26/04/2012

Ganhar fluência no intercâmbio

Ganhar fluência é o objetivo de muitos estudantes que vem para a Irlanda, mas como se consegue a fluência durante o intercâmbio e quanto tempo se leva para se tornar fluente em inglês?

Primeiro temos de considerar que “ser fluente” em outra língua é uma coisa relativa, já que cada pessoa aprende inglês para diferentes propósitos: para passar em uma prova, para falar com clientes internacionais, para conseguir um trabalho melhor e até para dar aulas de inglês. Cada um tem um objetivo e portanto a “fluência” e o domínio do inglês para cada um destes objetivos é diferente.

Agora que você já tem em consideração o seu objetivo e onde você quer chegar está na hora de avaliar honestamente o seu domínio atual do inglês. Isto é importante para que você tenha uma idéia mais realista do tempo necessário para que você atinja o seu objetivo.

Existe uma crença de que somente pelo fato de estudar inglês na Irlanda, independentemente do seu nível, que você se tornará fluente no idioma em 3 meses, 6 meses ou 1 ano, e que pelo convívio com o idioma você será capaz de falar e se comunicar assim como “por osmose”, porque você terá de se forçar. Não é bem assim.

Muitas pessoas acreditam que, mesmo sem ter domínio do idioma, conseguirão se comunicar com fluência e serão capazes de se expressar de modo claro e eloqüente em outra língua em apenas 6 meses. Isto é uma visão ilusória que pode causar muita frustração para o intercambista, ainda mais se ele não se dedicar aos estudos. As línguas são mais que apenas estruturas gramaticais, são formas de comunicação que expressam a cultura do povo que a fala, portanto é compreensível que 6 meses realmente seja pouco tempo.

Se você optou por estudar inglês no exterior é porque quer aprender mais e isto não será algo que você “pegará no ar”. Claro que algumas pessoas já tem um bom domínio do inglês e já se comunicam bem e podem aproveitar a oportunidade para darem aquela “polida” no que já sabem, mas é importante sermos honestos e claros do nosso conhecimento do idioma. Pense em quantos anos você levou para falar português com a fluência e precisão que você fala hoje. Você domina a língua portuguesa de dentro para fora? Tenha isto em mente quando considerar o tempo que você levará para aprender o inglês de forma “fluente”.

A grande maioria dos brasileiros que conheço aqui, depois de passados 6 meses ou até 1 ano, reconhecem que tinham expectativas irreais em relação ao próprio aprendizado. É comum escutar: “Achei que em 6 meses estaria fluente, mas percebi que tenho muito a aprender”, ou “Achei que neste tempo eu aprenderia mais rápido e que ‘pegaria’ as coisas no ar, mas tenho mesmo é de estudar”. Auto-conhecimento é um ponto chave para estabelecer expectativas mais precisas e reais. O modo e tempo que cada um leva para aprender são exclusivos à cada um de nós, pois cada pessoa é única. Pense em como você aprende melhor (escutando músicas, lendo livros, conversando, escrevendo, etc.) e tente explorar isto ao máximo durante o seu intercâmbio, assim você poderá aproveitar ainda mais a sua experiência.

Se você estudar com afinco, se dedicar a todo momento e praticar em todas as oportunidades que tiver, é muito provável que se desenvolverá de forma muito mais rápida. O inglês está presente no cinema, no supermercado, na farmácia, na escola e em todos outros lugares. Claro que estudar na Irlanda vai contribuir imensamente para esta experiência, mas aprender requer 3 atitudes essenciais: Estudo – dedicação – prática. Não é o fato de somente estar na Irlanda que determinará o seu aprendizado, mas ter a iniciativa de fazer estas coisas só depende de você, ou seja, aprender inglês e atingir os seus objetivos está nas suas mãos.

Não existe fórmula milagrosa para ganhar fluência em inglês em 3 meses ou 6 meses. Aprender a língua inglesa, mesmo na Irlanda, é algo que exige grande determinação e esforço, mas com objetivos claros e perspectivas realistas você tem tudo para conseguir o que quer.

Postado por: | Comments (106)

106 Comments »

  1. Oi Tarsila, conheçi seu blog no site inglês na ponta da língua e estou amando.

    Comentário by João Marcelo — 11/05/2013 @ 4:52 pm

  2. Olá João!

    Seja bem-vindo e obrigada por curtir o Vida Na Irlanda! Espero que continue explorando os artigos. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:42 pm

  3. Boa Tarde.
    parabens pelo blog, adorei.

    estou querendo ir pra irlanda esse ano ainda, tenho algum conhecimento e facilidade em leituras, meu problema é conseguir entender o que os outros falam. esse é meu objetivo.
    até que eu consigo me virar e me arrisco a falar algumas coisa sabe.

    vc acha que moranu 1 ano ai, estudando, dedicando eu consigo falar fluente?
    fluente pode até ser que nao consiga, mais vc acha que vou conseguir voltar falanu bem?
    é claro, que me dedicando e estudando.

    o convivio ai realmente faz aprender com mais facilidade e melhor?

    obrigado por enquanto.

    Comentário by Umberto Muroni — 03/06/2013 @ 6:29 pm

  4. Olá Umberto!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho.
    Vamos lá: Depende. Conheço muitas pessoas que vieram para cá com um conhecimento razoável e melhoraram muito, mas como disse no vídeo, o conceito de “fluência” é relativo. Para se tornar cada vez melhor é preciso se dedicar muito e não é só o fato de morar em um país de língua inglesa que vai fazer com que você aprenda, é o seu dia-a-dia e dedicação aos estudos que vão.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 04/08/2013 @ 8:08 pm

  5. Olá Tarsila , tenho 28 anos e irei estudar inglês na irlanda, mas meu nível é bem baixo e irei ficar 1 ano ou mais,vc acha se eu me dedicar eu conseguirei aprender um pouco, porque na verdade quero aprender inglês de rua, de filmes somente isso por enquanto. Só mais uma coisa trabalho em uma empresa aqui no Brasil, e sou operador de empilhadeira , vc acha que consigo um trabalho com isso lá ou um trampo de garçom mesmo? Obrigado até! !!!

    Comentário by Sidnei Aparecido Zanin — 24/05/2014 @ 1:39 pm

  6. Olá Sidnei,

    A sua pergunta já foi respondida neste artigo mesmo pois discuto todos os pontos relativos a ganhar fluência e aprender inglês, pois não é só a quantidade de tempo que conta, mas a qualidade do contato, estudo, dedicação e facilidade que você tem com a língua que transformam todo o processo. Todas as oportunidades que envolvem dedicação resultam em aprendizado, mas isto depende de cada um de nós.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 27/05/2014 @ 12:11 am

Leave a comment

Comentários que não contribuem para o tópico acima serão deletados.