20/04/2011

Estudar na Irlanda: ECM College

Esta semana tive o prazer de entrevistar um rapaz muito simpático que estuda na ECM College, The European College of Management, e está aqui na Terra dos Leprechauns há um pouco mais de 1 mês.

Sem mais enrolação lhes apresento…O DOUGLAS.

O Douglas é de São Bernardo do Campo-SP e se viu em um momento em que era a hora certa de aprender o inglês. Ele trancou a faculdade de comércio exterior, pediu demissão do trabalho de 3 anos e pegou o dinheiro da recisão para investir na viagem. A princípio ele pensou em trabalhar como Au Pair nos EUA, mas como ele acredita não ter um inglês muito bom e nem tanta responsabilidade assim com crianças ele pensou que a Irlanda poderia oferecer uma oportunidade de trabalho legal. O que ele está achando da experiência? Leia abaixo…

Qual é o seu nome e idade?

Douglas Belchior, 21 anos.

Qual o seu curso e escola?

Douglas – General English na ECM College.

Há quanto tempo você está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na ECM College?

Douglas – Estou na Irlanda há 1 mês e 11 dias e estudo aqui há 4 semanas.

Por que você escolheu a Irlanda?

Douglas – Pesquisei bastante outros países. Vi oportunidades nos EUA, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Aprendi que nos EUA não se pode trabalhar legalmente e que na Inglaterra eu só poderia trabalhar 10 horas semanais e além disto o custo de vida é caro, assim como na Nova Zelandia e na Austrália. Uma das coisas que eu não quis vender foi meu carro, então precisei fazer um investimento que fosse mais interessante financeiramente. Escolhi a Irlanda porque posso trabalhar 20 horas por semana durante o período de aulas e depois, nas férias, 40 horas semanais. Um amigo meu, professor da high point, escola de inglês onde eu estudava no Brasil me disse: “Se você entender o inglês da Irlanda você entenderá qualquer pessoa”, isso também me motivou a vir.

Você escolheu qual agência de intercâmbio?

Douglas – Escolhi a STW Intercâmbio, que tem sede em Florianópolis, mas pesquisei sobre a agência e vi que tinham credibilidade. Desde o começo me deram suporte e começei a confiar cada vez mais neles, pois troquei e-mails e mensagens com um dos donos da empresa, que mora aqui na Irlanda. Em um mês fechei tudo, passagens, curso, acomodação, etc. Uma vantagem é que tem uma parte da STW dentro da ECM College e a sede da agência aqui na Irlanda é na Capel Street e eles sempre me perguntam se estou feliz, se está tudo bem comigo. Tenho todo o apoio deles e estou muito satisfeito com o serviço e até agora tudo deu certo.

Por que você escolheu a ECM College?

Douglas – Durante a minha pesquisa cotei escolas como a SEDA, a BCT, a Success College, a Leinster College, a ISI e escolhi a ECM College porque não tem tanto brasileiro. Até onde sei a escola começou a funcionar aqui em Dublin no final do ano passado e realmente tem poucos brasileiros e bastante europeus. O preço estava dentro do meu orçamento, a localização é central, perto do luas, tem academia na frente (com desconto) e shopping do lado, é perto de tudo. Para se ter um idéia, fica há 2/3 minutos do Spire, na O’Connell Street.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e na ECM College?

Douglas – Meu objetivo é melhorar o inglês, perder a vergonha de falar e obter o certificado do Cambridge. O material utilizado aqui é o preparatório para o Cambridge e para mim isto é um grande diferencial. Quero voltar ao Brasil com o certificado para conseguir um emprego, pelo menos de professor de inglês, até conseguir algo na minha área. Espero voltar em 2013 e sei que esse investimento tem potencial por causa da Copa e dos Jogos Olímpicos porque a estrutura do país tende a aumentar nos aeroportos e com turismo.

Que tipo de acomodação você escolheu? Como foi a experiência?

Douglas – Fiquei em casa de família por 4 semanas em Dublin 16. Foi uma experiência engraçada no começo. O dono da STW, o Silas, me buscou no aeroporto e me levou para a casa de família. Eu tentei conversar com a Mary, dona da casa, mas achei o inglês muito diferente e para falar a verdade eu não entendia nada. Eu sabia que ela estava fazendo perguntas para mim quando ela falava meu nome, mas eu tinha de perguntar para o Silas o que era. Depois que ele foi embora eu pedi para ela falar mais devagar e, aos poucos, comecei a conversar mais, até mesmo com o marido dela, mas só depois de alguns dias que comecei a pegar o jeito mesmo.

Acho que morar em casa de família é um investimento mais caro, mas tenho certeza que melhorei meu inglês muito por causa deles e acima disso, meu listening melhorou muito. Às vezes eu não sabia falar o que eu queria mas entendia muito bem o que me diziam. A experiência foi ótima pois era uma família muito legal que falava muito comigo e me ajudava muito, até insistiam para eu falar em inglês. Para quem quer voltar para o Brasil falando inglês e tem condições de pagar pela casa de família vale muito a pena, você sofre um pouco nos primeiros dias, mas depois acostuma.

Qual sua opinião sobre seu curso?

Douglas – O curso é muito bom, na verdade é ótimo. Como já disse, o material daqui é o preparatório para o Cambridge, dados em xerox e sotaque da professora é bem forte, típico daqui. Gosto da estrutura da escola, que é perto de tudo e agora eu moro perto daqui, em Dublin 7, e a escola fica em Dublin 1, é ótimo. Acho as salas boas, o método, os professores, tudo bom.

As aulas são variadas, porque em alguns dias lemos livros e corrigimos palavras, outros dias são focados em conversação. Eu não sei como são as outras escolas, mas gosto muito daqui e pelas conversas que tenho com amigos que estudam em outras escolas acho que a ECM College está bem acima das outras, pois na minha sala, até pouco tempo, só tinha eu de brasileiro e agora só tem mais um.

O que você acha que a ECM College oferece de diferencial?

Douglas – Com certeza o fato do material ser o preparatório para o Cambrige, que é o meu objetivo.

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Douglas – Muita diferença. Na minha sala no Brasil eu conversava em português quando tinha dúvidas e não adiantava a professora ficar brava. Eu só estudava inglês na sala e aqui não, temos de estudar inglês o tempo todo. Como vou me comunicar com alguém da Eslováquia? Não faço idéia de como falar a língua da outra pessoa, então ou a gente fala ou não se comunica. No dia-a-dia isso também acontece e você só vai se comunicar usando o inglês.

Mesmo com muitos brasileiros aqui na Irlanda eu acredito que não são tantos assim, pois ao meu ver existem brasileiros em todos os países, não adianta fugir. Somos amigos e quem vai ajudar na dificuldade é o brasileiro, não o europeu, porque será muito mais fácil ligar ou mandar uma mensagem para alguém que fala a sua língua.

O que você mais gosta e menos gosta na sua escola?

Douglas – O que eu mais gosto é o fato de ter bastante europeu, porque acho bacana não ter tanto brasileiro e acho que não tem nada que eu menos gosto, não tenho nenhuma reclamação.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Douglas – Minha sugestão na verdade já vai acontecer. A escola vai aumentar e abrir mais um andar, expandindo o laboratório de computadores e oferecendo cursos de outras línguas. Isso vai atrair novos alunos e já ouvi que em um ou dois meses tudo deve estar pronto. Se possível eu talvez faça o curso de espanhol, por uns 3 meses e se eu tiver dinheiro posso até ficar um tempo na Espanha. Se eu voltar para casa falando duas línguas não será nada mal.

Quais são as nacionalidades dos professores da sua escola?

Douglas – Todos são irlandeses.

Você gosta de estudar aqui?

Douglas – Gosto muito.

Quantos alunos tem na sua sala/curso? Quais são as nacionalidades dos alunos?

Douglas – Na minha sala somos 6 alunos: 2 do Brasil; eu e mais um,  3 da Espanha e 1 da Eslováquia.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

Douglas – As aulas são das 9h às 12h e tem um intervalo de 15 min que varia, mas normalmente é às 10:45 e vai até às 11h. Acho este horário muito bom porque tenho tempo para trabalhar. Eu ainda não trabalho mas acredito que é um horário adequado para quem trabalha à tarde ou à noite, já que só é permitido trabalhar 4 horas por dia durante a semana, acho que compensa muito. Acredito que se a aula fosse até às 13h poderia ser pior para conseguir um emprego.

Muitas pessoas tem medo de não conseguir trabalho. Como está sendo essa experiência para você?

Douglas – Tenho certeza de que eu vou conseguir um trabalho logo e não acho que será tão difícil. Como vou fazer uma viagem longa com amigos no mês que vem pretendo procurar algo quando voltar, pois vou precisar de um emprego para me manter e apesar de ter um dinheiro guardado não quero usá-lo.

Você pode dar uma dica ou conselho para quem está vindo para a Irlanda?

Douglas – Traga roupas meio a meio, tanto para verão como para inverno porque quem vem agora o clima é mais quente, mas o inverno é mais complicado. Uma sugestão boa, que eu só soube no dia que eu vim, é trazer sacolas de pano para colocar as compras dentro, porque a sacola plástica que normalmente são dadas nos supermercados e lojas no Brasil é cobrada aqui, então vale a pena ter a sua.

Outra vantagem é ter o Student Travel Card, que dá direito a comprar o bilhete de ônibus pré-pago, pois aqui o ônibus passa no horário certinho e como a tarifa deste bilhete é por dia posso usar quantos ônibus quiser o dia inteiro.

Quando o curso acabar, o que você pretende fazer?

Douglas – Pretendo fazer uma viagem já que tudo é mais barato aqui. Quero trabalhar mais pesado e se der, renovar por mais um tempo, fazer outro curso e, se possível, voltar para o Brasil em um cruzeiro curtindo uma viagem de 18 dias. Com certeza quero voltar, pois tenho coisas pendentes, principalmente a faculdade e trabalhar na minha área de formação. Quero voltar falando inglês fluente, um fator exigido na carreira que quero seguir.

Obrigada Douglas pela disponibilidade e por compartilhar conosco a sua experiência! Espero que você atinja suas metas por aqui e que curta cada minuto desta aventura.

O Douglas faz alguns vídeos no Youtube para manter família e amigos atualizados.
Se você quiser conferir, veja mais aqui.

ECM College
Abbey House
Jervis St
Dublin 1
www.ecmcollege.ie

Postado por: | Comments (117)

  1. Tarcila, parabens, magnifico o site, tem td aqui. To me programando pra ir em agosto mas to sacando que o que a encarecendo sao as escolas me fizeram orcamentos que chegam a 20.000 reais na minha opiniao ta absurdo, porem o que encarece muito sao as escolas portanto eu estava procurando escolas boas e baratas e acho q essa eh o caso. Mas me fala, tenho ingles basicao hehe e qria saber se a ECM aceita e ensina em todos os niveis de ingles

    obrigado, beijao e continuaa

    Comentário by Artur — 13/03/2012 @ 3:37 am

  2. Olá Artur!

    Obrigada pelo comentário.
    Normalmente a maioria das escolas de inglês oferece cursos para os níveis mais básicos. Acredito que você deva entrar em contato com a ECM, que tem funcionários brasileiros, e perguntar como são as turmas de inglês básico. Eles podem responder à sua pergunta com mais propriedade.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/03/2012 @ 2:30 pm

  3. Olá Tarsila, tudo bem?
    Já comentei em post anterior, mas vale a pena reforçar o seu site é demais. Tem de tudo!
    Parabéns mesmo !!!
    Bem, a questão é a seguinte, nessa entrevista o Douglas estava somente há um mês na escola, então em um mês você ainda está fresco, e sem muitas experiências na escola.
    Acho legal, entrar em contato com ele novamente para verificar se o mesmo continua tendo a mesma concepção da escola, ou com alguém com mais tempo.
    Bem é isso. Vale a dica.
    Obrigada!
    Beijos

    Comentário by Joice — 17/03/2012 @ 6:48 pm

  4. Olá Joice,

    Obrigada pelo carinho. 🙂
    Já anotei sua dica e vou buscar entrevistá-lo novamente e/ou outro estudante, combinado?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/03/2012 @ 11:27 am

  5. Super concordo com a Joyce!
    Eu até add o Douglas no Face pra poder saber a opinião dele depois de 1 ano, pq pretendo estudar nessa escola também.
    Mas seria legal uma “atuaização” da entrevista 😉

    Comentário by Natália — 18/04/2012 @ 5:13 pm

  6. Olá Natália,

    Obrigada pela sugestão, já está anotada. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 4:54 pm

  7. Olá Tarsila!

    Primeiro gostaria de te dar os parabéns pelo blog, é realemente incrível!

    Segundo, gostaria de saber se você conhece alguém que estudo na ECM agora, em 2012, se conhecer poderia passar o contato?
    Caso não conheça ninguem, você teria alguma referência ou contato para me passar ai da Irlanda, para que eu possa pedir opnião sobre escola, acomodações e outras coisas mais?
    Desde já agradeço muito! 🙂

    Comentário by Iasmini — 26/04/2012 @ 12:54 pm

  8. Olá Iasmini,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Há uma série de escolas que ainda não consegui entrevistas e no momento estou entrevistando também estudantes das mesmas escolas para obter opiniões variadas, portanto aguarde novidades.
    De qualquer modo recomendo que você peça à sua agência ou diretamente à escola contatos de outros estudantes brasileiros que estudam lá para poder bater um papo com eles sobre a experiência de estudar no exterior.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 8:59 pm

  9. Iasmini,
    Eu estou em contato com duas pessoas da ECM e consegui isso pesquisando na fanpage da escola.
    Tente o mesmo, flor!

    Beijos 😉

    Comentário by Natália — 27/04/2012 @ 6:05 pm

  10. Olá Natália,

    Obrigada pela contribuição!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 9:34 pm

  11. Olá Natália, tudo bem?

    teria como me passar esses contatos?

    o que você está achando?

    obrigada! 🙂

    Comentário by Iasmini — 27/04/2012 @ 9:04 pm

  12. Olá Tarsila!

    Ficarei no aguardo pela entrevistas então!

    E sempre a procura de opniões, muiito obrigada pela atenção. 🙂

    Comentário by Iasmini — 27/04/2012 @ 9:05 pm

  13. Olá Iasmini,

    Disponha e espero que consiga os contatos. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 9:38 pm

  14. Olá novamente Tarsila!

    Gostaria de ver com você, se teria possibilidade de fazer uma entrevista com algum aluno da IBAT Colege, pois estou cogitando ir estudar inglês nessa escola!

    Bom se você tiver sua própria opnião tambem, eu aceitarei com o maior carinho!

    Muito obrigada! 🙂

    Comentário by Iasmini — 29/04/2012 @ 10:45 pm

  15. Olá Iasmini,

    Infelizmente ainda não tive a oportunidade em entrevistar um aluno da IBAT, mas assim que puder entrevisto, combinado?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/05/2012 @ 7:39 pm

  16. Olá!
    Gostei muito do blog. Realmente é uma ótima ajuda para nós que estamos em fase de planejamento para viajar. Li todas as entrevistas e me interessei bastante por algumas escolas. Porém, continuo na dúvida. =/ rsrs Queria saber de você, que teve contato com os entrevistados, a sua opinião sobre qual realmente é a melhor escola. Você me ajudaria? Pode ser por e-mail se preferir. Obrigada.

    Comentário by Mayara Dias — 20/06/2012 @ 6:48 pm

  17. Olá Mayara,

    Obrigada pelo comentário e fico feliz em poder ajudar.
    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá. Desculpe não poder ajudar.

    Recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda”, que aborda várias questões e pode ajudá-la. Veja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 4:39 pm

  18. Yay! Vou estudar na ECM!!! \o/

    Comentário by Jéssica Ferreira — 18/07/2012 @ 9:54 pm

  19. Olá Jéssica,

    Obrigada pelo comentário e quando chegar por aqui entre em contato, viu?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/07/2012 @ 11:28 pm

  20. Bom dia Tarsila,

    estou querendo ir para Irlanda estudar pelo tempo que a minha possibilidade de investimento permitir.
    Tenho uma amiga que mora aí e me indicou a ECM pela localização.
    Seu blog está me deixando mais confiante, porém ainda sim tenho medo de investir em algo que pode não me dar o retorno esperado.
    Você pode me passar o contato do Douglas, da Jaçana e dos funcionários brasileiros da escola?

    Obrigada pelas dicas e disponibilidade.

    Comentário by Liana Lima — 31/07/2012 @ 3:56 pm

  21. Olá Liana,

    Fico feliz em poder ajudar. Infelizmente o Douglas me pediu para não passar mais o contato dele, mas recomendo que entre no site da escola (dados no post acima) e envie um email. Como eles tem funcionários que falam português eles te darão retorno. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/07/2012 @ 3:58 pm

  22. Obrigada!

    Eu não pretendo fechar com nenhuma agência por ter esta amiga no país e para diminuir os custos.

    Ela me passará a carta convite, fora isso sei que preciso de três mil euros, passagem de ida e volta e comprovante do curso, tenho mais algumas dúvidas, agradeço se puder me ajudar:

    Estes três mil euros, são apenas em dinheiro ou podem ser em saldo no cartão de crédito? Enquanto estiver na Irlanda continuarei receber uma pensão do Brasil, o que não me faz precisar juntar todo este valor para ir, só não sei se tenho como provar isso, ou se a embaixada aceita.

    Para conseguir a permissão de ficar no país por 6 meses, preciso do comprovante de 6 meses de estudo. Eu pretendia estudar por menos tempo ou pagar uns dois meses daqui do Brasil e ir pagando o restante por aí. É possível?

    O seguro que a ECM oferece é o seguro exigido para se manter no país?

    Se eu entrar como estudante posso trabalhar legalmente por 4 horas por dia certo? É fácil de um estrangeiro conseguir emprego de babá por este período? Acho que o único trabalhop informal que sie fazer.

    Desculpas por tanta perguntas, mas já liguei para agências, para embaixada e não sabem ou não podem me responder.

    Mais uma vez obrigada!

    Comentário by Liana Lima — 31/07/2012 @ 4:15 pm

  23. Olá Liana,

    Entendo seus objetivos, contudo vale lembrar que se sua amiga tiver o visto de estudante ela não pode lhe dar uma carta-convite, contudo se vocÊ for ficar com ela, o endereço dela pode ser sua residência.

    Não é necessário trazer, para apresentar no aeroporto, um comprovante de €3 mil. A comprovação dos €3 mil é feita depois que você entrar no país, já que é exigido para o registro na GNIB. Esta comprovação dos €3 mil será através de um extrato bancário IRLANDÊS, ou seja, você vai ter de abrir uma conta em um banco daqui, fazer o depósito nela de, no mínimo, €3 mil e pedir o extrato para poder ir se registrar na GNIB.

    Recomendo que você leia este post aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-como-se-registrar-na-gnib-ou-immigration-office.html

    É importante ter o extrato bancário irlandês com, no mínimo €3 mil para poder se registrar no país (que deve ser feito em até 30 dias da sua entrada no país).

    Infelizmente não é possível fazer pagamentos de cursos parcelados (a menos que você feche com uma agência que tenha pacotes parcelados), já que o recibo do pagamento do seu curso tem de estar quitado antes da sua entrada no país. Recomendo que você entre em contato com a escola para obter mais informações.\

    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/08/2012 @ 11:23 am

  24. Bom dia! Ajudou muito. Obrigada!

    Comentário by Liana Lima — 01/08/2012 @ 12:41 pm

  25. Olá Liana,

    Disponha, é um prazer.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/08/2012 @ 12:25 pm

  26. Oi Tarsila,
    Seu blog é muito esclarecedor. PARABÉNS!!!
    Quero fechar um pacote com a ECM através da agência MD4S de Dublin. Você conhece?
    Obrigada!!!

    Comentário by Erika — 20/08/2012 @ 3:56 pm

  27. Olá Erika,

    Obrigada pelo carinho.
    Infelizmente não conheço a agência MD4S e não entrevistei ninguém que a tenha usado. Desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 1:08 pm

  28. Oi Tarsila,

    Seu blog é muito esclarecedor. PARABÉNS!!!
    Quero fechar um pacote com a ECM através da agência MD4S de Dublin. Você conhece?

    Obrigada!!!

    Comentário by Erika Corrêa — 28/08/2012 @ 2:47 pm

  29. Olá Erika,

    Obrigada pelo carinho. Infelizmente não conheço a agência MD4S e não tenho como lhe passar mais referências. 🙁

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 4:35 pm

  30. Nossa leu meus pensamentos!! Sobre essa escola, sobre o inglês de lá e sobre casa de família que gostaria de saber, muito bom!!!

    Comentário by Kadhiny — 30/08/2012 @ 6:01 pm

  31. Olá Khadhiny,

    Disponha! É um prazer poder ajudar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 4:57 pm

  32. Olá Tarsila tudo bem?

    Estou pesquisando em algumas agências para fazer Intercâmbio para Irlanda, porém tenho algumas dúvidas.
    1 – Vejo alguns depoimentos de pessoas (Internet) que já foram para Irlanda onde eles dizem que para aprender e entender a língua Inglesa na Irlanda é muito difícil, isso é veridico?
    3 – Até o momento entrei em contato com as seguintes agências (BFA, World Study) você já ouviu falar?
    4 – Pesquisei também sobre algumas escolas segue (ICOT, Carlyle, Griffith, Dorset e ECM), poderia me dizer quais delas valem a pena estudar, poderia clasifica-lás de 1 a 5 estrelas? E se tem outras que possa me indicar.
    2 – O curso tem duração de 6 meses no final do curso estarei preparado para voltar ao Brasil com o Inglês na ponta da Língua?

    Agradeço, e muito obrigado.

    Comentário by Rodrigo — 25/11/2012 @ 5:50 pm

  33. Olá Rodrigo!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Vamos lá:

    1 – Pessoalmente acredito que esta dificuldade se dá porque o sotaque irlandês é diferente do que estamos acostumados a escutar em filmes, músicas, etc. mas não acho que isto impeça o aprendizado. Veja mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/2013/02/o-sotaque-irlandes-e-um-problema.html

    2 – Já fiz entrevistas com alunos que utilizaram os serviços destas agências, veja:
    BFA
    http://www.vidanairlanda.com/2011/11/estudar-na-irlanda-centre-of-english-studies-ces.html

    World Study –
    http://www.vidanairlanda.com/2011/10/estudar-na-irlanda-isi-international-study-institute.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/onde-estudar-general-english-na-eden-school-of-english.html

    3 – Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    4 – Sobre ter o inglês na ponta da língua recomendo que leia: http://www.vidanairlanda.com/2012/04/ganhar-fluencia-no-intercambio.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 07/02/2013 @ 11:45 am

  34. Olá Tarsilia!!!
    Sou eu novamente (Rodrigo) já pesquisei novas escolas além das que escrevi acima, segue abaixo:
    Delfin, Atlas, Ibat.
    Irei para Irlanda em Fevereiro/2013 mas ainda estou com muita dúvida sobre qual escola, gostaria de uma ajuda, já pesquisei em vários sites inclusive “vidanairlanda” (muito bom), vi muitos depoimentos onde 90% falam bem das escolas outros não indicam, por algum motivo especifico, peço sua ajuda.
    Vi um depoimento de um brasileiro onde o mesmo disse, “Tem várias escolas boas aqui em Dublin como também tem no Brasil mas o diferencial quem faz é o aluno, é importante a escola ter programas extra salas, visitas em parques, museus, teatro etc, onde vc irá treinar seu inglês, eu indico a pessoa escolher uma escola mediana, não muito barato nem muito caro, e usar o dinheiro que iria gastar com uma escola cara com passeios, visitas a monumentos etc, onde vc irá praticar muito seu Inglês”
    Gostei deste depoimento o que acha? desde já agradeço, um forte abraço.

    Comentário by Rodrigo — 27/11/2012 @ 7:18 pm

  35. Olá Rodrigo!

    Obrigada pelo comentário.
    Você já chegou por aqui? Está tudo bem? Espero que sim. Em qual escola você se matriculou afinal? Me desculpe só conseguir responder agora.
    Acho que depende, pois algumas escolas “mais caras” também oferecem atividades extracurriculares e passeios inclusos no pacote, portanto pode sair na mesma. O que você tem mesmo de saber é seu objetivo e buscar uma escola que ofereça os recursos que você quer!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/02/2013 @ 8:33 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.