30/06/2010

Estudar na Irlanda: Kaplan

Essa semana eu entrevistei um rapaz de Recife que decidiu aproveitar as férias da faculdade e vir pra Dublin afiar o Inglês, unindo o útil ao agradável. Então sem mais demoras eu lhes apresento o….HERMANO!

Esse rapaz de Recife – PE já tinha estudado Inglês e Espanhol no Brasil em escolas de idiomas e depois com professor particular. Depois de ingressar na Faculdade de Jornalismo da UFPE  ele decidiu que queria fazer um intercâmbio para afiar um dos idiomas que ele já tinha algum domínio e o Inglês foi o escolhido. A primeira idéia era ir pra Londres e até chegou a considerar Malta, mas Dublin tinha uma opção de 3 /4 meses de estudo intensivo que não comprometeriam os estudos no Brasil, pois ele não quis trancar a faculdade, mas queria a experiência de morar fora. O que ele está achando da nossa Emerald Island? É só ler abaixo….

Qual é o seu nome e idade?

Hermano Callou, 21 anos.

Qual o seu curso e escola?

Intensive English na Kaplan (International Colleges).

Há quanto tempo está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na Kaplan?

Hermano – Há duas semanas e começei a estudar logo que cheguei.

Por que você escolheu a Kaplan?

Hermano – Escolhi pela indicação da agência PONTUAL que fica em Recife. Nós conversamos em termos de pacotes e escolas. Não me lembro bem o porque escolhi a Kaplan em específico, mas acredito que tenha sido indicação da agência. Não procurei nada a respeito da escola e confiei na escola, porque nem tinha como saber.

A Kaplan tem poucos brasileiros?

Hermano – Sim.

Como é a comunicação com as pessoas de Dublin?

Hermano – A comunicação é primariamente com outros estrangeiros, que como eu, tem limitações; então é uma coisa muito interessante. O humor também é algo difícil de se captar em outra língua, porque o que se aprende no geral é o inglês formal e rigoroso então ainda não sinto que é possível ter uma conversa “leve” em inglês, pois essas “regras” da comunicação são diferentes.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda?

Hermano – Ficar fluente no Inglês. Ainda tenho muito a aprender com a fala diária e a pronúncia e preciso ampliar meu vocabulário. Eu já leio o Inglês, mas quero ficar mais ágil. Não me sinto a vontade ainda para ler literatura, porque tem muito da linguagem, mas o conteúdo de livros academicos já são mais tranqüilos. Vim também por estar na Europa e ter a experiência de morar fora, de troca cultural e lidar com situações novas.

Qual sua opinião sobre seu curso?

Hermano – Eu estou gostando do curso. Ele é bem estruturado, estimulante e os professores são bons. Tenho três aulas por dia com professores diferentes, para poder lidar com pedagogias e sotaques diferentes. Isso é muito legal porque você acostuma com universos diferentes. Acredito que todos meus professores são Irlandeses, mas sei que a escola tem professores de outras nacionalidades.

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Hermano – Claro. Aqui você está praticando o tempo inteiro. É uma necessidade básica e você precisa praticar porque amanhã você vai lidar com pessoas que falam inglês e acaba aprendendo sem perceber. O bom é sempre ter gente por perto para te corrigir, como a host family, mas às vezes cansa e dá muita vontade de falar português e saber que vou ser compreendido.

Você gosta de estudar com estrangeiros?

É curioso estudar com estrangeiros porque as regras gramaticais funcionam de forma diferente para as diferentes nacionalidades. Imaginem só explicar o que é um artigo para um russo ou coreano, que não tem artigo na língua deles. Além disso a experiência de lidar com sotaques diferentes é uma experiência multicultural.

O que você acha que a Kaplan oferece de diferencial?

Hermano – Não conheço outras escolas e é difícil dizer. Em comparação ao Brasil as aulas aqui são mais dinâmicas e há mais pessoas de culturas diferentes então dá mais vontade de falar inglês, estimula o saber. O contato com os alunos de diferentes culturas é um diferencial, por exemplo, na minha sala há um rapaz da Arábia Saudita, que é uma monarquia absoluta. Quero saber mais sobre como é viver numa monarquia absoluta.

O que você mais gosta e menos gosta na sua escola?

Hermano – Os professores são muito bons e eu ainda não sei o que dizer o que eu menos gosto da escola. Acho que a Kaplan poderia ter mais exercícios de escrita.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Hermano – Poderiam ampliar a escola, pois ela é pequena, mas ainda estou conhecendo tudo. Por enquanto acho que está tudo muito bom, estou gostando de tudo que estou conhecendo.

Você gosta de estudar aqui?

Hermano – Sim!

Quantos alunos tem na sua sala/curso?

Hermano – Tenho três aulas e em cada sala o número varia, mas a média é de 10 alunos. As nacionalidades são variadas: Arábia saudita, Espanha, Venezuela, Coréia do Sul, Alemanha, Colômbia, Itália, Japão, Hungria e brasileiros só tem eu e mais um.

Qual é o horário e duração das aulas?

Hermano – A primeira é das 8:45 às 10:15, a segunda das 10:30 às 12:15 e a terceira das 12:45 às 14:15.

O que você acha do horário e duração das aulas?

Hermano – Acho ok. Acho que funciona bem, porque não chega a ser cansativo. Tenho tempo para conhecer coisas novas, pois não gostaria de ficar trancado na sala enquanto tenho a cidade para descobrir. É um tempo justo.

O que você gostaria que tivessem lhe dito antes de você chegar na Irlanda?

Hermano – Que o custo de vida na Irlanda é o mais caro da Europa, mas não sei dizer ao certo porque eu ainda vou descobrir mais coisas, porque pretendo viajar. O que eu escuto muito os meus amigos espanhóis reclamarem é dos preços.

O que você está achando de Dublin?

Hermano – Tenho impressão que os Irlandeses odeiam Dublin e as pessoas de Recife odeiam Recife. Dublin tem um pouco disso e é uma cidade provinciana. Gosto dessa auto-ironia dublinense e do clima daqui, que mudar do calor é ótimo. A cidade é linda! Nesse fim de semana fui pro interior, visitei Kilkenny e surtei. Paramos em um monastério e cemitério (Glendalough) e eu achei que estava no Epcot Center – parece que é tudo de mentira.

Quando o curso acabar, o que você pretende fazer?

Hermano – Pretendo voltar para o Brasil pois quero viajar durante esses três meses. Depois vou retomar a faculdade que já vai ter começado, mas não vou perder muitas aulas, então tenho como recuperar.

Muito obrigada Hermano! Desejo a maior sorte nessa aventura na Irlanda e que você viaje muito e volte pra casa cheio de novas experiências multiculturais!

Kaplan International Colleges Dublin
The Presbytery Building
7 Exchange Street Lower
Temple Bar
www.kaplaninternational.com

Por favor saibam que meus posts não servem para divulgar ou promover nenhum lugar, mas somente para informar as pessoas. Os entrevistados não são meus amigos para que não haja nenhum tipo de influência e as opiniões contidas aqui são exclusivamente do entrevistado.

Postado por: | Comments (26)

  1. Muito legal! Aliás, bom conhecer a experiência de alguém que saiu do nordeste pra viver na Irlanda! :}
    Bom saber também da existência dessa escola, que eu nunca nem tinha ouvido falar! ^^
    E continuo pastorando pra ver se algum aluno da Atlas se habilita! asiduhasuih xD

    Brigadão mais uma vez pelo post, Tarsila! 🙂

    Comentário by Mael Tomaz — 01/07/2010 @ 12:41 am

  2. Mael, meu contato da Atlas não está me retornando. Vou ter de “caçar” um outro aluno de lá. Uma hora eu consigo! Obrigada pela força! Adoro seus comentários.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/07/2010 @ 11:00 pm

  3. Adorei, muito legal ver o comentário de um vizinho meu do nordeste… hehehe
    Tomara que encontre alguém recém chegado ou algum estudante da Dorset, ninguém me avisou dessa ansiedade pré viagem hehehe

    Beijos.

    Comentário by Stela — 02/07/2010 @ 12:26 am

  4. Oi Stela!

    Pois é, quanta gente dessa terra quente! Como você sabe, estou sempre a procura de estudantes e brasileiros aqui…e ansiedade pré-viagem é quase padrão, afinal de contas, quantos mistérios e coisas maravilhosas você tem a descobrir, não é mesmo?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/07/2010 @ 12:40 am

  5. olá Tarsila, eu li todos os seus posts relacionados a “estudar na Irlanda”, estou no precesso ainda de escolher a melhor escola, com um preço legal… recebi uns orçamentos sobre dois colégios que não encontrei nada aqui que são DBL COLLEGEE e DCI, se puder encontrar informações sobre esses colégios ficarei muito grata…. beijos…

    Comentário by Tatiane Reymão — 03/07/2010 @ 3:02 pm

  6. Oi Tatiane!

    Eu ainda não consegui entrevistar estudantes dessas escolas, mas estou me esforçando para isso. Fique antenada no Vida Na Irlanda, que assim que puder eu posto sobre eles!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 03/07/2010 @ 8:38 pm

  7. Oi Tarsila !

    Ótimo trabalho! Parabéns!
    Vc é a nossa repórter aí na Irlanda, nos trás as respostas que na maioria das vezes as agências não são capazes de nos informar. É de suma importância estes breves relatos para quem deseja se aventurar na Irlanda, afinal só quem está lá, vivendo na pele, pode nos transmitir a visão real do que ocorre ou pode ocorrer com um brasileiro estudando no exterior.
    Eu pretendo fechar com a escola Active Language Learning em Dún Laoghaire-Rathdown ainda este ano. Como a escola não é no centro de Dublin, não vou lhe pedir entrevista, mas caso tenha alguma informação, sobre a mesma, eu agradeço.
    Tudo de bom !
    Obrigada !
    Mila

    Comentário by Mila — 08/07/2010 @ 7:17 pm

  8. Oi Mila!

    Seja bem-vinda ao Vida Na Irlanda! Muito obrigada pelo seu comentário. Eu fico muito feliz em poder ajudar, seja no que for! 🙂
    Você vai estudar em Dun Laoghaire (se fala Dã Líri)? Eu adoro Dun Laoghaire! É uma vila portuária que eu acho tudo de bom! Além disso é uma das áreas mais bacanas do condado de Dublin (Dublin, a cidade, fica no Condado de Dublin, Dun Laoghaire não é mais a cidade de Dublin). Eu não tenho informações sobre a escola, mas prometo procurar e quando puder posto no blog.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/07/2010 @ 7:28 pm

  9. Aqui vai o site atualizado da Kaplan em portugues – http://www.kaplaninternational.com/por/escolas/irlanda/cursos-ingles-dublin.aspx

    Comentário by Roberto — 17/08/2010 @ 2:45 pm

  10. Olá Roberto!

    Que bacana que existe o site da Kaplan em português. Fica aí a dica para quem quiser mais informações na nossa língua-mãe!

    Obrigada!

    Comentário by Tarsila — 17/08/2010 @ 6:31 pm

  11. Olá Tarsila!

    Parabéns! Finalmente achei referências da Kaplan. Estou procurando a um tempo, pois fechei com ela e não conhecia ninguém para pegar referências da escola.
    Lembro-me que escolhi, pois a agência me informou que realmente o número de brasileiros é bem reduzida. Não que não goste de brasileiros, mas assim evito de cair na tentação de conversar em português =)

    Amei o blog e a entrevista!!

    Muitíssimo obrigada!

    Comentário by Maeva — 20/08/2010 @ 1:45 pm

  12. Ola Maeva!
    Seja bem-vinda ao Vida Na Irlanda!
    Primeiramente obrigada pelos elogios. Fico feliz que você tenha encontrado o que estava procurando. 🙂
    Espero que a Kaplan supere suas expectativas e estou torcendo para que tudo dê certo!

    Fique a vontade para deixar comentários, viu?
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/08/2010 @ 8:40 am

  13. Tarsila,

    Será que a Kaplan é uma boa escola mesmo? Aqui em Brasília todas as agências dizem ser uma das melhores. Ela fica em Dublin 1?

    Obrigadaa!!!

    Comentário by Lílian — 29/10/2010 @ 8:23 pm

  14. Olá Lílian,

    Tenho uma amiga que estuda lá e gosta muito. Está tendo uma experiência bem bacana e nunca escutei ela reclamar de nada da escola.
    A Kaplan fica em Dublin 8, mas é do ladinho de Dublin 2 e é central (15/20 mins) andando até o Spire. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/10/2010 @ 11:32 pm

  15. Huummm, muito obrigada pela ajuda! E Dublin 8 é um local bom? Não tenho a mínima noção sobre como funciona tais divisões! Devo procurar moradia em Dublin 8 ou 2?

    Obrigada pelo esclarecimento em relação à escola Kaplan, tava preocupada! rsrs…

    E sim… tô viciadíssima no blog, cada hora quero ir logo!!! hahaha…

    Ahhh, amei o post do Egito! Tenho mta vontade de passear por lá! É mto caro?

    Beijos e obrigada novamente!

    Comentário by Lílian — 30/10/2010 @ 2:43 am

  16. Olá Lilian!

    Disponha!
    Dublin 8 é uma área legal sim, embora existam lugares dentro de Dublin 8 que não são tão bacanas, mas no geral não há com o que se preocupar.
    As divisões de Dublin estão explicadinhas aqui neste post:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/se-virando-em-dublin-entendendo-o-layout-da-cidade.html
    Espero que ajude!
    O Egito é um país que me encanta. O passeio lá não é do mais caro, a parte mais cara é a passagem, mas cada centavo vale a pena, pelo menos para mim!

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/10/2010 @ 10:38 pm

  17. olá tarcila, gostaria de saber qual destas escolas você me indicaria.
    eurocentres que fica em dublin 1.
    ou kaplan que fica em dublin 8.
    estou para fechar o meu pacote, a diferença de uma escola para outra é de quase 3 mil reais, mais minha preocupação é ficar no dublin 8.soube que não é bom.que é uma região perigosa, dublin 1 é tranquilo?
    então como posso escolher, entre estas duas gostaria de saber a sua opnião.
    grata,
    maria.

    Comentário by maria — 15/03/2011 @ 11:55 am

  18. Olá Maria!

    Depende da área de Dublin 1 ou Dublin 8, podem ser bem tranqüilas. Até onde eu sei as duas escolas ficam em áreas relativamente centrais. Pense no que você quer tirar desta experiência e dos seus objetivos, mais do que a localização. Assim sua decisão será mais pertinente.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 5:44 pm

  19. Olá Tarsila, muito obrigada!!! Consegui esclarecer algumas dúvidas a respeito da escola. Vc e seu blog tem sido meu anjo da guarda…rsrsrs Estou anotando várias dicas p/ qdo eu estiver aí, como por exemplo sobre medicação, a carteirinha de estudante, viajens pela Europa e a respeito do clima. Ah!! E o aquecimento por camadas…kkk Nunca tinha pensado na forma que vc colocou!!! Mas testei aqui no Brasil que está um frio danado nas últimas semanas (e ainda nem começou o inverno hein!!) e funcionou mesmo, senti até calor!!!rsrsrs Vamos nos falando!! beijos

    Comentário by Cristiane — 19/06/2011 @ 10:16 pm

  20. Olá Cristiane!

    Por nada! Fico feliz em poder ajudar. 🙂
    Que legal que você testou ficar quentinha “por camadas”. Realmente funciona e por aqui então (já que as casas e ambientes tem aquecimento) é super eficiente.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 9:55 am

  21. Ahh! Outra dúvida… Mesmo ficando menos tempo (4 semanas) consigo tirar a carteirinha de estudante??
    bjs

    Comentário by Cristiane — 19/06/2011 @ 10:20 pm

  22. Olá Cristiane!

    Para obter a cateirinha de estudante você deve obter o carimbo da sua escola. Se eles autorizarem você pode tirar sua carteirinha e isto depende da política de cada instituição.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 9:56 am

  23. Ok, Tarsila, vou verificar a respeito. Muito obrigada!!!

    Comentário by Cristiane Favari — 11/07/2011 @ 10:46 pm

  24. Olá Cristiane!

    Disponha! Fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/07/2011 @ 10:23 am

  25. Oi Tarsila!
    Estou namorando seu site há uns dois meses, desde que decidi viajar com meu noivo; as informações são incríveis e mesmo sem ter conhecidos na Irlanda me sinto super preparada p/ essa viagem. Iremos na segunda semana de novembro e ficaremos estudando por três semanas. A princípio íamos ficar na Emerald, porém eles não disponibilizam quarto duplo em casa de família, a agência está tentando uma exceção, mas se não for possível provavelmente estudaremos na Kaplan.
    Beijos e obrigada por tantas informações!!!

    Comentário by Tatiane — 26/07/2011 @ 5:14 pm

  26. Olá Tatiane!

    Obrigada por namorar o Vida Na Irlanda. 🙂
    Fico muito feliz em saber que vocês já se sentem bem mais preparados e desejo muita sorte para vocês, seja na Emerald ou na Kaplan.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2011 @ 9:13 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.