25/03/2013

Imigrando: Sexta-feira Santa na Irlanda

A República da Irlanda é um país primariamente católico e como tal diversas das celebrações religiosas Irlandesas coincidem com as praticadas no Brasil e este é o caso da Sexta-feira Santa, aqui conhecida como Good Friday.

Neste ano a Sexta-feira Santa será celebrada no final desta semana e apesar de ser um dia importante no calendário católico – a crucificação de Cristo – ele não é um feriado público na Irlanda (é facultativo), mas é um dia dedicado ao descanso e ao culto cristão.

skynightÉ comum conhecer irlandeses católicos que utilizam a Sexta-feira Santa para se dedicar, quando podem, à reza e meditação assim se preparando espiritualmente celebrar o renascimento de Cristo. Esta preparação é tão comum que algumas escolas e estabelecimentos comerciais fecham mais cedo permitindo que as pessoas se organizem para comemorações de Páscoa, seja limpando seus lares, obtendo um corte de cabelo novo ou até mesmo comprando roupas novas.

Uma curiosidade acerca da Good Friday é que a venda de bebidas alcoólicas é proibida por lei, assim os famosos estabelecimentos off-license (que vendem bebidas mas que não tem licença para que você as consuma no próprio estabelecimento) e alguns restaurantes nem mesmo abrem.

Outros irlandeses aproveitam a oportunidade de que todo feriado que cai em um domingo é automaticamente transferido para a segunda-feira seguinte (saiba mais aqui sobre feriados na Irlanda) e emendam os dias para fazer viagens curtas pela Irlanda ou por outros países.

Se você estiver se preparando para vir para a Irlanda você sabe como a Good Friday é celebrada por aqui e se você já estiver em terras irlandesas você pode se programar melhor, seja para o espírito de renovação ou para uma viagem bacana.

Postado por: | Comments (10)

  1. Ola Luana, sou catolico e achei muito legal esse post! Estou chegando em Dublin dia 31 de Março, ja neste domingo de Pascoa! Estou ansioso, obrigado pelas dicas aqui do blog!

    Comentário by Rodolpho — 25/03/2013 @ 10:07 pm

  2. Olá Rodolpho,

    Talvez você tenha se confundido, mas meu nome é Tarsila. Fico feliz que o Vida Na Irlanda tenha o ajudado e espero que a sua experiência na Irlanda esteja sendo ótima!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 4:13 pm

  3. OI Tarsila!!!
    Muito bom conhecer cada vez melhor, através dos seus posts, as tradições e costumes do povo irlandês.
    Tem um paozinho típico com decoração em formato de cruz nesta época do ano, não é????
    Ai tbm tem essa imensidão de ovos de chocolates??? Com os enormes corredores de ovos pendurados em supermercados por aqui???
    Beijos e uma excelente Páscoa.
    Andrea

    Comentário by Andrea — 25/03/2013 @ 10:36 pm

  4. Olá Andrea,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Bom, o famoso Soda Bread tem um desenho de cruz, mas ele não é típico desta época do ano, já que é um doa pães mais comuns por aqui. Há sim os ovos de chocolate, mas também não é como no Brasil onde os corredores ficam cheios. Há alguns e a maioria vem em caixas, com os chocolates que deveriam vir dentro em um saquinho ao lado do ovo. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 4:16 pm

  5. vlw tarsila

    to pensando em ir passar o ano novo ai esse ano se nao for ficar muito caro

    tomara que de tudo certo

    Comentário by kelvin — 26/03/2013 @ 3:07 am

  6. Olá Kelvin!

    Espero que curta a experiência, mas não espere um mega-evento como é no Brasil. Aqui o ano novo é uma celebração mais calma. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 4:21 pm

  7. Morei na Irlanda 6 meses, e voltei a 1 ano, se eu quiser voltar tenho que refazer os documentos na Irlanda? GNBI, conta em banco..essas coisas?

    Comentário by Hedson Rosa — 28/03/2013 @ 11:34 am

  8. Olá Hedson,

    Sim, infelizmente todo o processo terá de ser refeito. O único documento que não precisará ser obtido novamente é o número de PPS, pois ele é único e intransferível.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 5:07 pm

  9. Tarsila, sou cristã e queria saber se há muito preconceito em relação a isso. Você sabe me dizer se há igreja evangélica em Dublin? bjs e OBRIGADA pelo presente que nos dá com seu blog…

    Comentário by Priscila — 31/03/2013 @ 3:06 am

  10. Olá Priscila,

    A Irlanda é um país primariamente católico e não há, hoje em dia, a hostilidade que havia entre católicos e protestantes. Inclusive há bastante igrejas de diversas denominações por aqui. Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 7:22 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.