25/04/2012

Estudar na Irlanda: DCAS – Dublin College of Advanced Studies

Esta semana vocês conferem a entrevista que fiz com uma aluna muito simpática que estuda na Dublin College of Advanced Studies – DCAS.

Com prazer lhes apresento…A KAROL!

A Karol é de Campinas – SP, mas morava na capital paulista há 4 anos. Com o sonho de fazer um programa de intercâmbio, Karol não havia seguindo em frente por falta de apoio dos pais. Depois de se formar em Direito já estar dentro do mercado de trabalho, ela viu que perdeu boas oportunidades porque não tinha o inglês, então após o final do contrato que tinha, ela decidiu realizar o sonho. Com a cabeça preparada para a experiência, ela tomou coragem e, desta vez, os pais a apoiaram. E o que ela está tirando desta experiência? É só continuar lendo…

Qual é o seu nome e idade?
Karol Ramos, 30 anos.

Qual o seu curso e escola?
Karol – Curso de General English de 6 meses de aula e 6 meses de férias na DCAS – Dublin College of Advanced Studies

Há quanto tempo você está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na sua escola?
Karol – 7 meses na Irlanda, cheguei em uma sexta-feira e as aulas começaram na segunda.

Por que você escolheu a Irlanda?
Karol – Além de aprender o inglês a Irlanda está na Europa e fica mais fácil viajar. Queria estudar na Inglaterra, mas as regras estão mudando e quem vai hoje não pode trabalhar e na Irlanda é mais fácil conseguir estudar e trabalhar. Além disto as pessoas são amigáveis.

Você escolheu qual agência de intercâmbio? Por que?
Karol – Escolhi a agência Estudar no Exterior, porque tinha as melhores condições de pagamento e dentro da minha pesquisa foi a que oferecia o melhor preço.

Valeu a pena não contratar o serviço de uma agência?
Karol – Se eu soubesse que havia esta opção eu teria fechado direto com a escola porque no meu caso teria ficado mais barato, mas em outros casos não funciona assim. Acho que ter contratado uma agência não valeu a pena porque as orientações que tive, eu poderia ter obtido sozinha.

Você utilizou algum serviço da agência na Irlanda? Como foi?
Karol – Precisei acionar o seguro-saúde porque tive dor de ouvido. Um médico veio em casa e foi tranqüilo.

Por que você escolheu estudar na Dublin College of Advanced Studies?
Karol – Escolhi pelo preço. Também conheci uma pessoa que conhecia outra pessoa que tinha estudado lá e deu uma boa recomendação. Vale pelo preço.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e na Dublin College of Advanced Studies?
Karol – Primeiro para ter o inglês, que é fundamental em qualquer carreira. Quero ter melhores oportunidades de emprego e conhecer outros países da Europa. Primeiro o inglês e depois as férias.

Que tipo de acomodação você escolheu? Como foi a experiência?
Karol – Escolhi a acomodação estudantil. Fiquei somente uma semana lá mas achei que fica muito distante da escola. Além disso tive problemas com a internet e com chuveiro frio e demoraram dois dias para consertar. Pessoalmente não gostei e não recomendo, pois não era confortável como eu esperava.

Foi difícil encontrar um lugar para morar depois de apenas uma semana?
Karol – Como estava sem internet, ficou mais difícil mas fiz amigos através do fórum do e-Dublin que procuraram vagas para mim e me passaram contatos. Eu liguei, agendei os lugares e os visitei. Tive sorte porque em 1 semana consegui encontrar o que eu queria originalmente: Um quarto sozinha.  No entanto achei um lugar com preço bom, perto da escola e em um quarto dividido. Hoje esta acomodação já não satisfaz mais minhas necessidades e sinto que preciso de mais privacidade.

Qual é a sua opinião sobre seu curso?
Karol – Dos professores que tive dois são irlandeses e a que tenho hoje é polonesa. Achei todos muito bons e gostei das aulas. O material acompanha um livro que você pode comprar e eles dão cópias durante as aulas, que dificulta um pouco para se organizar e estudar. A escola em si é normal, limpa, organizada, mas tem dias que a escola está bem gelada.

Há acesso para conversar com o diretor na hora que quisermos porque é uma escola pequena e as coisas ficam mais fáceis de serem solucionadas para os alunos. Se você tiver algo para falar, não é preciso marcar horário e não é super formal, os funcionários são bem acessíveis.

Quais são as nacionalidades dos professores na DCAS?
Karol – Irlandeses e Polonesa.

Quantos alunos tem na sua sala/curso? Quais são as nacionalidades dos alunos?
Karol – Em setembro do ano passado tinha bastante espanhóis e japoneses e na época havia pesquisado e tinha 60 a 70% de brasileiros e no máximo 10 alunos por sala. No começo deste ano, talvez porque a propaganda da escola aumentou, há aproximadamente 90% de brasileiros na escola.

Você acredita que o contato com brasileiros interfere com o aprendizado?
Karol – Eu acho que o contato interfere sim porque se eu falar 100% do meu tempo em inglês, vou ficar fluente mais rápido e se eu falar português 50% do tempo, vou demorar mais para aprender. Dentro da sala de aula não é um problema tão grave porque os professores controlam, mas durante o intervalo falamos português.

O lado ruim é esse, acabamos realmente falando em português e o aprendizados demora mais, mas o contato é bom, porque quando a gente chega aqui são os brasileiros que ajudam a gente e realmente a única coisa ruim é o falar português. Tenho grandes amigos aqui e eles são brasileiros.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?
Karol – As aulas são das 9:30 às 13:30h e temos um intervalo de 15 minutos.
Eu acho que o horário é bom, mas tem pessoas que saem mais cedo porque tem de trabalhar, se fosse das 9 às 13 seria ideal. A escola é flexível em relação aos horários, mas você perde o conteúdo da aula se sai mais cedo porque a aula realmente vai até as 13:30.

O que você mais gosta e menos gosta na Dublin College of Advanced Studies?
Karol – O que eu mais gosto é dos professores, mas na verdade gosto um pouquinho de tudo.

O que eu não gosto é que durante o intervalo o café fica lotado e às vezes você leva o tempo todo para conseguir seu café. Contudo sei que a escola está aumentando estão aumentado e estão tentando melhorar. Já dá para perceber que o grupo de alunos aumentou bastante em comparação com setembro, já que em janeiro o número de alunos dobrou.

Outra coisa que não gosto é que na escola só há quatro níveis: beginners, pre-intermediate, intermediate e upper-intermediate. Não há nível avançado e neste aspecto acho que tinha de ter mais esta divisão. Tem gente na minha sala que não está bom suficiente para estar no upper-intermediate, mas já sabe mais que o intermediate.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?
Karol – A mudança de horários das 9 às 13 seria bacana.

O que você acha que a Dublin College of Advanced Studies oferece de diferencial?
Karol – Sempre converso com minhas amigas e vejo que de um modo geral as escolas de inglês daqui são muito parecidas, mas o diferencial da DCAS é ser uma escola pequena. O diretor, os professores e secretaria conhecem os alunos pelo nome.

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?
Karol – Bastante. Aqui convivemos com inglês o tempo todo e isso faz com que a gente aprenda mais rápido.

Como você vê a sua evolução acadêmica aqui?
Karol – Quando cheguei eu não sabia o que era o sotaque irlandês e vejo uma evolução muito boa. Durante minha primeira semana eu não entendia nada do que ninguém falava e hoje entendo tudo. Eu entendia muito pouco do que as pessoas falavam em qualquer situação e hoje assisto televisão sem legendas (nem em português nem em inglês) e entendo absolutamente tudo, até o noticiário.

Você gosta de estudar na Dublin College of Advanced Studies?
Karol – Eu gosto.

Muitas pessoas tem medo de não conseguir trabalho. Como foi esta experiência para você?
Karol – Pelo que vejo, pessoalmente e pelas pessoas com as quais convivo não é fácil porque as pessoas procuram empregos em diversas áreas. Eu comecei a procurar por um emprego depois do meu segundo mês aqui, até porque durante o primeiro mês a gente tem de correr atrás do visto e é o primeiro mês de adaptação, é muito complicado.

Consegui um emprego como Au Pair durante meu terceiro mês e decidi abandoná-lo porque não me adaptei a família. Voltei a procurar empregos e tinha expectativas de obter algo durante o no final do ano, mas não houve oportunidades, agora encontrei uma oportunidade como Au Pair novamente.

Porque você decidiu fazer trabalho de Au Pair?
Karol – Escolhi ser Au Pair porque surgiu a oportunidade e eu também gosto de trabalhar com crianças.

Como você costuma procurar emprego e como encontrou estas oportunidades?
Karol – Busco por empregos no site do FAS e no jobs.ie. Encontrei a primeira vaga pela internet e mandando CVs por email, esta última oportunidade encontrei no mural da minha escola.

Na sua opinião pessoal quanto um estudante gasta em media por mês na Irlanda?
Karol – Pessoalmente gasto por volta de €400 por mês, incluindo aluguel, passeios, e saídas, também costumo fazer viagens dentro da Irlanda, além de pagar minhas contas de luz, internet e celular.

Você teve algum problema na Irlanda? Como contornou a situação?
Karol – Sim! Quando eu cheguei tudo deu errado. Eu não tinha meu endereço fixo para me registrar e passei o endereço de um amigo e quando fui tirar meu número de PPS não percebi que ele havia me passado o endereço com um número faltando, que resultou no extravio da minha carta de PPS.

No caso do banco que está vinculado com a minha escola, não é possível abrir uma conta sem a carta de PPS e então o banco não queria abrir minha conta, até porque a carta de PPS serve como comprovante de residência. No final descontas e depois de muito tempo e muita briga (cheguei a levar o diretor da escola no banco) abri a conta no banco. Sei que o processo varia muito de escola para escola e que algumas são conveniadas com bancos, mas minha escola não é e sem a carta de PPS fica muito difícil.

A carta do PPS extraviada atrasou minha conta e por conta disso demorei para me registrar na GNIB. Fui lá com o visto vencido por uns 20 dias e não me falaram nada, na verdade nem  me perguntaram.

Você sentiu algum preconceito aqui na Irlanda?
Karol – Nunca, graças a Deus! Tive algumas rejeições quando procurei empregos porque algumas agências de recrutamento pediam que eu tivesse outro visto, que não o de estudante, pois eles dão preferência para quem tem visto de residência aqui.

Você pode dar uma dica ou conselho para quem está vindo para a Irlanda?
Karol – Eu teria estudado mais inglês no Brasil, porque para quem chega com um inglês melhor tudo fica mais fácil, então meu conselho é: Estudem o máximo que conseguirem!

No começo tive problemas porque eu não entendia o que diziam e nem conseguia argumentar bem nem me expressar perfeitamente, então talvez até por isto eu tenha tido problemas.

Quando seu curso acabar, o que você pretende fazer?
Karol– Ainda penso nisso e estou decidindo. Eu queria viajar pela Europa, pela Irlanda e melhorar meu inglês para voltar ao Brasil com o melhor inglês que eu puder, mas ainda não sei se vou renovar meu visto ou não.

Vim com a idéia de que em 3 meses eu estaria fluente e hoje posso dizer que não sou fluente, mas aprendi muito e ainda estou em processo de aprendizado. Tenho bastante coisa para aprender. Acredito que todo mundo acaba pensando que aprender vai ser mais rápido do que realmente é.

Muito obrigada Karol pela gentileza por compartilhar suas vivências na Ilha Esmeralda. Desejo muita sorte e muito sucesso para você!

DCAS – Dublin College of Advanced Studies
98 Capel Street
Dublin 1
www.dcas.ie

Postado por: | Comments (82)

  1. E amiga bela entrevista :*

    Comentário by Karina — 25/04/2012 @ 9:04 pm

  2. Oi Ka!

    Obrigada pelo comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 8:45 pm

  3. Que bacana essa entrevista!

    Também sou de Campinas e estou aqui há 9 meses. Meu primeiro visto foi pela Language in Dulblin que fica em Dun Laoghaire e agora vou estudar na DCAS ( estive na escola na segunda feira e já fiz o teste e começo as aulas no da 07/05.

    Parabéns por mais essa excelente entrevista Tarsila.

    Comentário by Renata de Camargo — 25/04/2012 @ 9:23 pm

  4. Olá Renata!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Fico feliz em poder ajudar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 8:45 pm

  5. Gostei muito da entrevista, principalemte porque fechei com essa escola e com a mesma agência. Por enquanto não tenho o que reclamar da agência, tudo que pricesei foi respondido.
    E sucesso karol.
    Tarsila parabéns.
    Bjsss

    Comentário by Elisangela — 25/04/2012 @ 11:12 pm

  6. Olá Elinha!

    Obrigada pelo comentário querida. 🙂
    Fico muito feliz em poder ajudar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 8:47 pm

  7. Tarsila, parabéns!!
    Resolvi ir pra Irlanda depois que encontrei seu site na net, e estava receosa em fechar com a DCAS!!
    Obrigada por tudo!!
    Um super beijo

    Comentário by Erica Moura — 26/04/2012 @ 12:40 am

  8. Olá Erica,

    Obrigada pelo comentário. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 8:48 pm

  9. Tárcila,
    Estou ralando pra aprender o máximo do inglês aqui, para quando chegar aí já estar familiarizado com a língua.
    O sotaque irlandês é tão diferente assim do americano?

    Bjoss.

    Comentário by Tiago — 26/04/2012 @ 3:30 am

  10. Olá Tiago,

    É isso aí! Se empenhe!
    Sim, o sotaque do Irlandês (aliás, dentro da Irlanda há vários sotaques, como no Brasil) é diferente do norte-americano (que também tem vários sotaques) e há quem diga que é mais próximo do sotaque britânico (também diversas variantes).

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 8:52 pm

  11. Bom dia Tárcila,

    estou pensando em ir para Irlanda, ficar um semestre estudando e trabalhando.
    Procurei varias agências aqui no Brasil, e a CI me indicou a Irlanda, com um bom preço.
    Pelo que estou pesquisando, me parece uma boa opção.
    Eles me indicaram a escola de ingles ” Dublin School of English”. Você conhece? É uma boa escola?
    E quanto ao emprego, realmente está complicado? Preciso trabalhar pra me manter, se não, não vou poder ir.
    Obrigada.
    Beijos.

    Comentário by Natalia — 26/04/2012 @ 12:52 pm

  12. Olá Natalia,

    Tenho uma entrevista antiga de dois alunos da DSE, veja: http://www.vidanairlanda.com/2010/06/estudar-na-irland-primeiras-impressoes-e-dse.html

    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 8:56 pm

  13. Mais uma vez uma grande entrevista, muito boa as dicas e ate mesmo as dificuldades…
    Parabens

    Comentário by Mariel — 26/04/2012 @ 8:54 pm

  14. Olá Mariel,

    Obrigada pelo comentário. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 9:02 pm

  15. Tarsila!

    Você fez a entrevista com uma aluna da DCAS! Muito Obrigado.

    Já fechei com esta escola e, como havia lhe pedido, gostaria de ler uma opinião sobre ela aqui no seu site.
    Minhas aulas começam dia 15 de outubro. Eu embarco aqui em Porto Alegre por volta do dia 10, então aproveito para deixar meu msn para contato de outros intercambistas que irão para a Ilha Esmeralda pela mesma data que eu, ou para estudar na DCAS. o msn é: rafael_sr30@hotmail.com

    Novamente quero te agradecer e dizer que seu site fica cada vez melhor e com mais informações muito úteis para todos os futuros intercambistas.

    Ah, e depois que eu já estiver estudando na escola, fico à disposição caso queira informações!

    Abração Tarsila! Obrigado mesmo!

    Comentário by Rafael Silveira — 27/04/2012 @ 6:36 am

  16. Olá Rafael,

    Disponha! É um prazer.
    Obrigada pelo comentário e espero vê-lo mais por aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 9:29 pm

  17. Meu sonho: um dia ser entrevistada pela Tarcila! ;D
    Adorooooo seu site…
    Beijos.

    Comentário by Dani Weiss — 27/04/2012 @ 9:33 pm

  18. Oi Dani!

    Você está estudando na London College Dublin? Se não, em qual?
    E podemos marcar uma entrevista sim, será um prazer!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 9:46 pm

  19. Oi Tarsila?

    Estudo na London College Dublin, estou a 2 meses na Ilha Esmeralda, acompanho seu Blog sempre, adoro suas entrevistas, dicas de passeios, o dia a dia de Dublin e etc …
    Adoraria dar uma entrevista para seu site, sera um grande prazer!
    Fico a disposição… Podes me encontrar no Facebook ou no meu Email.

    Thanks.
    Beijos,

    =)

    Comentário by Dani Weiss — 27/04/2012 @ 9:59 pm

  20. Oi Dani,

    Que legal!
    Então vamos combinar sim. Vou te mandar uma msg no Facebook. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/04/2012 @ 12:49 pm

  21. Olá Tarsila, tudo bem?
    Tava com saudades das atualizações aqui, mas entendo que mereceia férias e matar as saudades da família.
    Fechei com a Estudar no Exterior no inicio do ano e vou estudar na ELA, mas só irei no ano que vem, rs.
    E assim como a Dani, quem sabe um dia estarei por aqui sendo entrevistada?

    P.S. Poderia fazer uma entrevista com alguém que estuda na ELA? Sei que tem uma no blog, mas depois dessa houve uma mudança na escola e gostaria de saber como está agora.

    Obrigada, beijos!

    Comentário by Daiane — 28/04/2012 @ 1:54 am

  22. Olá Daiane,

    Estou de volta! 🙂
    E claro, é só mantermos contato para marcarmos uma entrevista. Me avise quando você estiver por aqui.
    E vou tentar fazer a entrevista sim, mas lembre-se que há muitas outras escolas que ainda não tem entrevista e estou fazendo meu melhor para que todos obtenham informações.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/04/2012 @ 12:56 pm

  23. Ótimas dicas…. nossa, é comum acontecer problemas no primeiro mês hein =/ Tarsila, tenho uma pergunta rs. Irlanda é, sem dúvida, um dos meus lugares para fazer intercâmbio, mas tenho um certo receio relacionado ao sotaque. Tenho aprendido quase tudo em inglês americano, tenho facilidade em entender o americano, fazendo US ou Canada os mais acessiveis para mim,enfim…ouvi dizer que o sotaque irlandês é até diferente do britâncio, sendo único… será que é difícil compreender para quem já entende o americano? Att.

    Comentário by Renan — 28/04/2012 @ 2:38 am

  24. Olá Renan,

    Acredito que acontecer contra-tempos no primeiro mês é comum porque as pessoas ainda estão começando a entender como as coisas funcionam. É um tempo de adaptação e é algo que todos nós passamos.
    Em relação ao sotaque: Sim, é bem diferente do “americano” e também é, em menor grau, diferente do “britânico”, mas como disse, temos de ter em mente que mesmo estes sotaques tem variações dentro deles. Eu dava aulas de inglês no Brasil e meu sotaque é mais “americanizado”, logo quando cheguei tive bastante dificuldade para entender o que as pessoas falavam, mas com calma e paciência conseguia o que queria. Logo me acostumei com o sotaque e hoje há quem diga que em algumas situações parece que eu falo com o sotaque irlandês. É uma questão de treino de ouvido, dedicação e determinação, pois a língua é a mesma – o inglês – mas há diferenças sim e na minha opinião é o que torna cada variante mais interessante.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/04/2012 @ 1:01 pm

  25. Hi Tarsila,

    Combinado então, aguardo sua mensagem.

    Beijos.
    Ótimo fim de semana.

    😉

    Comentário by Danielle Weiss — 28/04/2012 @ 7:31 pm

  26. Oi Dani,

    Pode deixar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/04/2012 @ 11:49 am

  27. Olá Tarsila!

    Tive contato com o blog hoje e gostei muito! Venho pensando há um tempo em fazer um intercâmbio. Uma colega do trabalho esteve em Dublin por isso me interessei em estudar inglês nessa cidade. Sou profissional de TI e preciso do inglês cada vez mais afiado. Gostaria de saber como é estudar aí, quem devo procurar, enfim, quais os passos que devo tomar para realizar esse desejo.

    Obrigado!

    Comentário by Daniel Jr — 30/04/2012 @ 12:19 am

  28. Olá Daniel,

    Obrigada pelo comentário e elogio.
    Recomendo que você vasculhe mais o Vida Na Irlanda e que também baixe o eBook gratuito “Estudar na Irlanda”: http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html

    Busque informações sobre escolas na categoria:
    Estudar Na Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Saiba mais sobre lugares para serem conhecidos na categoria:
    Conhecendo a Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/conhecendo-a-irlanda

    Saiba sobre questões de imigração na categoria:
    Imigrando – http://www.vidanairlanda.com/category/imigrando

    Aprenda a se virar melhor sobre Dublin na categoria:
    Se virando em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/se-virando-em-dublin

    Para conhecer sobre lojas/cafés/restaurantes bacanas, veja a categoria:
    Achado em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/achado-em-dublin

    Para conhecer as baladas da Fair City, veja a categoria:
    Baladas em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/baladas-em-dublin

    E finalmente para conhecer um pouco sobre como os Irlandeses utilizam a língua inglesa, veja a categoria:
    Irishisms – http://www.vidanairlanda.com/category/irishisms

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/05/2012 @ 7:44 pm

  29. Tarsila vai demorar um pouco pra chegar aí na Irlanda, mais especificamente em setembro/2013.
    E, sim, entendo que há várias escolas que ainda não apareceram aqui no espaço de entrevista. Vou ficar no aguardo.
    Abs.

    Comentário by Daiane — 30/04/2012 @ 1:22 pm

  30. Olá Daiane,

    Muito obrigada pela compreensão e comentário. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/05/2012 @ 7:50 pm

  31. Muito boa a entrevista com a Karol. Não floreou e nem depredou. Não passo a mesma situação quanto á escola, acomodação e afins.. mas no quesito aprendizado, fluência e trabalho é muito real.

    O tema fluência parece estar em alta mesmo. É um assunto que ronda minha sala todos os dias e seu vídeo (no outro post), Tarsila, é muito esclarecedor e útil. Até hoje me pergunto, mesmo já sabendo, quais são meus objetivos aqui. Só pra não esquecer e fazer valer a pena meu esforço.

    Entrevista fantástica, vídeo maravilhoso.

    Bjo grande

    Comentário by Gio Carlos — 30/04/2012 @ 11:27 pm

  32. Olá Gio,

    Obrigada pelo comentário.
    Fico feliz em saber que você gostou da entrevista. Meu compromisso com os leitores é passar o dia-a-dia e as coisas que a Irlanda oferece, e é importante saber que você que está aqui sabe que as coisas são realmente assim.

    Desejo muito sucesso pra você e mantenha-se focado para conseguir o que quer! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/05/2012 @ 8:57 pm

  33. Oi Tarsila! Me decidi pela Irlanda a pouco tempo, e tenha ctz que seu blog fez parte disso! eu ja li varios posts seus, e varias vezes! estou agora procurando uma escola com uma agencia de intercambio, pra poder ir o mais rapido possivel. vc ainda vai me ver muito por aqui! kkkkk
    Li a entrevista, e fiquei em duvida sobre qntos reais são €400? pra ter uma noçao de qnto levar por mes para eu poder me manter, ate achar um emprego
    e sobre o celular, talvez alguem possa me ajudar. Meu celular daqui vai funcionar ai normalmente? tenho que trocar? operadora, plano, essas coisas..
    Obrigada!
    ;***

    Comentário by Soraia — 01/05/2012 @ 3:57 pm

  34. Olá Soraia,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Fico muito feliz em saber que você é uma leitora assídua do Vida Na Irlanda.

    O valor em Reais é aproximadamente R$1.010,00, mas lembre-se que para se registrar na imigração (GNIB) é necessário trazer, no mínimo, €3 mil, ou seja, por volta de R$3.578,00.
    Em relação ao celular você provavelmente poderá só utilizar o mesmo aparelho (se for desbloqueado) e se vincular a uma operadora quando chegar aqui.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/05/2012 @ 9:24 pm

  35. Olá!! Gostei muito da entrevista, pois eu e meu namorado estaremos indo no ano que vem (2013) e fecharemos também pela Estudar no Exterior, pretendo ter algum suporte…senão….ai ai ai ai…rsrsrs!!!
    Vou estudar na escola ECM… vc conhece alguma coisa sobre ela.
    Ainda não fechei, tenho o orçamento das duas escolas ECM e DCAS, mas fico na duvida por nao conhecer nenhuma das duas e ja ter tido diversas opinioes.
    Se puder me ajudar…. claro se conhecer a ECM…!!!
    Ah…esqueci de elogiar..muito massa seu blog, perco varias vezes meu horario de almoço lendo tudo o que tem por aqui…está me ajudando bastante a não surtar antes de viajar..srsrsrsrs. =)

    Comentário by VERONICA — 03/05/2012 @ 5:11 pm

  36. Olá Veronica,

    Obrigada pelo comentário e eu já fiz uma entrevista com um aluno da ECM, veja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/04/estudar-na-irlanda-ecm-college.html

    Espero ter ajudado! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/07/2012 @ 4:27 pm

  37. Que entrevista bacana! Parabéns ao entrevistador e a entrevista. Vcs foram bem objetivos nas perguntas e respostas.
    Sou da Paraíba e estou de partida para Dublin em Agosto e espero e torço pra que tudo de certo pra mim por la.
    Parabéns!

    Patricia

    Comentário by Patricia Andrade — 10/05/2012 @ 1:19 am

  38. Olá Patricia,

    Obrigada pelo comentário e estou na torcida para que tudo dê certo também!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/07/2012 @ 5:30 pm

  39. Olá.. Estou partindo para Dublin em janeiro do ano que vem para fazer o curso de inglês na escola ISI iStudy Internacional.. Gostaria de saber mais sobre a escola. Fechei o programa por agência ..Me indicaram essa escola como bem conceituada.. Gostaria de saber mais…

    Parabéns pela dedicação do blog

    Agradeço a atenção.. bjinhos

    Comentário by Renata Souza — 13/05/2012 @ 4:45 pm

  40. Olá Renata,

    Favor veja a entrevista que fiz aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/10/estudar-na-irlanda-isi-international-study-institute.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/07/2012 @ 11:35 am

  41. Olá Tarsila,
    Muito bom as informações no seu site esta me ajudando muito , estou fechando coma DCAS irei em agosto para Dublin.
    Estou buscando uma informação sobre algo que surgiu a pouco tempo, e gostaria de saber se voçê conheçe sobre o assuntou ou se alguem que voçê conheã conseguiu retirar o FGTS em dublin. Sera que estudante consegue?
    Segue o link da caixa com alguma informações: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/05/brasileiros-podem-solicitar-saque-do-fgts-na-europa-diz-caixa.html
    http://www.caixa.gov.br/fgts/pf_saque_exterior.asp

    Comentário by Cesar — 21/05/2012 @ 5:00 pm

  42. Olá Cesar,

    Obrigada pelo comentário.
    Não é possível retirar o FGTS em Dublin já que é um processo do governo brasileiro e isto deve ser obtido no Brasil.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/07/2012 @ 12:51 pm

  43. Muito bom 🙂 Obrigado por compartilhar!

    Abraço

    Comentário by Alexandre Zambi — 22/05/2012 @ 12:07 am

  44. Oi Ale!

    Obrigada pelo comentário! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/07/2012 @ 1:12 pm

  45. Oi, alguém sabe o endereço do residencial estudantil da DCAS??? valeu

    Comentário by Jones Backes — 22/05/2012 @ 5:36 am

  46. Olá Jones!

    Infelizmente não sei onde fica a residência estudantil da DCAS. Recomendo entrar em contato com a escola e pedir esta informação.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/07/2012 @ 1:15 pm

  47. Olá Tarsila,
    Pretendo ir para Dublin estudar em outubro e tenho muitas dúvidas, começando pela escola q eu vou estudar lá. Por favor, me responda você conhece a escola Kaplan de Dubli? Eu sou do Paraná e a escola que eu faço inglês aqui a English Class One fez uma parceria com a Kaplan, já busquei informçóes na net, mais acho ,uita pouca coisa, se souber de informações sobre esta escola eu agradeço.
    Obrigada , parabéns pelo site … bjos, Vanele

    Comentário by Vanele — 10/06/2012 @ 2:29 am

  48. Olá Vanele,

    Fiz duas entrevistas com alunos da Kaplan aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/09/estudar-na-irlanda-kaplan-international.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/estudar-na-irlanda-kaplan.html

    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 1:30 pm

  49. Olá Tarcila,

    Sou aluno desta escola e acho que também vale um comentário negativo para quem esta pensando em estudar aqui.

    A escola só tem brasileiros, as salas dos niveis iniciais tem por volta de 30 alunos por sala, as aulas não tem didatica.

    Mas se for só pelo visto vale a pena, não tem aula de sexta feira e pelo que parece tem algumas escolas novas que os professores não falam nem inglês.

    Fica a dica que em Dublin só tem brasileiros, pelo que andei lendo são 40 mil, e provavelmente 98% estão aqui no centro..

    Abraço parabéns pelo blog

    Comentário by Thiago — 12/06/2012 @ 10:14 pm

  50. Olá Thiago,

    Obrigada pelo comentário e por compartilhar a sua experiência.
    É complicado falar sobre outras instituições sem ter a experiência direta. Também seria interessante obter a fonte de onde você leu que há 40 mil brasileiros em Dublin, já que de acordo com o census os brasileiros não são uma porção imigrante relevante, sendo classificados junto com outras nacionalidades no grupo “resto do mundo”.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 2:23 pm

  51. Obrigado pela entrevista Tarsila. Muito boa como sempre!

    Abraços

    Comentário by Rafael Silveira — 21/06/2012 @ 7:35 pm

  52. Olá Rafael,

    Obrigada pelo comentário e carinho. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 4:53 pm

  53. Estava querendo fechar com a DCAS, se mais gente tiver opiniões e puder comentar, agradeço. =)

    Comentário by Bárbara — 25/06/2012 @ 9:11 pm

  54. Olá Bárbara,

    Obrigada pelo comentário e espero que encontre mais opiniões. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:18 pm

  55. Olá Tarsila, adoro seu blog, estou devorando ele, estou qrendo ir pra Irlanda morar com meu namorado, quero estudar inglês e trabalhar e pelo q vi, como já fiz orçamento na agencia e na escola, pensei exatamente como a Karol, escolhi tanto a escola como a agencia como ela, será q seria possível eu fazer contato com ela?

    Beijos e parabéns!

    Comentário by Alessandra — 03/07/2012 @ 11:06 pm

  56. Olá Alessandra,

    Muito obrigada pelo carinho e por devorar o Vida Na Irlanda. 🙂
    Infelizmente não tenho o contato da Karol e não posso ajudá-la. Desculpe, mas espero que tudo dê certo.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 9:19 pm

  57. Nada sobre a Leinster? =)

    Comentário by Bárbara — 17/07/2012 @ 6:18 pm

  58. Olá Bárbara,

    Ainda não, mas aguarde! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 10:06 pm

  59. Bárbara, vc tbm está qrendo estudar na DCAS?? Vamos trocar contato? Qndo esta planejando ir? Beijos

    Comentário by Alessandra — 17/07/2012 @ 7:15 pm

  60. Olá Alessandra,

    Espero que consiga o contato da Bárbara. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 10:08 pm

  61. Olá Tarsila!
    Obrigada pela resposta me ajudou sim, mas se não for muito abuso hehe … gostaria de mais uma informação, por acaso vc conhece este Hostel:

    Globetrotters/The Townhouse
    46/48 Lr Gardiner Street
    Dublin 1
    Dublin
    Ireland

    E o que acha de quarto feminino?? obrigada, beijos … Vanele

    Comentário by Vanele — 17/07/2012 @ 7:40 pm

  62. Olá Vanele,

    Eu não conheço o Globetrotters e a região da Gardiner Street tem bastante hostels e B&Bs. É um lugar central e de fácil acesso, contudo como toda área central é bom não ficar “dando sopa” a noite, muito embora Dublin seja uma cidade muito segura.

    Um quarto feminino é dividido entre mulheres e pode ser uma boa opção se você pretende vir sozinha ou com amigas já que permite o contato com outras pessoas de outros lugares do mundo.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 10:12 pm

  63. Obrigada Tarcila! Asoro seu blog e está me ajudando demais, espwro conseguir fazer contato tbm!!

    VERONICA?
    Vi q está indo com seu namorado em 2013? Tbm estou quendo ir com o meu e talvez estudar na DCAS, vAmos trocar contato tbm, estou tentando falar com a Barbara q tbm está indo ko ano q vem e talvez para mesma escola!!
    Vou deixar meu e-mail: ale_igue@hotmail.com

    PARA VERONICA E BARBARA!!!

    Comentário by Alessandra — 19/07/2012 @ 1:15 pm

  64. Olá Alessandra,

    Fico feliz em poder ajudar. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/07/2012 @ 11:54 pm

  65. Olá Tarsila, você está de PARABÉNS, por tudo o que vc proporciona para brasileiros que estão indo para Irlanda, esta entrevista foi muito importante para mim, pois estou chegando aí em setembro deste ano, e a agencia e o curso tmb são os mesmos da entrevistada, e talvez até nas mesmas condições que ela estou indo, e estou ansiosa, cheia de dúvidas, se vc puder me ajudar, meu pacote é para estadia de somente uma semana, em uma semana vc acha que terei dificuldades para achar um aluguel para rachar, como é essa entrevista para se tirar o visto, até mesmo por que meu inglÊs é o mais perto do zero tmb, por ter um inglês ruim, terei dificuldade de arrumar emprego??

    Obs.: Estou saindo do Rio de Janeiro dia 22 de setembro de 2012, se alguem tmb estiver embarcando nesse dia, vamos nos falar, até mesmo para ser mais tranquilo, diante da preocupação que me encontro para que tudo corra bem!!!

    Obrigada, muito obrigada por todas as publicações, que são tão úteis!!!!!!

    Joyce

    Comentário by Joyce Santana — 25/07/2012 @ 1:10 am

  66. Olá Joyce,

    Muito obrigada pelo carinho e elogios.
    Fico muito feliz em poder ajudar e é super normal estar ansiosa e cheia de dúvidas, mas fique tranquila, não é nenhum bicho de sete cabeças.
    Normalmente as pessoas não tem dificuldade em encontrar acomodação em uma semana, contudo a maioria das pessoas prefere ficar na acomodação por duas semanas somente para poderem procurar com mais calma. 🙂

    Vamos lá: Eu não me lembro de ter mencionado nenhuma entrevista para obter visto. Isto não é normal. Veja estes posts:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-quero-estudar-ingles-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-como-se-registrar-na-gnib-ou-immigration-office.html

    Em relação ao emprego, recomendo que leia:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2011/05/video-ingles-e-emprego-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2012/07/imigrando-trabalhar-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/07/2012 @ 11:25 am

  67. Obrigada lindona, vc me ajudou bastante, e se eu precisar de mais ajuda, desculpe o abuso, rsrsrs, te pertubo novamente, rsrsrs…

    bjos

    Joyce Santana

    Comentário by Joyce Santana — 27/07/2012 @ 12:31 am

  68. Olá Joyce,

    Disponha, é um prazer poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/07/2012 @ 9:54 am

  69. Olá Tarsila.. Parabéns pelos esclarecimentos.. Poderia me informar o valor exato da exigência da imigração que tem que entrar no País.. 😉

    Comentário by Renata — 20/08/2012 @ 9:58 pm

  70. Olá Renata,

    Disponha. É um prazer ajudar.
    Vamos lá: Estudantes que estão matriculados em cursos com duração mínima de 25 semanas, com carga horária mínima de 15 horas/semana, precisam comprovar ter, no mínimo, €3 mil para poder proceder com o registro na GNIB.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 1:11 pm

  71. Olá Tarsila,

    Quero parabenizá-la pelo seu blog! Descobri há pouco tempo navegando pela internet mas já vi que há muitos posts interessantíssimos para ler!

    Venho pesquisando bastante opções de destinos para fazer meu intercâmbio, e realmente foi unânime o custo x benefício em estudar na Irlanda. Porém, algumas dúvidas ainda estão me confundindo na decisão da escola, pois são muitas opções!

    Meu principal objetivo realmente é aproveitar o máximo do meu tempo para estudar, então, a decisão de fechar o pacote com uma boa escola é fundamental pra mim (Pretendo estudar por 6 meses, com visto de 12 meses).

    Vc acha que o “tempo de vida” de uma escola é um critério que precisa ser analisado? Escolas relativamente novas (Como a DCAS, fundada em 2007) podem não dispor de uma boa didática ??

    Entre escolher uma escola pequena que oferece um contato mais direto com os alunos, ou uma escola maior e que seja mais reconhecida no Brasil (A Kaplan, por exemplo), o que vc acredita ser mais benéfico?

    Há alguma forma de busca por escolas que tenham uma incidência menor de brasileiros?

    A residência estudantil/ hostel/ home stay estão diretamente vinculados à escola ?

    Agradeço desde já!
    Beijos

    Comentário by Adriana — 19/11/2012 @ 6:27 pm

  72. Olá Adriana,

    Obrigada pelo comentário e elogios. 🙂
    Entendo todas as suas dúvidas, por isto sugiro que leia:
    http://www.vidanairlanda.com/2012/09/escolher-uma-escola-boa-para-estudar-na-irlanda.html
    E também recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html. Ele oferece bastante informações e reflexões que podem ajudá-la a ter a experiência que você quer.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 1:28 pm

  73. Olá, Tarsila. Gostei muito da entrevista com a Karol e gostaria de manter contato com ela. Estou estruturando o meu intercâmbio para a Irlanda e tenho certeza que ela poderá me auxiliar muito. Você pode, por favor, me passar o e-mail dela? Logicamente com a autorização dela. Bjos.

    Comentário by Arlete — 02/12/2012 @ 10:32 pm

  74. Olá Arlete!

    Obrigada pelo comentário. Infelizmente não passo mais o contato dos meus entrevistados por pedido dos mesmos. Espero que compreenda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 12:47 pm

  75. Ola Adriana,

    Em Setembro irei tirar um curso de ingles de um mes em Dublin.
    A minha duvida é em relação a estadia… Aconselhas-me a optar por ficar em casa de familia ou num hostel?

    Nota: Sou um rapaz novo e gostaria de ter a minha liberdade, poder ir para Pubs e voltar as horas que quiser…

    Comentário by Jose Santos — 28/01/2013 @ 12:33 am

  76. Olá Jose Santos,

    Sobre a acomodação há varias considerações. Eu abordo os diferentes tipos de acomodação no meu o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html. Ele oferece bastante informações e reflexões que podem ajudá-lo a ter a experiência que você quer! Como seu curso é curto eu recomendaria a casa de família para que você tenha uma experiência mais completa, mas só você pode tomar esta decisão.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:28 am

  77. OI tarsila
    sabes me dizer se a escola DCAS é uma istituiçao confiavel??

    beijijnhossss

    Comentário by LOREN — 24/06/2013 @ 6:06 pm

  78. Olá Loren,

    A DCAS é uma escola que existe e opera dentro dos padrões do Ministério de Educação da Irlanda.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 08/08/2013 @ 12:23 pm

  79. OI Tarsila, tudo bem?
    Gostei bastante da DCAS, mas ela não está no site da Acels. Com sua experiência, vc me aconselharia fechar com esta escola mesmo assim?

    bjim e obrigada.

    Comentário by Elidiane — 07/08/2013 @ 7:19 pm

  80. Olá Elidiane,

    A resposta para a sua dúvida está aqui:http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/05/2014 @ 9:19 am

  81. Olá Tarsila, tudo bem? Estou querendo ir pra Irlanda próximo ano, a DCAS me mandou um orçamento achei o preço bem em conta. Vendo essa entrevista eu só não gostei porque a Karol falou que 90% dos alunos são brasileiros e que não tem nível avançado, sei que o contato com brasileiros é muito importante mais queria uma escola que tivesse menos brasileiros , e se eu escolher essa escola quando eu terminar o nível upper intermadiate eu posso me matricular em outra escola e fazer o nível avançado? outra dúvida a DCAS tem ou não a certificção ACELS? pois o rapaz que me passou o orçamento da escola,c onsta que a escola possui o ACELS.

    Comentário by João — 22/12/2013 @ 3:44 pm

  82. Olá João,

    Vamos lá:
    1 – Desde que você tenha presença suficiente no curso (90%)e que você esteja dentro tempo de permanência para estudantes do seu nível (veja mais aqui:http://www.vidanairlanda.com/2010/10/imigrando-novas-regras-para-estudantes-internacionais-de-2011.html) você pode renovar o seu visto, seja em qual escola você quiser.

    2 – A DCAS não é reconhecida pelo ACELS mas tem aprovação de órgãos ingleses reconhecidos pelo NQAI. Veja mais aqui:http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 19/05/2014 @ 11:41 am

Sorry, the comment form is closed at this time.