28/10/2010

This is Halloween

Atendendo aos seus pedidos (especialmente o do Adryan) aqui está um post sobre o Halloween!

source

O Halloween…

A origem do Halloween vem dos celtas, um povo que viveu há aproximadamente 2 mil anos atrás nas regiões onde hoje ficam a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França.

Os celtas criaram um festival chamado Samhain (se pronuncia algo como Sáu-in), que significa literalmente “final do verão” em Irlandês e que celebrava o fogo. O inverno, a estação na qual a escuridão é maior, marcava o início do ano celta que depois progredia para a luz, com o aflorar da primavera, o verão e por fim, o outono. Portanto, dia 31 de outubro, era considerado o último dia do ano celta.

Eles acreditavam que este dia de “passagem” começava com a escuridão e progredia para a luz e por isto as comemorações começavam ao anoitecer do dia 31 de outubro e continuava durante todo o dia seguinte.

source

O festival simbolizava também o fim do ciclo do pastoreio, quando os animais eram abatidos ou selecionados para reprodução e as colheitas eram armazenadas para durar durante o inverno. Durante a celebração eles se fantasiavam com cabeças e peles de animais e previam o futuro uns dos outros e os druidas (altos membros da sociedade celta) apagavam as chamas dos velhos fogos e acendiam novos fogos simbolizando o rito de passagem do velho para o novo.

O festival sofreu influências da cultura Romana e do Cristianismo durante a história, e até acredita-se que a igreja católica tentou substituir o festival celta (pagão) por um feriado religioso católico. A celebração se chama All-hallows Day (Dia de Todos os Santos) e a noite que o antecedia, o Samhain, começou a ser chamado de All-hallows Eve (Véspera do Dia de Todos os Santos) e mais tarde se tornou Halloween. Por volta do ano 1000 a igreja criou o Dia de Finados, para honrar os mortos. Juntas, estas três celebrações: Véspera do Dia de Todos os Santos, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados é chamado de Hallowmas.

Justamente por ser um período de transição, as barreiras entre o nosso mundo e o “outro mundo” ficam instáveis, possibilitando que  as almas dos que já se foram e outros espíritos, como a puka, as banshees e fadas se tornem  visíveis no mundo dos vivos…

Não que os espíritos queiram causar mal, mas eles são conhecidos por se ofenderem muito facilmente! Acredita-se que os espíritos levam muitas coisas deste para o outro, como leite, comida e até mesmo criancinhas!

Já que é melhor não arriscar, as pessoas acendiam (e acendem) grandes fogueiras e se fantasiam, para que os espíritos se confundam e não saibam quem é deste ou do outro mundo!

Algumas das estratégias para espantar os espíritos incluem fazer muito barulho (dá-lhe festa!) e acender uma vela na frente de casa dentro de uma abóbora; originalmente estas “lanternas” eram feitas de nabo e os rostos (caretas) esculpidos nelas reforçam a idéia de espantar os espíritos. Ah, e colocar alimentos do lado de fora de casa, como oferendas, era também uma prática bem comum.

source

Um pouco sobre essas pequenas criaturas irlandesas…

Os irlandeses levam muito a sério estes espíritos do outro mundo e um deles é bem conhecido como símbolo do país, o Leprechaun, um pequeno duende que guarda um pote de ouro no final do arco-íris.

A Puka é um tipo de fada malvada que é capaz de se transformar em qualquer coisa. Elas não perdem nenhuma oportunidade para pregar uma peça nos humanos durante o Halloween e muitas vezes elas se transformam em cavalos e dão uns sustos por aí. Rez a lenda que as Pukas cospem nas maçãs que não são colhidas e armazenadas para o inverno, assim os humanos não podem comê-las! (Eca!)

A Banshee (se pronuncia algo como Bãnxi) é um outro tipo de ser mágico, mas é sempre uma mulher que avisa quando a morte está chegando. Ela não é muito discreta não, pois o seu grito horripilante  (que garantem arrepiar a espinha!) é o aviso que a morte se aproxima… também dizem que se você escutar a Banshee, você deverá ver nas redondezas uma carruagem funerária levada por um cavalo sem cabeça! (Ui!)

E o que o Drácula tem a ver com isso?

Muitas criaturas assustadoras ficam marcadas para sempre na história, originando ou se tornando mais conhecidas através da literatura, como é o caso do monstro criado pelo Dr. Frankenstein, da autora inglesa Mary Shelley; e do Drácula, do autor irlandês Abraham (Bram) Stoker.

source

Bram Stoker (que aliás morava aqui em Dublin na casa número 15 na rua Marino Crescent…) se inspirou nas estórias sobre vampiros e lobisomens da Transilvânia para criar seu personagem Vlad Tepes, mas a Irlanda também deu sua contribuição através de estórias sobre pessoas serem enterradas vivas por causa das doenças durante a Grande Fome e das lendas de “mortos-vivos” que foram forçados a andar nesta terra à procura de sangue. Acreditava-se que estas almas tinham o sangue ruim, em gaélico, droch fhola, que se pronuncia algo como Drac ula.

Vamos festejar!

Na Irlanda há algumas maneiras de se comemorar o Halloween – colocando enfeites em portas e janelas, se fantasiar e até mesmo sair batendo nas portas das casas pedindo doces, o famoso “trick or treat” (travessuras ou gostosuras).

Os grandes eventos são, na maioria, voltados para as crianças, pois elas estão de férias durante a última semana de outubro, mas não faltam opções para os adultos.

source

A maioria das escolas de inglês, especialmente em Dublin,  promove eventos em pubs ou festas à fantasia na própria escola para comemorar o Halloween (algumas tem até competição de fantasia!).

Quase todos os pubs da cidade também entram na dança, capricham na decoração, na música e deixam o pessoal fantasiado ir e vir à vontade.

Para quem gosta de um passeio mais “turístico” existem duas opções:

Uma empresa chamada Dublin Hidden Tours (Caminhadas escondidas de Dublin) que faz tours de Dublin a pé e promete uma experiência assustadora para esta data especial. Infelizmente todos os tours de Halloween deste ano já estão esgotados, mas quem sabe no próximo…

Há também um tour de ônibus que promete ser arrepiante, o Dublin GhostBus Tour, tudo no melhor clima “assustador”; e o mais bacana é que ele funciona praticamente o ano todo. Então se você gosta de sentir um friozinho na barriga não vai precisa esperar até o próximo Halloween.

Ah, ouvi dizer que em Derry (na Irlanda do Norte) há o melhor Halloween da Ilha! Quem for conferir ou já conhece, deixe sua opinião nos comentários, por favor!

Espero que vocês tenham gostado do post e não se esqueçam de comprar doces…afinal, nunca se sabe quem vai bater na sua porta…

P.S. A Karine do blog Ká.entre.nós e o Antônio do blog Um Sujeito Na Irlanda também fizeram um post sobre o Halloween! Estamos todos inspirados, não?

Postado por: | Comments (25)

  1. Amei Tá, como esse é o meu primeiro halloween ainda não sabia nada sobre a história, já q no Brasil, não se comemora, mas agora sim entendi o motivo d tta festa e até eu quero comemorar! bjs

    Comentário by Danubia — 29/10/2010 @ 12:24 am

  2. Oi Dan!

    Primeiro Halloween na Irlanda tem de curtir muito, ainda mais agora que você conhece os porquês desta data tão misteriooooosaaaaa (uuuuuuhhh).

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 9:00 pm

  3. ADOREI O POSTO, TARSILA! 😀

    Sério! Sei que não devo ter sido o único a solicitar um post sobre o Halloween, mas de qualquer forma obrigado pela consideração de ter citado o meu nome!

    Muito interessantes as informações que expuseste, eu não fazia a mínima idéia da existência da maioria delas!

    As fotos, os tópicos, tudo! Ficou ótimo! Adoro o Halloween, pena que no Brasil não comemoramos (eu não conto as festas de Halloween que boites promovem)… E tu? Já decidiste como vais comemorar?

    Comentário by Adryan — 29/10/2010 @ 12:31 am

  4. Olá Adryan!

    Fico tão feliz em saber que você adorou o post (ao ponto de se empolgar e virar posto). 🙂
    Eu sempre escuto as sugestões e posto as informações quando posso (que talvez não seja exatamente quando as pessoas desejam, mas é quando consigo). Neste caso você já havia me pedido com antecedencia e eu estava o preparando já há algum tempo, então tudo deu certo!

    Muito obrigada pelos elogios (textos, fotos e tudo mais!). 🙂
    Uma pena que o Halloween não é comemorado no Brasil (mas aqui também não tem festa Junina…) cada cultura tem suas coisas boas, não é mesmo?
    Eu não sei como vou comemorar, porque ando busy busy busy, mas espero pelo menos distribuir docinhos para as criancinhas da vizinhança!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 10:47 pm

  5. ADOREI O POST*

    A empolgação foi tanta que escrevi errado! Hehehe…

    Comentário by Adryan — 29/10/2010 @ 12:32 am

  6. Agora é só comprar a fantasia e curtir as mais de 40 atrações previstas para Dublin, ano que vem quem sabe Derry não entra no nosso roteiro?

    Comentário by Marcondes — 29/10/2010 @ 1:11 am

  7. Olá Marcondes!

    Existem alguns lugares onde você pode comprar fantasias. Tem uma loja de fantasias do lado do St. Stephen’s Green Shopping Centre chamada “Funny Biz” e outra, recentemente aberta quase na frente da Trinity College. É também possível achar fantasias na Penney’s, na Dunnes Stores e até mesmo nas lojas de €2! 🙂

    E vamos torcer para que Derry possa ser uma das atrações futuras aqui no Vida Na Irlanda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 10:51 pm

  8. Brigado pela referência, Tarsila, e taí mais um ótimo post. Aqui em Sligo eu acho que se alguém bater na minha porta eu saio correndo ou ponho a cachorra pra pegar, rs

    Comentário by Antonio Proença — 29/10/2010 @ 10:33 am

  9. Oi Antonio!

    Disponha! 🙂
    Muito obrigada pelo comentário, mas espere batidas na sua porta…devem ser somente as criancinhas fazendo “trick or treat” (ou não)! hehehe!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 10:56 pm

  10. Oiiii
    Primeiro obrigada por citar o Ká.entre.Nós e segundo por votar em mim no Top Blog!

    Beijoca e que você tenha um Happy and Scary Halloween!

    Comentário by Karine — 29/10/2010 @ 1:45 pm

  11. Olá Karine!

    Disponha, tanto o link como o voto são mais do que merecidos.

    Happy Halloween para todos vocês! 🙂

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 11:01 pm

  12. Amo essas histórias. Também lamento que não tenha essa tradição aqui no Brasil. Eu queria muito estar aí pra fazer o tour a pé por Dublin, adoro essas coisas. Ah, você poderia fazer o do ônibus já que tem isso o ano inteiro e depois contar se é mesmo assustador. : )
    Beijos.

    Comentário by FerNanda — 29/10/2010 @ 1:53 pm

  13. Olá Fernanda!

    Ama o Halloween e todas essas histórias? Então a Irlanda é o país para você! 🙂
    A tradição não existe no Brasil, mas bem que podíamos começar um movimento né? Algo do tipo “Halloween Tropical”, que tal?
    Ah, este tour do ônibus eu quero muito fazer e quando fizer, podem ter certeza de que virá um post sobre ele!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 11:03 pm

  14. Excelente artigo.

    Comentário by Daniel Urpia — 29/10/2010 @ 1:57 pm

  15. Olá Daniel!

    Muito obrigada pelo comentário!

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 11:04 pm

  16. Ameeeeei.
    Assim como a maioria, como não comemoramos a data aqui, nunca fiz idéia de toda essa história…
    Eu pensava: Porque as criaturas ficam pedido doces? ashuhasuhasu
    Muito bom Tarsila, como sempre: De parabéns!

    Comentário by Carina — 29/10/2010 @ 3:47 pm

  17. Olá Carina!

    Muito obrigada pelos elogios! 🙂
    A história do Halloween é realmente interessante e se você curtiu, tem de vir logo para poder comemorá-lo aqui! 🙂

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 11:13 pm

  18. Oi Tarsila

    Amei o post aqui onde moro sempre fazemos festa de halloween, gosto muito.

    bjos
    Trick or treat

    Comentário by Sônia — 29/10/2010 @ 6:44 pm

  19. Oi Sônia!

    Fico super feliz em saber que você curtiu o post e que você já comemora o halloween! Agora falta comemorá-lo no melhor estilo irlandês! 🙂

    Se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 11:15 pm

  20. Adorei esse post, muito lega.
    Tirando a parte horripilante da história, adoraria participar dessas festas já que aqui no Brasil não tem essas comemorações. Ano que vem poderei comemorar…Oba!!
    Parabéns pelo post Tarsila.
    Bjos.

    Comentário by Raisa — 29/10/2010 @ 8:18 pm

  21. Olá Raisa!

    Muito obrigada pelos elogios!
    Fico muito feliz em saber que você gostou do post e ano que vem você poderá comemorar muito! 🙂 ÊÊÊ!

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 11:29 pm

  22. interessantíssimo post! congrats.

    Comentário by tatiane — 31/10/2010 @ 5:34 pm

  23. Oi Tatiane!

    Muito obrigada! Fique à vontade para explorar mais o Vida Na Irlanda, conhecer os posts dentro das diferentes categorias e deixe seu comentário!

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/10/2010 @ 8:53 pm

  24. Muito legal, estou indo dia 13 de novembro para Dublin, pena q perdi o Halloween.

    Comentário by Tabyon — 05/11/2010 @ 9:34 pm

  25. Olá Tabyon!

    Muito obrigada pelo comentário. 🙂
    Você perdeu o Halloween, mas outras coisas virão espere até St. Patrick’s Day, dia 17 de março; é um barato!
    Te desejo uma ótima viagem e espero que tudo dê certo!

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/11/2010 @ 12:54 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.