02/03/2014

Imigrando: Os 14 padrões mínimos para residências alugadas na Irlanda

Alugar uma casa ou um apartamento já não é tarefa fácil, ainda mais em outro país onde a língua, os hábitos e padrões são diferentes daqueles que estamos acostumados.

Entender o que é ou não necessário ter em uma casa ou apartamento na Irlanda pode ser um grande desafio para muitas pessoas, especialmente se houver alguma dificuldade com a comunicação entre você e o agente imobiliário (Real Estate Agent) ou com o(a) proprietário(a) (Landlord/Landlady).

Este artigo delimita os 14 padrões mínimos que qualquer propriedade alugada deve ter, já que é obrigação legal (é isso mesmo, é lei!) que o proprietário ofereça um imóvel com condições físicas mínimas para habitação.

dublin15

Estas são:

* A propriedade deve ser mantida em bom estado, por dentro e por fora; ou seja, telhados, janelas, pisos, tetos, paredes, escadas, portas, rodapés, paredes, calhas, sarjetas, conexões, mobiliário, jardins e áreas comuns devem ser mantidas em boas condições e reparadas quando necessário.

* Os itens acima não devem estar danificados devido à humidade ou qualquer outra causa.

* O fornecimento de eletricidade e gás tem de estar boa condição e ser seguro.

* Todos os cômodos devem ser bem ventilados e ter iluminação adequada, natural e artificial.

* A propriedade deve ter pelo menos uma pia com água fria e água quente

* A propriedade deve ter um cômodo separado com um vaso sanitário, uma pia e uma banheira/chuveiro fixo com água quente e fria.

* Cada cômodo deve conter um aparelho de aquecimento (aquecedor) que é capaz de aquecer o mesmo de modo eficaz e que pode ser controlado pelo locatário (você).

* Deve haver um espaço específico para cozinhar com espaço de adequado para armazenamento de alimentos, um fogão de quatro bocas com forno e grill, uma geladeira e freezer (ou combinado) e um forno microondas.

* Acesso à uma máquina de lavar roupas.

* Acesso à uma secadora de roupas se a propriedade não tiver um jardim ou quintal privado.

* Alarmes de incêndio e manta contra-fogo.

* Acesso à área de despejo de lixo que seja à prova de ratos/ratazanas e pestes.

* Plano de evacuação e emergência e detectores de fumaça.

* Em prédios, deve sempre haver iluminação emergencial nas áreas comuns.

 

É importante frisar que o proprietário não é responsável por qualquer dano causado aos seus bens pessoais em função de um estrago na estrutura da propriedade (caso um cano estoure, por exemplo). Portanto exija que o proprietário mantenha a residência em ordem e em condições mínimas de uso.

Se a sua acomodação NÃO apresentar estes 14 requisitos mínimos você deve, primeiramente, contatar seu proprietário ou agente imobiliário para pedir as mudanças e ajustes necessários.

Quando o proprietário não mantém a residência com os padrões mínimos ele pode sofrer multas e até ser processado, portanto caso estes ajustes não sejam feitos ou se o proprietário se recusar a fazer as mudanças, você pode contatar a autoridade local, que é a responsável por reforçar estes padrões. Para encontrar a autoridade local da sua área clique aqui.

Mais informações sobre padrões mínimos para residências alugadas na Irlanda veja o folheto explicativo do Threshold.ie  (em inglês).

Postado por: | Comments (2)

  1. Olá Tarsila, ótimo post, como sempre! Tenho uma dúvida…ou melhor uma preocupação =P

    Você sabe me dizer se os aquecedores nas casas irlandesas são centralizados, ou há um controle da temperatura em cada cômodo? Meu receio é sentir frio se por exemplo, o aquecimento for central e eu sentir mais frio que as demais pessoas da casa, ou da host family por eu não estar acostumada com temperaturas baixas…

    Comentário by Luciana — 03/03/2014 @ 5:48 pm

  2. Olá Luciana!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Vamos lá: Depende. Algumas casas e/ou apartamentos oferecem o sistema de aquecimento central, com aquecedores em todos os cômodos mas com o controle em um lugar só. A maioria oferece aquecedores individuais em cada cômodo que funcionam de forma independente, que facilita mais a vida dos moradores, pois nem sempre a casa inteira precisa ficar aquecida. Na dúvida, sempre pergunte!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 9:11 am

Sorry, the comment form is closed at this time.