30/10/2010

Conhecendo a Irlanda: Igreja de St. Michan

Ainda no clima do Halloween vai uma dica horripilante: A igreja anglicana de St. Michan.

Localizada perto do Four Courts, em Dublin 7, a igreja de St. Michan foi originalmente construída em 1095 mas o prédio atual é 1685. Ela tem origens Hiberno-Viking e é a igreja mais antiga de Dublin (do lado norte). Apesar do exterior bem modesto, ela esconde dentro de si um mistério tanto quanto curioso.

Além do cemitério que rodeia a igreja, há uma cripta subterrânea de aproximadamente 900 anos, recheada de câmaras com caixões…

Como as câmaras dentro da cripta pertencem aos membros da igreja e às mais importantes famílias de Dublin dos séculos XVII, XVIII e XIX, não é permitido ficar fuçando nos caixões alheios, contudo para acomodar uma série de caixões dentro de uma câmara, eles eram colocados uns em cima dos outros.

Infelizmente, a pilha de caixões não foi a melhor idéia, pois com o tempo alguns acabaram cedendo e revelaram uma curiosidade… os corpos estavam preservados!!! Ou seja, encontraram múmias de verdade, com pele, cabelo e até unhas!!

Estas múmias não foram embalsamadas como as do Egito (que foram preparadas para serem preservadas), mas permaneceram assim pelas condições do ambiente dentro da cripta. As paredes são feitas de calcário, e há o gás metano que mantêm o ambiente seco o suficiente para criar este tipo de preservação.

Os corpos que podem ser vistos hoje não foram propositalmente escolhidos para serem exibidos, como já dito acima, os caixões quebraram e os cadáveres ficaram expostos.

Nesta câmara estão quatro corpos (da esquerda para direita):

The Unknown (O desconhecido), que é, de fato, uma pessoa desconhecida, mas se sabe que o corpo é feminino.

The Thief (O Ladrão), um corpo de um homem aparentemente mais “gordinho” que não tem uma mão. Dizem que ele foi possivelmente um ladrão porque a mão dele foi cortada, podendo ser uma punição por um crime; mas é uma especulação já que criminosos não são normalmente enterrados embaixo de igrejas…talvez ele tenha se reformado, mas existem muitas teorias.

The Nun (A Freira), um cadáver feminino que ainda apresenta suas unhas (das mãos e dos pés)! Uuuuuiiiii

E ao fundo está The Crusader (O Cruzado), corpo de um homem colocado na posição de um cavaleiro das cruzadas, com as pernas e pés cruzados. Acreditam que o cadáver tenha aproximadamente 800 anos e rez a lenda de quem ousar dar um aperto de mãos com ele (na verdade apenas um leve toque na mão direita da múmia) terá boa sorte! (Alguém se habilita? Eu o cumprimentei…)

A história da Irlanda, como sempre, também está presente nesta igreja. Em uma das criptas está o corpo de Wolfe Tone, considerado o pai do republicanismo irlandês e os restos mortais dos famosos irmãos Sheares, Henry e John, líderes responsáveis pela rebelião de 1798 contra a Inglaterra.

Por conta de espiões, os irmãos foram capturados e condenados à morte. Há uma cópia da sentença de execução deles que diz que eles devem ser enforcados (mas mantidos vivos), estripados (ainda vivos), ter as tripas queimadas diantes do rosto (ainda vivos), decapitados e finalmente esquartejados, como exemplo para que não houvesse mais rebeliões…

Os Earls of Leitrim são os donos destes caixões mais enfeitados e isto é notado pelas coroas que os adornam, contudo, pode-se perceber que dois destes caixões são mais simples… o da direira, que está sozinho, abriga um membro da família não muito querido e por isto, rejeitado. O outro é um mistério.

Algumas destas câmaras ainda estão ativas, ou seja, algumas famílias ainda podem enterrar seus familiares ali, portanto é importante respeitar este espaço. Infelizmente não é possível acessar à cripta com cadeira de rodas e para entrar nelas, é necessário descer alguns grandes degraus de pedra, como vocês podem ver…

A igreja por dentro é muito menos horripilante.

O interior é simples e mudou muito pouco desde a época Vitoriana.

Um  lindo trabalho de escultura em madeira com violinos, outros instrumentos e frutas, fica logo acima do coro.

O órgão, acrescentado à igreja em 1724, dizem ter sido tocado por Friedrich Georg Hendel.

Há também uma espécie de cristaleiras com objetos interessantes e curiosos relacionados à igreja…

Além dos tours da igreja e da cripta, a St. Michan também funciona como uma igreja normalmente, por isto, tours podem ser cancelados em decorrência de casamentos, eventos e, é claro, funerais. Para quem gosta de múmias, histórias arrepiantes e buscam um tour com um guia bem peculiar, não percam a oportunidade de visitá-la.

St. Michan’s Church
Church Street
Dublin 7
www.cccgroup.dublin.anglican.org

O Ernani do Madruga Em Claro e a Juliana do Mala ou Mochila fizeram um vídeo muito bacana sobre a St. Michan. Vale a pena conferi-lo abaixo!

Postado por: | Comments (28)

  1. Parabéns pela pesquisa e pelo post,Tarsila, mas acredito que é melhor conhecer apenas a parte da igreja, não sou muito fã de múmias. hehehhe
    Bjos.

    Comentário by Raisa — 31/10/2010 @ 1:33 am

  2. Oi Raisa!

    Muito obrigada. 🙂
    Eu adorei ter ido à St. Michan e tenho de admitir que as partes mais legais são a cripta e as múmias, afinal de contas há muitas igrejas bacanas para se visitar aqui, mas nenhuma outra tem múmias naturais! Uuuuhhhh 😉

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/10/2010 @ 1:48 am

  3. Huuuuuuuu…
    muito bom.
    quero ir ai com certeza e dar um super aperto de mao no the crusader. =)

    Comentário by samyra — 31/10/2010 @ 2:26 am

  4. Spooky! Hahaha…

    Muito interessante o post! Definitivamente irei visitar esta igreja e tocar na mão do cavaleiro! É permitido fazer isso ou fizeste clandestinamente? Hehehe…

    E que horror em relação a pena de morte dos irmãos! Será que eles chegaram vivos na terceira etapa?? Eu heim!

    Comentário by Adryan — 31/10/2010 @ 2:26 am

  5. Boa Noite Tarsila! CREDO! Fiquei até com pena das criaturas lá que seriam estripados e as tripas queimadas na frente deles, vivos… eu morreria só com o fato de saber que isso pudesse ser feito comigo.
    Andei meio sumido daqui, mas o fato é que estive entediado de tudo, de não fazer nada aqui no Brasil, esperando pela data da viagem…
    Enfim, voltemos as múmias mortas e não a múmia que ainda está viva que sou eu… hahauaha
    Eu amo estas coisas, amo a história, me fascina descobrir tudo que há por trás de tudo… com certeza pretendo conhecer tudo isso… cada dia que eu decidir fazer um programa legal, divertido e que seja um mergulho no conhecimento eu vou entrar no “Conhecendo a Irlanda” logo cedo e parto pra aventura. =)
    Bjo e excelente final de semana…

    Comentário by Émerson — 31/10/2010 @ 3:25 am

  6. muito bom o post….mas…não rola!!!!

    Comentário by wagner — 31/10/2010 @ 11:23 am

  7. Oi Samyra!

    Eu acho que a visita vale muito a pena, mas o aperto de mão com o crusader tem de ser suave, afinal de contas, 800 anos não é para qualquer um…

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/10/2010 @ 4:31 pm

  8. Oi Adryan!

    Tocar a mão do crusader é permitido sim (aliás, ele fica no fundo da câmara e só dá para chegar lá se permitirem…), mas temos de tomar cuidado para não quebrá-lo, afinal de contas é uma múmia, por isto que eles dizem para darmos um leve toque e não um “aperto de mãos” mesmo.

    Em relação aos irmãos Sheares eu fiquei desacreditada na sentença! Não sei se chegaram vivos à terceira etapa, mas também acho que esta não era exatamente a intenção…

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/10/2010 @ 4:35 pm

  9. Oi Émerson!

    Credo mesmo não é? Eu torceria para morrer na forca antes de tudo…
    Vamos lá, mesmo sendo Halloweeen, não entre no modo múmia! Lembre-se de que a Irlanda é cheia de história e curiosidades e que você irá descobrir coisas muito bacanas aqui! Empolgação!!!! U-hu!!!
    E se você não encontrar um programa legal no Vida Na Irlanda, deixe uma sugestão ou a sua experiência, afinal de contas, nós criamos nossas próprias aventuras!!!

    Aproveite o final de semana também e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/10/2010 @ 4:39 pm

  10. Horripilante! huahuaha. Adorei as informações, com crtza um dia irei visitar essa igreja! xD

    Comentário by tatiane — 31/10/2010 @ 5:37 pm

  11. Olá Tatiane!

    Pois é, horripilante, mas muito legal! 🙂 A visita vale a pena!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/10/2010 @ 8:54 pm

  12. Olá Tarsila!

    Que ótimo post, já falei uma vez e repito, eu adoro história e a Europa é um prato cheio! Adorei a dica, assim que deixar a preguiça de lado irei conhecer essa igreja.

    Marcondes

    Comentário by Marcondes — 31/10/2010 @ 5:48 pm

  13. Olá Marcondes!

    Muito obrigada! Já que você adora história, conhecer a St. Michan é uma visita que você deve fazer (afinal de contas, onde mais você irá ver múmias de Dublin?!) A entrada é super baratinha, apenas €4.00, então não há desculpas para não ir. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/10/2010 @ 8:56 pm

  14. Salve!! Não pensa que eu não li não…. hehehe. Valeu, querida. Muito bom. bjo

    Comentário by Ernani — 31/10/2010 @ 6:23 pm

  15. Salve Ernani!

    Fico feliz que você curtiu o post e a indicação (mais do que válida!).

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/10/2010 @ 8:57 pm

  16. Ahh eu adorei o post e vou nessa igreja com certeza! bjo

    Comentário by Danubia — 31/10/2010 @ 8:44 pm

  17. Oi Dan!

    Vá sim e aproveite para dar um aperto de mãos com o crusader, se você tiver coragem! 😉

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/10/2010 @ 8:58 pm

  18. Oi Wagner!

    Bom, se não rola visitar, pelo menos dá pra ver pelo post, né? Fico feliz que você tenha gostado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/10/2010 @ 9:00 pm

  19. Parada OBRIGATÓRIA para aqueles que estiverem na Irlanda!
    Excelente post Tarsila!

    Cesar Mendes.

    Comentário by Cesar Mendes — 01/11/2010 @ 10:32 am

  20. Olá Cesar!

    Muito obrigada pelo comentário.
    Pelo jeito eu não sou a única que acho que a oportunidade de encostar em uma múmia de 800 anos é muito bacana! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/11/2010 @ 11:51 am

  21. Mais uma vez parabéns pelo blog, eu nunca tinha ouvido falar desta igreja e por ter visto aqui eu e meu flatmate fomos conferir de perto hoje a tarde. O lugar é fantástico mesmo, vale a pena conferir, super macabro. Eu também fiz um vídeo do lugar (não com tanta qualidade) mas vale a pena assistir:
    http://www.youtube.com/watch?v=fbW2Z8YgcPc

    Comentário by Anderson Ribeiro — 05/11/2010 @ 8:26 pm

  22. Olá Anderson!

    Muito obrigada pelo elogio e comentário!
    Fico super feliz em saber que vocês curtiram a experiência e fico feliz que você tenha gostado da dica!

    Vale a pena mencionar que o texto de descrição do seu vídeo foi tirado deste post aqui. Agradeço se você puder colocar um link para o post. 🙂

    Mais uma vez, obrigada por ler o Vida Na Irlanda e por compartihar seu vídeo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/11/2010 @ 12:51 pm

  23. Prezada colega,

    Eu já adicionei no fim do vídeo o link do blog e a autoria da fonte.
    Bjos e até a próxima aventura.

    Comentário by Anderson — 08/11/2010 @ 9:50 pm

  24. Oi Anderson!

    Muito obrigada pela referência. 🙂

    Beijinhos e até a próxima!

    Comentário by Tarsila — 10/11/2010 @ 7:43 pm

  25. Adorei! Certeza q vou conhecer… Boa dica para uma sexta-feira 13! hehe

    Comentário by Zélia Peres — 13/12/2010 @ 6:26 pm

  26. Oi Zélia!

    A St. Michan’s Church vale uma visita com certeza e ainda mais em uma sexta-feira 13! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/12/2010 @ 10:20 pm

  27. Muiiiiiiiito Obrigado por me ajudar com o meu trabalho sobre a Irlanda!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário by Mariana — 06/04/2011 @ 9:22 pm

  28. Olá Mariana!

    De nada! Fico feliz em pode ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 6:26 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.