05/07/2012

Imigrando: Trabalhar na Irlanda

Muitas pessoas optam estudar na Irlanda pela oportunidade que tem em trabalhar durante os estudos, já que o visto de estudante (concedido para cursos com duração mínima de 25 semanas e com carga horária semanal mínima de 15 horas) permite o trabalho legal no país. Esta possibilidade conciliar estudos e trabalho na Irlanda é muito atraente e por isto me perguntam, inúmeras vezes, como está o mercado de trabalho ou ser há empregos na Irlanda.

Então é muito comum me perguntarem: “Vou conseguir um emprego/trabalho na Irlanda?”. Infelizmente eu não tenho o poder de prever o futuro e descobrir se alguém vai ou não conseguir uma oportunidade de trabalho por aqui, mas se considerarmos uma série de fatores podemos entender melhor todo o contexto.

Não basta somente querer, porque as oportunidades não vão cair no seu colo. Você tem de ir atrás delas. As oportunidades disponíveis na Irlanda estão abertas para irlandeses, para cidadãos da união européia e de outras nacionalidades,inclusive do Brasil e elas existem sim!

Se você pretende ter qualquer trabalho aqui – seja de garçom,  assistente de cozinha ou até mesmo como engenheiro ou diretor de arte – você tem de considerar os seus diferenciais e ir atrás daquilo que você quer.

Aqui na Irlanda há brasileiros que trabalham fazendo de tudo, dos trabalhos que pagam abaixo do salário mínimo (que pessoalmente acredito ser uma fria, pois se você está legal no país não há porque trabalhar ganhando menos que o mínimo), até pessoas que estão bem estabelecidas e ganham bem trabalhando em sua área de formação e atuação no Brasil. Lembre-se de que você é uma pessoa que está legalmente no país e que tem direitos como estudante e como trabalhador também. Não é porque você é brasileiro ou estrangeiro que você é menos, ou inferior de forma alguma! Você está registrado no país de forma legal e não deve se sujeitar à fazer atividades ilegais ou que pagam menos que o mínimo.

A variedade de oportunidades que existe entre o profissional que trabalha na área e aquele que ganha menos que o salário mínimo é enorme! Há vagas sim na maioria dos setores, contudo conseguir estas oportunidades depende de muitos fatores, como dependeria no Brasil. Dentre eles é importante mencionar: fluência no inglês, experiência na área, formação, personalidade, habilidades, determinação, etc.

Algumas áreas, como TI, precisam de profissionais qualificados, portanto acredito que há mais oportunidades para pessoas que tem formação e experiência nesta área; por outro lado acredito que pessoas formadas em Direito no Brasil terão pouca chance de trabalhar na área aqui se não conhecerem as leis da Irlanda. Quero que as pessoas se sintam a vontade para buscar oportunidades nas áreas que tenham conhecimento, onde podem crescer e se desenvolver e dependendo do caso o domínio do inglês pode ser essencial ou não tão relevante.

Considere: Você deixaria de contratar um super profissional qualificado com muita experiência importante porque ele não domina perfeitamente o idioma? Acredito que isto aconteceria somente se a língua fosse muito importante (como é no caso de redação de documentos de grandes investidores ou para revisão/produção de textos em inglês, por exemplo).

As oportunidades existem e você tem de buscá-las. Todos os brasileiros que conheço por aqui, empregados e desempregados –  sempre dizem “Para quem quer, existe trabalho!”. Talvez não seja o trabalho que você esteja buscando e temos também de considerar as condições de cada pessoa, mas é comum ver plaquinhas com anúncios buscando empregados, ou seja, se você estiver disposto para valer – mesmo –  há sim vagas de trabalho.

É importante buscar sempre melhores oportunidades, mas é também relevante ter o pé no chão. Uma vez entrevistei um rapaz que, apesar da vontade de querer fazer tudo descobriu, através de um teste para garçom, que não serviria para fazer aquilo. Ele tinha um tremor nas mãos que não controlava, e não era nervosismo, então também aprendeu que tinha limitações para buscar oportunidades de trabalho. Nem todos somos ideais para trabalhar com clientes, ou com caixa, ou com limpeza. Não é porque um trabalho paga o salário mínimo que ele é mais “fácil”.

Estar e morar em um novo país é uma mudança muito, muito grande e tudo é novo – comida, clima, pessoas, cultura, etc – e isto exige bastante de nós, já que é uma enorme adaptação. Como tudo é muito intenso recomendo que, caso você tenha a intenção de vir para a Irlanda para estudar (e trabalhar ou não), prepara-se financeiramente para que você tenha segurança e conforto até você conseguir uma oportunidade. É extremamente importante que você tenha um fundo financeiro disponível caso ocorram imprevistos. Isto é o que vai lhe dar mais tranquilidade para se adaptar melhor à tudo.

Seja qual for a sua opção, e espero que você busque diversas oportunidades, que você se dedique e que seja o melhor naquilo que você se propõe a fazer. Determinação e dedicação vão lhe garantir um trabalho que proporcionará seu crescimento, mesmo que em última instância, seja somente pessoal.

Postado por: | Comments (144)

  1. OLá, muito obrigado por expôr algumas situações da Irlanda, pois eu estou muito querendo trabalhar ai, mas eu gostaria, que se possível, você me passase algumas informações!
    Tipo, eu sou proficional da área da indústria, eu trabalho com mecânica, sou técnico, soldador, montador etc. e estou me qualificando em Inspetor de Solda N1!
    Será que existe condições de um inspetor de solda ingressar em alguma indústria ai?
    você sabe se ai ele é bem remunerado?
    se puder me envie um email!
    desde já, lhe agradeço!
    muito obrigado!

    Comentário by Alencar — 15/11/2012 @ 7:06 pm

  2. Olá Alencar,

    Obrigada pelo comenrário.
    Infelizmente eu não conheço a sua área de atuação, portanto não posso passar mais informações, mas recomendo que leia os seguintes artigos:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero que ajude!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 12:42 pm

  3. Gostaria de saber se você tem um mensseger pra podermos conversar melhor?
    Adoroooo seus post’s

    Beijo

    SE puder me add no mensseger (ronei.01@hotmail.com)

    Comentário by Ronei Ribeiro — 21/11/2012 @ 1:06 pm

  4. Olá Ronei,

    Obrigada pelo carinho!
    Infelizmente não utilizo o Messenger, mas fico feliz em trocarmos idéias pelo Vida Na Irlanda! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/02/2013 @ 8:58 pm

  5. Olá Tarsila, parabéns pelo blog! É muito prestativo para todos. Muito bom mesmo!! Então, você poderia me esclarecer uma duvida?
    Em 2006 fui morar aí na Irlanda com meu pai, tinha 12 anos na época. Voltei para o Brasil em março de 2011, com 17 anos. Eu estudei na cidade em que eu morava, em Naas, por todo o período que residi aí. Gostaria de voltar pois aí é a minha casa, sinto muita falta desse lugar, foi onde passei praticamente toda a minha adolescência, onde estudei, fiz amizades, enfim. Agora em dezembro completo 19 anos, tendo atingido a maioridade, seria possível eu entrar de novo no pais não como turista, nem como estudante, mas com um visto que me permita ficar um certo tempo legalmente para procurar um emprego e voltar a residir na Irlanda? Pois turistas não podem trabalhar e não pretendo estudar. Estou perguntando isso porque meu pai já esta de volta no Brasil e de qualquer maneira, pela idade, não sou mais dependente dele, e isso influenciaria minha entrada no pais…

    Comentário by Natali — 02/12/2012 @ 2:52 pm

  6. Olá Natali!

    Vamos lá: A sua idade só importa no fator de que você pode trabalhar, mas para morar aqui você tem de ter o visto adequado. Você tem cidadania Européia? Se não tiver, infelizmente, o modo de você voltar é através de um visto de estudante ou turismo mesmo (ou se você for filha de cidadão europeu (consequentemente você é européia) ou se você for casada com um europeu). Entendo que deve ser bem difícil a sua adaptação ao Brasil já que você passou 5 anos aqui, mas é como as coisas funcionam. Recomendo que visite o site citizensinformation.ie para buscar mais informações.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 12:46 pm

  7. Eu gostaria muito de ir morar em Dublim pr estudar e trabalhar e gostaria de saber se tem algum Brasileiro interessado em dividir comigo aluguel eu pretendo viajar em Abril 2013. Interessados por favor entre em contato comigo pelo número prefixo (86) 9826-7090, operadora TIM. obg!

    Comentário by Edineia — 05/12/2012 @ 9:06 pm

  8. Olá Edineia,

    Obrigada pelo comentário. Espero que tenha conseguido contatos para alugarem algo com você. De qualquer modo recomendo que leia este artigo: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html

    Espero ter ajudado!

    Ps. Não há valor mínimo para ficar como turista, mas é necessário comprovar que você tem, pelo menos, a passagem de saída da Irlanda (retorno ao Brasil, por exemplo).

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 6:19 pm

  9. Olá Tarsila!
    Eu gostaria de saber no minimo quanto eu devo levar em dinheiro pr Dublim pr ficar três meses como turista?

    Comentário by Edineia — 05/12/2012 @ 9:12 pm

  10. oi tarsila eustou qrendo ir pra irlanda pra trabalhar, mas vou como turista e epois dos tres meses vou ficar ilegal na irlanda,sera q compensa?tem como conseguir algun visto ai dentro estando ilegal? “Obrigado aguardo Respostas”

    Comentário by KAYKI — 10/12/2012 @ 11:34 pm

  11. Olá Kayki,

    De modo algum recomendo você ficar ilegal, na Irlanda ou em qualquer outro lugar do mundo. A Irlanda inclusive não está passando por um momento econômico favorável somente para o trabalho, portanto também acredito que não é uma boa opção para trabalhar somente. A Irlanda já oferece uma série de regras que favorecem a presença do brasileiro no país (como visto de estudante que permite o trabalho, a não-exigência de pré-visto antes do embarque no Brasil, etc.), por isto acredito que ficar ilegal é uma medida totalmente desnecessária.

    Espero ter ajudado

    Comentário by Tarsila — 19/02/2013 @ 9:42 am

  12. Oi, Tarsila.

    Parabéns pelo site. Tem sido muito esclarecedor para mim que desejo ir para a Irlanda. Vou fazer inglês por seis meses e também desejo trabalhar. A minha dúvida é quanto as oportunidades de emprego em diferentes épocas. Saberia me dizer se o melhor momento nesse sentido é em janeiro ou em julho?

    obrigado!

    Comentário by Felipe — 16/12/2012 @ 10:12 am

  13. Olá Felipe!

    Obrigada pelo carinho e comentário.
    Vamos lá, durante o verão (maio junho e julho e até agosto) há mais trabalhos temporários em função do turismo por aqui, mas também há mais europeus buscando estas vagas pois muitos vem para aprender inglês e trabalhar. Janeiro normalmente é um mês bem parado para o comércio, contudo algumas pessoas são efetivadas se pegaram trabalhos temporários durante o natal. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 21/02/2013 @ 9:27 am

  14. Olá Tarsila,
    Parabéns pelo site,pelos esclarecimentos, o que nos ajuda bastante.
    Estou estudando Farmácia e Bioquímica com intenção de após o término, conseguir trabalho nessa aréa, na Irlanda.Será que minha gradução é válida ai?ou teria que estudar mesmo na Irlanda ou fazer algum teste que reconheça minha formação?Obrigada.

    Comentário by Jane Maciel — 27/12/2012 @ 12:58 pm

  15. Olá Jane,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Sua qualificação pode ser sim reconhecida na Irlanda, para tal você tem de entrar em contato com o NQAI e obter o reconhecimento via departamento de Qualifications Recognition – http://www.qualificationsrecognition.ie/.
    Não sei quais são as exigências do mercado na sua área de atuação, portanto recomendo que procure já pela internet vagas que você tem interesse (e empresas nas quais você gostaria de trabalhar) e pergunte para eles quais são os requisitos exigidos. Tenho certeza que você terá respostas precisas e mais certeiras!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 25/02/2013 @ 10:10 pm

  16. Olá, tenho filho pequeno e meu marido quer muito ir para Irlanda estudar e trabalhar, gostaria de saber como posso imigrar com ele e com o meu filho ?
    O meu marido pode tirar visto de estudante e quando já estiver trabalhando eu ir com a criança ? Como funciona a entrada de crianças ? Não tem nenhum post seu sobre FAMÍLIAS na Irlanda.

    Comentário by TAtiana Rocha — 08/01/2013 @ 12:26 am

  17. Olá Tatiana,

    Obrigada pelo comentário.
    Vamos lá: Infelizmente você não pode ter a sua família com você se você estiver com o visto de estudante. Isto é proibído por lei, uma vez que estudantes não podem ter dependentes no país. É muito chato pois há muitas pessoas na sua situação, mas é a lei. Você e seu marido podem vir como estudantes, cada qual com seu visto, mas não poderiam trazer seu filho.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/03/2013 @ 6:28 pm

  18. Olá Tarcila!

    Muito bom o seu vídeo, assim como todo site.
    Estou pensando em fazer intercambio na Irlanda e gostaria de saber sobre o mercado de trabalho.
    Tenho graduação e mestrado em Física, será que nessa área a Irlanda abre as portas??

    Antecipadamente grata.

    Comentário by Suzana — 10/01/2013 @ 3:56 am

  19. Olá Suzana!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário.
    Infelizmente não tenho conhecimento sobre a área de Física, nem em que especialidade você pretende trabalhar. Recomendo dê uma olhada nestes artigos:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 12:03 pm

  20. Oi Tarsila,

    por favor, você poderia confirmar a informação que à partir de abril será necessário comprovar que possui 7000 Euros e não mais 3000, para poder tirar o visto de trabalho na Irlanda?

    Obrigado!

    Comentário by João Montaleone — 20/01/2013 @ 7:18 pm

  21. Olá João!

    Não há nada de fato que comprove isto. No próprio site do INIS consta que o estudante internacional deve ter acesso à €7 mil (informação que consta no site desde 2008), mas na prática a coisa é diferente e desde 1 de abril de 2011 é necessário ter em sua conta €3 mil.
    Atenção que isto é para obter o visto de estudante, que permite o acesso ao trabalho. Isto é diferente do visto de trabalho.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:08 pm

  22. E seu eu quiser me mudar com minha familia para irlanda só para trabalhar, seria mais minha esposa e um filho de 8 meses, como é este tipo de visto?

    Comentário by Kassio — 01/02/2013 @ 5:42 pm

  23. Olá Kassio,

    Se você tem a intenção de somente trabalhar você tem de ir atrás do visto de trabalhador para cidadãos que não são da União Européia, ou seja, tentar obter o Work Permit (permissão de trabalho). O Work Permit é somente concedido para algumas vagas específicas em determinadas áreas. Para mais informações recomendo que veja: http://www.djei.ie/labour/workpermits/

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:00 pm

  24. Olá Tarsila!! Seu blog é muito bom!! Já li umas 3x ele ahahah
    Final de março estou indo para Dublin, estudar inglês na Eden College.
    As dicas que você passa no sue blog são voltadas, em grande maioria para os brasileiros que não possuem cidadania. Eu tenho cidadania Italiana, e ainda estou em dúvida em relação ao gnib e outros documentos e procedimentos relacionados aos brasileiros ou se eu apenas chego no país e começo a viver ahahaha, você sabe saberia?

    Abraços!

    Comentário by Lúcio — 04/02/2013 @ 3:21 pm

  25. Olá Lúcio!

    Obrigada pelo carinho!
    Como foi a sua viagem? Está gostando da Irlanda? Espero que sim!
    Como cidadão europeu você não precisa se registrar na GNIB. Você deve chegar na Irlanda e recomendo que tenha pelo menos organizado alguma acomodação. Basicamente você pode chegar e começar a viver, mas como cidadão de outro país você tem de entrar em contato com a embaixada competente para avisar que você está morando na Irlanda e para começar a trabalhar você precisa obter um número de PPS http://www.vidanairlanda.com/2011/06/imigrando-o-numero-de-pps.html
    Para saber mais sobre seus direitos e deveres leia: http://www.citizensinformation.ie/en/moving_country/moving_to_ireland/rights_of_residence_in_ireland/residence_rights_eu_national.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 3:32 pm

  26. Olá Tarcila, tudo bom?
    Primeiro gostaria de dizer que passei os dois últimos dias lendo seu site incansavelmente, se antes a Irlanda era uma das minhas últimas opções (não escolhi o país ainda) agora já se tornou uma das primeiras.
    Mas o trabalho é o ponto que mais pega para mim, uma vez que minha família disse que, independente de onde eu vá, eu vou ter que ajudar no meu próprio sustento no país de destino..
    E o meu medo maior é mesmo não conseguir emprego. Leio tanto sobre a crise na Europa e os índices de desemprego que tenho medo de não ter oportunidades por aí…
    Então, numa visão mais atual, você acha que a crise interferiu na possibilidade de trabalho de brasileiros aí? E o custo de vida? Teve alguma mudança significativa com a crise?
    Saindo do Brasil com 3000,00 euros de respaldo, você acha que consigo me sustentar por quanto tempo?
    Obrigado mais uma vez por partilhar suas experiencias conosco.
    Grande abraço!

    Comentário by Thiago Leal — 20/03/2013 @ 7:21 pm

  27. Olá Thiago,

    Obrigada pelo comentário e or ler o Vida Na Irlanda com tanto afinco! 🙂

    Como sempre digo conseguir qualquer oportunidade, na Irlanda ou em qualquer outro lugar do mundo, exige dedicação e determinação, não existe vida fácil. A Irlanda felizmente tem se recuperado da crise mas não é um lugar para se fazer um pé-de-meia. A questão realmente fica por conta do que você tem a oferecer e do que o empregador está buscando (lembrando que há a priorização na contratação de europeus para cargos de período integral). Acho que a coisa pode parecer pior do que é de fato, mas é preciso se empenhar para conseguir QUALQUER trabalho, pois qualquer um é digno. Como há maior rotatividade nos chamados “sub-empregos” (que na verdade são empregos como qualquer outro),estas oportunidades são mais frequentes, mas você tem de correr atrás para consegui-los do mesmo jeito.

    Infelizmente não acredito que este valor no total será suficiente para 6 meses, a menos que você gaste pouquíssimo e economize bastante. Uma média de custo de vida de estudante aqui é de €500/€600 mês (sem luxos nem viagens) e no primeiro mês sempre há mais gastos, portanto, é possível mas é bem apertado. E vale lembrar que é recomendado que você traga mais que este montante porque este é o valor exigido pela imigração e você vai precisar ter mais para se virar no começo.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2013 @ 9:38 am

  28. Olá,

    Como vai? Meu nome é Daniela, tenho 21 anos e faço o curso de técnico em Radiologia no Brasil. Não sei se vai saber me informar, agradeço muitíssimo se souber, mas gostaria de saber se existe essa profissão na Irlanda, se é bem remunerada, e se tenho como validar meu diploma quando terminar o curso aqui (final de 2014).
    Eu vi esse artigo http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130326_wanted_migrants_clickable.shtml e diz que “radiógrafos” estão sendo bem procurados, mas não sei se é o mesmo que o técnico em Radiologia aqui no Brasil.
    Muito obrigada.

    Daniela

    Comentário by Daniela — 13/04/2013 @ 7:14 am

  29. Olá Daniela!

    Para validar seu diploma você precisa entrar em contato com o NQAI – National Qualification Authority of Ireland.Veja: http://www.qualificationsrecognition.ie/
    Não sei como é o mercado nesta área, mas recomendaria que você entrasse em contato com a University College Dublin, pois eles tem um programa de Bacharel em Radiologia e tem um departamento de atendimento na própria universidade. Veja aqui: https://myucd.ucd.ie/program.do?programID=19

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 1:03 pm

  30. Olá Tarsila, ótimo post. Agora.. deixa eu explicar a oportunidade que me surgiu… e caso possa me responda a algumas perguntas.
    Estou entrando em um processo seletivo para trabalhar na Irlanda e gostaria de saber um pouco sobre o custo de vida, educação (tenho um filho de 12 anos), quais as dificuldades para um visto de trabalho, o que seria um bom salário para uma família de 3 pessoas viver bem e ainda poder economizar para a tão sonha da aposentadoria 🙂
    Aguardo retorno (pode me enviar em private no meu e-mail ohanainfo |@| gmail | com| (coloquei em separado para evitar programas que lêem posts e coletam e-mails).
    Desde já, obrigado.

    Comentário by Ricardo Silva — 15/04/2013 @ 3:48 pm

  31. Olá Ricardo!

    Muito obrigada pelo comentário.
    Vamos lá:
    1) O custo de vida em Dublin é alto, mas os salários irlandeses são condizentes. Um bom salário médio para uma pessoa qualificada (formada) na própria área é entre €20 mil e €30 mil por ano.
    2) Não sei como funcionaria para o seu filho durante o primeiro ano do visto como trabalhador, mas depois você pode pedir reunificação de família e colocá-lo em uma escola pública.
    3) Há uma série de restrições para obter o visto de trabalho (Work Permit), veja aqui: http://www.djei.ie/labour/workpermits/
    4) Recomendo que peça mais detalhes para o empregador que está oferecendo a oportunidade, pois eles que devem fornecer planos para aposentadoria e também com a proposta salarial.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 1:41 pm

  32. Oi! Amei o seu blog…muito bom e esclarecedor. Estou indo para Irlanda no segundo semestre deste ano. Fechando com uma agência do Rj que faz esses intercãmbios com estudo + trabalho. Mas, a minha dúvida é: atualmente faço graduação em psicologia e trabalho em jma outra area, que é odontologia como assistente odontologica, sabe me dizer como é a odontologia na Irlanda, a possibilidade de trabalhar no ramo?
    Muito obrigada adiantado! E espero te encontrar na Irlanda. Beijo

    Comentário by Jaqueline Martins — 06/05/2013 @ 1:25 pm

  33. Olá Jaqueline!

    Muito obrigada pelo carinho.
    Infelizmente não conheço os detalhes para o trabalho na área de odontologia aqui na Irlanda, mas acredito que alguns requisitos são necessários, talvez até um curso específico, mas só é possível descobrir as exigências se você já procurar algumas vagas como dental assistant.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 11:56 am

  34. Olá Tarsila,eu gostaria de saber como funciona para médicos estrangeiros. Nos Estados Unidos a residência/especialização feita no Brasil não tem validade e não é possível exercer apenas como clínico geral,portanto a única opção é se especializar lá. Seria assim também na Irlanda? Ou é possível imigrar exercendo sua especialização? No EUA tbm é exigido a aprovação no USMLE que revalida seu diploma na graduação, e me pergunto se seria o caso da Irlanda também (muito provavelmente é). E por fim,se apenas com a fluência no inglês é possível exercer a medicina.
    Sei que são muitas questões, mas agradeço caso possa (ou não) respondê-las.

    Comentário by Rebeca — 10/05/2013 @ 3:43 am

  35. Olá Rebeca!

    Infelizmente não sei lhe informar sobre a área médica, mas acredito que seja similiar aos EUA ou que exijam algum tipo de certificação local, pois regras e padrões variam de país para país. Fiz uma breve busca na Internet e encontrei um site que parece esclarecer todos os passos necessários para um médico do exterior poder trabalhar na Irlanda: http://www.oocities.org/grahammcmahon/ireland.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:31 pm

  36. Ei, Tarsila, estou adorando o seu blog, viu? Parabéns mesmo.

    Tenho 22 anos e me interesso em fazer faculdade de Biologia na Irlanda, sabe me dizer se fica muito caro, se a faculdade é particular, se tem como ter bolsa, e o que eu preciso fazer? Eu não faço a mínima idéia por onde começar. Gostaria de saber dos salários também.
    Ou compensa mais entrar numa faculdade aqui e participar de um programa de Intercâmbio pela faculdade?

    Tenho muuuuito interesse em ir morar aí, fazer uma faculdade e seguir minha vida. Desculpa a quantidade de perguntas rsrsrs mas é que não faço idéia, e não tenho mais a quem perguntar.

    Beijinhos,

    Luciana

    Comentário by Luciana — 26/06/2013 @ 9:26 pm

  37. Olá Luciana!

    Obrigada pelo comentário e carinho.

    Vamos lá: Depende. Normalmente os preços para faculdades na Irlanda para estudantes não-europeus são bem mais salgados e como o pagamento é feito anualmente (o montante inteiro do ano deve estar pago antes das aulas começarem) a coisa pode se tornar bem difícil (já que não há mensalidades).
    Um bom recurso para quem quer bolsas é investigar o programa Ciência Sem Fronteiras, pois ele sim oferece oportunidades mais interessantes, mas isto tem de ser visto aí no Brasil.
    Normalmente o tempo dedicado à faculdade (que tem aulas normalmente das 9h às 15h) é bastante grande, e no seu tempo fora da faculdade é necessário fazer trabalhos, etc. Assim, conseguir um emprego para pagar as contas fica bem complicado e é mais fácil que você se dedique somente aos estudos.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/08/2013 @ 9:13 am

  38. Olá, estou atualmente em processo para uma vaga de uma multinacional aí na Irlanda, eles irão ajudar com o visto, como estou ainda no começo do processo não foi feito a oferta.

    Gostaria de saber se eles me oferecerem o Work Permit ou o Green Card, qual destes possibilitará a minha esposa trabalhar. Ou nenhum dos 2 ela irá conseguir trabalhar ?

    Ouvi dizer que se for com a esposa o governo ou empresa ajuda com 400 euros isso é verdade ?
    Desde de já agradeço sua atenção.

    Comentário by Raphael — 10/07/2013 @ 11:00 pm

  39. Olá Raphael,

    Se a empresa lhe oferecer o Work Permit ou o Green Card, escolha o Green Card porque ele lhe dá mais liberdade. Em relação à sua esposa, ela só poderá trabalhar no país depois que você já estiver trabalhando na Irlanda por 1 ano e depois que pedir “reunificação de família”. Sobre ajuda do governo, isto não é verdade. O governo não dá dinheiro para cidadãos que não pertencem à União Européia, tanto que um dos requisitos para alguém vir trabalhar e pedir reunificação de família é provar que você tem condição de manter o casal.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 06/05/2014 @ 8:51 am

  40. Olá!
    Estou cursando Direito aqui no Brasil. E gostaria de saber se meu diploma seria aceito na Iralanda para que eu pudesse exercer minha profissão lá! E caso não for, como faço para validar.
    Parabens pelo Blog! =)
    Beijos

    Comentário by Yngla Patricia Luchetti — 09/08/2013 @ 11:45 pm

  41. Olá Yngla,

    Vamos lá: Acredito ser um pouco complicado você exercer sua profissão aqui se você não conhece as leis da Irlanda. Normalmente é necessário ter excelente domínio da língua e das leis locais para poder trabalhar na sua área em qualquer lugar do mundo. Se você acredita que preenche estes requisitos você pode buscar ter seu diploma reconhecido pelo Qualifications Recognition – http://www.qualrec.ie

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/05/2014 @ 9:31 am

  42. Menina, tô fã!!! Obrigada viu!!! Só vi três vídeos e uns dois posts, vou ler tudo ainda por aqui!!! hehehe bjãoooo de Aracaju-SE
    òtima vida!!! :)))

    Comentário by Luana Bolivia — 19/11/2013 @ 7:36 pm

  43. Olá Luana!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário! Espero que já tenha lido bastante por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/05/2014 @ 4:26 pm

  44. Olá Tarsila, parabéns pelo blog e obrigada pelos incentivos e apoio!
    Percebi que as pessoas que viajem pelo mundo tem cabeça mais abertas e são mais humildes. 🙂
    Minha pergunta é a seguinte, qual o salário minimo na Irlanda?

    Obrigada, bjos

    Comentário by Marluce — 22/11/2013 @ 1:51 pm

  45. Olá Marluce!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho.
    A sua pergunta já tem resposta aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/05/2014 @ 4:35 pm

  46. ola Tarsila td bem com vc?
    seus vídeos esclareceram muitas duvidas q tínhamos, obrigado pela ajuda.

    Comentário by rafael e raquel — 25/11/2013 @ 11:44 pm

  47. Olá Rafael e Raquel,

    Obrigada pelo comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/05/2014 @ 4:47 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.