03/03/2014

Conhecendo a Irlanda: Estações do ano

Feliz primavera! Ou não?!

Quem planeja vir para a Irlanda sempre tem dúvidas sobre como é o tempo, até mesmo porque as temperaturas não são como as brasileiras. Eu já fiz um artigo que cobre de forma geral como funciona o clima da Irlanda, mas neste artigo aqui vou falar como se definem as estações no ano na Ilha Esmeralda.

spd18

As estações do ano na Irlanda seguem o mesmo padrão do hemisfério norte, que são as estações opostas às que temos no Brasil, de modo generalizado, quando no Brasil é verão, na Irlanda é inverno e quando no Brasil é primavera, na Irlanda é outono e vice-versa.

Como o inverno é a estação mais fria do ano e o verão a mais quente, o outono e a primavera são consideradas meias-estações, que funcionam como um período de transição entre o inverno e o verão…mas como você já pode esperar, a Irlanda é um país especial e, neste sentido, um pouco diferente.

frutinhas

A Irlanda utiliza um  sistema celta para contar e observar o tempo e clima, que foi criado antes do cristianismo e embora a Irlanda considere as influências meteorológicas e astronômicas, este sistema é utilizado até hoje.

O sistema celta define diversos padrões, como por exemplo a duração de um dia, uma semana, um mês, as estações do ano e também os festivais celebrados pelos celtas. Não é à toa que o Halloween é uma das datas mais comemoradas aqui.

024

O resultado disso é que a Irlanda foge dos padrões europeus e as estações irlandesas começam, geralmente, entre os solstícios e equinócios, resultando nisso:

Primavera – Fevereiro, março e abril
Verão – Maio, junho e julho
Outono – Agosto, setembro e outubro
Inverno – Novembro, dezembro e janeiro

flowersSendo assim o calendário irlandês tem o início da primavera no dia 1 de fevereiro, exatamente um mês antes de toda a Europa e muito embora as temperaturas sejam bem frias (meteorologia), como as de inverno, a Irlanda já considera que a primavera se iniciou.

Portanto se surgir a dúvida de quando começam as estações do ano na Irlanda, você já sabe que depende bastante de qual sistema você está seguindo, mas como já estamos em março, não importa mais – Feliz primavera!

 

Postado por: | Comentários desativados em Conhecendo a Irlanda: Estações do ano

No comments yet.

Sorry, the comment form is closed at this time.