26/05/2010

Onde Estudar? General English na ISI – International Study Institute

Olá pessoal!

Essa semana entrevistei duas mocinhas que estudam na ISI Ireland – International Study Institute Ireland.

Por favor saibam que meus posts não servem para divulgar ou promover nenhum lugar, mas somente para informar as pessoas. Os entrevistados não são meus amigos para que não haja nenhum tipo de influência e as opiniões contidas aqui são exclusivamente do entrevistado.

Aqui estão…a SARA e a ANGELA!

Relativamente recém-chegadas, essas duas mocinhas não se conheciam antes de chegar na Irlanda e por estudarem na mesma sala se tornaram amigas. A Sara é de São Luis – MA, pedagoga com pós-graduação em supervisão e gestão escolar, decidiu vir pra Irlanda para aprender o inglês, que considera uma língua universal, pois ela terá mais oportunidades de trabalho no Brasil. A Angela é de Angelina – SC e estudou para ser comissária de vôo e passou em todos seus exames exceto de língua inglesa, combinado com a crise aérea ela ficou na lista de espera e quando foi chamada novamente exigiram inglês fluente e por isso que ela está aqui, para colocar o inglês em ordem. Tanto a Sara quanto a Angela têm histórias e objetivos diferentes, mas a mesma energia e foco para chegar lá.

Quer saber mais? É só ler a entrevista…

Quais são seus nomes e idade?

Sara Sales, 29 anos e Angela Bauer, 27 anos.

Qual o seu curso e escola?

General English na ISI (International Study Institute)

Há quanto tempo estão aqui na Irlanda e há quanto tempo estudam na escola?

Sara & Angela – Há três semanas.

Por que vocês escolheram a ISI (International Study Institute)?

Sara – Não tive opção, comprei o pacote com a agência VIA MUNDO e ele já vinha com essa escola.

Angela – A agência INTERCULTURAL me ofereceu outras escolas, mas me indicaram essa porque disseram que tinha menos brasileiros.

Eu sempre escuto isso: As agências indicam escolas com poucos brasileiros.

Porque os brasileiros não querem ficar próximos de outros brasileiros?

Sara – Não é que não queremos ficar perto, mas especialmente quando temos uma dificuldade para nos comunicar a gente corre pro português.

Angela – E também atrapalha um pouco se você quer praticar inglês porque é muito mais fácil escutar o português.

Sara – Mas também depende do seu objetivo. Se você quer aprender você tem de se dedicar.

Qual sua opinião sobre seu curso?

Sara – Estou gostando. As aulas tem didática e a professora é bem dinâmica. Ela é irlandesa e sempre traz coisas novas, games, anda pela sala monitorando as atividades, faz com que pratiquemos o “speaking” com os outros alunos; sinto que as aulas são inovadoras. O que mais admiro nela é a compreensão. Muitas vezes estamos conversando (alunos de várias nacionalidades) e os sotaques são completamente diferentes, mas ela entende tudo, tem uma percepção super apurada e acho que isso é porque ela convive com pessoas de múltiplas nacionalidades.

Angela – Concordo com a Sara e gostaria de acrescentar que os diálogos com nossos colegas é frequente. Os exercícios de sala são mais comunicativos. Trabalhamos muito o “speaking” e sinto que logo estarei pronta para mudar de nível. Estou me sentindo cada vez mais segura para usar o inglês, nossa professora é muito dedicada.

Sara – E afetiva. Ela não está lá só para ensinar, sabe, não é só um trabalho. Ela sorri, brinca conosco e ela entende que é difícil pra gente, especialmente na questão da saudade…

Angela – Hoje foi o aniversário dela e não foi só festinha. Tivemos aula e ela ainda pediu para os alunos cantarem “Parabéns a você” em todas as línguas, foi interessante.

Vocês acham que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Sara – Acho um pouco diferente. As aulas que fiz no Brasil no CNA tinham didática e eram muito dinâmicas; eu gostava muito. Acho que a diferença está em estar aqui. No Brasil não temos a vivência do inglês porque temos outras atividades. Aqui temos de respirar o inglês pois ele está em todo lugar nos outdoors, no supermercado, etc. Você é obrigado a forçar a mente para se comunicar com as pessoas.

Angela – Sim, acho que a didática é diferente. Eu estudava inglês na escola de aviação e no meu último ano fiz aulas particulares com uma professor britânico e com ele eu aprendi muito. As escolas no Brasil não são tão boas e aqui o dia-a-dia tem de ser em inglês. É rádio, televisão…é de fato, uma imersão.

O que vocês acham que sua escola oferece de diferencial?

Angela – Não conhecemos outras escolas. Talvez o diferencial seja os professores. Eles também dão muito apoio. Minha acomodação era a casa de estudantes, então o próprio dono da escola recebeu meu extrato do banco, tudo para que eu pudesse me registrar na imigração. Inclusive na questão de empregos eles são flexíveis. Por exemplo, não há aulas para o nosso nível a noite, mas já disseram que quando encontrarmos um emprego eles ajudarão para trocar o horário das aulas de modo que a gente consiga conciliar os dois.

Sara – Nossa escola dá o material didático, mas não podemos escrever nele, tomamos nossas notas num caderno, pois quando mudarmos de nível passaremos o livro para outra pessoa. Eu escutei que em outra escola o professor só explica e o aluno copia o que o professor diz e eles indicam um livro. Ah, eles tem lanche!

Angela –  Chocolate quente, biscoitos, capuccino…e Wifi.

e também tem sala com computadores?

Sara & Angela – Sim!

Angela – Com 15 ou 16 computadores.

Sara – Eles também disponibilizam um telefone de emergências, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O que vocês mais gostam e menos gostam na sua escola?

Sara – A didática da professora é o que eu mais gosto.

Angela – Eu gosto mais dos programas de filme, música, grupos de conversação e internet.

Sara – que está disponível até as 8 da noite. Isso realmente é bom. O que eu menos gosto é a pouca variedade de culturas. As salas deveriam ser mais misturadas com mais nacionalidades diferentes.

Angela – Multicultural. Essa pouca variedade atrapalha o aprendizado. Escutar o português durante a aula realmente me irrita.

Vocês gostam de estudar aqui?

Sara & Angela – Sim!

Angela – Agora eu gosto muito, mas no começo não gostei muito.

Sara – No começo fiquei decepcionada porque tinha muitos brasileiros na escola, mas percebi que não é na escola, é na cidade.

Quantos alunos tem na sua sala/curso?

Sara & Angela – 11 alunos (6 brasileiros, 3 coreanos e 2 chilenas)

Vocês tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Sara & Angela – Mais culturas. Salas mais heterogêneas.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

Angela – O horário é muito bom e a escola é flexível. Estudamos 3 horas por dia, de segunda à sexta, das 9 às 12. Não é muito cedo.

Sara – O horário é muito bom para se adaptar, desde quando cheguei e até me adaptar demorou um pouco e moro um pouco distante do centro (atualmente em Dublin 13). Para o meu organismo o horário é ótimo. Gostei do horário por uma questão biológica.

O que vocês gostariam que tivessem lhe dito antes de você chegar na Irlanda?

Sara – Deveriam ter avisado sobre a quantidade de brasileiros. Cheguei a me questionar se eu não deveria ter ido pro Canadá. Outra coisa que aconteceu foi que quando eu cheguei na casa da família não havia como eu telefonar ou usar internet. Tive de me virar para me comunicar com o Brasil. Portanto vai uma dica: Liguem pra suas famílias do aeroporto e avise que você ligará quando puder e que se não ligar é porque não deu. Eu, por exemplo, não tive como.

Angela – Uma dica que posso dar é consultar o website www.aupair-world.net. Eu já poderia ter vindo do Brasil com emprego (se quiser mais informações sobre como procurar empregos na Irlanda, clique aqui.) de Au Pair e escolher a escola que eu quisesse onde eu quisesse morar. Eu deveria ter descoberto esse site antes.

Quando o curso acabar, o que vocês pretendem fazer?

Sara – Quero passar uns dois meses conhecendo a Europa e depois voltar para o Brasil.

Angela – Quero ficar mais uns dois ou quatro meses com a família trabalhando como Au Pair, depois quero conhecer a Irlanda e viajar para a Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra.

É isso aí mocinhas! Espero que vocês alcancem seus objetivos e que tudo dê muito certo!

ISI Ireland

4 Meeting House Lane, Mary’s Abbey, Dublin 7
www.studyinireland.ie

Se vocês quiserem que eu entreviste alunos de alguma escola em particular ou se você quiser falar um pouco sobre a sua escola, deixe um comentário! Vamos conversar!

Até mais pessoal!

Postado por: | Comments (28)

  1. Valeu Sarinha,
    Legal sua entrevista junto com sua amiga. Desejo sinceramente que alcancem os objetivos traçados. estamos todos com saudades…
    bjs.
    We have always remembered you, every day… I miss you… but…

    Comentário by Geovany — 26/05/2010 @ 5:52 pm

  2. Study, learn, work and enjoy all and don’t forget to send me a money… kakakak miss you…

    Comentário by Giovanni Sales — 26/05/2010 @ 6:08 pm

  3. Tenta entrevistar o pessoal da Success College!!! =)

    Comentário by Camila — 28/05/2010 @ 10:17 am

  4. Oi Camila. Ontem conheci um rapaz que estuda na Success College. Vamos ver se consigo a entrevista! Dedos cruzados! 🙂

    Comentário by Tarsila — 28/05/2010 @ 10:58 am

  5. ola!

    gostaria de ver algo sobre a London College Dublin.

    fecharei o pacote com esta escola, mas quero me certificar que eh boa.

    obrigadoooooo!!!

    Comentário by Denis Boscovich — 28/05/2010 @ 9:41 pm

  6. Oi Denis!

    Eu vou investigar mais sobre a London College Dublin. Eu nem sabia que essa escola existia! Mas se estão vendendo a gente tem de procurar informações, não é mesmo? Fique antenado e obrigada pela dica!

    Comentário by Tarsila — 28/05/2010 @ 9:44 pm

  7. Sarinhaaaaaaa… que legal, saber que vc está bem, e adorei a entrevista!
    Estamos com saudadess!!!
    Beijos!!!

    Comentário by Dalila Alves — 29/05/2010 @ 3:49 pm

  8. Oi Angela está gostando da Irlanda,muito sucesso e que Deus realize os seus sonhos,bjs

    Comentário by bertolina maffei — 29/05/2010 @ 9:04 pm

  9. Parabéns Angela, pela decisão e força para alcançar seu objetivo. Que Deus te abençõe sempre.

    Comentário by Mauro Demarchi — 02/06/2010 @ 12:14 pm

  10. Ola Tarsila,
    Parabéns pelo trabalho de super utilidade. Estou aqui no Brasil preparando as malas para chegar na Irlanda até Outubro, tenho acompanhado as dicas e informações desse site.
    Essas entrevistas tem me ajudado muito a entender e decidir sobre os próximos passos da minha vida no exterior.

    Abraço
    Raquel from São Paulo

    Comentário by Raquel — 28/07/2010 @ 11:31 am

  11. Olá Raquel!

    Muito obrigada! Fico muito feliz que o Vida Na Irlanda esteja ajudando na sua preparação para a tão esperada viagem. Fique à vontade para explorar as categorias e conhecer mais o país para onde você vai. Também sinta-se livre para comentar e perguntar, pois esse espaço é pra isso mesmo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/07/2010 @ 10:44 pm

  12. Muito bom essa entrevista, aprendi muito só fiquei triste pela quantidade de brasileiros nas escolas, mais percebi que eles estão ali para aprender e o esforço vai ser muito grande para todos nos, parabéns as duas e muito sucesso a vocês, estarei chegando ai em breve
    Sou de São Luís-ma alguém vai?

    Comentário by glauber kenio — 21/10/2010 @ 12:28 am

  13. Olá Glauber!

    Muito obrigada! Fico feliz em poder ajudar e a questão de ter brasileiros na escola pode ser uma coisa positiva ou não, depende de como você encara a situação!

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/10/2010 @ 11:15 pm

  14. Olá Tarsila, td bem?
    Gostaria de saber se vc já fez entrevista com pessoas que estudam na English em Dublin, na London College e na Abbey College.
    Seu trabalho é maravilhoso. Parabéns!

    Comentário by Fernanda — 16/05/2011 @ 1:55 am

  15. Olá Fernanda!

    Veja:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/07/estudar-na-irlanda-english-in-dublin.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/estudar-na-irlanda-london-college-dublin.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/onde-estudar-ingles-na-abbey-college.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/06/2011 @ 7:53 pm

  16. Estou recisoso quanto esta escola vi muitos falando que ela não vale a pena pelo que cobram e que não condiz com que esta no site, coisas sobre desorganização e muitos Brasileiros nela no caso ter mais de 8 numa turma mudanças de horários forçadas.

    Só que achei estranho foi que vi comentários em anos distintos em locais na internet sobre a escola ligeiramente iguais como se o cara estuda-se atualmente lá inclusive com a mesma identificação. Mas outros pelo que vi pareciam verdadeiros.

    Alguem que estude lá para confirmar isso ae? A entrevista é antiga e pode ter mudado muita coisa né?

    Comentário by Anderson — 22/07/2011 @ 4:39 am

  17. Olá Anderson!

    Cada pessoa tem uma experiência diferente e elas tem direito a expressar suas opiniões, posso lhe garantir que minhas entrevistadas deram a opinião honesta sobre a experiência delas, contudou vou buscar procurar novos alunos para fazer novas entrevistas e assim que conseguir colocarei no ar. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/07/2011 @ 12:20 pm

  18. Olá Tarsila, eu queria saber se vc tem mais informações sobre aupair-world e de como realmente funciona.
    Muito Obrigado!

    Comentário by Sandra Kelly — 26/08/2011 @ 12:29 am

  19. Olá Sandra!

    Eu não sei exatamente como o aupair-world funciona, mas sei que propicia o contato com famílias que estão buscando Au Pairs. Se você tem dificuldades em ler o site em inglês, recomendo que você use alguma ferramenta de tradução, como o Google Translato, para poder auxiliá-la. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 10:21 am

  20. Oi Tarsila!! Incrível seu blog, muito bom mesmo!! São tantas ofertas, um bombardeio de opções e pouquíssimas informações confiáveis, por isso quando encontramos um blog como o seu temos que dar muuuuito valor! rsrs..
    Gostaria de saber um pouco mais sobre a SEDA COLLEGE, se vc puder buscar informações agradeço muito!

    Comentário by Gleice Elen — 28/10/2011 @ 8:18 pm

  21. Olá Gleice!

    Obrigada pelo carinho! 🙂
    Fico muito feliz em saber que o Vida Na Irlanda é uma fonte com informações que lhe passam segurança. De fato não vou publicar nada aqui que eu não conheça ou não tenha experiência. Eu já fiz uma entrevista com um aluno da SEDA, veja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/09/estudar-na-irlanda-seda-skills-enterprise-development-academy.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 10:23 pm

  22. Por nada!! 🙂 Quando uma coisa é legal tem que ser reconhecida!!
    Fiquei hiper feliz quando vi que vc respondeu meu comentário!!rsrs… já postei tanto em outros sites e nunca obtive resposta!! Muito obrigada!!
    Valeu mesmo!

    Comentário by Gleice Elen — 05/11/2011 @ 1:02 am

  23. Olá Gleice!

    Mais uma vez obrigada. 🙂
    Eu sempre respondo à todos os comentário e emails, por isto às vezes demoro na resposta, mas acho que se você teve o trabalho de me escrever o mínimo que posso fazer é responder, né?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/11/2011 @ 10:52 am

  24. Olá Gleice!

    Muitas vezes eu demoro para responder pela quantidade de comentários que recebo, mas sempre, SEMPRE respondo. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/11/2011 @ 4:48 pm

  25. Oi Tarsila td bem? Tem tudo nesse site, ne? Impressionante…
    Estou indo pra Dublin em setembro, sou de Sao Luis, assim como a Sara, e gostaria de saber se voce teria como me passar o contato dela para que eu possa pegar umas dicas face to face com ela aqui no pais.
    Agradeco.

    Comentário by Artur — 24/06/2013 @ 4:47 am

  26. Olá Artur,

    Ainda tenho muita coisa para compartilhar, mas tem bastante coisas aqui no Vida Na Irlanda. 🙂
    Puxa vida, infelizmente não passo mais os contatos dos meus entrevistados a pedido dos mesmos, espero que compreenda.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/08/2013 @ 12:15 pm

  27. Uma curiosidade: como minha foto foi parar nesse comentario? Nem me registrei nem nada.. O site eh linkado com algum outro? Medo..

    Comentário by Artur — 24/06/2013 @ 4:48 am

  28. Olá Artur,

    Se você tem uma conta no gravatar, ele pega seu avatar de lá. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 08/08/2013 @ 12:15 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.