Irlanda porque a obtenção do visto é mais fácil; outras porque não é exigido que se comprove domínio do idioma e outras porque a Irlanda oferece cursos em diversas áreas e com preços acessíveis. Vocês podem conferir as entrevistas feitas na categoria “Estudar Na Irlanda” e ver como a escolha pelo país é bem diversificada.

A maioria dos estudantes que entrevisto e conheço estão matriculados em cursos de inglês, muitas vezes nos de inglês geral, às vezes nos de inglês para negócios e também nos cursos preparatórios para exame de proficiência. Contudo há outras opções de cursos incluindo cursos técnicos, de graduação ou até de pós-graduação; claro que cada uma destas opções tem requisitos básicos e a variedade não costuma ser muito ampla, mas há opções sim, basta procurá-las.

Outra vantagem em ser estudante na Irlanda é poder trabalhar legalmente no país. Como já apontei em diversos posts, alunos matriculados em cursos diurnos e vespertinos com duração mínima de 25 semanas (6 meses) com carga horária semanal de 15 horas tem direito ao trabalho, ou seja, podem trabalhar com registro no país. Contudo a pessoa que vem para estudar tem de fazer exatamente isso – estudar – portanto o trabalho legal é limitado até 20 horas semanais (meio-período) durante o período letivo e até 40 horas semanais (período integral) durante as férias, e o melhor de tudo é que o salário mínimo daqui é um dos mais altos da Europa: €8.65 por hora.

Algumas escolas oferecem programas e cursos que concedem o visto de estudante por 1 ano, mas os estudos duram somente 6 meses. São os famosos programas de 6 meses de aula e 6 meses de férias, mas aqui há cursos que cobrem todas as durações sendo os mais famosos os de férias (com duração de 1 a 2 meses). Os cursos que duram menos que 6 meses não permitem o trabalho legal no país.

Portanto em termos de facilidade para o intercambista a Irlanda oferece inúmeras vantagens.

Você também deve ter considerado que a Irlanda está na Europa, há poucas horas de distância diversos países permitindo que você viaje por aí e é exatamente assim. Por estar do “ladinho” de outros países como Inglaterra, Escócia, País de Gales, Alemanha, Espanha, França, etc. conhecer outras culturas é bem mais fácil. Além disso há duas companhias aéreas irlandesas que oferecem vôos pela Europa por preços bem acessíveis. Para saber mais sobre passagens aéreas baratas, clique aqui.

Você já escutou que os irlandeses são hospitaleiros e acolhedores? Então, a maioria realmente é assim e ainda não encontrei outro país na Europa onde eu me sinta mais acolhida. A cultura do “craic” (os bons momentos) e o hábito de frequentar pubs é extremamente irraigado nas veias irlandesas (quem nunca viu nos filmes e seriados americanos as pessoas se encontrarem em pubs irlandeses?) Sair com, teer e fazer amigos é uma coisa tipicamente irlandesa e aqui eu me sinto em casa.

Pessoalmente eu gosto muito de cultura e quem acompanha o Vida Na Irlanda já viu bastante coisa por aqui. Meus atrativos culturais favoritos incluem a tumba neolítica de Newgrange (mais antiga que as pirâmides do Egito e do que o Stonehenge na Inglaterra), a interessantíssima Kilmainham Gaol, que conta uma parte importante da história moderna do país e a modesta, mas ainda assim muito bacana, National Gallery.

Além disto as paisagens irlandesas, especialmente no interior do país, parecem de filme. Aliás quantos deles não foram filmados aqui? Excalibur, Braveheart, Leap Year, P.S. I love you, The War of the Buttons….A Irlanda tem lugares lindos mesmo. Poder admirar Os Cliffs of Moher, finalista para as Sete Maravilhas do Mundo Natural, passear tranquilamente por vilas costeiras próximas a capital como Dalkey, Howth, Malahide e Dun Laoghaire é simplesmente uma delícia.

Portanto a Irlanda oferece facilidade de acesso, especialmente em relação ao visto e o idioma; diversidade e flexibilidade em cursos; permite o trabalho legal no país; permite viagens por outros países na Europa e o povo irlandês carrega uma fama internacional por ser alegre e receptivo. Além disso há inúmeras atrações (dê uma espiada na categoria “Conhecendo a Irlanda“) e sempre há o que fazer por aqui.

Estas são algumas razões pelas quais um intercâmbio na Irlanda é uma boa pedida.
E você? O que lhe atraiu na Irlanda? Porque você escolheu a Ilha Esmeralda? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Postado por: | Comments (52)

  1. Não preciso nem comentar Tarsila!
    Mais uma vez… SENSACIONAL!
    Por esses e outros motivos que escolhi a Irlanda…
    E a cada dia que passa tenho certeza de que fiz a escolha certa!
    Parabéns mais e mais vezes! o seu blog é DEMAIS!!!!!
    Grande fonte de informações e inspiração para escolher o lugar para o meu intercâmbio!
    Beijos

    Comentário by Marcelo — 08/11/2011 @ 1:29 am

  2. Olá Marcelo!

    Obrigada pelo carinho. Fico muto feliz em saber que você escolheu a Irlanda por estes motivos e que a sua escola tem tudo a ver com o que você quer!
    🙂 Fico muito feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 2:26 pm

  3. gostaria de saber sobre agencias de turismo confiaveis para fazer meu intercambio para irlanda. tem alguma indicaçao?

    Comentário by priscila — 08/11/2011 @ 2:07 am

  4. Olá Priscila!

    Você está procurando agências de turismo ou de intercâmbio?
    Eu recomendo as agências anunciantes aqui no Vida Na Irlanda, veja a barra lateral do lado direito. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 2:29 pm

  5. Olá Tarsila! Já leio seu blog há alguns meses e acho maravilhoso, parabéns pela linguagem, pela idéia e principalmente pelo zelo com as informações. Essa semana de posts sobre: PQ a Irlanda, realmente veio a calhar para mim, já que comprei na semana passada minha passagem para a Ilha Esmeralda. O motivo da minha escolha é que além de tudo isso que vc falou, há também muita informação sobre o país, há blogs como o seu que fazem as pessoas conhecerem mais sobre o lugar e acabar optando por ele, é muito bom saber detalhes de um lugar, dar mais confiança.
    Como hj é minha primeira participação no seu blog eu gostaria de deixar algumas perguntas: Eu vou chegar em Dublin dia 16 de março (um dia antes do San Patrick’s Day) alguma orientação? Há algo que eu não deva fazer nesse dia? Há a possibilidade de trabalhar, mesmo como voluntária, em algum museu? Como é o mercado de moda (modelar)? Onde posso encontrar mais sobre os curso técnicos, vc sabe se existe algum para a área de comunicação/museologia? Muito obrigada! Beijos

    Comentário by Cecília — 08/11/2011 @ 2:18 am

  6. Olá Cecília!

    Obrigada pelo carinho e comentário. 🙂 É um prazer poder ajudar.
    Fico muito feliz em saber que o post veio a calhar e que você se sente mais confiante.

    Vamos às suas perguntas:

    1) Você chegará no dia 16 e ele é bem normal. A cidade costuma estar cheia em função de turistas, mas não há nada que você deva evitar fazer, tudo corre normalmente só que com bastante pessoas. Acredito que o aeroporto também estará bem cheio.

    2) Acredito que há possibilidade de fazer trabalho voluntário sim, só não sei se em museus (depende do que você for fazer), pois normalmente é preciso falar gaélico (irlandês) para se trabalhar em um lugar público.

    3) Não sei como é o mercado modelar, pois não é a minha área, mas acredito que se você já fizer buscas sobre isto na Internet encontrará algo.

    4) Infelizmente não conheço cursos técnicos em museologia aqui em Dublin. Fiz uma pequena busca na internet e vi oportunidades na Inglaterra, como Mestrado ou Pós. 🙁 Desculpe não poder ajudá-la neste assunto.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 2:35 pm

  7. Ola Tarsila,

    Este post veio na hora certissima, prestes a fazer o intecambio e com muitas duvidas…

    Obrigada e em fevereiero estarei por aii.. (algo que queira do Brasil?? vc até merece este favorzinho.. rs)

    Comentário by Camila — 08/11/2011 @ 11:50 am

  8. Olá Camila!

    Que ótimo!
    Fico muito feliz em poder ajudar e agradeço muito você querer trazer algo, mas não preciso de nada. Traga você e combinamos de nos conhecer, que tal?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 2:38 pm

  9. Olá, Tarsila, tudo bem? Bom, quero dizer que estes posts serão de grande ajuda para todos, mas para mim, principalmente que está prestes a fechar escola e tudo mais. Por quê escolhi a Irlanda? Confesso que não sabia nada da Irlanda, não, sabia que o U2 é de lá, somente isso…mas aos poucos fui me familiarizando e hoje conheço muito da Ilha e vejo que não é a casa do U2..rss, e como você disse, tem muitos encantos. Estou bem ansiosa por conhecer este país, tenho plena confiança que foi a minha melhor escolha. Bjão e parabéns sempre por este maravilhso blog (alías, foi o meu primeiro quando comecei a pesquisar).

    Comentário by Flávia Regina — 08/11/2011 @ 12:09 pm

  10. Olá Flávia!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Muito obrigada pelo carinho, fico muito feliz!
    Que bacana que você já conheçe bastante daqui sem ser somente o “lar” do U2 e fico muitíssimo feliz em saber que você tem certeza da sua escolha – isto é o mais importante!
    E espero vê-la mais por aqui! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 2:40 pm

  11. Tarsila,
    Venho acompanhando seu blog a pelo menos 3 meses, e aqui tenho encontrado tudo que preciso e me informado bastante. Vou pra Dublin com um amigo em março, estamos analisando os pacotes oferecidos pelas agências e como forma de baratear o custo total estamos pendendo a trocar a casa de família das duas primeiras semanas por um hostel que iriamos fazer a reserva daqui do Brasil já. O custo é MUITO inferior. O que você acha disso? É uma ideia válida?

    Quanto ao curso estamos vendo pela Eden College, só que lá eles oferecem 2 tipos de curso. Um que sai por 1.500 euros e a sala de aula não é nivelada além de ter aproximadamente 25 alunos. O outro curso custa 1.950 euros com salas de no máximo 12 alunos que passam por um processo de nivelamento antes de entrar na escola. Tarsila, o que achas a respeito? Aconselharias algum dos dois? Nosso foco é o inglês, mas estamos precisando economizar o máximo possível e precisamos trabalhar lá para nos sustentar.

    Em relação as aulas, há cursos de 15h/semanais e outros de 20h. Alguma diferença na imigração ou em relação ao visto? Há necessidade de horas mínimas por semana?

    Me desculpe por tantas perguntas, mas a hora vai chegando e o planejamento precisa ser bem feito.
    Obrigado

    Comentário by Marcelo — 08/11/2011 @ 4:04 pm

  12. Olá Marcelo!

    Obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda por, pelo menos, 3 meses e por obter as informações que procura aqui. 🙂
    A escolha pela acomodação é muito pessoal e realmente o hostel é mais barato, pois a casa de família dispõe de um quarto só para você (ou dividido se vc quiser) e o convívio com a família, além disto há duas refeições inclusas nesta acomodação, daí a diferença.

    Eu pessoalmente não conheço a diferença entre estes cursos, mas me parece que o curso de €1.950 é mais interessante. Já escutei que é desagradável a falta de nivelamento nas turmas (não importa a escola) e a limitação de 12 alunos me parece mais interessante, mas é isto é com vocês e com o objetivo que vocês tem, se é estudar, esta opção me parece melhor.

    A diferença é mesmo a carga horária, cursos com, no mínimo 15 horas semanais são aceitos tranquilamente pela imigração, desde que aprovados pelo ACELS ou NQAI.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 2:52 pm

  13. Vc ta escrevendo cada dia melhor…é como se estivessemos ai…
    Parabéns, nos vemos em março..

    Comentário by Fabricio Seidler — 08/11/2011 @ 5:40 pm

  14. Olá Fabricio!

    Muito obrigad pelo carinho e nos vemos em março!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 2:53 pm

  15. Tarsíla,

    Bom, qualquer elogio que eu fizer pra você não será novidade, mas e então, como todo bom elogio é sempre bem vindo, digo que você É FODA! rsrs ( muito no bom sentido) 😉
    Então, como tenho lido nos comentários, muita gente está embarcando em Março. Também estou programando um intercâmbio para Irlanda na intenção de estudar e, trabalhar também!
    A princípio estou querendo embarcar em Janeiro, morar com meu primo, o que facilitará na minha adaptação, mas por ser alta temporada, o valor das passagens estão bem salgadinhas, além de não ter fechado o pacote do programa ainda. Já vi tudo, só estou estudando as escolas agora, SEDA e ou, EDEN School. Fora tudo isso, estou bastante nervosa, com medo de não conseguir emprego, de demorar até ficar fluente no inglês, blábláblá essas coisas.
    Estou falando com algumas pessoas que estão indo fazer o mesmo intercâmbio, outros amigos que estão lá, que estão voltando, enfim, informação e dicas nunca é demais.
    Taaaaaaarsi, você acha viável eu embarcar em janeiro/2012 mesmo, ou, terei mais oportunidade chegando em março?
    Ahhh genteeeeeee, quem quiser se comunicar, pra trocarmos idéias e informações, meu e-mail: bugatelli@yahoo.com.br

    Muito obrigada,
    Beijokas
    Bru

    Comentário by Bruna — 08/11/2011 @ 6:12 pm

  16. Olá Bruna!

    Muito obrigada! É um prazer enorme receber um elogio tão espontâneo!
    Não fique apreensiva, ainda mais que seu primo está aqui, com calma, planejamento e determinação você conseguirá o que quer.
    Acho que talvez Março seja mais interessante porque as temperaturas começam a melhorar e para se adaptar ao clima será um pouco mais fácil (porque logo entra a primavera e verão). 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 2:59 pm

  17. E ae Tarsila. Tudo certo?

    Então, eu embarco pra Dublin nesta quinta, dia 11/11/11 e chego no dia seguinte. Quando eu decidi fazer o intercâmbio, primeiramente tinha escolhido e Canadá. Como o meu visto dificilmente seria aceito, por eu ser solteiro, 28 anos, sem filhos, sem vínculos empregatícios, cheguei a ver pra Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália. Também seria díficil. Então me sugeriram a Irlanda. No começo, tive a mesma reação de quase todos que recebem sugestões de ir pra ilha esmeralda, como “mas pra Irlanda?”, “tem alguma coisa lá?” kkkkkkkkkk, entre outras coisas do gênero. Mas aí me falaram que o visto é muito fácil de conseguir, que eles exigem menos sobre o nível de inglês (o meu é péssimo), pesquisei sobre o País, achei o Vida na Irlanda hehehe, até que eu comecei a curtir a idéia e fechei com a Irlanda!!! A possibilidade de trabalhar também é um dos motivos, pois não terei grana pra me sustentar por todo o período, que é o de no mínimo 6 meses e máximo de 12. Espero poder ficar os 12 meses. Fiz pela Egali Intercâmbios e vou ficar os 28 primeiros dias na residência que a agência tem em Dublin. Depois, não sei pra onde vou. Vou estudar na ECM. Tomara que seja uma ótima escola. E tomora que eu consiga um trampo bem rapidinho também hehehehe. Não sei se eu terei condições pra conhecer outros países da europa, mas se eu conseguir aprender muito bem o inglês, e conseguir me virar na Irlanda, e curtir muito esse país e o intercâmbio, concerteza eu irei me sentir muitíssimo realizado e satisfeito.
    Abração, a gente se vê semana que vem uhauiahuahuuahuia

    Comentário by Rafael — 08/11/2011 @ 6:46 pm

  18. Olá Rafael!

    Tudo bem comigo e com você?
    Você já deve ter chegado! U-hu! 🙂
    Pelo jeito você já tem bastante planos traçados e desejo muita sorte durante a sua experiência aqui! Está gostando? Espero que sim!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:01 pm

  19. Bom, eu fechei meu pacote semana passada para ir em Março.. E eu venho acompanhando seu blog desde que me surgiu a ideia de ir para Irlanda. Meu proposito era ir para Londres, mas vi que sairia muito caro, então uma amiga minha que ja tinha ido para Irlanda, acabou me convencendo.. Estou indo estudar na ECM, com acomodação estudantil de 1 semana, como eu ja conheço gente que está ai, então não fiquei tão apavorada com a idéia de não ter aonde ficar.. rsrsrs. Estou mega ANSIOSAAAAAA e não vejo a hora que chegar logo o dia. 😀

    Comentário by Nathália Souto — 08/11/2011 @ 7:12 pm

  20. Olá Nathália!

    Que bacana! 🙂
    Muito obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda e que você já está se preparando para a viagem! (E fica tranquila que a ansiedade é super normal!)
    Nos vemos em breve e espero vê-la mais por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:03 pm

  21. Tarsila.. parabens pelo blog
    Esses novos posts vao ajudar e mto
    Decidi em jun fazer interc. E a escolha foi a Irlando pq um amigo foi, vi q eh o + em conta e o menos burocratico.
    Estou ansiosa pelo post sobre as agencias! Me disseram q eh + barato fechando diretamente com a escola. O q vc axa?!
    Pelo q entendi.. vc esta na irlanda. Será q a gnt pod trok emails?!
    Aguardo

    =***

    Comentário by Rebeca — 08/11/2011 @ 11:06 pm

  22. Olá Rebeca!

    Obrigada! 🙂
    Fico muito feliz em poder ajudar e falo sobre esta questão no meu primeiro eBook – “Intercâmbio na Irlanda”. Veja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html – ele é gratuito!
    Sim, estou aqui há quase 5 anos e Iinfelizmente não passo mais meu email porque recebo centenas deles diariamente, mas fico feliz em responder suas dúvidas pelos comentários aqui no Vida Na Irlanda.

    Espero que ajude!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:06 pm

  23. Tarsilaaa que post lindoooo!!!!! Só fez aumentar a minha vontade de ir logo visitar td por ai! Escolhi visitar a Irlanda pelas mesmas razões descritas no post, masa vontade mesmo, venho quando lia o livro ” Jogar, beber, F@#er!!! rsrsrrsr… Gostei muito. Já tinha assistido ao filme “P.S I love you” e me apaixonei pelo lugar. Tenho uma perguntinha, se puder responder, claro, que escola você escolheu aqui no Brasil para fechar seu intercâmbio? Estou em busca de indicações, pq ainda tenho um pouco de receio quanto ao tratamento oferecidos por algumas escolas, já me indicaram duas a Information Planet e a CI – Central de Intercambio -, mas quanto mais indicações, melhor.

    Obrigada pelas dicas mais que demais.
    Mal posso esperar pelos próximos posts.

    Beijos!

    Comentário by Gabi — 09/11/2011 @ 12:03 am

  24. Olá Gabi!

    Muito obrigada pelo carinho! 🙂
    Fico muito feliz em saber que o Vida Na Irlanda está ajudando.

    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:07 pm

  25. Tarsila,

    Primeiramente amei seu Blog, me ajudou muito a esclareçer dúvidas. Estou dando entrada numa agência e pretendo ir em maio para estudar por 6 meses e trabalahar tbm. Meus maiores dilemas são: A hospedagem garantida é de apenas uma semana, e eu gostaria de saber se há facilidade em achar gente para rachar AP por aí, e se é difícil arrumar emprego…?

    Pow fica uma modesta sugestão, tenta criar uma página ou algo do gênero para brasileros q estão aí possam dar dicar para quem quiser ir e se hospedar tbm, pq agente q é marinho de 1ª viajem fica meio perdido né, rs.

    Desde já lhe agradeço.

    Bjaum =)

    Comentário by Andressa Braga — 09/11/2011 @ 12:18 am

  26. Olá Andressa!

    Muito obrigada pelo comentário e elogio. 🙂
    Há diversas vagas de apartamentos sendo anunciadas em comunidades no facebook e para alugar um lugar, veja este post:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html

    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Obrigada pela sugestão e vou considerá-la com carinho!

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:09 pm

  27. Bruna..estou em situação parecida contigo.caso queira trocar umas ideias..sobre intercambio e escolas..meu email é fkguerra@hotmail.com ou o twiiter..@fkguerra..quem quiser bater um papo..estamos ai..sou e estou em SP..abraços..Tarsila..show de bola o post..

    Comentário by Franklin — 09/11/2011 @ 3:47 am

  28. Obrigada Franklin!

    Sempre presente aqui no Vida Na Irlanda! 🙂
    Temos de nos conhecer quando você estiver por aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:12 pm

  29. meu twitter ficou parecendo estranho no post. Mas é apenas @fkguerra abraços ..fui

    Comentário by Franklin — 09/11/2011 @ 3:49 am

  30. Olá Tarsila,
    Assim como muitos elogios vieram, o meu também não será nenhuma surpresa.
    Parabéns, ja estou encantado e estudando a ida pra este país há dois anos, e cada vez mais, me sinto mais confiante.
    Obg, por estar postando essas informações, que sem dúvida, fazem toda diferença!

    Abs.

    Comentário by Jonathan Laia — 09/11/2011 @ 7:21 pm

  31. Olá Jonathan!

    Muito obrigada pelo carinho e fico feliz em poder contribuir com a sua pesquisa para que você realize seus objetivos aqui na Irlanda!
    É um prazer poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:24 pm

  32. Legal o texto Tarsila, sempre acompanho o blog. Gostaria de saber sobre trabalho na área de construção civil em Dublin, existêm muitas casas, prédios ou empresas em construção ou reforma? Como é o emprego nesta área? Meu pai é Pedreiro e trabalha com constrição Há mais de 30 anos, sei fazer diverssos trabalhos que aprendi com ele, ano que vem estarei indo estudar e gostaria de saber a possibilidade de conseguir um trabalho nesta área. Não sei quantas horas de trabalho são, nem nada a respeito. Se puder me ajude, muito obrigado.

    Comentário by Paulo Roberto — 09/11/2011 @ 7:39 pm

  33. Olá Paulo Roberto!

    Muito obrigada pelo comentário e por acompanhar sempre o Vida Na Irlanda! 🙂
    Infelizmente o mercado de construção civil é o que mais sofreu desde a crise mundial de 2008 e não há mais muita coisa sendo investida nesta área por aqui.
    Talvez suas habilidades sejam úteis para procurar um emprego, mas não creio que será a área mais fácil.
    Aqui os trabalhos, em qualquer área, normalmente são pagos por hora e o salário mínimo na Irlanda é, atualmente de €8,65/hora.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:42 pm

  34. Pra variar, um post show de bola! Parabéns Tarsila… Eu já estou aqui e mesmo assim, não deixo de passar aqui no Blog.. ainda vou conhecer todos os lugares que tu postou aqui… hahaha o vida na irlanda vai ser meu guia!

    Comentário by Carina Portal — 11/11/2011 @ 8:17 pm

  35. Carina! 🙂

    Muito obrigada pelo comentário. É um prazer vê-la por aqui! 🙂
    Há quanto tempo nos conhecemos virtualmente né? Então temos de combinar algo pra nos conhecermos pessoalmente…

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 4:03 pm

  36. Menia, congratulations, seu blog é digno de uma grande escritora/jornalista, nossa, realmente você se colocou em lugar de várias pessoas com dúvidas e mais dúvidas.

    Comentário by Dianne — 17/11/2011 @ 12:32 am

  37. Olá Dianne!

    Muito obrigada pelos elogios! 🙂
    É um prazer poder ajudar e espero que eu possa continuar ajudando por muuuito tempo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 4:53 pm

  38. Meu Deus, depois desse post é impossível não querer estar aí!!!
    Muito obrigado Tarsila por ser tão clara em suas informações sobre a Irlanda e acima de tudo de transmitir o seu amor por este país e povo, isso é admirável!!!
    Parabéns
    Bjs

    Comentário by Sandra Kelly — 21/11/2011 @ 10:04 pm

  39. Olá Sandra!

    Obrigada pelo comentário e elogio!!
    É um prazer poder ajudar. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 8:57 pm

  40. Oi Tarsila,
    Queria dizer que adoro o teu blog e que as informações são realmente muito úteis pra quem pretende fazer intercambio.
    Acabo de ver esse ultimo post e minha vontade de chegar ai só aumenta!
    Espero que dia 2 de janeiro chegue logo! hehehehe
    Parabéns, teu blog é ótimo.

    Comentário by Beatrice — 22/11/2011 @ 1:11 pm

  41. Olá Beatrice!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário!
    Logo logo você estará por aqui e espero que curtindo tudo que a Irlanda tem a oferecer!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 9:07 pm

  42. Olá Tarsila,
    Parabéns pelo seu trabalho no blog, informações excelentes e objetivas.
    Mas estou um pouco preocupado, em Fevereiro embarcamos para Irlanda eu e minha noiva,
    e ficamos sabendo que a Crise europeia está dificultando bastante a vida por ai,
    em relação a emprego e o aluguel de residência estão caros.
    Um conhecido meu Foi para Irlanda em Maio com o objetivo de ficar 1 ano
    e voltou em semana passada, pois estava começando a passar dificuldade, falando que está muito difícil viver em Dublin.

    Poderia nos ajudar, relatando se é real essa informação, ou algo que não precisamos nos apavorar??

    Muito Obrigado

    Comentário by Filipe Santos Boa Nova — 24/11/2011 @ 2:07 am

  43. Olá Filipe!

    Obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Eu não acredito que a “crise européia” seja um motivo para se apavorar. Se vocês vierem com um bom plano e com objetivos claros, vocês provavelmente terão experiências que casam com suas expectativas. O cenário da crise não é tão latente para os estudantes, mas mais para os próprios irlandeses. A vida do intercambista nunca foi fácil, mas está melhor do que no ano que a crise mundial realmente bateu aqui, em 2008.
    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos,

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 9:34 pm

  44. Ah Tarsila, é verdade… Mais de 1 ano já, rsrsrs.
    Podemos marcar sim… Agora estou trabalhando direto, mas depois do dia 20 até depois do ano novo estarei livre… daí marcamos algo sim, com certeza!
    Beijão!

    Comentário by Carina Portal — 08/12/2011 @ 9:00 pm

  45. Oi Carina!

    UEBA! Então vamos marcar sim!
    Você me manda uma msg? 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/12/2011 @ 9:07 pm

  46. Boa noite Tarsila!!!

    Me ajudou e me incentivou ainda +! E quanto a questão de emprego concordo plenamente, vale da nossa determinação seja em qualquer lugar…

    Inthé no máximo abril ;)…

    Grande bjo e novamente obrigada =)

    Comentário by Andressa Braga — 10/12/2011 @ 2:24 am

  47. Olá Andressa!

    Muito obrigada pelo comentário, fico feliz em poder ajudar e até em breve!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/01/2012 @ 1:50 pm

  48. Ola Tarcila, tudo bem?
    Parabens pelo sit e obrigado! (ja virou Utilidade Pública…rs ^^)
    vc tem alguns anunciantes em seu sit, gotaria de saber se vc conhece(diretamente ou nao) a agencia de intecambio mango e recomenda. eles tem otimos valore so q nunca fiz esse tipo de nogocio pela internet e to meio com medo(meu dinheirinho foi suado ^^).

    Obrigado,
    Vlw e Flw.

    Comentário by andre — 18/01/2012 @ 8:19 pm

  49. Olá Andre!

    Comigo tudo bem e com você?
    Obrigada pelo carinho e comentário.
    Eu não conheço diretamente a agência de intercâmbios Mango, mas também nunca recebi nenhum relato negativo da empresa. Sei que eles estão baseados em Galway, no oeste da Irlanda e me parece uma empresa bem honesta pois como anunciantes eles são muito prestativos e solícitos. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 1:14 pm

  50. desculpa XD Tarsila*

    Comentário by andre — 18/01/2012 @ 9:42 pm

  51. Olá Tarsila, td bem? Eu e uma amiga estamos querendo ir fazer um intercambio por ai, para estudar inglês mesmo. Dando uma olhada pelo site, vi que são oferecidos cursos técnicos, sou biomédica ( uma profissão que eu acho que só existe aqui no Brasil, mas enfim, eu trabalho com análises clínicas), você sabe me dizer se tem algum curso próximo a isso por ai? Ou algum site que eu possa pesquisar? Estou tendo dificuldades de achar. Obrigada =)

    Comentário by Michelli — 01/04/2013 @ 1:30 am

  52. Olá Michelli,

    Muito obrigada pelo comentário. Comigo tudo bem e com você?
    Se o seu intuito é aprender inglês eu recomendo que você se foque em aprender a língua. Há um curso de Bioengenharia na Trinity College http://www.tcd.ie/bioengineering/, Engenharia Bio-médica na Universidade de Limerick – http://www3.ul.ie/courses/BiomedicalEngineering.php e Engenharia Bio-médica na Cork Institute of Technology – http://www.cit.ie/course/CR520.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 7:36 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.